Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

esqueci de falar tem um custo esse carter no monza. pra tirar o carter tem que afastar o cambio ou deslocar a travessa do passageiro. mais pra quem tem motor zero nao precisa se preocupar com vazamento ou limpeza de carter por muitos anos hehehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu:realmente to devendo e acabei esquecendo.
pra por o cárter alumínio 8V do FGP nao é tao simples assim Ronaldo.
como avia te explicado, precisa projetar 3 suportes(no caso do tubação) de motor, originais especialmente desenhado pra levantar o motor cerca de 5mm da altura padrao, senao a base do carter bate na da travessa da suspensao do passageiro. e isso nao é tudo, no teu caso que tem caixa F16 nao tem o layout correto pra tampar o volante ja que o carter de aluminio foi projetado pra vedar a caixa F17 ou F23 e nao F16/18. e nao parou por ae, tem o escapamento que é inverso. como tu ja tem o N20XF o restante das peças poderia usar sem problemas.
Faz muito tempo que to super curioso a respeito disso, hahah
Obrigado pela explicação super detalhada! Eu to dentro. hahah não vivo sem uma customização!

E agora pude entender tudo! ehe eu imaginava q vc soltou os lugares onde fixa os coxin e soldou mais pra cima. ashuhusahusahu
mas ao mesmo tempo pensava que você não faria uma gambiarra dessas. rssrsr


concerteza, se mandar alguem fazer ira ficar uma porcaria. srrs mas vai ficar de primeira, PORQUE É VOCÊ QUE VAI FAZER ^^
Entendi, então preciso ter o cambio F17, sera que serve aquele cambio que quero? aquele super alongado do Vectra B 16v?

Podemos fazer assim... Quando eu for levar meu monza, vc aproveita, pega os dados dos meus suportes, projeta e pede pra fazer assim eu ja volto com o motor mais alto...!
depois dou um geito de por o cambio F17 e o carter ^^ o importante é que vai ficar no jeito já!

Que coisa linda hein! heheh Amei... Curti pra caral****
Qualidade montadora mesmo! de prima... Parabéns... sem palavras.... vc criou um suporte do zero. o_O

To ciente que vou gastar com essas minhas modificações, mas o importante é que vai ficar do meu jeito!



Rafaelo escreveu: nao é brincadeira projetar e fabricar essas peças, como falei no começo, sao peças que envolve 3° o pessoal que corta pra mim é exclusivo, nao fazem pra publico pequeno, só consigo devido os contato especiais que temos la com meu pai e a empresa da uma janela pra mim, senao nao fariam nada. cada suporte desse custa entre 65,00 a 140,00 cada, bom é so ver a qualidade tem a mesma padrao da montadora. se é pra fazer adaptaçao eu nao faço, esses cara no brasil ta cheio por ae dae o motor fica tudo torto. repara no video que fiz da partida fria onde mostro o motor frio a 12° e nem se mexe. ja esta instalado esse sistema atual de suporte N20XF F17 pra monza.
Sim, tenho certeza que não é mole... e pelo visto não é pra qualquer um mesmo. uhsahusahu
sim, bem firme, alinhadinho.... Parabéns mais uma vez..

Agora pude ver, ela tampa a caixa certinho... casamento! heheh
mas esse escapamento seu é um sonho. hahhahaha

Isso que pensei, coloco o catalizador e vc cria uma parte pra parafusar nele, pra ficar plug and play.
Tudo bem.. Aguardamos as fotos!

Rafaelo escreveu:esqueci de falar tem um custo esse carter no monza. pra tirar o carter tem que afastar o cambio ou deslocar a travessa do passageiro. mais pra quem tem motor zero nao precisa se preocupar com vazamento ou limpeza de carter por muitos anos hehehe.
Ah, isso é o de menos.. husahusahusahu com meu motor velho, rodei 5 anos sem problema. ashuhusa
imagina com o novo. huashuashu

se fizer as revisões certinho vai durar mais de 10 na minha mao. ^^ (EU ACHO, kkk)
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Leocastro escreveu:Ronaldo, não precisa se preocupar em ter o cárter de alumínio apenas pra parecer com os mais novos!
Viu o que o Rafaelo disse "se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais".

Dinheiro não é problema, mas, tempo... kkkkk, sei que você não gosta muito de esperar! E me diga, por que quer utilizar catalisador?
Não é por isso mano, pra parecer com mais novos, eh q tem algumas coisas que quando eu vejo, eu gamo... dai eu quero. huasuhh
não sei explicar, mas já que vou botar o motor inteiro, pra que nao botar o carter e deixar tudo mais bonito? husahusahu
Eu sou inexplicavelmente complicado de se entender...

- Meu carter, é amassado, eu pretendia trocar...
- Tenho o carter do vectra novinho dando sopa aki
- Sempre quis usar o catalizador pra deixar um funcionamento mais silencioso, novo... kkk apareencia mais robusta... Enfim...
juntando isso tudo me leva a pensar na possibilidade de colocar ele tmb, ^^


Tem coisas que eu tenho paciencia, coisas que necessitam de dinheiro e tempo pra serem feitas. dai não tem geito. kk

Eu curto gastar no monza e ver depois as mudanças.. ^^
Sempre mudanças de forma originais ^^

Um dia, quando esse meu monza tiver tudo que quero, eu sucego! Prometo! husahuas
Ah, e fique trankilo, o Rafaelo fara pra mim ^^
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por coy »

Kkkkkkkkkkk, to vendo que este carro vai ficar uns anos parados.
O Ronaldo vai acabar pedindo pro Rafaelo desmontar o carro todo e fazer igual ele fax no ret.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:E agora pude entender tudo! ehe eu imaginava q vc soltou os lugares onde fixa os coxin e soldou mais pra cima. ashuhusahusahu
mas ao mesmo tempo pensava que você não faria uma gambiarra dessas. rssrsr
capaz, tem piores como repicar o suporte original e soldar com eletrodo os pedaço de aço uahuaahu motor fica bem retinho no nivel :mrgreen:
dbzronaldo escreveu:então preciso ter o cambio F17, sera que serve aquele cambio que quero? aquele super alongado do Vectra B 16v?
precisa, pq é o cambio original do motor N20XF. não so desse motor né, mais é oque é original do N20XF. nao é, a relação é pouco coisa maior que o monza. um amigo me falou que as passadas sao muito agradáveis. nao é cambio castrado como SR e tb nao é eterno como o 16V 2.2 é um monza pouca coisa mais alongado. nao sei se no F18 WR serve o carter 8V aluminio FGP. tentar achar uma sucata desse cambio e tenta acoplar pra ver se bate a furaçao.
dbzronaldo escreveu: Podemos fazer assim... Quando eu for levar meu monza, vc aproveita, pega os dados dos meus suportes, projeta e pede pra fazer assim eu ja volto com o motor mais alto...!
depois dou um geito de por o cambio F17 e o carter ^^ o importante é que vai ficar no jeito já!
podemos, mais tenho que suspender teu motor no cavalete superior e gabaritar, entao preciso do carter pelo menos pra fazer as medição e o gabarito dos suportes, no caso posso projetar e mandar fazer na empresa, dae fica pronto quando tiver a F17. só leva junto o cárter e o pescador que o resto é comigo.

dbzronaldo escreveu: Que coisa linda hein! heheh Amei... Curti pra caral****
Qualidade montadora mesmo! de prima... Parabéns... sem palavras.... vc criou um suporte do zero. o_O
obrigado Ronaldo, foram meses projetando as 4 peças não é algo que se pede em uma oficina ou mesa de balcao hehehe tem que ter um estudo antes como material aplicado,dobra,temperamento da peça,etc. o resultado foi esse que voces estao vendo. peças originais criação unica e com qualidade de engenharia mecanica. o mais legal é tu colocar as peças e tirar facilmente ja que ela é CNC entra e sai facil no bloco e no cofre e sem estragar a mecânica original do monza ou seja reversivel a qualquer momento. o mesmo pode ser feito no teu caso, porem preciso analisar primeiro se teu motor permite subir 5mm, acredito que da mesma forma sim. nunca que tu me veria cortando o suporte original do monza e soldado pedaços de metal la, sou totalmente radical sobre adaptaçoes ate pq conheço de engenharia mecanica e sei oque acontece se fizerem a coisa errada. entao nada mais justo que usar o cerebro. se notar tenho varias peças originais projetada pra cada aplicaçao no monza. e todas sao funcional e sem adaptaçao. ja viu suporte motor do corsa? bem parecido com um dos meus...
dbzronaldo escreveu:To ciente que vou gastar com essas minhas modificações, mas o importante é que vai ficar do meu jeito
sem duvida, customização é pra poucos essa que é a verdade. acredito que os 3 suportes vao custar uns 380,00. mais tem a maneira a moda tradicional usada muito aqui no brasil por 50 pila se quiser :lol: ta afim? corto no maçarico e meto solda acetileno la queimando todo teu cofre e enferrujando ele todo fica lindao torto mais fica bom ! kkkkkkk


dbzronaldo escreveu:Sim, tenho certeza que não é mole... e pelo visto não é pra qualquer um mesmo. uhsahusahu
sim, bem firme, alinhadinho.... Parabéns mais uma vez..
vlw, sabe qual é o problema Ronaldo? aqui no brasil o pessoal é muito atrasado e não se atualizam em nada, la fora oque faço é normal. a minha sorte e de alguns é que tenho toda a condição pra se fabricar as peças, tenho tempo, tenho equipamento, tenho o conhecimento tecnico tanto o mecanico como o computacional e se nao tenho posso pedir ajuda de outros profissional como amigos e meu pai, alem dos contato e amizades do nosso ramo da area da engenharia industrial. entao só pode funcionar fica tudo mais facil.

entao o pessoal que trabalha trocando peça em mecanica nao tem culpa se fizerem mataçao e adaptaçao, falta gente especializada no mercado só isso, mais isso ta mudando aos pouco to notando isso. sabe o projeto do suporte do cabo acelerador do N20XF? ja tenho mais 2 encomenda pra fazer. devo ter vendido mais de 6 peças dessa ate hoje, vendo a peça e a pessoa instala na casa dela sem depender de ninguem, é as vantagem de peças originais né. vendi ate pra Manaus na ultima leva de peças. ganho apenas 20,00 liquido em cada peça dessa é de baixa complexibilidade mesmo, mais meu prazer é ajudar o pessoal usar uma peça com qualidade.

dbzronaldo escreveu:mas esse escapamento seu é um sonho. hahhahaha
e minha menina dos olhos azuis, só espera quando fabricar os silencioso todo eles em inox e soldado com a TIG. ainda nao terminei ele, preciso repassar essas soldas ainda.
dbzronaldo escreveu:Isso que pensei, coloco o catalizador e vc cria uma parte pra parafusar nele, pra ficar plug and play.
claro, isso é tranquilo... só criar um downpipe plugavel assim quando trocar o catalisador é so por um novo e montar instalavel mesmo, e o mesmo no intermediário. mais posso fazer a adaptaçao por 50 com acetileno :smt005 ta afim? vamo colar um tubo lá dae quando tu tirar o escape tem que tirar o motor junto pq nao sai o escape ja que ta tudo emendado heheheh.

brincadeira a parte: o downpipe é oque tu ve ali no meu coletor que da flange do coletor 4X1 ate o intermediario.


nosso omega é de 1994, tem atualmente 86570 km, so agora começou a pingar oleo do carter pela junta, nunca tiramos o carter. nem preciso dizer né! so monta certo e nunca mais mexe. e pra tirar é uma barbada, so baixar a travessa, nem encolher mola precisa. nda de mais.

imagens do motor ja no lugar com novos suportes.
Imagem
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu tb tenho catalisador novo no meu sistema de escapamento inox, a questao pelo menos pra mim nao é pra se exclusivo, mais sim pela qualidade da queima. com catalisador pra quem nao sabe como funciona, o motor nao emite C0 e sim C0² oque nao polui... entao ja esta ajudando suportamente o meio ambiente, fora que o cheiro é muito agradavel, o meu quando aquece tem cheiro de bala hehehe e quando aqueceu la pelos 10 min com o motor na lenta nao tem mais cheiro algum, ate pq a mistura do motor ja esta na faixa anti poluiçao que é fator lambda 1 (oque é exigido hoje nas normas anti poluiçao 2014). eu ligo e fico dentro da garagem por varias horas acertando, e saio com a roupa cheirando a lavada, sem aquele fedor de queima sabe qual é ne.

no meu monza atual se eu tiver que fazer uma verificaçao de indice de poluentes, atualmente ele polui o mesmo de um carro 2014. < 150 HC, 0.30% CO, < 300 NO bem diferente do monza 82. acho muito legal isso. alias, o monza era pra ser catalisado. pra eu perder 3 cv nao é nada rsrsrsrsr nao faz diferença.

é muito legal ligar o motor e ver o monza 82 ter cheiro de catalisador e todo sistema moderno, acredito que o Ronaldo sente o mesmo. e o melhor que o monza tem lugar pra por sem comprometer nada. o meu é inline fica antes do intermediário e antes da alavanca. pra tenho em video. so nao reparem na gambiarra :smt005 era oque eu tinha na epoca pq tava reto sem silenciador kkkkkkk e pior que me ajudou muito.


no caso do Ronaldo ja tem lugar pra por a sonda tambem. e tambem vai passar pelo local original o escape.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: precisa, pq é o cambio original do motor N20XF. não so desse motor né, mais é oque é original do N20XF. nao é, a relação é pouco coisa maior que o monza. um amigo me falou que as passadas sao muito agradáveis. nao é cambio castrado como SR e tb nao é eterno como o 16V 2.2 é um monza pouca coisa mais alongado. nao sei se no F18 WR serve o carter 8V aluminio FGP. tentar achar uma sucata desse cambio e tenta acoplar pra ver se bate a furaçao.
.
Sem problemas, se nao der, vou de f17 plus mesmo. ^^
Rafaelo escreveu: podemos, mais tenho que suspender teu motor no cavalete superior e gabaritar, entao preciso do carter pelo menos pra fazer as medição e o gabarito dos suportes, no caso posso projetar e mandar fazer na empresa, dae fica pronto quando tiver a F17. só leva junto o cárter e o pescador que o resto é comigo..
Blz, pode deixar ^^ levo tudo quando for ai! ^^ fica trankilo.

Rafaelo escreveu: obrigado Ronaldo, foram meses projetando as 4 peças não é algo que se pede em uma oficina ou mesa de balcao hehehe tem que ter um estudo antes como material aplicado,dobra,temperamento da peça,etc. o resultado foi esse que voces estao vendo. peças originais criação unica e com qualidade de engenharia mecanica. o mais legal é tu colocar as peças e tirar facilmente ja que ela é CNC entra e sai facil no bloco e no cofre e sem estragar a mecânica original do monza ou seja reversivel a qualquer momento. o mesmo pode ser feito no teu caso, porem preciso analisar primeiro se teu motor permite subir 5mm, acredito que da mesma forma sim. nunca que tu me veria cortando o suporte original do monza e soldado pedaços de metal la, sou totalmente radical sobre adaptaçoes ate pq conheço de engenharia mecanica e sei oque acontece se fizerem a coisa errada. entao nada mais justo que usar o cerebro. se notar tenho varias peças originais projetada pra cada aplicaçao no monza. e todas sao funcional e sem adaptaçao. ja viu suporte motor do corsa? bem parecido com um dos meus...
Por nada! ^^ hehehehhe sei q vcnao faria isso! Mas blz, quando eu for ai levo tudo, dai vc verifica se eh possivel.
tomare que seja possivel erguer o meu! hehehe
Não vi o do corsa, tmb tiveram que subir o motor pra por o carter de alumninio no corsa?





Rafaelo escreveu:em duvida, customização é pra poucos essa que é a verdade. acredito que os 3 suportes vao custar uns 380,00. mais tem a maneira a moda tradicional usada muito aqui no brasil por 50 pila se quiser :lol: ta afim? corto no maçarico e meto solda acetileno la queimando todo teu cofre e enferrujando ele todo fica lindao torto mais fica bom ! kkkkkkk
Sim, para poucos. heheh
nao nao, sahuhusahusahuhasuhuashu vamos fazer de uma forma segura e confiavel que vc sabe fazer. sahasuhusauh esquece maçarico. sahhuashu



Rafaelo escreveu:vlw, sabe qual é o problema Ronaldo? aqui no brasil o pessoal é muito atrasado e não se atualizam em nada, la fora oque faço é normal. a minha sorte e de alguns é que tenho toda a condição pra se fabricar as peças, tenho tempo, tenho equipamento, tenho o conhecimento tecnico tanto o mecanico como o computacional e se nao tenho posso pedir ajuda de outros profissional como amigos e meu pai, alem dos contato e amizades do nosso ramo da area da engenharia industrial. entao só pode funcionar fica tudo mais facil.
Nossa, não sabia disso... la fora tem varios Rafaelos entao. huashuashu
Interessante! Brasil eh ...! kk
Rafaelo escreveu: sabe o projeto do suporte do cabo acelerador do N20XF? ja tenho mais 2 encomenda pra fazer. devo ter vendido mais de 6 peças dessa ate hoje, vendo a peça e a pessoa instala na casa dela sem depender de ninguem, é as vantagem de peças originais né. vendi ate pra Manaus na ultima leva de peças. ganho apenas 20,00 liquido em cada peça dessa é de baixa complexibilidade mesmo, mais meu prazer é ajudar o pessoal usar uma peça com qualidade.
Sim, sei.
que legal... bastante gente ta reconhecendo o seu trabalho... muito bom isso!
Eu já notei que voce gosta de ajudar as pessoas..., os preços que você passa sao bem baratos. Agradecemos. ^^
Rafaelo escreveu:É minha menina dos olhos azuis, só espera quando fabricar os silencioso todo eles em inox e soldado com a TIG. ainda nao terminei ele, preciso repassar essas soldas ainda.
Nossa, vai ficar Divo. sahhuashuashusahu
perfeito!! vamo negociar? 400 conto a vista? ashashuhuashuashusahuhuashuas
to zuando. ashuhuashuas sei que foi umas 10x esse valor. sahuhusa
Rafaelo escreveu:nosso omega é de 1994, tem atualmente 86570 km, so agora começou a pingar oleo do carter pela junta, nunca tiramos o carter. nem preciso dizer né! so monta certo e nunca mais mexe. e pra tirar é uma barbada, so baixar a travessa, nem encolher mola precisa. nda de mais.
nossa, ahsuhas eu fiz m... entao! o meu ta vasando pra cacete no carter. kkk deixei frouxo eu acho.
Rafaelo escreveu: Imagem
Imagem
Imagem
Esse Carter parece q foi feito pro monza. ashuhuas Fico Perfeito!
Igual o Hidrovacúo do Vectra, e módulo ABS.
esse seu escape tmb, fica tudo de uma forma tao original, que nao tem como ninguém falar que nao era dai. ashuhasu

Aquele suporte que você fez para meu módulo abs mesmo, todo mundo que olha, não acredita que ele não é daquele local. ashuhuashu
fico perfeito mesmo! E o melhor, tudo usando a geometria do carro, sem furar nada! ^^ Parabéns!
Editado pela última vez por dbzronaldo em 14 Jun 2014, 04:34, em um total de 1 vez.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Como que eu rancarei essa tampa? pra colocar a caixa do filtro de ar MPFI? asuhhuashu
Agora Complicou! ^^

Imagem
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder