Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Como fazer um suporte para restauração de carrocerias(Rotisseries)?

Boa noite galera, gostaria muito se alguém pudesse me ajudar neste assunto, tenho algumas ideias parecidas com as fotos abaixo.

Dois modelos que me interessaram

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outro modelo um pouco mais fácil
https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Link com mais informações
https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url


Tenho duvida em relação a espessura dos tubos que terei que usar, lembrando que o carro esta só a lata sem motor, elétrica, tanque, bancos, painel, volante e acho que terei que tirar a suspensão.
Objetivo do projeto
Espaço, segurança, e possibilidade de mexer no assoalho, sem ter que ficar em baixo do carro.
Obrigado desde já um abraço.
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Achei mais um modelo que me agradou


Imagem
Imagem
Guids
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 280
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Guids »

Muito legal, deve ser show poder trabalhar assim.
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Boa noite pessoal, consegui umas informações e comprei tubos de 40x40 de 6mm de espessura em Metalon, eu não tenho ideia de quanto o carro esta pesando, mas vou retirar o máximo de peso que puder, retirando as portas, vidros, capo do porta malas, e se fazer o modelo L também vou retirar a suspensão inteira frente e a traseira.
Porem estou na duvida se tento construir o arco ou o L, se fazer o L estava pensando em parafusar onde vai as barras da suspensão e também economizarei nas soldas, mas se eu fizer o arco vou ter que fazer muitas soldas. Outra duvida, como vou virar o carro ???? :smt005 :smt005


Foto do tubo 6mm

Imagem

Umas fotos do que pretendo fazer

Serão dois modelos em L um para frente e outro na traseira que ainda não achei um lugar para parafusar.

Imagem
Imagem

Rodinhas para mover o carro já que estará sem as rodas, vou fazer 2 rodízios com 3 rodinhas em que cada uma suporta 150kilos.
Imagem
Imagem

Chapa que irei cortar no tamanho certo fazer os furos e soldar no tubo para parafusar no carro

Imagem
Imagem

Pessoal gostaria que vcs me respondessem se vai dar certo ou não, se preciso mudar algo ou reforçar etc.
Todas as opiniões são bem vindas
Um abraço a todos obrigado
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Rafaelo »

nem sei como te ajudar nesse projeto Eugean... apesar que nasci no meio da engenharia mecanica com meu avo e meu pai no projeto e fabricaçao de maquinario industrial.

mas alguma coisa eu aprendi com eles, eu faria a melhor opção e a mais segura, a melhor opçao ainda é o arco... o arco é dobrado em maquina, se usa um tubo aço 1025 parede de 5mm ja seria o suficiente, fazendo como estar ali, se notar a barra transversal do berço é onde se pisa em cima pra rotacionar a carroceria. é claro que precisa de varias pessoas pra fazer ele virar com segurança. é preciso um solo nao escorregadiu, de preferencia com borracha em baixo onde vai apoiado o berço.

é preciso fazer as travas pro carro nao voltar... se notar vai ver ali.

sinceramente se tu nao tem equipamento pra isso nem pense fazer algo como isso ate pq pode te matar. precisa de uma solda boa, maquina pra corta esse tubo é a serra fita, precisa de uma estrutura pra isso e conhecimento e alem que a solda tem uma tecnica. nao sei se tu tem apenas a volta ou sabe alguma coisa de fato.

eu fiz o seguinte, meu carro esta no cavalete a 8 anos no mesmo lugar! e esta a 45cm do solo, e ja fiz de tudo embaixo dele, desde raspar todo o solo, ate desenhar um novo sistema de escapamento pra ele, tanto é que tiro e coloco o escape a essa altura sem problemas, ja troquei o tanque, suspensao, de tudo mesmo fiz tudo! entao nao vejo nescessidade pra isso. é claro seria muito melhor né, mas o custo e o risco nao parecem compensar. ainda mais que tu nao tem experiencia com metal mecanico estou certo?


-----------

vou transferir o topico pra projetos pode cer?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, mas qual a ajuda prática disso? Acho que só é viável num carro com o assoalho muito detonado! Que será 100% refeito, creio não ser o caso do seu carro!
Com o dinheiro gasto nisso, vc pode fazer bastante coisa no carro!
Sinceramente, eu não perderia tempo, nem dinheiro com isso!
No meu carro, eu não fiz funilaria, nem pintura... mas a montagem eu estou fazendo, inclusive do motor! O carro tá levantado somente a frente (coisa de 40cm) e faço tudo de boa!

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Blz pessoal, o meu problema é espaço, já coloquei ele algumas vezes no cavalete, a única posição que se pode fazer alguma coisa é deitado, é muito desconfortável acho que um projeto deste seria de muita ajuda, já que poderia ficar com o assoalho paralelo ao corpo, trabalhar de pé ou ate mesmo sentado, na aplicação dos produtos com pistola, lixar, soldar seria muito mais fácil, Rafaelo tu achas que este metalon não aguentaria o peso, o preço sai a R$37,00 o tubo de 2,45 metros 40x40 6mm, quanto a solda também acho que devera ser muito bem feita, falei com uma empresa aqui perto que trabalha com soldas especiais, me orientaram a eu montar o projeto e eles soldarem com Mig. Me desculpem minha ignorância realmente não conheço do assunto.
Pode mudar sim para projetos, obg
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Rafaelo »

se for fazer balanço essa ultima imagem, nao vai dobrar certo esse tubo quadrado, o melhor seria redondo pra dobra e a rolagem no piso. isso ae é mais do que suficiente, essa medida uma so daria conta, esse metal é pra ate mais que isso. a carroceria deve pesar menos que 500kg e isso pouco pra um metal desse. entao se usar 2 é o suficiente. tem que prender nas travessa na frente e no eixo atras. faz os suportes de acoplagem nos parafusos e o resto é so copiar.

tb tu poderia fazer um L com rodas mais porrada que essas, dae faria um tipo aqueles carrinho de duas roda pra carga porem gigante. seria mais barato esse metodo

sim nesse caso é melhor mesmo soldarem mig/mag/tig qualquer uma delas é seguro. tb mma sabendo soldar é claro

ate pq furos é dificil fazer precisa de uma furadeira de pelo menos 1/2cv 16mm essas hobby nao gira.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder