Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Bom, talvez muitos ja sabem, a uns 2 anos atras parti para um projeto de trocar meu motor pra MPFI, tinha em mente
usar a IE do Vectra 2011 Bosch ME 7.9.9, a falta de originalidade e as dificuldades me fizeram desistir, desistir daquela injeção, mas não de transformar meu monza em MPFI. hahaha

Pra dar aquele avanço radical no projeto, Já comprei o Motor Parcial (digamos que completo)
Carter, Bloco, cabeçote roletado, gaiola com comando, tampa da gaiola, Capa da Dentada.
Enfim, Motor Fechadinho!

E de Brinde ele vai me mandar as Velas + Cabos + Bobina com Suporte!
Esse Motor é de um Vectra 2009/2010 - O carro levou apenas uma batidinha simples na frente, eu teria até dó de desmontar esse carro. huashuas
Pelas fotos o motor ta excelente, apenas 49 mil Rodados. ^^
Tudo isso por apenas, 2500,00 com Frete Gratis!

O dinheiro é bastante, mas um motor nesse estado completo assim custa uns 5000,00. Entao acho que paguei barato!


Dessa vez, se Deus Quiser vai dar Certo!!! Vou até o Fim!!

Ainda no Vectra:
Imagem

fotos do motor após ser tirado do Vectra!
Imagem
Imagem

Depois ele vai me mandar fotos do motor do geito que vai ser enviado pra mim! ^^ dai postarei pra vcs.

Como já sabem, tenho o Rafaelo como fonte de Inspiração, sem ele quase nada seria possível.

Agora Gostaria de compartilhar com vocês, uma coisa que já tenho algum tempo, que acho que nao compartilhei ainda!
Meu Coletor de Admissão Flex, Preparadinho pra Receber a Mega Squirt (MS2 ou Ms3) com TBI no jeito!
Tudo No Padrão (Rafaelo/Montadora) hahahah, O Coletor, TBI, Bicos foram tudo lipos/destravados no caso dos bicos.


E teve algumas pequenas alterações que teve que ser feito! como o suporte pro cabo do velocímetro, um suporte de inox para o regulador de combustível!
Entre algumas outras Coisas. (nas fotos faltou um regulador não lembro de que)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, pra iniciar é isso! Agora só esperar! hehehe
Editado pela última vez por dbzronaldo em 24 Abr 2014, 16:07, em um total de 2 vezes.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
webergalindo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 26 Nov 2013, 17:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por webergalindo »

Caraalho cara, que toop putz, haha, to ancioso pra ver isso montado no monzão, vai ficar um veneno *-*'

Parabens cara pela aquisição, vai valer cada centavo...
Chevrolet Omega GLS 92/93 2.0 Álcool / Teto / Ar / Prata.
Em Breve: Painel Digital / Freios ABS Bosch 8.0 /
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro »

GRande Ronaldo! Show de bola!
Agora, um detalhe! No seu coletor de plástico, o suporte do cabo do acelerador terá que ter mais um espacinho pro cabo do Cruise ein!
Show de bola o motor, teu Monzão ficará mais top do que ja é!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

webergalindo escreveu:Caraalho cara, que toop putz, haha, to ancioso pra ver isso montado no monzão, vai ficar um veneno *-*'

Parabens cara pela aquisição, vai valer cada centavo...
Hehehehe, vai ficar top mesmo hein Weber. ^^ Vlwww e Obrigado!
Opa, tenho certeza, e outra paguei bem barato em tudo!
Leocastro escreveu:GRande Ronaldo! Show de bola!
Agora, um detalhe! No seu coletor de plástico, o suporte do cabo do acelerador terá que ter mais um espacinho pro cabo do Cruise ein!
Show de bola o motor, teu Monzão ficará mais top do que ja é!
Grande Leocastro, hehe, opa, tava pensando nisso mesmo! mas ali é facil... qualquer coisa o rafaelo faz outro suporte, mas pelo visto é facil.
Muito Obrigado, essa é a intenção, heheh Deixar ele muito mais top. ^^ E enfim, tirar aquela panela do EFI. E entrar em um Bloco Compativel com o MPFI, e Como Bonus, Usar o Roletado. hehehe

De Inicio, Irei apenas montar o Bloco Flex + Roletado no meu EFI mesmo! e Quando eu for no Rafaelo ele vai dar um geito no restante!
como coletor, Eletrica do MPFI e tals. é um projeto meio longo, mas vai dar tudo certo! ^^

Abração e Obrigado Por Acompanharem!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

muito legal Ronaldo, parabéns pela compra.

só algumas avaliações. o suporte do cabo do acelerador foi projetado pro cabo original MPFI monza, se for simples a questao do CC posso fazer na oficina a correção, senao agente fabrica outro suporte nas empresa que tenho contato. dae projeto um outro suporte original pra essa aplicação caso for N20XF(monza) + Cruiser Control.

também não foi preciso fazer alteração na questao dos suportes pra por, foram todos desenhados pra essa aplicação sem alterar nada no projeto do motor. a unica alteração feita é no coletor que foi pra acoplar a valvula IVS(que controla o ar) equivalente ao IAC. só pra deixar esclarecido e não confundir. as outras peças como disse, são todas instaláveis.

vo transferir pra sessão projetos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

acompanhando e aprendendo mais um pouco :smt023
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Opa, aprenderemos juntos entao Jesuino. hehehe

hehem desculpe, criei no lugar errado, mas tudo bem, obrigado.
sim, a gente pode fazer outro depois, dai vc faz um pros dois cabos, mas apenas pro coletor de Nylon(MPFI), pq por enquanto vo tentar fazer algo basicao por aqui, e logo ja peço pra tu fazer um pro MPFI.^^ vai ficar top.
Eu e o Leocastro tava pensando em colocar o modulo do cruise control do lado da bateria, era la que vc quer por o modulo da MS2? ou não?


NOVIDADES ^^
Não Resisti e mandei o cara mandar junto o Motor de Partida tmb, ashuuhsahuashu
é muita tentação. asuhhuashuashu
Essas coisas de Vectra me agrada tanto, ashuhuasuhsahuhusahu.

Mas fazer oque neh, é compativel, é melhor, entao não tem problema... Hoje trarei fotos do motor pronto para o envio já! hehehe
Muito ancioso! ashuhuashuasuh
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:hehem desculpe, criei no lugar errado, mas tudo bem, obrigado.
nao precisa se desculpar Ronaldo, tem nada de errado. só fiz o direcionamento correto pra manter organizado.
dbzronaldo escreveu:sim, a gente pode fazer outro depois, dai vc faz um pros dois cabos, mas apenas pro coletor de Nylon(MPFI), pq por enquanto vo tentar fazer algo basicao por aqui, e logo ja peço pra tu fazer um pro MPFI.^^ vai ficar top.
Eu e o Leocastro tava pensando em colocar o modulo do cruise control do lado da bateria, era la que vc quer por o modulo da MS2? ou não?
só vou poder projetar uma peça pra essa aplicação com o carro presente, nao posso desenvolver nada sem antes de ver,medir,testar,e saber como funciona. nao tenho referencia alguma. faça isso, de um jeito da forma comum desde que não comprometa a segurança ta valendo. ja viu como é preso no I30 ? no nosso carro é do lado da torre de suspensão e o cabo passa atravessado todo o motor. seria algo desse tipo a ideia e nao preso no motor. seria como no I30 a ideia... vamos ver, como disse, o desenho da peça(suporte) so será possivel com o carro presente e o motor definitivo MPFI. tendo as peças que estarao no teu EFI posso usar o meu hatch N20XF, ta fácil né. alias, na primeira visita eu faço pra ti e deixamos guardado a peça quando vir na segunda fase pra trocar esse motor de uma vez é so instalar, moleza.

sobre a ECU ela ficaria sim dentro do cofre a principio(ou no local da ECU de fabrica só vendo na hora dos projetos das peças) ja no cofre o suporte projetado da ECU usaria ele em algum ponto ja pronto sem danificar o carro. ja tenho alguns pontos em mente e nao sao perto da bateria, seria na parede corta fogo como alguns carro da atualidade tem a ECU instalada Fiat por ex.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder