TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

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cristianopw
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TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por cristianopw »

E aí pessoal, tudo bem?! Ao som do Thin Lizzy, escrevo este tópico :smt020

Bem, a algum tempo atrás eu vinha querendo fazer uma reforma nos faróis de neblina do meu Monza. Procurei aqui no fórum alguns tutoriais de como fazer, mas eram antigos e já não tinham nem mais fotos. Então resolvi na cara e na coragem fazer esta reforma nos meus faróis, e compartilhar a experiência com os amigos, para aqueles que assim como eu, precisam de um serviços destes.

A alguns dias atrás eu já os tinha aberto para reformar, e a parte refletora dos meus faróis não tinha absolutamente NADA de cromo, apenas aquele fundo vermelho escuro :smt011. A minha intenção é botar um par NOVO, porém não vou trocar meus originais LUCAS por qualquer RCD da vida... E o preço de um par novo Lucas é salgado! Mesmo os Blazer já são carinhos. Antes de tudo, procurei uma oficina especializada em recuperação de faróis, porém eles não faziam a recromagem das lentes, apenas pintavam, então resolvi fazer eu mesmo.

Quando os desmontei a primeira vez, comprei um spray cromado e pintei os refletores. Esteticamente ficou "bom", porém funcionalmente uma m$%#... :smt021. Um amigo funileiro me disse que precisava dar uma mão de verniz por cima da tinta para ficar cromado, mas não acho que fosse mudar muita coisa...
Pesquisando um pouco mais, e encontrei uma "solução" no fórum do Clube do Gol e do Escort. Aqui mesmo no fórum um usuário falou desta solução em um tópico: usar fita cromada, esta mesma que se usa pra fazer os apliques cromados de frisos e borrachões de porta. Comprei no ML 3 rolos desta fita, a 15 pilas o rolo.

Eis a fita!
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Sobre o serviço, basicamente as chaves que usei para desmontar os faróis foram estas: Uma chave canhão e uma chave de boca. ambas tamanho 8.

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O primeiro passo é soltar o plug do farol neblina. Nele existem 2 travas, dá pra soltá-lo facilmente aplicando um pouco de desingripante e com o auxilio de uma chave de fenda pequena.

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Após soltar o conector, desparafuse os parafusos que seguram o farol, são 2 na parte de baixo, e dois na parte de cima.

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Este parafuso a qual circulei em vermelho, é da parte superior do farol. Não consegui retirá-lo com a chave canhão e nem com a chave de boca, pois não tem espaço para a chave entrar ali. A solução que encontrei? Retirar o farol :smt017.
Depois de retirar o farol, Consegui soltá-lo com a chave de boca.

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Retirado o farol para ter acesso ao bendito parafuso.
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Aqui é o "antes" da reforma, com o neblina desinstalado
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Para abrir o farol é fácil: usei um estilete pra cortar a cola entre o vidro e a carcaça, e com uma chave de fenda fui forçando ele até abrir. Caso seja difícil, também dá pra usar um secador de cabelo mesmo, só pra esquentar a cola :smt023

Com o farol aberto. Nesse ponto eu já havia lavado a carcaça plástica e passado uma lixa fina na lente, pra tirar o spray cromado.
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Aqui, é a lente refletora ainda com o spray cromado. Reparem como ela fica um tanto fosca
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Após isso, fui cortando em tiras a fita e colando na lente, é um serviço de MUITA paciência tentando colar a fita de uma maneira "perfeita" sem deixar rugas :smt010
Com a fita colada fica BEEEM melhor do que com o spray. Estas pequenas rugas que ficaram, não aparecem depois de montado o vidro. :smt023
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Também resolvi passar a fita na carcaça de plástico do farol, como uma espécie de máscara. Olhem como ficou
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Já finalizada a lente, com o chapelete da lâmpada
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O detalhe na lente de vidro, oringinal Lucas!
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Após finalizar o serviço, é só colocar de volta a lente de vidro com silicone e montar no para-choques.

Aqui é o "depois", com a lente de vidro montada. Uma melhora significativa!
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Primeiro teste, ainda na garagem
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O resultado FUNCIONAL ficou muito bom! Melhorou 100% a eficiência e luminosidade dos neblinas. Agora é nitidamente perceptível a diferença deles ligados. Meu pai tem uma Strada 2008, recentemente ele comprou o kit com os 4 faroletes do para-choque, e em comparação com os neblinas da Strada, os do Monza ficaram muito similares em questão de eficiência.
Esteticamente também melhorou bastante com a "máscara" que fiz na carcaça dos neblinas. Será que fica bom agora fazer uma mascara dessas nos faróis principais?

Isso aí pessoal, espero que tenham gostado do resultado, e que este tópico ajude e informe aqueles que precisam de uma reforma nos faróis, mas não tem a "coragem" de desmontá-los.
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por Leocastro »

A temperatura da lampada não danificou a fita?
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por cristianopw »

Leocastro escreveu:A temperatura da lampada não danificou a fita?
Não danificou. A fita é pra ser de "alta temperatura", mas até agora está tudo bem. Com o spray cromado também não houveram problemas de aquecimento.
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por Leocastro »

Parabéns cara! Tenho um par de farois Lucas lá em casa! Quem sabe não os restauro!
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por cristianopw »

Bem, aproveitando o embalo dos Neblinas, resolvi fazer uma máscara nos meus faróis. Os GLS 96 já vinham sem os milhas e sem máscara. Vejam como ficou :smt023

Farol esquerdo
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Farol direito
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Farol esquerdo depois
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Farol direito depois
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, da outra vida ao farol! Rs, fica muito mais bonito! Engana bem!
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Wellington Silva
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Tambem Comprei Esta Fita Pra Fazer No Meu.Aki Na Minha Cidade Fica 40$ Cada Farol Para Fazer Espelhamento Ja Que A Tinta Cromada(elgin) NAO ficou CROMADA De Verdade Entao Pensei Na Fita Agora Olhando o Seu Ja Sei Que Vai Ficar otimo,Mas Tenho Uma Duvida Vi Aki No Forum Num Topico Sobre Como Fazer isto e o legal que achei foi o amigo lichar as lentes(tirar as estrias) ela fica lisinha e o farol igual os mais modernos,o autor disse q tiras as estrias atrapalha um pouco na direçao foco da iluminaçao,acho q e este o papel delas,mas e se eu fizer as estrias na propia fita(no farol) igual outros modelos de veiculos sabe,aqueles quadradinhos,riscos pra direcionar a luz .O QUE VC ACHA!?
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Gilmar Martins
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Re: TUTORIAL - Reforma dos faróis ne NEBLINA

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Cristiano

comprei um Classic 91/92 com os faróis todos originais, os principais, incluindo os de milha estão 100%, mas os de neblina estão uma muito ruins. Vasculhando o Fórum encontrei seu trabalho e fiquei muito interessado em tentar recuperá-los, pois são originais CIBIÉ, acho que valerá o esforço. Apenas que no momento estou sem tempo, mas com certeza farei assim que tiver oportunidade.

Valeu pelas boas diacas,

Abraços,

Gilmar
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