[TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Ok. Já instalei tudo aqui. Utilizei o cabo do Monza a tambor mesmo, mas teve que dar muita volta e ficou pesado. Na segunda vou tentar melhorar. O Freio ficou bem forte e ainda não assentou todas as pastilhas (coloquei todas novas). Mas uma coisa me preocupa. O meu freio é muito baixo. Já era assim antes. Troquei o cilindro mestre hoje e ele continuou baixo. Freia muito bem, mas muito fundo. Não é a regulagem porque com pouco curso ele já começa a frear, mas só pega mesmo quando aperta lá no fundo. Estou pensando em colocar um servo freio e cilindro mestre mais parrudo. Alguém já tentou alguma coisa neste sentido? Houvi falar da D20, mas queria ver se alguém já fez alguma coisa.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

eliel_cardoso escreveu: 13 Jul 2018, 21:39 Ok. Já instalei tudo aqui. Utilizei o cabo do Monza a tambor mesmo, mas teve que dar muita volta e ficou pesado. Na segunda vou tentar melhorar. O Freio ficou bem forte e ainda não assentou todas as pastilhas (coloquei todas novas). Mas uma coisa me preocupa. O meu freio é muito baixo. Já era assim antes. Troquei o cilindro mestre hoje e ele continuou baixo. Freia muito bem, mas muito fundo. Não é a regulagem porque com pouco curso ele já começa a frear, mas só pega mesmo quando aperta lá no fundo. Estou pensando em colocar um servo freio e cilindro mestre mais parrudo. Alguém já tentou alguma coisa neste sentido? Houvi falar da D20, mas queria ver se alguém já fez alguma coisa.
Tem certeza de que não tem ar no sistema de freios?
O Monza Club 94 com disco nas 4 rodas (original de fábrica) tinha esse sintoma e o defeito era os pinos deslizantes das pinças traseira travados. Depois de desengripar e lubrificar os pinos o freio melhorou em eficiência e diminuiu o curso do pedal de freio.

Como no seu Monza teve muita manutenção e adaptações, verifique também o curso do pedal de freio para o servo freio e do servo freio para o cilindro mestre. São dois ajustes. Outra coisa, a aplicação correta entre o servo freio e o cilindro mestre. Sistema Varga e Bendix não são compatíveis.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Carlos A. Freire escreveu: 14 Jul 2018, 08:13
eliel_cardoso escreveu: 13 Jul 2018, 21:39 Ok. Já instalei tudo aqui. Utilizei o cabo do Monza a tambor mesmo, mas teve que dar muita volta e ficou pesado. Na segunda vou tentar melhorar. O Freio ficou bem forte e ainda não assentou todas as pastilhas (coloquei todas novas). Mas uma coisa me preocupa. O meu freio é muito baixo. Já era assim antes. Troquei o cilindro mestre hoje e ele continuou baixo. Freia muito bem, mas muito fundo. Não é a regulagem porque com pouco curso ele já começa a frear, mas só pega mesmo quando aperta lá no fundo. Estou pensando em colocar um servo freio e cilindro mestre mais parrudo. Alguém já tentou alguma coisa neste sentido? Houvi falar da D20, mas queria ver se alguém já fez alguma coisa.
Tem certeza de que não tem ar no sistema de freios?
O Monza Club 94 com disco nas 4 rodas (original de fábrica) tinha esse sintoma e o defeito era os pinos deslizantes das pinças traseira travados. Depois de desengripar e lubrificar os pinos o freio melhorou em eficiência e diminuiu o curso do pedal de freio.

Como no seu Monza teve muita manutenção e adaptações, verifique também o curso do pedal de freio para o servo freio e do servo freio para o cilindro mestre. São dois ajustes. Outra coisa, a aplicação correta entre o servo freio e o cilindro mestre. Sistema Varga e Bendix não são compatíveis.

Abs,

Carlos Freire
Olá amigo Carlos. Boa noite. Bem, há muito tempo utilizo freio normal do Monza na frente e freio a disco do kadet atrás. Agora estou usando o do Vectra B que não tem haste deslizante. Mas o freio continua o mesmo. Quanto ao ar já levei até na loja da Pirelli e foi feito sangria na máquina. Entenda. Não estou sem freio. Só acho muito baixo o pedal. Pelo que parece todos os Monza são assim. Então a minha pergunta foi se alguém já tentou colocar servo freio e cilindro mestre de outro carro. Estou pensando em algum cilindro que trabalhe movimentando um maior volume de óleo a cada pisada. Caso ninguém tenha feito isso estou pensando em fazer...
Editado pela última vez por eliel_cardoso em 15 Jul 2018, 06:36, em um total de 1 vez.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Carlos A. Freire escreveu: 14 Jul 2018, 08:13
eliel_cardoso escreveu: 13 Jul 2018, 21:39 Ok. Já instalei tudo aqui. Utilizei o cabo do Monza a tambor mesmo, mas teve que dar muita volta e ficou pesado. Na segunda vou tentar melhorar. O Freio ficou bem forte e ainda não assentou todas as pastilhas (coloquei todas novas). Mas uma coisa me preocupa. O meu freio é muito baixo. Já era assim antes. Troquei o cilindro mestre hoje e ele continuou baixo. Freia muito bem, mas muito fundo. Não é a regulagem porque com pouco curso ele já começa a frear, mas só pega mesmo quando aperta lá no fundo. Estou pensando em colocar um servo freio e cilindro mestre mais parrudo. Alguém já tentou alguma coisa neste sentido? Houvi falar da D20, mas queria ver se alguém já fez alguma coisa.
Tem certeza de que não tem ar no sistema de freios?
O Monza Club 94 com disco nas 4 rodas (original de fábrica) tinha esse sintoma e o defeito era os pinos deslizantes das pinças traseira travados. Depois de desengripar e lubrificar os pinos o freio melhorou em eficiência e diminuiu o curso do pedal de freio.

Como no seu Monza teve muita manutenção e adaptações, verifique também o curso do pedal de freio para o servo freio e do servo freio para o cilindro mestre. São dois ajustes. Outra coisa, a aplicação correta entre o servo freio e o cilindro mestre. Sistema Varga e Bendix não são compatíveis.

Abs,

Carlos Freire
Bem, vou ver a relação entre cilindro mestre e servo freio. O cilindro acabei comprando um varga. O que estava no lugar era um ATE ainda. Mas não sei qual o sistema do servo freio. No caso de estarem invertidos, eu posso trocar só o servo freio por um do sistema varga? Ou não encaixa?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

eliel_cardoso escreveu: 14 Jul 2018, 19:34
Pelo que parece todos os Monza são assim.
Está errado. Como disse, os Monza com disco original do carro na traseira ( Monza de 93 a 95) de amigos quando estiveram com curso longo no pedal, o defeito era o pino deslizante travado. Feito o reparo o freio melhorou muito em desempenho e o pedal ficou com menor curso. Foi eu mesmo quem executou os serviços.

Quanto ao freio de Vectra A ou B adaptado no Monza, eu nunca andei em Monza assim, e não posso opinar, tanto que não sabia que a pinça traseira desse carro não tinha pinos deslizantes.

Bem, vou ver a relação entre cilindro mestre e servo freio. O cilindro acabei comprando um varga. O que estava no lugar era um ATE ainda. Mas não sei qual o sistema do servo freio. No caso de estarem invertidos, eu posso trocar só o servo freio por um do sistema varga? Ou não encaixa?
Com relação ao cilindro mestre, se estava um da Ate, já mostra que foi substituído, pois no Monza as peças originais (cilindro mestre e servo freio) são Varga e Bendix, mas sabemos que a Ate fornece a peça como reposição.

Para colocar o servo freio ou o cilindro mestre, tem que saber a aplicação deles, de um e de outro, pois não são intercambiáveis. Alguns não encaixam e outros ficam com cilindro mestre desalinhado. Agora, se trocar o conjunto completo pelo mesmo fabricante, não teria problemas.

Vale lembrar que a Ate e a Varga fazem cilindro mestre como reposição para sistema Bendix também, o que dificulta a avaliação. Se tiver algum código do cilindro mestre e do servo freio, consulte a aplicação com o fabricante de cada peça.
Vale lembrar também que a Bendix foi adquerida pela Bosch.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Carlos A. Freire escreveu: 15 Jul 2018, 08:07
eliel_cardoso escreveu: 14 Jul 2018, 19:34
Pelo que parece todos os Monza são assim.
Está errado. Como disse, os Monza com disco original do carro na traseira ( Monza de 93 a 95) de amigos quando estiveram com curso longo no pedal, o defeito era o pino deslizante travado. Feito o reparo o freio melhorou muito em desempenho e o pedal ficou com menor curso. Foi eu mesmo quem executou os serviços.

Quanto ao freio de Vectra A ou B adaptado no Monza, eu nunca andei em Monza assim, e não posso opinar, tanto que não sabia que a pinça traseira desse carro não tinha pinos deslizantes.

Bem, vou ver a relação entre cilindro mestre e servo freio. O cilindro acabei comprando um varga. O que estava no lugar era um ATE ainda. Mas não sei qual o sistema do servo freio. No caso de estarem invertidos, eu posso trocar só o servo freio por um do sistema varga? Ou não encaixa?
Com relação ao cilindro mestre, se estava um da Ate, já mostra que foi substituído, pois no Monza as peças originais (cilindro mestre e servo freio) são Varga e Bendix, mas sabemos que a Ate fornece a peça como reposição.

Para colocar o servo freio ou o cilindro mestre, tem que saber a aplicação deles, de um e de outro, pois não são intercambiáveis. Alguns não encaixam e outros ficam com cilindro mestre desalinhado. Agora, se trocar o conjunto completo pelo mesmo fabricante, não teria problemas.

Vale lembrar que a Ate e a Varga fazem cilindro mestre como reposição para sistema Bendix também, o que dificulta a avaliação. Se tiver algum código do cilindro mestre e do servo freio, consulte a aplicação com o fabricante de cada peça.
Vale lembrar também que a Bendix foi adquerida pela Bosch.

Abs,

Carlos Freire
Como disse, fui ver qual o servo freio que meu carro está usando e é um controil C-5609-0. Pesquisei e é para aplicação de 1981 a 1987, conforme este limk: http://www.controil.institucional.ws/pt ... eca=C-5609.

Meu carro é 1990 e deveria utilizar o C-5610-0 de 1988 a 1996 sistema varga, este link: http://www.controil.institucional.ws/pt ... eca=C-5610.

Peguei esse erro aí. Tomara que resolva. Vou trocar o servo freio e posto o resultado, pois acabei de trocar o cilindro mestre por um varga.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Tercio Moura
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Dez 2018, 12:45
Cidade: Taboão da Serra
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Tercio Moura »

Rafaelo escreveu: 19 Abr 2016, 18:40 quando imprimi 110 km/h aqui na avenida de casa em 200m sem forçar, testando os 160 e poucos cv fiz o uso dos 288 e 286mm com rodas 16" 205/55 novos. foi facil demais parar rsrsrsr nao travei e tao pouco pisei fundo no freio. e olha que nao assentou.

isso sim sao freios de verdade, nao me arrependo nem um pocado de ter investido um "monza" nos freios e rodas novos. o motor é muito forte e precisa de freios a altura dele.
Rafaelo, nesse eixo do Kadett gls 98 dá pra colocar cubo e discos do vectra B com 5 furos?
Estou montando o freio dianteiro seguindo o seu tutorial com disco de 288mm.
Responder