[TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

quando imprimi 110 km/h aqui na avenida de casa em 200m sem forçar, testando os 160 e poucos cv fiz o uso dos 288 e 286mm com rodas 16" 205/55 novos. foi facil demais parar rsrsrsr nao travei e tao pouco pisei fundo no freio. e olha que nao assentou.

isso sim sao freios de verdade, nao me arrependo nem um pocado de ter investido um "monza" nos freios e rodas novos. o motor é muito forte e precisa de freios a altura dele.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

O que influencia muito nos freios, independente do tamanho do disco aplicado nele, são os pneus também!
Meu Monza mesmo, o freio ficou excelente! Mas, se tivesse um pneu mais largo, melhor teria ficado!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por xande do abv »

show Léo !!!!! agora falta por o meu :mrgreen: falta pouco :ok:
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Fala Xande! Até que enfim! kkkkk.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
gigiocmorengue
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 04 Jun 2014, 10:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por gigiocmorengue »

Galera, revivendo esse tópico, fiquei com uma dúvida, quanto a freio de mão e tudo mais, é necessário usar o freio de mão do Vectra A, mas só ele serve?, Porque por exemplo, alguns Vectra b e posterior, astra e zafira saíram com sistema superior, como do Vectra a, portanto, o cabo deles serviria junto do Vectra A ou somente o cabo deles serve com freio de mão superior, quanto a também aos flexiveis usa os do Vectra mesmo?, Mas batem com o sistema do Monza?, próprio freio de mão também precisa trocar pelo do Vectra? Desculpa o tanto de perguntar mas pretendo fazer o upgrade no futuro e queria tirar essas duvidas antes de montar e fazer com bastante certeza, valeu!
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Leocastro escreveu: 20 Jul 2015, 08:27 Pessoal, a muito tempo eu queria instalar os freios a disco traseiros no meu Monza, mas devido a dificuldade enorme de encontrar o sistema do Vectra A, e até mesmo o do Monza, vinha me desanimando, porém, após diversos problemas no meu sistema original, a tambor, eu decidi instalar os a disco. O primeiro que apareceu a um preço bem acessível, foi o do Vectra B. Analisando ele, vi que o sistema é praticamente o mesmo do Vectra A, diferenciando-se apenas pelo local de acionamento do freio de mão. Vendo a foto abaixo, o acionamento do Freio de mão é na alavanca que fica na parte de baixo do sistema (E no Vectra A, é por cima).
A princípio, seria plug and play também.
Imagem

Comprei o sistema, mas ao colocar no carro, vi uma interferência grande. Essa alavanca de acionamento, encostava na flange do eixo. logo, não sendo possível instalar.
Pensei em colocar espaçador entre a flange e o sistema, mas, optei por fazer um corte no eixo, para essa alavanca trabalhar.

Retirando o sistema original
Imagem

Coloquei a base do sistema, sem as sapatas, para poder marcar no eixo onde seriam feito os furos.
Imagem

Marcação feita a Lapis.
Imagem

Veja os furos iniciais
Imagem

E agora como ficou.
Imagem

Não ficou nível CNC, mas achei que ficou bom!
Feito isso, o sistema serviu perfeitamente!, e, utilizei o cabo do freio de mão do Vectra A, serviu perfeitamente.

Sistema instalado, e já devidamente sangrado, faltava apenas colocar o cabo do freio de mão.
Imagem

Concluido, agora é esperar as pastilhas assentarem corretamente nos discos, para eles funcionarem perfeitamente, enquanto isso, nada de freadas bruscas, apenas de leve.
E, pra regular o freio de mão, deve-se ajustar uma roda por vez, e depois ajusta-se o cabo, fica perfeito.
Abraços!!!
Pena que essa roda esconde um pouco o freio! Rs.
Imagem

Imagem

Imagem
Você poderia tirar uma foto de como ficou a parte de trás e o encaixe do freio de mão?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

eliel_cardoso escreveu: 01 Jul 2018, 20:47
Leocastro escreveu: 20 Jul 2015, 08:27 Pessoal, a muito tempo eu queria instalar os freios a disco traseiros no meu Monza, mas devido a dificuldade enorme de encontrar o sistema do Vectra A, e até mesmo o do Monza, vinha me desanimando, porém, após diversos problemas no meu sistema original, a tambor, eu decidi instalar os a disco. O primeiro que apareceu a um preço bem acessível, foi o do Vectra B. Analisando ele, vi que o sistema é praticamente o mesmo do Vectra A, diferenciando-se apenas pelo local de acionamento do freio de mão. Vendo a foto abaixo, o acionamento do Freio de mão é na alavanca que fica na parte de baixo do sistema (E no Vectra A, é por cima).
A princípio, seria plug and play também.
Imagem

Comprei o sistema, mas ao colocar no carro, vi uma interferência grande. Essa alavanca de acionamento, encostava na flange do eixo. logo, não sendo possível instalar.
Pensei em colocar espaçador entre a flange e o sistema, mas, optei por fazer um corte no eixo, para essa alavanca trabalhar.

Retirando o sistema original
Imagem

Coloquei a base do sistema, sem as sapatas, para poder marcar no eixo onde seriam feito os furos.
Imagem

Marcação feita a Lapis.
Imagem

Veja os furos iniciais
Imagem

E agora como ficou.
Imagem

Não ficou nível CNC, mas achei que ficou bom!
Feito isso, o sistema serviu perfeitamente!, e, utilizei o cabo do freio de mão do Vectra A, serviu perfeitamente.

Sistema instalado, e já devidamente sangrado, faltava apenas colocar o cabo do freio de mão.
Imagem

Concluido, agora é esperar as pastilhas assentarem corretamente nos discos, para eles funcionarem perfeitamente, enquanto isso, nada de freadas bruscas, apenas de leve.
E, pra regular o freio de mão, deve-se ajustar uma roda por vez, e depois ajusta-se o cabo, fica perfeito.
Abraços!!!
Pena que essa roda esconde um pouco o freio! Rs.
Imagem

Imagem

Imagem
Você poderia tirar uma foto de como ficou a parte de trás e o encaixe do freio de mão?
Grande Eliel, infelizmente não estou mais com este Monza, caso tivesse tiraria fotos e faria um video pra você.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

gigiocmorengue escreveu: 12 Mai 2017, 16:40 Galera, revivendo esse tópico, fiquei com uma dúvida, quanto a freio de mão e tudo mais, é necessário usar o freio de mão do Vectra A, mas só ele serve?, Porque por exemplo, alguns Vectra b e posterior, astra e zafira saíram com sistema superior, como do Vectra a, portanto, o cabo deles serviria junto do Vectra A ou somente o cabo deles serve com freio de mão superior, quanto a também aos flexiveis usa os do Vectra mesmo?, Mas batem com o sistema do Monza?, próprio freio de mão também precisa trocar pelo do Vectra? Desculpa o tanto de perguntar mas pretendo fazer o upgrade no futuro e queria tirar essas duvidas antes de montar e fazer com bastante certeza, valeu!
Ok. Comprei aqui as peças do Vectra B e agora vou atrás do cabo do Vectra A. Vou fazer esta adaptação por esses dias e posto por aqui.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Responder