Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Olá pessoal!
Procurei topicos sobre essa adaptação, e os que eu achei estao 'mortos', sem fotos. Sendo assim, vou fazer meu primeiro tutorial aqui, sobre como instalar os neblinas nos SL/E e GL! Espero que vcs gostem.

Material necessário:
Farois de neblina
+- 10 metros de fio 2.5mm
Um relê DNI automotivo universal de 4 pinos
uma serra tico-tico ou algo do genero pra vc cortar o parachoque
uma MARRETA! kkk (serio)
conectores / terminais
o porta fusiveis com fusivel de 20a vai de cada um, eu nao botei
pra instalação ficar original, um interruptor GM pra milha / neblina


Vamos la.. tire o parachoque do carro, ele é preso por duas porcas 13 de cada lado, ali dentro das caixas de roda dianteira (dãa)
Imagem
Imagem

Com ele solto, vamos fazer a marcação dos furos. Com algo cortante, você vai obedecer a essa marcação original, marcar o parachoque e mandar ver com a tico tico tomando cuidado com os cantos..
Imagem

Feita a marcação e os buracos, vc prende os neblinas. A marreta vc vai precisar agora, pq vc vai precisar amassar a alma do parachoque, e em alguns casos, cortar os soquetes dos neblinas, pra eles poderem entrar, e prende-los com presilhas de plastico. Esse tipo de imprevisto vc tem q estar preparado e ter ferramentas e criatividade pra poder resolver
Imagem

Se vc der um talho a mais, ou se o parachoque descascar.. Vc vai dar uma massa, lixar e depois pintar.

Bom, neblinas fixados, agora vamos pra parte eletrica. Vc vai usar esse diagrama pra ligar o relê universal 12v q vc comprou:
Imagem

Interruptor GM original, comprado no FV:
Imagem

Esse interruptor ae de cima é de 4 pinos, ja ja vamos ao esquema elétrico dele. Feita a ligação do relê, vamos testar as luzes. Com os outros 3 pinos do relê ja ligados, puxe um fio do pino 86 direto pro soquete da meia luz no botao do farol. O 87 vai pro + das lâmpadas do neblina, e o terra delas você pode puxar um fio pra carcaça do carro.
Imagem

Feito isso, ao ligar a meia luz as neblinas têm que acender. Se não acender, revise a instalação. Acendeu igual na foto abaixo?!?! OTIMO! :smt005
Imagem

Vamos prender o parachoque ao carro. Encaixou os braços no lugar, so apertar os parafusos que a gente tirou
Imagem

A instalação ja ta virtualmente pronta. Agora vamos dar o toque de originalidade. Vamos retirar esse painel aqui do carro, tem dois parafusos no ultimo soquete da direita e um escondido ao lado do afogador.
Imagem

Com ele fora, vamos ligar o interruptor conjugado ao botão do farol e dar o gran finale. É facil, o interruptor que eu tenho em mãos tem 4 pinos. Esse é o esquema elétrico dele:
Imagem

O pino 2 (fase dos neblinas) ligado ao pino 5 é o que faz a led do interruptor acender quando liga o interruptor, e apagar quando o mesmo é desligado. o pino 1 é o terra da LED e o 3 vc vai por no acionamento da meia luz, com o soquete na posição certa, é o buraquinho da extrema direita. pena que nao tirei foto dele, mas é facil, só ir testando. Aproveitei pra trocar a camarão de pobre do botão de acionamento do farol, ja comprei o carro com ela queimada '-'
Imagem

Vamos por tudo no lugar e ajeitar aqueles fios de baixo ali da caixa de fusiveis, tirei tudo pra puxar o terra do interruptor rs
Imagem

Vamos testar a ligação, pra ver se está em conformidade com o original:
https://www.youtube.com/watch?v=yaLGjncM1PE

Feito isso, só desfrutar do seu neblina quase original! :lol: :lol: :lol:
Imagem

Agradecimentos pela ajuda intelectual: Gabri_Hawk e Xande do ABV, e pela ajuda prática, Vinicius Santos.

ENJOY! :smt023
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por xande do abv »

Boa mano !!!! Estamos ai pra ajudar :mrgreen: ,parabéns pelo tutorial e agora ate me animou em fazer um sobre o carburador 2E vamos fazer um pra galera :smt023 se juntar os feras aqui do RJ : Gabriel e o Coy vamos fazer muitos :smt030
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por matheusrsouza »

xande do abv escreveu:Boa mano !!!! Estamos ai pra ajudar :mrgreen: ,parabéns pelo tutorial e agora ate me animou em fazer um sobre o carburador 2E vamos fazer um pra galera :smt023 se juntar os feras aqui do RJ : Gabriel e o Coy vamos fazer muitos :smt030
Dia 28 pode sair um, mas a gente tem mesmo é que por a ideia do GNV injetado no segundo estagio pra funcionar, aí sim seríamos pioneiros, pelo menos no tuto! KKKK
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Daniel Marco
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 118
Registrado em: 28 Ago 2012, 09:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por Daniel Marco »

Ficou muito top, Esta de parabéns.

:smt023 :smt023 :smt025 :smt025 :smt041 :smt041
Imagem

Monza SLe 87 Agora Monza GLS 95

facebook http://www.facebook.com/Danieldonnobre
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Daniel Marco escreveu:Ficou muito top, Esta de parabéns.

:smt023 :smt023 :smt025 :smt025 :smt041 :smt041
Valeu Daniel!! tmj!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Colocaria o interruptor no primeiro slot que é o local para o neblina dianteiro. Onde colocou é o local para o neblina traseiro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Carlos A. Freire escreveu:Colocaria o interruptor no primeiro slot que é o local para o neblina dianteiro. Onde colocou é o local para o neblina traseiro.

Abs,

Carlos Freire
Ah mestre, eu jurava que era o contrario, vou trocar kkk. Abraços!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Adaptar farol de neblina Monza Tubarão

Mensagem não lida por coy »

Muito bom Matheus, parabens.
Mas achei estranho precisar amassar a alma do para-choque, se não me engano o Douglas não precisou.
Abraços e parabens garoto propaganda de industria chicleteira.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder