Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5533
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro » 18 Mai 2014, 23:45

Top!
Rafaelo, por curiosidade, como é este processo de construção dessa peça?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10162
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo » 18 Mai 2014, 23:54

sao as impressora 3D Leandro, tu fornece um modelo tri dimensional e eles vao imprimir a peça, é feito sobre camadas injetada e depois sai a peça pronta pro uso.

no caso fiz no solid.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5533
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro » 19 Mai 2014, 00:02

Não sabia que já estão acessívels nesse nível!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10162
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo » 19 Mai 2014, 00:24

sim, com precisao decimal e com otima resistencia. peças feitas em ABS, so estou por fora de valores. mais ta acessível.

vai ficar otimo quando evoluir a precisao da impressora, e quando injetar PA66(nylon) o "plastico" de engenharia que é usado em 98% de um carro no cofre. no futuro vao imprimir esse material ae sim. ja tao imprimindo aluminio la fora. mais ainda é prototipo e nao comercial.

comercial só ABS e um outro plastico que nao lembro o nome.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3289
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo » 10 Jun 2014, 21:24

Pessoal, semana q vem trarei algumas novidades ^^


Rafaelo, pode explicar certinho pra gente oq teve que ser feito pra você usar o Carter de Alumínio do N20XF?
eu queria muito usar ele, pra poder usar o catalizador do Vectra 140cv.


Nem q eu monte o meu motor com o meu carter atual, e quando levar ai você da um geito de colocar o de aluminio.
se for instalável no meu, claro.
Tinha que saber, pois se for possivel nao comprarei um carter de ferro novo... (pq pretendia trocar o meu q eh amassado)

Queria muito usar aquele catalizador, pra deixar mais silencioso e mais robusto de aparência! ^^
E claro que o carter de aluminio tmb deixara bem mais bonito. hehehe
E evitarei de mecher no pescador, e de mudar a vareta de oleo de lugar! ficara tudo mais original se der certo!

Faz tempo que estou curioso sobre isso! e você falou que ia postar aqui..
Então, estamos aguardando! hehehe

Abraços.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10162
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo » 11 Jun 2014, 01:35

realmente to devendo e acabei esquecendo.

pra por o cárter alumínio 8V do FGP nao é tao simples assim Ronaldo.
como avia te explicado, precisa projetar 3 suportes(no caso do tubação) de motor, originais especialmente desenhado pra levantar o motor cerca de 5mm da altura padrao, senao a base do carter bate na da travessa da suspensao do passageiro. e isso nao é tudo, no teu caso que tem caixa F16 nao tem o layout correto pra tampar o volante ja que o carter de aluminio foi projetado pra vedar a caixa F17 ou F23 e nao F16/18. e nao parou por ae, tem o escapamento que é inverso. como tu ja tem o N20XF o restante das peças poderia usar sem problemas.

se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais.

o limitador é o cambio. veja no meu caso como ficou original a qualidade, mais é pq tenho as peças ja projetadas pra isso. oque podemos fazer e o seguinte... fazer um tampao provisorio na caixa F16 ate tu trocar pelo cambio original do N20XF como é meu caso F17. dae é so trocar o cambio depois e re-instalar sem minha ajuda ou de qualquer outro.


segue oque precisa fazer e oque foi feito no meu caso monza A hatch com N20XF e caixa F17 sem adaptações.


* fixaçoes do bloco e caixa

obs: suportes original de engenharia - desenvolvido especialmente pra aplicação monza N20XF c/ F17, todas as peças sao desenvolvidas industrialmente por CNC,dobragem,solda,teste dinâmico em simuladores computacional, modelo virtual,etc. peça gabaritada inclusive pra novas peças.

suporte dianteiro MOTOR.
Imagem

suporte dianteiro CAIXA.
Imagem

suporte traseiro MOTOR. NAO SERIA TEU CASO
Imagem

suporte traseiro CAIXA.
Imagem

todas as peças é so colocar e usar. foram projetadas pra serem facil de manutençao também. o material usado é o mesmo que o monza utiliza ou outros carros. aço AISI 1025 3.15mm com acabamento PU.

* alternador NAO SERIA TEU CASO

obs 1: utilizo o sistema original do N20XF alternador, polia, suportes, etc.

esse alternador é o bosch 120A que o pessoal do monza adaptada em motores que nao utilizam ele. no meu caso como é original dele é so instalar e usar, nao uso AC e DH entao a polia é direto ao alternador.
Imagem
Imagem

peça original ainda crua(sem acabamento quimico) feita no CNC bitola apropriada pra aplicaçao, a mesma tem função de tensionar e destensionar a correia do alternador, sendo assim tendo manutençao garantida.
utilizei os suportes originais N20XF superior e inferior do alternador, a imagem é vista anteriormente no suporte do motor traseiro.
Imagem

nao é brincadeira projetar e fabricar essas peças, como falei no começo, sao peças que envolve 3° o pessoal que corta pra mim é exclusivo, nao fazem pra publico pequeno, só consigo devido os contato especiais que temos la com meu pai e a empresa da uma janela pra mim, senao nao fariam nada. cada suporte desse custa entre 65,00 a 140,00 cada, bom é so ver a qualidade tem a mesma padrao da montadora. se é pra fazer adaptaçao eu nao faço, esses cara no brasil ta cheio por ae dae o motor fica tudo torto. repara no video que fiz da partida fria onde mostro o motor frio a 12° e nem se mexe. ja esta instalado esse sistema atual de suporte N20XF F17 pra monza.

Caixa F17 no N20XF

repara no carter o layout onde vai acoplado a caixa F17 que falei
Imagem

ja no local a caixa e motor usando os suportes novos e com 5mm mais alto o motor.
Imagem

aqui da pra ver como acopla perfeitamente o casamento entre o N20XF e a F17
Imagem


Kit suporte motor/caixa N20XF F17 monza 82-90
Imagem

Parte do sistema de escapamento N20XF F17 monza 82-90 NAO SERIA TEU CASO

so ilustra a necessidade de um escape projetado pra aplicação. pq o cárter alumínio é inverso. nesse sistema passa bem no meio do tunel. nao vem o caso mostrar o resto do sistema. no teu caso podemos projetar uma ligaçao do catalisador N20XF ate o intermediario do monza sem adaptar. denovo, faremos uma ponte plugavel sem estragar nada, ou possibilita a troca do intermediário ou catalisador sem adaptar :smt023
Imagem

amanha tiro uma foto de como esta instalado o motor no monza e mostrando o carter, to sem imagens atuais.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10162
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo » 11 Jun 2014, 01:45

motor instalado ja com os suportes novos de aplicaçao projetada pro N20XF completo e caixa F17 no monza A.

nao é o tema, mais serve pra ilustrar.
a ocasião o motor estava a 12° e usando alcool E100, o motor nao se mexe praticamente, está muito estavel nos coxim originais do monza. é ate mais firme que no monza B. meus coxim sao Axios todos eles em otimo estado porem usado.



a caixa F17 precisa suporte especificos pra monza como viram, e se usar o N20XF completo como é meu caso no monza A precisa projetar 4 suportes originais pra essa aplicaçao. no teu caso ou tubaraçao o alternador fica igual, o meu como tem o 4° apoio precisei desenhar uma peça pra poder apoiar o motor sem adaptar o suporte original do monza A. muito melhor nao apenas pela mobilidade como visualmente.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5533
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro » 11 Jun 2014, 07:37

Ronaldo, não precisa se preocupar em ter o cárter de alumínio apenas pra parecer com os mais novos!
Viu o que o Rafaelo disse "se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais".

Dinheiro não é problema, mas, tempo... kkkkk, sei que você não gosta muito de esperar! E me diga, por que quer utilizar catalisador?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990

Responder