Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSquirt)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Pessoal, semana q vem trarei algumas novidades ^^


Rafaelo, pode explicar certinho pra gente oq teve que ser feito pra você usar o Carter de Alumínio do N20XF?
eu queria muito usar ele, pra poder usar o catalizador do Vectra 140cv.


Nem q eu monte o meu motor com o meu carter atual, e quando levar ai você da um geito de colocar o de aluminio.
se for instalável no meu, claro.
Tinha que saber, pois se for possivel nao comprarei um carter de ferro novo... (pq pretendia trocar o meu q eh amassado)

Queria muito usar aquele catalizador, pra deixar mais silencioso e mais robusto de aparência! ^^
E claro que o carter de aluminio tmb deixara bem mais bonito. hehehe
E evitarei de mecher no pescador, e de mudar a vareta de oleo de lugar! ficara tudo mais original se der certo!

Faz tempo que estou curioso sobre isso! e você falou que ia postar aqui..
Então, estamos aguardando! hehehe

Abraços.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

realmente to devendo e acabei esquecendo.

pra por o cárter alumínio 8V do FGP nao é tao simples assim Ronaldo.
como avia te explicado, precisa projetar 3 suportes(no caso do tubação) de motor, originais especialmente desenhado pra levantar o motor cerca de 5mm da altura padrao, senao a base do carter bate na da travessa da suspensao do passageiro. e isso nao é tudo, no teu caso que tem caixa F16 nao tem o layout correto pra tampar o volante ja que o carter de aluminio foi projetado pra vedar a caixa F17 ou F23 e nao F16/18. e nao parou por ae, tem o escapamento que é inverso. como tu ja tem o N20XF o restante das peças poderia usar sem problemas.

se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais.

o limitador é o cambio. veja no meu caso como ficou original a qualidade, mais é pq tenho as peças ja projetadas pra isso. oque podemos fazer e o seguinte... fazer um tampao provisorio na caixa F16 ate tu trocar pelo cambio original do N20XF como é meu caso F17. dae é so trocar o cambio depois e re-instalar sem minha ajuda ou de qualquer outro.


segue oque precisa fazer e oque foi feito no meu caso monza A hatch com N20XF e caixa F17 sem adaptações.


* fixaçoes do bloco e caixa

obs: suportes original de engenharia - desenvolvido especialmente pra aplicação monza N20XF c/ F17, todas as peças sao desenvolvidas industrialmente por CNC,dobragem,solda,teste dinâmico em simuladores computacional, modelo virtual,etc. peça gabaritada inclusive pra novas peças.

suporte dianteiro MOTOR.
Imagem

suporte dianteiro CAIXA.
Imagem

suporte traseiro MOTOR. NAO SERIA TEU CASO
Imagem

suporte traseiro CAIXA.
Imagem

todas as peças é so colocar e usar. foram projetadas pra serem facil de manutençao também. o material usado é o mesmo que o monza utiliza ou outros carros. aço AISI 1025 3.15mm com acabamento PU.

* alternador NAO SERIA TEU CASO

obs 1: utilizo o sistema original do N20XF alternador, polia, suportes, etc.

esse alternador é o bosch 120A que o pessoal do monza adaptada em motores que nao utilizam ele. no meu caso como é original dele é so instalar e usar, nao uso AC e DH entao a polia é direto ao alternador.
Imagem
Imagem

peça original ainda crua(sem acabamento quimico) feita no CNC bitola apropriada pra aplicaçao, a mesma tem função de tensionar e destensionar a correia do alternador, sendo assim tendo manutençao garantida.
utilizei os suportes originais N20XF superior e inferior do alternador, a imagem é vista anteriormente no suporte do motor traseiro.
Imagem

nao é brincadeira projetar e fabricar essas peças, como falei no começo, sao peças que envolve 3° o pessoal que corta pra mim é exclusivo, nao fazem pra publico pequeno, só consigo devido os contato especiais que temos la com meu pai e a empresa da uma janela pra mim, senao nao fariam nada. cada suporte desse custa entre 65,00 a 140,00 cada, bom é so ver a qualidade tem a mesma padrao da montadora. se é pra fazer adaptaçao eu nao faço, esses cara no brasil ta cheio por ae dae o motor fica tudo torto. repara no video que fiz da partida fria onde mostro o motor frio a 12° e nem se mexe. ja esta instalado esse sistema atual de suporte N20XF F17 pra monza.

Caixa F17 no N20XF

repara no carter o layout onde vai acoplado a caixa F17 que falei
Imagem

ja no local a caixa e motor usando os suportes novos e com 5mm mais alto o motor.
Imagem

aqui da pra ver como acopla perfeitamente o casamento entre o N20XF e a F17
Imagem


Kit suporte motor/caixa N20XF F17 monza 82-90
Imagem

Parte do sistema de escapamento N20XF F17 monza 82-90 NAO SERIA TEU CASO

so ilustra a necessidade de um escape projetado pra aplicação. pq o cárter alumínio é inverso. nesse sistema passa bem no meio do tunel. nao vem o caso mostrar o resto do sistema. no teu caso podemos projetar uma ligaçao do catalisador N20XF ate o intermediario do monza sem adaptar. denovo, faremos uma ponte plugavel sem estragar nada, ou possibilita a troca do intermediário ou catalisador sem adaptar :smt023
Imagem

amanha tiro uma foto de como esta instalado o motor no monza e mostrando o carter, to sem imagens atuais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

motor instalado ja com os suportes novos de aplicaçao projetada pro N20XF completo e caixa F17 no monza A.

nao é o tema, mais serve pra ilustrar.
a ocasião o motor estava a 12° e usando alcool E100, o motor nao se mexe praticamente, está muito estavel nos coxim originais do monza. é ate mais firme que no monza B. meus coxim sao Axios todos eles em otimo estado porem usado.



a caixa F17 precisa suporte especificos pra monza como viram, e se usar o N20XF completo como é meu caso no monza A precisa projetar 4 suportes originais pra essa aplicaçao. no teu caso ou tubaraçao o alternador fica igual, o meu como tem o 4° apoio precisei desenhar uma peça pra poder apoiar o motor sem adaptar o suporte original do monza A. muito melhor nao apenas pela mobilidade como visualmente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Leocastro »

Ronaldo, não precisa se preocupar em ter o cárter de alumínio apenas pra parecer com os mais novos!
Viu o que o Rafaelo disse "se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais".

Dinheiro não é problema, mas, tempo... kkkkk, sei que você não gosta muito de esperar! E me diga, por que quer utilizar catalisador?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por Rafaelo »

esqueci de falar tem um custo esse carter no monza. pra tirar o carter tem que afastar o cambio ou deslocar a travessa do passageiro. mais pra quem tem motor zero nao precisa se preocupar com vazamento ou limpeza de carter por muitos anos hehehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu:realmente to devendo e acabei esquecendo.
pra por o cárter alumínio 8V do FGP nao é tao simples assim Ronaldo.
como avia te explicado, precisa projetar 3 suportes(no caso do tubação) de motor, originais especialmente desenhado pra levantar o motor cerca de 5mm da altura padrao, senao a base do carter bate na da travessa da suspensao do passageiro. e isso nao é tudo, no teu caso que tem caixa F16 nao tem o layout correto pra tampar o volante ja que o carter de aluminio foi projetado pra vedar a caixa F17 ou F23 e nao F16/18. e nao parou por ae, tem o escapamento que é inverso. como tu ja tem o N20XF o restante das peças poderia usar sem problemas.
Faz muito tempo que to super curioso a respeito disso, hahah
Obrigado pela explicação super detalhada! Eu to dentro. hahah não vivo sem uma customização!

E agora pude entender tudo! ehe eu imaginava q vc soltou os lugares onde fixa os coxin e soldou mais pra cima. ashuhusahusahu
mas ao mesmo tempo pensava que você não faria uma gambiarra dessas. rssrsr


concerteza, se mandar alguem fazer ira ficar uma porcaria. srrs mas vai ficar de primeira, PORQUE É VOCÊ QUE VAI FAZER ^^
Entendi, então preciso ter o cambio F17, sera que serve aquele cambio que quero? aquele super alongado do Vectra B 16v?

Podemos fazer assim... Quando eu for levar meu monza, vc aproveita, pega os dados dos meus suportes, projeta e pede pra fazer assim eu ja volto com o motor mais alto...!
depois dou um geito de por o cambio F17 e o carter ^^ o importante é que vai ficar no jeito já!

Que coisa linda hein! heheh Amei... Curti pra caral****
Qualidade montadora mesmo! de prima... Parabéns... sem palavras.... vc criou um suporte do zero. o_O

To ciente que vou gastar com essas minhas modificações, mas o importante é que vai ficar do meu jeito!



Rafaelo escreveu: nao é brincadeira projetar e fabricar essas peças, como falei no começo, sao peças que envolve 3° o pessoal que corta pra mim é exclusivo, nao fazem pra publico pequeno, só consigo devido os contato especiais que temos la com meu pai e a empresa da uma janela pra mim, senao nao fariam nada. cada suporte desse custa entre 65,00 a 140,00 cada, bom é so ver a qualidade tem a mesma padrao da montadora. se é pra fazer adaptaçao eu nao faço, esses cara no brasil ta cheio por ae dae o motor fica tudo torto. repara no video que fiz da partida fria onde mostro o motor frio a 12° e nem se mexe. ja esta instalado esse sistema atual de suporte N20XF F17 pra monza.
Sim, tenho certeza que não é mole... e pelo visto não é pra qualquer um mesmo. uhsahusahu
sim, bem firme, alinhadinho.... Parabéns mais uma vez..

Agora pude ver, ela tampa a caixa certinho... casamento! heheh
mas esse escapamento seu é um sonho. hahhahaha

Isso que pensei, coloco o catalizador e vc cria uma parte pra parafusar nele, pra ficar plug and play.
Tudo bem.. Aguardamos as fotos!

Rafaelo escreveu:esqueci de falar tem um custo esse carter no monza. pra tirar o carter tem que afastar o cambio ou deslocar a travessa do passageiro. mais pra quem tem motor zero nao precisa se preocupar com vazamento ou limpeza de carter por muitos anos hehehe.
Ah, isso é o de menos.. husahusahusahu com meu motor velho, rodei 5 anos sem problema. ashuhusa
imagina com o novo. huashuashu

se fizer as revisões certinho vai durar mais de 10 na minha mao. ^^ (EU ACHO, kkk)
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Leocastro escreveu:Ronaldo, não precisa se preocupar em ter o cárter de alumínio apenas pra parecer com os mais novos!
Viu o que o Rafaelo disse "se tu mandar alguém fazer vao adaptar, nao precisa nem correr atras disso pq vao fazer aquela mataçao, corta os suporte originais e soldar com eletrodo uns pedaço de ferro la. se tu quer algo feito com engenharia mecânica com qualidade de montadora e projetando peças pra essa aplicaçao exige tempo e dinheiro, nao é barato pq tem 3° envolvidos. eu posso te oferecer isso desde que tu tenha a caixa F17. o resto pode ser feito sem nenhuma adaptaçao como sempre procuro oferecer soluções originais".

Dinheiro não é problema, mas, tempo... kkkkk, sei que você não gosta muito de esperar! E me diga, por que quer utilizar catalisador?
Não é por isso mano, pra parecer com mais novos, eh q tem algumas coisas que quando eu vejo, eu gamo... dai eu quero. huasuhh
não sei explicar, mas já que vou botar o motor inteiro, pra que nao botar o carter e deixar tudo mais bonito? husahusahu
Eu sou inexplicavelmente complicado de se entender...

- Meu carter, é amassado, eu pretendia trocar...
- Tenho o carter do vectra novinho dando sopa aki
- Sempre quis usar o catalizador pra deixar um funcionamento mais silencioso, novo... kkk apareencia mais robusta... Enfim...
juntando isso tudo me leva a pensar na possibilidade de colocar ele tmb, ^^


Tem coisas que eu tenho paciencia, coisas que necessitam de dinheiro e tempo pra serem feitas. dai não tem geito. kk

Eu curto gastar no monza e ver depois as mudanças.. ^^
Sempre mudanças de forma originais ^^

Um dia, quando esse meu monza tiver tudo que quero, eu sucego! Prometo! husahuas
Ah, e fique trankilo, o Rafaelo fara pra mim ^^
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Convertendo Monza EFI para MPFI (N20XF + LFVT c/ MegaSqu

Mensagem não lida por coy »

Kkkkkkkkkkk, to vendo que este carro vai ficar uns anos parados.
O Ronaldo vai acabar pedindo pro Rafaelo desmontar o carro todo e fazer igual ele fax no ret.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder