TROCA DA CORREIA DENTADA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=20162

TROCA DA CORREIA DENTADA

Para quem não conseguiu baixar do Rapidshare aqui no fórum: http://rapidshare.com/files/142471819/M ... s.rar.html
segue uma cópia por extenso E com alguns acréscimos e desculpas por ser um tutorial longo:

Aplicativo GM: Motor 1.6/1.8 e 2.0 - Monza 1.6; Monza 1.8; Monza 2.0; Kadet 1.8; Kadet 2.0; Ipanema 1.8; Ipanema 2.0

Intervalo de Troca da Correia Dentada:
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
[ como sugestão por ser um item crítico e barato vale verificar/trocar aos 50.000Km]

Sempre devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Siga Especificações para evitar danos ao Motor

Caso a instalação da correia não seja feita com precisão, poderá ocasionar dano nos pistões e Válvulas.

Precauções Especiais:

- Desconecte o cabo terra da Bateria

- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.

- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.

- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento, ou seja, no sentido horário.

- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.

- Observe todos os torques.

Diagramas.
Componentes do sistema nos modelos de 1987 à 1995.
Nos Monzas 96 o esticador da Correia Dentada é diferente,
mas as etapas de substituição da CD são as mesmas.

Imagem

Imagem

Imagem

Remoção da Correia Dentada

1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidráulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo para a direita para facilitar o acesso ao que segue.

2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos três superiores e três inferiores. [Para-barro]

3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.

Atenção: É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador; troque-a por nova para maior segurança. Examine o tensionador e troque se necessário.

4-Remover a polia de acessórios da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo

Imagem

5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
[ tire as velas antes de virar a árvore de manivelas/virabrequim]

6-Gire a árvore de manivelas/virabrequim até alinhar a marca da polia dentada com a marca no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
[Vide diagrama 2 contorno azul abaixo]

7-Feito isso, a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas em relação ao suporte da capa de proteção da correia também estarão alinhadas.
[Vide diagrama 1 contorno vermelho abaixo]

[Convém lembrar que uma volta na árvore de manivelas movimenta ½ volta na polia do CV]

8- Para Monzas que não tenham o tensionador automático e que a tensão é pelo movimento da Bomba d’água:
Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.

Imagem

Atenção
O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação (setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
Aperte
Os parafusos da bomba d’ agua com 8 N.m (6 lbf.pé)

Diagramas:
http://i60.tinypic.com/8zfm9u.jpg

Imagem

Para afrouxar a Correia Dentada, com uma chave de fenda longa pressiona-se a aba conforme diagrama abaixo até que os furos A e B coincidam e introduz se um pino de 2,5mm para travá-lo [este pino vem com o tensionador novo, mas pode-se usar um prego grande sem ponta na medida de 2,5mm] Vide Diagramas 3

Imagem

Antes de colocar a correia dentada nova verificar se o 1º pistão está em PMS introduzindo uma chave de fenda no orifício onde estava a vela de ignição e perceberá se o pistão está totalmente em cima (diferente do pistão 2 e 3 que estarão embaixo em PMI - Ponto Máximo Inferior)

Confira conforme diagrama 2 e 1

Isto feito posiciona-se a correia conforme circuito: CV , Tensionador, polia da bomba e polia do virabrequim.

Mesmo com o tensionador travado a correia entrará justíssima e vai precisar de muita paciência e habilidade [há quem tire a polia do comando, ajuste a correia nela e encaixe a polia já com a correia. Sugiro que pratique a colocação usando a correia velha... a repetição confere a experiência e habilidade]

Agora então tire o pino que está travando o tensionador.

Imagem

Depois de posicionada a correia dentada, convém dar duas voltas na polia do virabrequim VISUALIZANDO se os pontos do diagrama 1 e 2 conferem.

Feito isso, e com a certeza de tudo estar certo, coloque as velas, dê a partida.

Depois de sorrir, :D desligue o motor e complete a montagem, colocando a capa plástica protetora da CD, o tensionador da correia do alternador, a correia (que vc prestou atenção para colocar certo no tensionador (esticar essa correia pode ser um parto para quem não tem a ferramenta para tensionar enquanto aperta o parafuso)

Dificuldade:
Grau de dificuldade para trocar a Correia Dentada é 6
Grau de estresse na primeira troca é 9 ( responsabilidade de fazer acontecer o certo)
Grau de estresse no posicionamento do tensionador da correia do alternador e tensioná-lo corretamente evitando que a correia ‘grite’ é 10,5
que diminui após a 5ª experiência de troca

Preços orientativos:
Correia Dentada e Poli V - Gates: entre 15 e 20 reais cada
Esticador Correia Dentada SKF : 73 reais
Esticador Correia Dentada 96 - SKF : 92 reais
Esticador da Poli V - INA : 62 reais

PROCESSO DO MONZA 96

Imagem

Imagem

Imagem

waldir
09.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por tyo »

Waldir parabens pelo tuto!Como vc sabe tenho um monza 89 2.0 gasolina e queria saber se ele tem o tensionador automático ou é tencionado pela bomba d'agua?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

tyo escreveu:Waldir parabens pelo tuto!Como vc sabe tenho um monza 89 2.0 gasolina e queria saber se ele tem o tensionador automático ou é tencionado pela bomba d'agua?
No CepChev consta que de 89 a 95 usa o mesmo tensionador da CD

Mas, quando colocam a bomba d'água nova costumam deixá-la fora de posição e aí o tensionador não funciona direito e haverá necessidade de movimentar a bomba para ajustar o tensionamento... caso contrário a CD vai flambar/vibrar e 'pode' pular dentes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por tyo »

sim então se a bomba d'agua for original,como é a minha,o tensionador é automático?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

tyo escreveu:sim então se a bomba d'agua for original,como é a minha,o tensionador é automático?

sim, igual a 4ª foto de baixo para cima.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por henez »

Bom Dia Galera.

Venho aqui tirar uma duvida: Resolvi verificar o sincronismo do meu monza, e vi que o genio do meu mecanico deixou a correia frouxa, ae analisando tudo, vi que a bomba d'agua tava fora de posição, mas, mesmo colocando ela em posição, a correia continua frouxa, meu pai vou na auto-peça atras da correia nova, e viu que a nova e a que ta no meu carro são o mesmo comprimento, e pelo codigo delas, elas são as do meu carro (neste momento não tenho os códigos, mas até o final do dia eu passo para voces), e olhando o tensor, ele esta no batente, não tendo mais o que tensionar.

Só para constar, o meu monza é 92/93 EFI 2.0 com tensor automático (o da 4° foto de baixo pra cima do primeiro post).

Se alguem tiver alguma ideia do que seja, ficarei agradecido.

Att. Henrique Martinez.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A correia dentada do Monza até 95 é tensionada pela bomba d'água, como pode verificar nos procedimentos acima.
Sem a correia estar no local o tensionador fica no batente mesmo. Estando montado, deve movimentar a bomba d'água até que coincida os furos como indicado nos procedimentos contidos nesse tópico. Se tiver a ferramenta para colocar nos furos do tensionador, melhor ainda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por henez »

Então Carlos, eu coloquei a Bomba d'agua como mostrado no guia a cima, e o tensor fica no batente com a correia, então tu quer dizer que mesmo com o tensor automático eu tenho que mexer na bomba? Me confirma isso para que eu possoa prosseguir com a montagem.

Att. Henrique Martinez
Responder