Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

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vrsilva
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por vrsilva »

José todo carro com essa configuração de distribuição 70/30 a dianteira trava primeiro, isso é segurança pro carro não rodar...
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Rafaelo
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por Rafaelo »

certo, agente tem que pensar da seguinte maneira pra ser mais fácil a compreensão técnica.

o disco de 286mm foi projetado pra rodas de 16 a 17" (disco maior, suportam maior torque e inércia), quando se aumenta o diâmetro da roda tende aumentar o torque, é físico. pois bem, e portanto disco maior são necessários pra ser compatível ao aumento do torque. pergunte pra quem tem monza com rodas acima de 15 ate 17" e vai ver que falta freio em qualquer circunstância, pisa e demora pra responder. um exemplo de roda 17" com pequeno disco de 236mm acaba saturando eles rapidamente. muita transferência de torque das rodas grande e pouca área de atrito dos pequenos freios 236mm. dae é fatal, vai fritar os disco mesmo andando em marcha de passeio e não vai travar as rodas pelo efeito da alavanca ser maior. quando aumenta o diametro das rodas é preciso aumentar os freios na mesma proporção. 99% do pessoal que troca de aro por um maior ou bem maior, são leigos, ou pao duro(sabem do problema), acabam nao fazendo a coisa certa, dae acontecem os acidentes por negligencia ou falta de conhecimento técnico.

voltando... entao disco 286mm(traseiro) e rodas 15(mínimo),16,17,18... não vai fazer travar as rodas traseira de forma alguma, justamente pelo aro ser maior e impedir isso. pode travar as 4 rodas pisando forte que o carro nao vai dar cavalo de pau nao. o próprio Ronaldo fez um video mostrando isso. ele tem todo sistema Ate 288/286mm 5F + rodas 17" + servofreio THW, no monza de 1135kg sem o ABS ativo, e o carro segue em linha reta no travamento. agora se fosse possível colocar discos 288/286mm em rodas 13" sim! aconteceria oque tu disse. uma cutucada e travava tudo... ficaria sensível demais, mas como é impossível, não tem risco. o disco maior te obriga a por roda maior, é meio que intuitivo.

portanto, esse maior conjunto de transferência de potencia na frenagem vai parar a inércia do carro com maior eficiência, e não travar as rodas. no I30 como disse, eu mal uso os freios, so dou uma encostada no pedal e o carro ja se gruda no chao, sao muito eficientes. a roda é 17" 225 e tem disco 275mm nas 4. em caso assim é muito dificil travar as 4 rodas. muita area de contato. carro com aro 13" travam muito facilmente em frente a um 17" 225, sei pelo gol que tinha 13" 175.


uma coisa que talvez voces nao saibam. varios discos traseiros GM usam a mesma pinça traseira de 35mm com a mesma pastilha. um exemplo? no omega 3.0 aqui em casa tem a pinça traseira idêntica ao meu monza 286mm. pinça de açao dupla c/ pistao de 35mm, porem no omega 3.0 o disco traseiro é menor que o meu de 286mm. no omega 3.0 atras sao 270mm. ou seja a mesma pinça pra varias aplicações vectra,astra,zafira, omega.

e falando em omega 3.0 estamos falando de um "tanque de guerra" 1550kg com 177cv e usam apenas 270mm pra uma roda 15". e outro lado da ponta temos o vectra hatch com 1280kg com 140cv com a mesma pinça traseira de 35mm e disco 286mm roda 17". nesse caso o aro foi aumento, portanto 286mm foi preciso.

se o omega 3.0 tivesse rodas 17" certamente nao seria apenas 270mm atras e 295mm frente.

As válvulas equalizadoras estão ligadas em alguma parte da suspensão e conseguem detectar o mergulho da frente, mudando a distribuição da pressão hidráulica?
não. todo carro é destinado freiar mais a frente. 70% da pressao hidraulica pra frente e o restante fica atrás na distribuição, pode variar um pouco os números dependendo da engenharia do veiculo, mas sempre a frente é mais que atrás, é a frente que esta com toda inércia. isso sempre vai fazer o carro afundar a frente, é físico. quem freia o carro é a frente, nao atras... atrás é so pra o carro alinhar e ajudar um pouco se tiver peso atrás. se fosse o contrario 30/70 , atrás abaixaria, e dava um cavalo. cavalo de pau é 100% atras por exemplo...

obs: o ABS digital que meu monza tem, o bosch 8.0 tem EBD alem do ABS e faz isso eletronicamente(divisao de pressao... ou Eletronic Break Distribution). sao 4 canais independente, cada sensor de cada roda sabe a pressao hidráulica que precisa. nunca é 70/30 como num carro sem o recurso por exemplo. o EBD sabe onde precisa mais pressao se é na frente ou atras. justamente ele sabe pela velocidade de rotaçao de cada roda. não é a toa que o ABS digital tem 4 canais separados independentes pra saber a velocidade de cada roda e distribuir a pressao conforme a roda solicitante. é muito seguro andar num carro com EBD, o i30 tem. o EBD não é ABS ok! ele é usado antes do ABS, ele é do tipo fulltime, funciona ate mesmo sem pisar no freio ele ja ta distribuindo internamente pelas selenoides a pressao... muito interessante isso. se tem mais peso na traseira ele freia mais la, e por tanto nao é mais "70/30".

todo carro trava a dianteira primeiro, nao interessa o diâmetro do disco. justamente por receber 3/4 da pressao do sistema como ja explicado...
Mas, numa situação onde mantém o sistema dianteiro e melhora o traseiro, a tendência é que as rodas traseiras travariam antes das dianteiras, certo?
não, esta esquecendo novamente. ao melhorar os freios(disco maior) seja la onde for, tem que aumentar o diâmetro das rodas pra caber os discos e pinça. isso te obriga a por 4 rodas maiores, portanto nao tem como travar as traseiras nessa situaçao como ja explicado. roda maior gera mais torque naturalmente, mais torque, precisa de disco maior. entao nao tem como travar. e nao esquece que esta distribuído pra nao travar atras 70/30%

obs: lembra dos disco 256/264mm? pois é, so cabe no aro 14" em diante. novamente o disco é proporcional ao aro em questao.

*Quando montei os discos frisados e ventilados do Corsa 1.6 no meu carro, fiquei com medo de desbalancear o conjunto, fazendo com que a frente afundasse e por consequência as rodas traseiras travassem antes das dianteiras. Isso é possível?
não te preocupe com isso, sempre foi possível antes mesmo da troca. como ja explicamos, todo carro tem "70/30%" na distribuição de forças... ou seja, a frente sempre afunda.

a unica diferença que agora tu tem mais poder de frenagem. vai pisar menos, ou fadigar menos, que parece ser mais o caso se saiu do sólidos dianteiros(absurdo).
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo, vc acertou o "ponto G" da minha dúvida. Eu não tinha levado em consideração o diâmetro maior da roda.

De fato, quando troquei as rodas originais 13 pelas ventilador 15, ainda com o sistema de freio original, senti que poderia afundar mais o pé no freio sem que as rodas travassem. Mas eu imaginava que seria somente pelo fato da troca dos pneus 165 pelos 195. Como disse, eu não pensei na "alavanca" maior que a roda 15 proporciona.
A troca do disco de freio sólido pelo ventilado foi justamente para evitar o fadigamento do sistema.

Sobre o sistema ABS, meu Vectra tinha, apesar de ser um modelo antigo Kelsey Hayes. Mas lembro-me que tinha tb o sistema EBD. Obviamente era bem mais seguro frear o carro e ainda tinha a possibilidade de manobra-lo.

Sem palavras pela excelente explicação. Só posso agradecer mesmo.

Grande abraço!
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Rafaelo, vc acertou o "ponto G" da minha dúvida. Eu não tinha levado em consideração o diâmetro maior da roda.
exato José, a ilustração fica mais fácil quando agente lembra que pra afrouxar um parafuso emperrado(disco de freio) se usa uma alavanca maior(roda). ou seja o parafuso que no caso seria o disco de freio acaba cedendo a força maior do torque feita pelo cabo estendido que no caso seria a "roda maior". então todo aumento de torque tem que acompanhar o aumento do disco de freio pra nao falhar os freios, e isso pouca gente sabe. ou faz que não sabe em alguns casos isolados.

é melhor ter roda menor com freios eficientes, do que roda maior e freios ineficientes. pelo menos a roda menor vai "travar" e a grande vai continuar rodando mesmo pisando fundo no freio...

eu sou totalmente contra a quem aumenta o diâmetro da roda sem critério técnico, ate ja expliquei isso em outros tópicos de freio do perigo, ou se faz da forma correta com estudo ou não se faz, colocar sua vida e de terceiros em perigo em prol da estética não é legal. como tenho um conhecimento mais aprofundado de engenharia mecânica agente fica mais chato com esses detalhes, sei oque pode acontecer quando é feito da forma leiga, uma ou duas polegadas de diâmetro a mais do projeto original não comprometer a segurança e gerar problemas(13 pra 15") vide o monza de 13 pra 14", mas acima de 2" a mais do original, ja começa pesar nos disco de freios como sobrecarga(maior fadiga e desgaste), e no cubo da roda idem(sobre peso) aro maior força bem mais os parafusos e a massa. pode notar, nao existe roda acima de 16"(engenharia original de fabrica) com 4 furos. acima de 17" é praticamente 100% 5 furos em projetos originais. e é comum ver rodas paralelas aro 18" ou ate mesmo 19" com massa de 4 furos um absurdo isso. pra quebrar é muito facil... quer um exemplo?

original R17 5F do vectra GTX
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copia R17 4F do vectra GTX
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o fabricante paralelo faz 4F pra atender "a massa" que é maioria 4F, mas do ponto de vista da engenharia mecânica é errado. pode observar, roda grande só tem 5F nos carro de fabrica.
obs: o cubo 5F tem diâmetro maior que o 4F. acho que ate mostrei acima no topico. tanto na frente como atrás óbvio...


como eu tenho o projeto de freios completo e original GM 288/286mm 5F, cubo, disco, pinça,etc tudo instalado sem adaptação, ou seja, o projeto é compatível ao monza, compartilham a mesma base, serei obrigado a usar rodas mínimo 15" ate o máximo que caberia no monza sem adaptação do aro. como eu tenho um modelo de aro especifico, usarei o R16 do vectra 5F elite raiada(roda bem rara e bunita) vai ficar interessante no monza hatch preto, nao gosto de roda grandes. uso o i30 com mais frequência agora do que antes devido oque estou passando no momento, e as R17 225 45, na cidade é bem ruim, meu pai ja tinha me comentado isso, pula muito. nao gosto de roda grande e perfil baixo. no monza acho ideal ate 15, mas as 16 no meu caso fica melhor devido a potencia do motor precisa de mais pneu, e os freios tem muita transferencia, entao poderia ir ate a 17" caso queira. porem acho 17" exagerado. fora que é caro a manutenção...

ah se um dia souber de algum do vectra vendendo, e essas que estou procurando
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José Leal escreveu: De fato, quando troquei as rodas originais 13 pelas ventilador 15, ainda com o sistema de freio original, senti que poderia afundar mais o pé no freio sem que as rodas travassem. Mas eu imaginava que seria somente pelo fato da troca dos pneus 165 pelos 195. Como disse, eu não pensei na "alavanca" maior que a roda 15 proporciona.
A troca do disco de freio sólido pelo ventilado foi justamente para evitar o fadigamento do sistema.
sim, esse efeito que tu sentiu na pratica é oque expliquei antes, do aumento do torque proporcional ao aumento do raio, porem se tivesse aumentado o diâmetro dos freios seria o contrario do ocorrido. se pisaria bem menos no pedal pro carro parar... eu ja tive rodas 15" no monza hatch e com freios de fabrica 236mm e pistao 48mm era horrível!!!! ja tive 14" e ja tive 13" com mesmo freios de fabrica, nessa ultima era menos pior pq esse modelo é ruim de freios de qualquer forma rsrsrsr. nao é atoa que em 1988 o monza usou pistao 54mm e manteve os 236mm, ate ja discuti isso aqui mas o pessoal acha que falo demais. é ruim mesmo fazer oque.

José Leal escreveu: Sobre o sistema ABS, meu Vectra tinha, apesar de ser um modelo antigo Kelsey Hayes. Mas lembro-me que tinha tb o sistema EBD. Obviamente era bem mais seguro frear o carro e ainda tinha a possibilidade de manobra-lo.

Sem palavras pela excelente explicação. Só posso agradecer mesmo.

Grande abraço!
verdade, saíram poucos modelos com EBD, na Bosch foi apenas a partir de da versao 8.0 que sairam na GM acima de 2009 agile,vectra,astra,zafira. e diga de passagem ultrapassado! o bosch 8.0 foi lançado em 2004

que isso José, ja tava sentido falta das trocas nossas postagem, é uma forma de tentar aliviar meus problemas que não são fáceis nesse momento. abraços
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, a Fiat usa aro 17 com 4 furos! Vide, Bravo, Punto T_JET, Linea T-JET.
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Não estou falando que a Fiat está certa! Longe disso! kkk, só estou dizendo que existe!

E, aqueles caras gente fina que, Soldam os furos originals em rodas 5F, e refazem a furação 4F. Bacana né?! Meu irmão fez isso com umas rodas 16 no Santana dele, eu comentei que ele fez errado! Mas, vai tentar convencer!

Tipo isso!
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por Rafaelo »

provavelmente foi reaproveitamento de peças(projeto). as montadoras geralmente nao querem gastar com novo projeto e acabam reaproveitando do modelo antigo de "roda menor" como falei antes, olhando pelo lado tecnico nao é ideal. mas nao quer dizer que nao possa. é mais barato trocar apenas o diâmetro do aro do que trocar todo o sistema pra um modelo mais seguro.

outro critério pra por 5F num projeto é o peso. o omega tem apenas R15 porem é muito pesado pra ter apenas 4F.


pois é, adaptação é algo critico que nao tem outra alternativa a náo ser apelar rsrsrsrs
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por italo_ »

Aqui em casa tivemos um vectra cd 2003, automatico. Compramos com 2 anos de uso, vendemos ano retrasado com 120mil km (choro até hoje). ... m... que freio bom, 288mm com o abs ancorava com muita finesse o carro. O servofreio era maior da linha, acho que pelo fato de ser transmissao automatica. Sempre o mantivemos equipado com as lindas rodas originais aro 16 5 furos, ao meu ver muito mais bonitas que as que vinham no challanger rsrs. Enfim....senhor freio mesmo!
fonta
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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Mensagem não lida por fonta »

Bom dia amigos,

Estou querendo colocar as pinças de freio do vectra, poderiam disponibilizar o código GM das pinças?

Obrigado desde já.

Abraço.
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