Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por coy »

Eu iria "moldando" o corte com uma furadeira com broca fina e daria o arremate com uma lixadeira.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?
nao mais o suporte tem um formato muito similar, em especial o dianteiro. nao que copiei deles, mais a forma estrutural é sempre a mesma nessa forma de produzir suportes. fora que o acabamento é o mesmo tb, tem muita qualidade atrás disso.

dbzronaldo escreveu: Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu
é so agente trabalhar e gostar de monza :) o resto agente da um jeito.

blz, ate pq eu me negaria a fazer porcaria. não faço nas minhas coisas e muito menos pros outros tanto é que meu padrao de venda é idêntico. apesar que estou evoluindo a cada tempo é so ver o kit ABS atual que ainda nao mostrei ate pq to finalizando as peças. cheguei ao ponto de zerar adaptaçao e formar um kit de instalaçao pra certos modelos de monza. oque inclusive se faz em casa a instalação.


dbzronaldo escreveu:Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
o "pior" que la eles tem mais ferramentas, mais conhecimento, tudo é facilitado, o pessoal ganha bem, nao é caro as coisa, tem mais tecnologia. aqui não, se o cara nao tiver uma ambiente favoravel como é meu caso, esquece! pq vai sair serviço duvidoso e comum. tudo é uma questao de conjunto. e depende do esforço da pessoa tb ta incluso na conta.

dbzronaldo escreveu:perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
hehe ainda nao sei o custo de um silencioso com base no original porem em inox 304. mais certamente será mais caro que 400,00 acho que isso custa o material. trabalhar com inox e solda TIG é oque tem de melhor e oque tem de mais caro tb. mais imagine um silencioso eterno com garantia vitalícia? te garanto que se paga no fim das conta.
dbzronaldo escreveu: Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu
é nao bem perfeito assim, mais certeza que deu certo pelo menos no monza 82-90 nao sei se no monza 91-96 daria o mesmo efeito, acredito que sim.

verdade tanto é que ele entra e nao bate em nada, e pra manutençao nao precisa desmontar quase nada, é tudo plug and play como agente gosta, peças originais e nao adaptadas.

o sistema de escapamento é todo projetado e desenhado do zero(produto original) é justamente isso que tu notou, tanto parece como é, ja fiz varias manutenções no decorrer desses tempos e nao tenho problema algum, e certamente se eu fornecesse esse sistema pra outro hatch com motor N20XF teria a mesma aplicação original ja que foi desenhado pra essa aplicação. mais isso tem um custo, nesse modelo é caríssimo tem um bom monza ali hehehehe, um amigo mandou meter um cadeado nele :lol:

pro pessoal que nao conheçe o sistema inox 304. eu poderia deixar ele no fundo do mar 1 ano e tirar de la que estaria intacto ainda, so tirar o musgo e usar. entao escoar agua da queima do alcool é fichinha, tb nunca mais troca escape na vida. é oque se pode colocar de melhor, a sorte que sei trabalhar com isso, pq nao teria como bancar isso nao :cry: é muito pro meu bolso.
dbzronaldo escreveu: Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
vlw, é isso ae, tu captou a ideia: usando a geometria do carro, sem furar nada! assim que sao peças originais, alias, como voces acham que foi feito a bomba do EFI? mesma coisa. tanto é que tenho o kit no meu 82 sem adaptar. é a mesma coisa que os engenheiros fazem, pra nao trocar o carro eles usam oque ja tem. isso nao é so no monza, é usado desde que inventaram o automóvel ate os dias de hoje, seis nao viram peças intercambiáveis? mesma coisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?
nao mais o suporte tem um formato muito similar, em especial o dianteiro. nao que copiei deles, mais a forma estrutural é sempre a mesma nessa forma de produzir suportes. fora que o acabamento é o mesmo tb, tem muita qualidade atrás disso.

dbzronaldo escreveu: Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu
é so agente trabalhar e gostar de monza :) o resto agente da um jeito.

blz, ate pq eu me negaria a fazer porcaria. não faço nas minhas coisas e muito menos pros outros tanto é que meu padrao de venda é idêntico. apesar que estou evoluindo a cada tempo é so ver o kit ABS atual que ainda nao mostrei ate pq to finalizando as peças. cheguei ao ponto de zerar adaptaçao e formar um kit de instalaçao pra certos modelos de monza. oque inclusive se faz em casa a instalação.


dbzronaldo escreveu:Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
o "pior" que la eles tem mais ferramentas, mais conhecimento, tudo é facilitado, o pessoal ganha bem, nao é caro as coisa, tem mais tecnologia. aqui não, se o cara nao tiver uma ambiente favoravel como é meu caso, esquece! pq vai sair serviço duvidoso e comum. tudo é uma questao de conjunto. e depende do esforço da pessoa tb ta incluso na conta.

dbzronaldo escreveu:perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
hehe ainda nao sei o custo de um silencioso com base no original porem em inox 304. mais certamente será mais caro que 400,00 acho que isso custa o material. trabalhar com inox e solda TIG é oque tem de melhor e oque tem de mais caro tb. mais imagine um silencioso eterno com garantia vitalícia? te garanto que se paga no fim das conta.
dbzronaldo escreveu: Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu
é nao bem perfeito assim, mais certeza que deu certo pelo menos no monza 82-90 nao sei se no monza 91-96 daria o mesmo efeito, acredito que sim.

verdade tanto é que ele entra e nao bate em nada, e pra manutençao nao precisa desmontar quase nada, é tudo plug and play como agente gosta, peças originais e nao adaptadas.

o sistema de escapamento é todo projetado e desenhado do zero(produto original) é justamente isso que tu notou, tanto parece como é, ja fiz varias manutenções no decorrer desses tempos e nao tenho problema algum, e certamente se eu fornecesse esse sistema pra outro hatch com motor N20XF teria a mesma aplicação original ja que foi desenhado pra essa aplicação. mais isso tem um custo, nesse modelo é caríssimo tem um bom monza ali hehehehe, um amigo mandou meter um cadeado nele :lol:

pro pessoal que nao conheçe o sistema inox 304. eu poderia deixar ele no fundo do mar 1 ano e tirar de la que estaria intacto ainda, so tirar o musgo e usar. entao escoar agua da queima do alcool é fichinha, tb nunca mais troca escape na vida. é oque se pode colocar de melhor, a sorte que sei trabalhar com isso, pq nao teria como bancar isso nao :cry: é muito pro meu bolso.
dbzronaldo escreveu: Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
vlw, é isso ae, tu captou a ideia: usando a geometria do carro, sem furar nada! assim que sao peças originais, alias, como voces acham que foi feito a bomba do EFI? mesma coisa. tanto é que tenho o kit no meu 82 sem adaptar. é a mesma coisa que os engenheiros fazem, pra nao trocar o carro eles usam oque ja tem. isso nao é so no monza, é usado desde que inventaram o automóvel ate os dias de hoje, seis nao viram peças intercambiáveis? mesma coisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

Imagem

tinha prometido a ver o custo da peça, pedi 4 orçamentos. o primeiro foi piada, me pediu 450,00 :cry: 1/4 do valor da impressora, sem comentarios! o segundo me pareceu ser uma empresa mesmo com cnpf e tudo mais, esse foi muito justo, a peça custa 180,00 e se for 2 peças ele da desconto, ele disse que leva 18h a impressao. achei bom... esperar os outros 2 pra ver.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro »

Justíssimo o preço de 180 reais! Creio que pra fazer em Aço, não ficaria muito diferente devido material + MO.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leocastro escreveu:Justíssimo o preço de 180 reais! Creio que pra fazer em Aço, não ficaria muito diferente devido material + MO.
sim
180,00 em metal pagaria apenas o material. se for contar o tempo que se perde e a baixa produtividade ou seja, podendo trabalhar em outros setores em quando a peça é produzida, esses 180,00 ainda é barato.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafelo, você acha que essa peça produzida em impressora 3d vai ficar com resistência adequada?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

fica resistente, o ABS suporta ate 90° ar quente antes de começar a dar problema. se observar o painel do monza é feito totalmente em ABS e um painel de instrumento no sol do verao fechado chega a essa temperatura facilmente no interior e nunca vi nenhum derretido. as peças internas sao em ABS como acabamento etc, entao é resistente la no cofre, nao chega a mais de 80° na regiao do filtro.

o ideal seria PA66(nylon) o "plástico" que o pessoal chama erroneamente, um cofre de carro desde a epoca do monza(pouco usado na epoca como capa de radiador,tubo,etc) ate hj é 99.5% usado PA66 GF onde seria o plástico.

outra coisa, esse modelo(claro que nao é o final ainda é so um modelo teste)ele ja tem o reforço necessário pra evitar deformações como material de dimensao apropriada pra aplicação(baixa exigencia), que vao evitar a fadiga, mais adiante vou adicionar aletas de resistência como tem nas caixa de filtro aumentando ainda mais a resistencia. nesse modelo ja tem uma espessura mais do que apropriada, e a peça como ela é pequena nao gera torçao. so pra ter uma ideia, a propria caixa do filtro é mais fraca que essa peça, é um corpo muito sólido essa flange.

a peça é simulada antes de ser fabricada, usando simulador virtual dinamico, ou seja, eu aplico uma torçao, peso, temperatura, stress mecanico continuo na peça pra ver onde é o ponto fraco da peça e corrigir isso antes de imprimir, alta tecnologia mesmo, é claro que precisa saber como e que usar no teste pra ser realistico. a peça só é imprimida quando tudo for calculado.


obs: acabo de conseguir um orçamento de 50,00 de outra empresa, nem preciso dizer que vale apena :) depois um jato de bicarbonato de sodio deixa a peça com cara de injeção e remove qualquer rebarba do processo de impressao. fica linda a peça.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder