LIMPANDO O TBI

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=5659
Com 42260 exibições e 120 comentários

LIMPANDO O TBI

Amigos segue um ‘faça você mesmo’ por sua conta e risco:
Grau de dificuldade na desmontagem, limpeza e troca dos reparos = 5
Grau de dificuldade até a montagem sobre o coletor de admissão e funcionamento = 8 por que precisa de muita atenção.

Para limpar a carbonização tem que utilizar um spray descarbonizante para TBI ou carburador e KIT de reparo para TBI. São fornecidos encartelados.
Nem sempre precisa trocar os reparos da Válvula Injetora, mas os dois kits são vendidos nas autopeças.

Descarbonizantes são várias marcas disponíveis no mercado e todas com os mesmos princípios ativos/formulas semelhantes, todas dão conta do recado. Antes porém, leia com atenção no rótulo as instruções de utilização e precaução com o produto.

Imagem

Imagem
Alguns anéis e borrachinhas poderão não ser utilizados no seu modelo a Etanol.

Imagem

Respire fundo, coragem e mãos à obra.

Ferramentas necessárias:
Chave de boca 10
Chave de boca 14
Chave Torx T-30
Chave Torx T-20
Pano de algodão – camiseta velha, não use estopa.
Luva descartável tipo cirúrgica para não estragar a cutícula e falo sério! :D

Passo 1 - Antes de tirar o sistema de filtro de ar (panela) preste atenção em como e onde estão conectadas as mangueiras, o conector verde do Sensor MAP, o conector do Interruptor da Borboleta, o conector do Motor de Passo e o conector da Válvula Injetora. As abinhas dos conectores que travam no sensor correspondente, afaste-as com uma chavinha de fenda com cuidado e puxe o conector. Devido o ressecamento poderão quebrar.

Sugiro a quem tem dificuldade de memorizar as posições das peças a elaborarem um croquis de onde sai o que, e onde eles se encaixavam. Nada lhe custa e muito lhe rende.

Passo 2 - Tirado o sistema de filtro de ar, e tirados os conectores acima citados, tire as mangueiras que estão conectadas no TBI.
Só então comece a proceder a retirada do TBI, começando por soltar as porcas 1 e 2 que mantém ajustado a linha de combustível.
Siga a ordem da numeração colocada na foto abaixo que pode facilitar. Talvez seja bom usar WD-40 para na soltura dos parafusos, principalmente o de nº 5 – T 20.

Imagem

Passo 3 – Item 8 da foto. Girando um pouquinho da direita para a esquerda o volante (lado direito superior da foto) desencaixe o cabinho que abre a borboleta.

Tire o anel de borracha do entorno do TBI e afaste a borracha que prende os fios do conector da válvula

Imagem

Tire os parafusos 6 e 7 que prendem o TBI no coletor de admissão

Ao tirar os parafusos 6 e 7 o conjunto do TBI está solto para leva-lo numa mesa/bancada/num apoio para completar a limpeza.

Passo 4 – Tire os parafusos ‘Torx’ 3 e 4 que fixam a parte superior do TBI e a presilha da válvula injetora. Chave Torx T-30

Passo 5 – Numa mesa ou bancada separe as duas partes do TBI e verifique o grau de sujidade ou carbonização dos dutos e reentrâncias.

Imagem

Imagem

Há um anelzinho de silicone que se põe para segurar o filtro menor e ajustar e vedar na carcaça do TBI e ao sacar a válvula injetora ele costuma ficar preso na carcaça e com uma chavinha de fenda pode ser retirado.

Imagem

Há que se prestar atenção no posicionamento dos filtros na válvula injetora para que a armação plástica não fique tapando os orifícios do corpo da válvula. E por estes orifícios pode ser espirrado o liquido descarbonizante; embora seja desnecessário.
A limpeza do micro-filtro pode ser feita também com o Car-80 espirrando-o de dentro para fora no sentido inverso da filtragem na Válvula injetora.

Imagem

Se tivesse que fazer uma limpeza profunda na válvula, teria que usar a máquina com ultra-som. Mas sujidade grossa a malha filtrante não deixa passar. O que pode emperrar é a goma da gasolina comum velha que emplastra a peneirinha causando entupimento. No álcool isto não ocorre.
Lembrando que no sistema de combustível temos:
1- o pré-filtro no tanque,
2- depois um filtro dentro da bomba de combustível (peneirinha) e
3- depois o filtro de combustível ( papel especial) junto à bomba de combustível e
4- para terminar a filtragem, as micro-peneiras que vemos na foto acima.

Por isso, há controvérsias sobre a necessidade de limpar a válvula injetora que erroneamente é chamada de bico injetor o qual é usado somente na linha diesel.
A coloração da válvula injetora é para não intercambiar devido a válvula para etanol injetar maior volume de combustível do que a válvula para gasolina por razões de evaporação e estequiometria.

Passo 6 – Espirre o descarbonizante nas partes e vá limpando com um pincel ou pano de algodão de camiseta. Espirre nos furinhos, deixe agir algum tempo, depois espirre novamente e vá limpando onde conseguir.

Tire o motor de passo com cuidado chave T-20, veja antes o seu posicionamento. Espirre o liquido no embolo do motor, na ponta cônica e com cuidado limpe a carbonização sem virar para a direita ou esquerda. Faça isso com um pincel. Se for necessário troque o anel de ajuste na carcaça (vem no kit de reparos) Limpe também o alojamento do motor de passo no TBI com pano enrolado 'roscando' no alojamento, costuma ficar com muita carbonização e alterar a marcha lenta.

ATENÇÃO:
Tome o máximo cuidado para que o jato do descarbonizante rebatido na peça não atinja seus olhos, por que é um desengraxante poderoso (se infelizmente ocorrer lave com água em profusão e é melhor procurar uma Unidade de Emergência).
É ideal que use luvas descartáveis, tipo cirúrgicas, por que o desengraxante age sob as unhas e cutículas deixando dolorido por alguns dias. Faça a limpeza numa área arejada para evitar respirar muito da evaporação tóxica do descarbonizante.

Imagem

Passo 7 – Limpe o assento do TBI no coletor de admissão com o liquido descarbonizante, inclusive internamente na direção da borboleta, seque com um pano. Use a ponta de uma chave de fenda pequena para movimentar o pano no interior co coletor.

Passo 8 – Montagem. Coloque a junta no corpo do TBI mais os anéis espaçadores, una as partes, coloque os parafusos Torx e posicione-os para o aperto final... na bancada ou quando assentado no coletor de admissão.

Passo 9Verifique o posicionamento dos filtros no entorno da válvula injetora, veja se os anéis de silicone estão corretos e encaixe a válvula no receptáculo do TBI. É normal ter que fazer uma pressãozinha ou pequeno giro para o encaixe devido os anéis novos.

Passo 10 – Posicione a junta corretamente sobre o coletor de admissão. Coloque os parafusos compridos no TBI para servirem de guia para os 2 furos do coletor. Verifique mais uma vez a posição da junta e enrosque o parafuso posicionando para o aperto final.

Imagem

A mangueira de borracha que se vê na foto ao lado de um duto de metal é a mangueira de gasolina da partida a frio. Tal mangueira está solta e saiu de penetra na foto. O duto de metal é aonde vai o caninho da mangueira tripla que sai da tampa de válvula. E o conector (azul) e o do sensor da borboleta que também está solto aí posando para a foto.

Passo 11 – Com uma chave de boca 10mm vá apertando um pouco por vez os parafusos fixando o TBI no coletor. A seguir, se deixou para apertar os parafusos Torx é hora de fazê-lo, também gradativamente e lembrando que precisarão ser retirados novamente no futuro. É ideal ter lavado antes os parafusos e lubrificá-los com WD-40.

Passo 12Coloque a linha de transmissão de combustível, certifique-se que o caninho não está torto ou será mastigado quando apertar a porca e poderá ocorrer vazamento.

Você deve empurrar a mangueira e perceber se ela assentou na contra peça e aí vai rosqueando a porca com a mão e mexendo na mangueira para permitir o ajuste e depois dê o aperto final com a chave 14 mm.

O encaixe semi-esférico é parecido com o diagrama que segue. Se ficar fora de posição, ‘mastiga’ e vaza.

Imagem

Passo 13 – Encaixe a borrachinha que segura o fio da válvula na aba do TBI, ponha o anel maior sobre a aba e depois encaixe o conector da válvula injetora certificando-se do travamento.

Passo 14 – Reencaixe o cabinho de aço que abre a borboleta girando o volante conforme explicado anteriormente. Encaixe o conector no motor de passo. Verifique se os contatos não estão oxidados (não devem estar, pois a borracha de silicone isola de umidade, mas...). Encaixe o conector no sensor da borboleta e verifique novamente se ficaram bem encaixados e travados.

Passo 15- Encaixe as mangueirinhas conforme sua anotação. Posicione a carcaça do filtro de ar, conecte a mangueira no coletor de admissão. Encaixe o conector verde do sensor MAP. Encaixe a mangueirinha do sensor MAP (TBI< >Sensor) encaixe a mangueirinha na flauta de vácuo e confira tudo conforme a sua anotação.

Imagem

Tudo posicionado ligue a chave da ignição para encher a linha de combustível.
Dê a partida e verifique se acendeu a luz de anomalia. Se acender, fique calmo, desligue a chave e verifique os conectores elétricos e se não esqueceu algum sem ligar, ou alguma mangueirinha desligada ou invertida.


Vide o tópico de conexões das mangueirinhas no TBI
viewtopic.php?f=14&t=30799

É isso, com calma e tranqüilidade passaram-se algumas horas agradáveis no faça você mesmo.


Veja também o tutorial do Diego Paiva:
viewtopic.php?f=14&t=9390


Waldir
13.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 609
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por jshawk »

Postar só para receber atualizações do tópico! aiuehuiae

Valeu!

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Postar só para receber atualizações do tópico! aiuehuiae
X2 :smt005 :smt005
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por xande do abv »

Waldir só acrescentando esse tópico show que você fez ,o pessoal tem que ter cuidado para não cair nada dentro do coletor ! Como aconteceu infelizmente com o nosso amigo Coy que deixou uma porca cair lá dentro e deu ruim :smt023 :!:
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por coy »

Xande, bem lembrado.
Porem vamos deixar claro que o que aconteceu com migo não foi durante uma limpeza e como aconteceu não ficou claro ate hoje mas sempre é bom ficar com atenção redobrada.
Waldir, muito bom como sempre são seus topicos.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por tyo »

Waldir vc sabe onde encontrar na nossa cidade o descarbonizante Onyx?Pois não gosto do car80 prefiro o Onyx
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por waldir »

tyo escreveu:Waldir vc sabe onde encontrar na nossa cidade o descarbonizante Onyx?Pois não gosto do car80 prefiro o Onyx
tyo,

eu vi na Acácia da Carolina Florence

http://www.acaciaauto.com.br/
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por tyo »

waldir escreveu:
tyo escreveu:Waldir vc sabe onde encontrar na nossa cidade o descarbonizante Onyx?Pois não gosto do car80 prefiro o Onyx
tyo,

eu vi na Acácia da Carolina Florence

http://www.acaciaauto.com.br/
valeu
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder