ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

Lucio Fla 26 escreveu:Eaí DÉCO, já comprou os cabos novos ? Como ficou ?

Estou sumido do fórum desde o ano passado, mas conheci a galera da Turma RJ, vi alguns monzas com bobina de Gol Mi.
Cheguei a instalar a bobina no meu, mas na epoca, meu alternadoir estava com problema e acabou ferrando a bobina e os cabos de vela.
Atualmente estou com a ignição original, mas a bobina de (Gol Mi + velas irridium + distribuidor hall) estão no meu projeto após a retifica.
.
Entao Lucio, como esta no topico, a VELA DE IRIDIUM, só é viavel em veiculos com GNV , porem no nosso carro estas velas CARRÍSSIMAS mas resistivas, vai proporcionar um durabilidade GIGANTESCA, enquanto uma vela comum dura em torno de 20.000 km, uma de iridium " deve " durar acima de 50.000 km, acredito eu .

No seu carro para melhorar nossa igniçao original deficiente, como nao temos sonda , nem UCE , podemos colocar TUDO DIRETO, cabos, velas, rotor .

COLOQUEI SIM os cabos diretos, com 0,0 de resistencia, contra os 2,6 dos originais .

Fiz a substituiçao dos cabos originais, por cabos diretos de COBRE , por motivos de substituiçao (os originais estavam péssimos, no fim da vida mesmo) , e paguei um preço inferior aos originais.
Senti diferença significativa na hora da partida com o carro frio, mas no resto (em baixa, em alta) nao senti diferença significativa, POREM sei que cabos deficientes em um sistema com 34.000 V , iriam danificar rapidamente mimnha bobina MI .
MAS POR QUE ? : = Acredito que todos os 34.000 v nao " chegando " no seu destino , que é a vela, vai sobrecarregar a bobina e causar fuga pela carcaça dela e danos ireversiveis nela.

TUDO continua funcionando perfeitamente, sem superaquecimento ou qq problema :D

Em pouco tempo vou postar aqui e no meu topico video comparativo dos cabos originais e dos diretos, com multimetro . . .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
CABOS DIRETOS DE COBRE, REVESTIDOS DE SILICONE :

Imagem

O Ederlani me informou que estes cabos apresentaram um resultado satisfatório ( 0,0 de resistencia ) , testei com multimetro e o resultado foi este :

Imagem .

Apesar de o cabo de cobre que tem dentro ser meio fino pro meu gosto ( coisa de 3 mm ) ele é direto mesmo, mas estou em teste , tentei tirar um foto de " dentro " do cabo mas ainda nao consegui , mas assim que conseguir aviso e posto.

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

Desenterrando o tópico... :smt031

Então, agora que estou sem o carro, estou estudando as prováveis "melhorias", uma delas é na ignição.

Relendo tópico, notei que não especifica a Bobina, apenas fala sobre Bobina Gol Mi (e similares). Mas tem muitas autopeças que vendem a do Gol Mpi (e similares) como se fosse do Mi. Aí você pergunta: como é possível ? Resposta: São idênticas! A única diferença visível está no código.

--Bobina de Gol Mi : F 000 ZS0 105 (Bosch) – Bobina Plástica de 2 pinos
Enrolamento primário Ω: 0,39 Ω ~ 0,55 Ω
Enrolamento secundário KΩ: 6,50 kΩ ~ 9,50 kΩ

--Bobina de Gol Mpi : F 000 ZS0 102 (Bosch) – Bobina Plástica 2 pinos
Enrolamento primário Ω: 0,45 Ω ~ 0,65 Ω
Enrolamento secundário KΩ: 11,80 kΩ ~ 16,00 kΩ

Note a grande diferença na resistência do enrolamento secundário.

Agora a Bobina Original do Monza:

--Bobina do Monza Carburado: 9 220 081 067 (Bosch) – Bobina Asfáltica
Enrolamento primário Ω: 1,33 Ω ~ 1,47 Ω
Enrolamento secundário KΩ: 6,00 kΩ ~ 8,00 kΩ

A bobina mais próxima é a do Mi, então o pessoal que possa ter utilizado a bobina do Mpi, pode ter encontrado algum problema no rendimento.

Estou estudando o sistema Hall para ser adaptado no Monza. Mais pra frente crio um tópico. :smt024

E aí Déco, como está o projeto ?
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por luiz sle »

Muito boas informações! Tenho vontade de instalar a bobina Mi enquanto o carro for carburado, quanto mais informações melhor.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
anderlgomes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 134
Registrado em: 25 Set 2012, 16:07
Cidade: Paiçandu
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por anderlgomes »

DÉCO escreveu:
ebilck escreveu:Que é sobre adaptação eu sei, mas a duvida é pq tem que ser uma Bobina de Gol/Santana e etc e não uma de Monza, uma vez que existem monzas e injeção eletrônica? Seria pq as bobinas dos Monzas são de mais pinos?
.
boa tarde Ebilck, e seja bem vindo ao forum !!

A opçao pela BOBINA MI de 2 pinos, foi exatamente por ela, a principio, possuir um sistema de alimentaçao "similar" à original (1 positivo + 1 negativo) e tambem por ser uma bobina de potencia muito superior ( algo em torno de 34.000 contra algo em torno de 20.000 na original destes veiculos asfaltica), e por ser utilizada na adaptaçao de varios veiculos de varias marcas exemplo : voyage, passat, gol antigo, opalas, jeeps etc... com resultados satisfatorios e bem sucedidos, nestes veiculos, viabilizando assim a "tentativa" de adaptaçao nos nossos Monzas, que até o momento quando corretamente instalada, BEM SUCEDIDA .
MAS PORQUE NAO A DO MONZA EFI ? Principalmente por que ela possui um funcionamento um pouco mais complexo com 4 fios do que uma com 2 fios, que pelo que eu saiba, ela "recebe" e "envia" informaçoes para varios sensores, UCE etc que nos carburados nao existe, tornando assim esta "adapataçao" complexa e com alto risco de ser MAU SUCEDIDA, causar danos nela, e no Modulo de igniçao dos carburados etc...sendo que ela seria viavel quanto a potencia, mas pela complexidade da adaptaçao, inviavel, POREM, nao impossivel (questao que teria que ser amplamente avaliada, atravez de um conhecimento profundo do funcionamento das EFI (coisa que eu nao tenho)) .

Quando eu disse que é só tirar uma e por a outra, foi apenas para nao confundir as pessoas e tornar esta adaptaçao facil para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento do assunto, que depois de varias tentativas de erro e acerto essa é a melhor opçao, MAS... mesmo com 2 fios, o funcionamento desta bobina é muito mais complexo do que c pode parecer, para vc ter uma ideia, um dos fios que alimenta ela , durante o funcionamento, fica mudando a polaridade, imagina uma com 4 fios quantas variaveis deve haver (estou chutando, nao conheço o funcionamento das EFI) e tem mais ainda, a questao do fio resitivo que nao vou entrar em detalhes que vai ficar gigante a resposta e cansativa....
RESUMINDO: por know how (experiencias bem sucedidas anteriores) material disponivel para estudo, e similaridade de funcionamento em comparaçao a asfaltica.

Talvez eu estude o funcionamento das dos EFI para poder te responder melhor, porem ja vi o assunto agora "superficialmente" ela recebe mesmo uma informaçao da UCE coisa que os carburados nao possuem

abraço
desculpe minha "leiguisse 2" mas quais as vantagens de instalar uma bobina MI no meu carro (Monza 90 carburado) minha bobina é bosch, existe alguma desvantagens, quando troquei minha bobina a uns 3 anos atrás o mecânico tb ofereceu essa MI, mas só disse que é melhor, não explicou o porque, preferi instalar a original
Anderson Gomes
Monza SL/E 2.0 -1990 - Carburado 2E - 4 portas - gasolina - Vermelho Rodes
Paiçandu - PR
RUMO A PLACA PRETA!
Tudo posso naquele que me fortalece
Monza90Erick
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Dez 2015, 11:58
Cidade: Vila Velha
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por Monza90Erick »

Fala galera, blz? estou com uma duvida aqui, o meu carro monza 89 esta com bobina mi, porem esses dias fui fazer o teste da centelha, porem saiu uma faisca fraca e branca, em outro dia fiz de novo nessa vez ja nao saiu mais nada (nao sei se fiz direito, pois liguei no distribuidor o carro pegou) a minha duvida é... com esse projeto de onde passa energia pra bubina? como ela é adaptada preciso ver de onde passa energia pra msm (bobina) pra fazer o teste, se ta chegando a energia certa pra bubina... vlw galera
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Vamos la :

LUCIO : informei o modelo (gol, santana, parati 2 pinos ou bosch ou magnet marelli ) NEM pense em chinesas , pessima qualidade .

ANDERLGOMES : A vantagem é por ela ser mais potente, faisca um pouco mais forte , o que melhora a queima do combustivel, resultando em melhor desempenho e pequena melhora no consumo, instalaçao simples, porem a propria bobina original pode melhorar em CARBURADOS apenas com velas, cabos diretos (sem resistencia) .

MONZA90ERIC : revise todo procedimento e observe c nao houve algum erro, tem que ser feito EXATAMENTE como eu descrevi, foram feitos varios testes ate conseguir chegar neste resultado, TEM que usar cabos, velas e rotor tudo direto, senao a bobina gera uma faisca mais forte e c perde no caminho (fuga) o que vai causar um desgaste prematuro ou até a queima da bobina, como disse la no inicio do tutorial , c nao fizer EXATAMENTE como falei vai dar problema , inclusive a qualidade da bobina impacta muito , tem que ser de OTIMA QUALIDADE ,senao abre o bico mesmo, começa a vazar faisca da carcaça da bobina e vai danifica-la.

Da pra testar como esta o conjunto ligando o carro a noite em um lugar totalmente escuro e observar com atençao que vai conseguir visualizar qualquer fuga de corrente .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
proveyron
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Nov 2015, 16:50
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por proveyron »

Deco, parabéns pelo tópico.

Estou aqui com a bobina, porém me faltam alguns dos componentes necessários para a instalação, e as fotos do tópico estão fora do ar, teria como refazer o upload?
Responder