Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Boa noite
Estou fazendo o suporte , vi umas ideias e estou colocando as minhas e adaptando, ainda não esta terminado falta algumas travas, segue fotos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Suporte traseiro quase pronto

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Dianteiro

Imagem

Parafuso que utilizei como eixo.
Imagem
Imagem

Maquininha que usei

Imagem

Utilizei eletrodo 7018 3,25mm a 120 amps.
.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Rafaelo »

dae Eugean. vamos la tem algumas coisa criticas na tua ferramenta que sao muito importante, se ignorar isso pode causar um acidente.

* qual a dureza que tu ta usando nesse parafuso usando como "eixo"?
* qual a espessura da parede do metalon que tu ta usando como "eixo"?
* a base da ferramenta finalizou?
* como vai fazer pra subir a plataforma e prender no suporte? me pareceu muito alto.
* tambem nao vi a ponte ligando os dois suportes....

vo começar pelo oque está em condiçoes mais segura ate o momento.

a base ate que esta bem feita, soldada, etc, porem tu tem que adicionar os limitadores de movimento lateral. coloque uma "orelha" na frente desse suporte cortanto "meio suporte" uam base de 200mm é o sufiente pra evitar oscilaçao laterais. pq isso quando tu prender vai torcer muito o suporte.

o teu suporte so me parece abilitado pra pequenos quadros de moto Eugean, ta certo que nao terminou, mas nao vejo uma ferramenta segura ainda pra sustentar um monobloco.

oque nao me transmetiu segurança foi teu eixo, esse ponto se tu analisar é muito saturado, pense um poucado e vai notar que a area de mancal é de mm². é apenas a espessura da parede do metalon em apoio do raio do parafuso, é quase nada, mesmo 2X pq sao duas parede por parafuso. tu tem que calcular a area de mancal cilíndrica, tem na net a formula. pega o peso total do monobloco divide por 2X e vai ter oque cada apoio vai suportar.

digamos que o monobloco pesa 500 kg sao 250km em cada apoio. busque o cm² da area de apoio e veja o quanto vai ter de pressão ali.

na tua configuraçao atual nem precisa calcular pra saber que esta critico, esse parafuso pode cisalhar, por isso perguntei da dureza dele.

arrume isso, compre um eixo e coloque esse outro por dentro. oque tu vai soldar é o cilindro no quadro. ae sim vai diluir bem a area de apoio. eu teria feito diferente esse apoio. mais seguro...

a solda ta boa! dentro da tolerancia do MMA, ta bem soldado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Eai Rafaelo Blz

Realmente ainda não esta terminado
Fiz duas imagens do que estava em mente sobre a base.

Imagem

E um modelo novo sobre o suporte giratório

A principio tinha pensado em fazer parecido com o da foto abaixo, más achei que seria difícil em achar dois tubos redondos com boa resistência que se encaixe um dentro do outro e um quadrado com pouca diferença do que tenho aqui que é de 40x40mm.
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Luis e bem parecido com o que pretendo, única coisa diferente e que não tem rodízios.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Rafaelo »

blz,

tu tem que unir ambas as partes, a parte da base é interessante reforçar mesmo, mas precisa fazer uma ponte na parte de cima, pode ser um eixo apenas da mesma bitola de metalon ou tubo sobre tubo, senao unir nao vai resistencia a torçao e o peso vai tombar todo pra um lado e causar acidentes, ambas tem que estar unidas, se perceber nas fotos que tu mandou acima, é possivel notar que quem fez a ferramenta uniu os suportes.

ainda nao entendi como tu vai subir o monobloco nesse suporte. tu primeiro tem que montar o suporte com o monobloco sobre os cavalete, ou seja, fabrique a ferramenta com o objetivo ja no local pra tombagem, da forma que tu fez nao tem como por ele no suporte.

achei que iria fazer o L oque é o mais simples e rapido.

eu sinceramente trocaria o projeto. se fosse fazer faria o da kombi, faz gabarito, assim vai poupar material :smt023 , depois que montou os cortes ae de pontos de solda, e por ultimo faça enchimento, tu ja fechou o metal sem antes saber se vai dar ou nao certo. sem contar que é um metal de maior bitola esse por rotaçao.


esse exemplo de chassis rotacional é por mancal, rolamentado! e nao por parafuso, esse parafuso nao serve pra nada. se usar isso como apoio vai quebrar na mesma hora. e senao quebrar, vai travar por tanta tensao que tem ali no pequeno apoio das paredes do metalon. dae nao vai girar

e outra, o suporte do cara é por elevador. ele abaixa, prende no chassis, e sobe o macaco.

as rodas do teu nao pode ser usado nesse tipo de ferramenta, tem que esta na base fixado pra ter apoio, essas rodas vao fazer torcer tudo. por isso que tu tem que rever tudo denovo. esse ferramenta é muito mais caro fazer ela do que a da kombi.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Esse aqui é legal. E custa barato, entre 400 e 450 dólares. O problema é que está na China e o pedido mínimo é de 10 unidades. :( :

http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 37834.html

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eugean
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 284
Registrado em: 21 Jul 2011, 13:51
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como fazer um suporte para restauracao de carrocerias?

Mensagem não lida por Eugean »

Fala Luiz blz
Mesmo se vendessem uma o preço em real seria bem alto, estou utilizando material reciclável de boa qualidade, pelo jeito vou ter que me virar por aqui mesmo.
Responder