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SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 09 Jun 2014, 16:14
por waldir
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=6139

SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Olá Amigos Monzeiros,

Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil.

Material necessário:

Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 70,00 + R$0,95 anel retentor de borracha

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Chave estrela, ou de boca, ou catraca 10mm
Chave de Fenda ou canhão p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados

1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.

2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.

2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio

3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento.

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4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.

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5.- Coloque o anel de borracha novo no canal apropriado na flange da VT e se achar necessário passe uma camada FINA (não exagere como eu fiz) de silicone para alta temperatura. Escolha silicone preto que o visual é melhor.

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6.- Enxugue o alojamento e a flange do suporte e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar, por que daqui a 40.000 Km ou em inspeção intermediária você deverá sacá-la novamente.

http://i60.tinypic.com/f27r84.jpg

7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso do entorno com um estilete. Se você exagerou no silicone ele poderá prejudicar o funcionamento da VT. Se usar o silicone, passe-o do anel para fora.

8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha.

9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão (água + aditivo proporcional).

10.- Ligue o motor e observe quando começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e aproveite para fazer a sangria do ar, se necessário.

11.- Quando esfriar abra a tampa do reservatório e verifique se há necessidade de completar o nível.

12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.

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waldir
09.06.14

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 14 Jun 2014, 10:10
por waldir
A foto 5 que não abriu acima é esta:

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7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso do entorno com um estilete. Se você exagerou no silicone ele poderá prejudicar o funcionamento da VT. Se usar o silicone, passe-o do anel para fora.

waldir
14.06.14

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 18:39
por freisleben2005
Ola boa noite , fui efetuar a troca mas o vendedor me deu do monza a alcool , e o meu é a gasolina 1.8 , 1992 efi , eles tem diferença na temperatura de abertura da valvula , olhei na valvula só tem a inscrição 92' c !

outra coisa q notei a que comprei é igual da primeira foto sem aquela haste com a tampa , ou é isso q muda do a alcool pro gasolina ou é diferença de fabricantes ? Imagem Imagem

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 18:56
por waldir
As duas da foto são da MTE e as duas começam a abrir em 92ºC e devem abrir teoricamente até 107ºC

As fabricações novas da Wahler já não tem mais aquele disco que se vê na da direita.

Elas servem tanto para álcool quanto para gasolina.

Fique esperto observando se não há conflito com o sensor de temperatura. Tive problemas com a MTE há vários anos... a ventoinha não desligava.

O que não quer dizer que todas VTs da MTE entrem em conflito com os Sensores de Temperatura MTE

Contudo, eu ainda dou preferência para VT Wahler

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 19:17
por freisleben2005
Então posso montar essa sem precisar trocar ,não ha diferença da valvula de alcool e gasolina ?
fiquei preocupado , pois pensei q a do alcool era diferente do a gasolina !

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 19:25
por jesuino b ferreira
Então posso montar essa sem precisar trocar ,não ha diferença da valvula de alcool e gasolina ?
fiquei preocupado , pois pensei q a do alcool era diferente do a gasolina !
seu monza,sendo EFI nao tem diferenças.


no carburado,a coisa muda de rumo.
existem diferenças na temperatura do motor :smt023

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 20:05
por freisleben2005
blz obrigado pessoal

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 11 Jul 2014, 22:08
por freisleben2005
então troquei a valvula , só to com uma duvida , tipo quando a ventoinha arma ele fica quanto tempo para depois desarmar , aqui ele ligou a primeira vez e 1 min depois desarmou, na segunda vez q armou ficou uns 3 a 4 min funcionando e desarmou e na terceira ficou uns 5 a 6 min e desarmou normal ou ta dando conflito entre a vt e o sensor ?