ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
APÓS MUITOS PEDIDOS, MUITOS TESTES PRÁTICOS, VOU CRIAR ESTE TÓPICO COM A FINALIDADE DE AJUDAR A QUEM QUISER ADAPTAR A BOBINA MI NO MONZA.

- INVIÁVEL A APLICAÇÃO EM VEÍCULOS EFI E MPFI (ja possuem uma ignição com bobina plástica).
- APESAR DE POSSÍVEL A INSTALAÇÃO EM VEÍCULOS COM PLATINADO, nao tenho conhecimento do processo de instalação nesta configuração, sendo viável para quem possui veículos com platinado comprar um "kit" de ignição eletrônica com bobina MI que já existe pronto no mercado.
- O VEICULO TEM QUE ESTAR com o sistema de ignição funcionado perfeitamente, nao tente instalar a BOBINA MI para resolver problemas que voce vai ter problemas, instale apenas para melhorar o que ja esta funcionando perfeitamente.
- INSTALAÇÃO TOTALMENTE REVERSIVEL.

GOSTARIA DE INFORMAR que não sou especialista em nada na área automobilística, e por este motivo não posso me RESPONSABILIZAR por qualquer tipo de problemas acarretados por imperícia ou instalação errada desta bobina, apesar de um resultado significativo quanto a melhora na partida, no desempenho em baixa rotação, (principalmente em uso urbano) estabilidade de marcha lenta, pequena melhora no consumo, baixo investimento, e simplicidade de instalação.

MATERIAL NECESSÁRIO :

- 1 BOBINA gol,parati,santana 1.6,1.8, 2.0 da marca BOSCH de 2 pinos (ou 2 fios), de 3 fios não serve, (não compre paralelas "chinesas" que sao de baixa qualidade), OBTIVE A INFORMAÇAO que a da marca MAGNETI MARELLI possui a mesma qualidade e menor preço (nao posso afirmar sobre qualidade, pois uso a bosch).
Imagem
Imagem

- 1 CHICOTE PARA BOBINA 2 PINOS gol mi igual este :
Imagem
Imagem


- 1 CACHIMBO igual a este (pode comprar novo ou encontra-se com facilidade em desmanches) :
Imagem

- 1 CACHIMBO igual a este :
Imagem

- 50 CM DE CABO 8 MM de cobre (residencial ou de som):
Imagem

AGORA MÃOS A OBRA !!:

ELA SERÁ INSTALADA EXATAMENTE NO MESMO LUGAR DA OUTRA, utilizando inclusive os mesmos parafusos de fixação da ASFALTICA e a mesma furação, sem necessidade de nenhuma adaptação ou novo furo.
FORAM FEITOS MUITOS TESTES muitos erros e acertos, mas a forma correta de instalação é a mais simples de todas :

Solte as porquinhas que fixam o fio (ou os fios) na bobina asfaltica, ATENÇÃO, marcando exatamente qual é o positivo e o negativo observe que na bobina asfaltica existe escrito ao lado de cada fio + (positivo) e - (negativo), observando isso não haverá erro, retire o conector do fio(s), descarte este conector da bobina asfaltica (cortando o fio(s) rente a ele) que ele não será mais usado. (foto apenas para ilustrar a ação, o conector é diferente deste) :
Imagem

Imagem

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE em um dos polos da bobina asfaltica, existem 2fios conectados, depois de retirar o conector, junte-os e reserve.
Imagem
retire o cabo de velas, que vai para o distribuidor, reserve.
AGORA remova a bobina asfaltica soltando os 2 parafusos que a fixam na lata do carro junto com seu suporte (o suporte da asfaltica também não será usado):
Imagem
GUARDE A ASFALTICA DENTRO DE UM PLÁSTICO.

AGORA fixe a BOBINA MI no MESMO lugar onde estava a asfaltica utilizando os mesmos parafusos da asfaltica perfeitamente limpos estes parafusos serão importantes para o perfeito "aterramento" da BOBINA MI .
Imagem
"IGNORE A PRESENÇA DESTE FIO VERDE"

PEGUE o chicote, conecte na BOBINA MI observando ao lado da conexão na bobina mi, que esta desenhado + (positivo) e - (negativo) ATENÇÃO marque qual fio é positivo e qual fio é negativo, agora pegue o fio que você já reservou la em cima marcado POSITIVO e NEGATIVO e emende no chicote da BOBINA MI, positivo com positivo e negativo com negativo, idêntico a forma que estava conectado na bobina asfaltica : o(s) fio(s) que estava conectado no positivo da asfaltica, tem que ser conectado no positivo da BOBINA MI, o(s) fio(s) que estavam conectados no negativo da asfaltica tem que ser conectado no negativo da BOBINA MI sem modificação apenas respeitando + (positivo) - (negativo) .
Imagem
Imagem

(DESCULPE UTILIZAR IMAGENS DO GOL , mas é pra ver como fica a ligaçao.)

AGORA pegue o cabo de cobre de 8mm, meça a distancia da BOBINA MI até a tampa da distribuidor, corte na medida exata, rosqueie os 2 "cachimbos" construindo assim um cabo de ligação da BOBINA MI até a tampa do distribuidor como este :
Imagem

CONECTE UM LADO na BOBINA MI :
Imagem

E CONECTE OUTRO LADO NO DISTRIBUIDOR :
Imagem

ESTA PRONTO :D

PODE SER INSTALADO UM RELÊ de farol para alimentar a bobina com o + direto da bateria utilizando o sinal positivo pós-chave fornecido pelo fio (eu utilizo) porem não possuo informação suficiente sobre "necessidade" de utilizaçao deste, talvez, c alguem perceber um aquecimento significativo do fio que alimenta pós chave o positivo da bobina, seja viável esta instalação.
NAO EXISTE NECESSIDADE DE QUALQUER MODIFICAÇÃO NOS CABOS DE VELAS OU SUBSTITUIÇÃO DELES, nao acredito que estes cabos "tuning" de 10 mm possam proporcionar alguma melhora na transmissão da energia para as velas, o que nao impede a utilização deles, que na minha opinião é só para melhorar a "aparência" .
não fiz medição técnica com osciloscópio para verificar valores reais de ganho, apesar de procurar para fazer estas medições, no único lugar que encontrei, não gostei do custo, pois o mais importante para mim foi o "ganho na pratica" ja citado no inicio do tópico.
COM INSTALAÇÃO CRITERIOSA DESTA BOBINA DA FORMA EXPLICADA NESTE TÓPICO, O GANHO É ALGO QUE SE LEVAR EM CONTA (SIGNIFICATIVO), porem existe um pequeno macete no "martelete" (rotor) que pode acrescentar alguma melhora, porem, me desculpem os visitantes, somente disponibilizado através de MP para membros registrados. (me mande uma MP que passo a foto).

IDEIAS, SUJESTOES, OPINIÕES, CRITICAS CONSTRUTIVAS serão bem vindas.

Na criação deste tópico observei a necessidade de algumas outras fotos que podem ajudar ainda mais e que disponibilizarei nos próximos dias através de uma edição do tópico.

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA ADAPTAÇÃO no meu tópico BOBINA MI + VELA DE IRIDIUM ( possui muita informação espalhada e muitos erros e acertos que podem gerar confusao) :
viewtopic.php?f=4&t=26861

agradeço a todos que colaboraram para execução deste pequeno projeto (ja muito usado em outros veiculos) que sem esta ajuda nao teria conseguido resolver problemas encontrados no caminho.

abraço a todos !!

EDIÇAO 23/02/2014 AS 14:25

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: OS CABOS DE VELA nao podem tocar um no outro ou na lata ou no motor, pois havera "fuga" de corrente e a longo prazo dano a BOBINA MI, para verificar c existe "fuga" de corrente, é so ligar o motor com a tampa do motor aberta, em um lugar totalmente escuro, onde será possível verificar qualquer "fuga" que possa existir.
No meu caso desencostei todos cabos e o problema ficou resolvido.
Acredito que seja possivel melhorar o sistema ainda mais, fora o "macete", "confeccionando" cabos com este mesmo fio de 8mm, mudando as velas para as "nao resistivas", abrindo o GAP (abertura dos eletrodos), porem, NAO FAÇAM ISTO AGORA deixe eu testar nos proximos dias com uma bobina mi velha que tenho aqui, principalmente alterar o GAP pode danificar a bobina, alterar os cabos pode causar "fuga" de faisca, c nao isolado adequadamente, assim que testar, posto os resultados aqui ok :smt023 .

DIA 24/02/14 ÀS 21:30, ESTAO SENDO ANEXADAS OUTRAS FOTOS COM A FINALIDADE DE FACILITAR A INSTALAÇAO e a possibilidade do uso da BOBINA MI da marca MAGNETTI MARELLI.
Editado pela última vez por DÉCO em 24 Fev 2014, 21:37, em um total de 4 vezes.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por coy »

Muito bom Deco, na alta não faz muita diferença mesmo?
Fiquei curioso com o tal macete se puder me mandar a tal foto agradeço.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Muito bom,
Sem duvida alguma :smt023
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

coy escreveu:Muito bom Deco, na alta não faz muita diferença mesmo?
Fiquei curioso com o tal macete se puder me mandar a tal foto agradeço.
Abraços
.
Macete enviado :smt023

Nao é perceptivel a diferença em alta, porem a melhora em baixa impactou na alta, acredito que ganhei mais de 1s no 0a100 km/h, e por possuir uma melhora na "queima" do combustivel, tudo melhora, inclusive o carro consegue passar de 7000 RPM (nao aconselho, fiz só uma vez em local seguro para testar, mas nao tive coragem de chegar no corte de giro).
AGORA COM APROXIMADAMENTE 5000 KM é incrivel o estado da vela, parece nova, praticamente sem depositos (apesar de meu carro a alcool, com motor novo favorecer isso)
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por jorgeAP »

Belo tutorial DECO!!! Bem explicados nos miiiiiinimos detalhes, pra leigo nenhum reclamar. Agora com relação ao macete a que se refere, gostaria de ver qual foi sua ideia, se puder envia pra mim, (vai chover na sua horta pedidos). Parabéns mesmo pelo explicativo!!!!! Valeuuu!!!
Monza 91 automático (o melhor)
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1172
Registrado em: 19 Set 2008, 23:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por Arte Visual »

Valeu Deco pela iniciativa e pelo tutorial, tenho certeza que vai ajudar muita gente, inclusive eu que já vou providenciar as peças e tudo mais que for preciso e fazer a instalação no próximo final de semana, mais uma vez obrigado pela força :smt023 , e poderia me enviar este macete para mim também, vou dar uma olhada e ver se resolvo fazer isso beleza :mrgreen: .
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por xande do abv »

como ja falei antes eu fiz este esquema que o mano Déco ensina :smt023 deu tudo certo :mrgreen: esta a mais de 7 meses :shock: 100% de aprovação :smt023 eu indico a todos que tenham carburador e principalmente GNV :wink: valeu Déco tamos juntos e misturados só falta vir aqui tomar agua de coco e comer camarão :smt028
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

xande do abv escreveu:como ja falei antes eu fiz este esquema que o mano Déco ensina :smt023 deu tudo certo :mrgreen: esta a mais de 7 meses :shock: 100% de aprovação :smt023 eu indico a todos que tenham carburador e principalmente GNV :wink: valeu Déco tamos juntos e misturados só falta vir aqui tomar agua de coco e comer camarão :smt028
.
Valeu voce cara, pela confirmaçao da eficiencia do sistema.

Puts, agora estes caras descobriram que gosto de camarão e água de coco e vão ficar toda hora me "estigando" kkkkkkkkkkkk

abraço amigo !!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder