DÉCO escreveu: ↑23 Fev 2014, 01:44
.
APÓS MUITOS PEDIDOS, MUITOS TESTES PRÁTICOS, VOU CRIAR ESTE TÓPICO COM A FINALIDADE DE AJUDAR A QUEM QUISER ADAPTAR A BOBINA MI NO MONZA.
- INVIÁVEL A APLICAÇÃO EM VEÍCULOS
EFI E MPFI (ja possuem uma ignição com bobina plástica).
- APESAR DE POSSÍVEL A INSTALAÇÃO EM VEÍCULOS COM PLATINADO, nao tenho conhecimento do processo de instalação nesta configuração, sendo viável para quem possui veículos com platinado comprar um "kit" de ignição eletrônica com bobina MI que já existe pronto no mercado.
- O VEICULO
TEM QUE ESTAR com o sistema de ignição funcionado perfeitamente, nao tente instalar a BOBINA MI para resolver problemas que voce vai ter problemas, instale apenas para melhorar o que ja esta funcionando perfeitamente.
- INSTALAÇÃO TOTALMENTE REVERSIVEL.
GOSTARIA DE INFORMAR que não sou especialista em nada na área automobilística, e por este motivo não posso me RESPONSABILIZAR por qualquer tipo de problemas acarretados por
imperícia ou
instalação errada desta bobina, apesar de um resultado
significativo quanto a melhora na partida, no desempenho em baixa rotação, (principalmente em uso urbano) estabilidade de marcha lenta, pequena melhora no consumo, baixo investimento, e simplicidade de instalação.
MATERIAL NECESSÁRIO :
- 1 BOBINA gol,parati,santana 1.6,1.8, 2.0 da marca BOSCH de 2 pinos (ou 2 fios),
de 3 fios não serve, (não compre paralelas "chinesas" que sao de baixa qualidade), OBTIVE A INFORMAÇAO que a da marca MAGNETI MARELLI possui a mesma qualidade e menor preço (nao posso afirmar sobre qualidade, pois uso a bosch).
- 1 CHICOTE PARA BOBINA 2 PINOS gol mi igual este :
- 1 CACHIMBO igual a este (pode comprar novo ou encontra-se com facilidade em desmanches) :
- 1 CACHIMBO igual a este :
- 50 CM DE CABO 8 MM de cobre (residencial ou de som):
AGORA MÃOS A OBRA !!:
ELA SERÁ INSTALADA
EXATAMENTE NO MESMO LUGAR DA OUTRA, utilizando inclusive os mesmos parafusos de fixação da ASFALTICA e a mesma furação, sem necessidade de nenhuma adaptação ou novo furo.
FORAM FEITOS MUITOS TESTES muitos erros e acertos, mas a forma correta de instalação é a mais simples de todas :
Solte as porquinhas que fixam o fio (ou os fios) na bobina asfaltica, ATENÇÃO, marcando exatamente qual é o
positivo e o negativo observe que na bobina asfaltica existe escrito ao lado de cada fio + (positivo) e - (negativo), observando isso não haverá erro, retire o conector do fio(s), descarte este conector da bobina asfaltica (cortando o fio(s) rente a ele) que ele não será mais usado. (foto apenas para ilustrar a ação, o conector é diferente deste) :
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE em um dos polos da bobina asfaltica, existem
2fios conectados, depois de retirar o conector, junte-os e reserve.
retire o cabo de velas, que vai para o distribuidor, reserve.
AGORA remova a bobina asfaltica soltando os 2 parafusos que a fixam na lata do carro junto com seu suporte (o suporte da asfaltica também não será usado):
GUARDE A ASFALTICA DENTRO DE UM PLÁSTICO.
AGORA fixe a BOBINA MI no
MESMO lugar onde estava a asfaltica utilizando os mesmos parafusos da asfaltica
perfeitamente limpos estes parafusos serão importantes para o perfeito "aterramento" da BOBINA MI .
"IGNORE A PRESENÇA DESTE FIO VERDE"
PEGUE o chicote, conecte na BOBINA MI observando ao lado da conexão na bobina mi, que esta desenhado + (positivo) e - (negativo) ATENÇÃO marque qual fio é
positivo e qual fio é
negativo, agora pegue o fio que você já reservou la em cima marcado POSITIVO e NEGATIVO e emende no chicote da BOBINA MI,
positivo com positivo e negativo com negativo,
idêntico a forma que estava conectado na bobina asfaltica : o(s) fio(s) que estava conectado no positivo da asfaltica, tem que ser conectado no positivo da BOBINA MI, o(s) fio(s) que estavam conectados no negativo da asfaltica tem que ser conectado no negativo da BOBINA MI
sem modificação apenas respeitando + (positivo) - (negativo) .
(DESCULPE UTILIZAR IMAGENS DO GOL , mas é pra ver como fica a ligaçao.)
AGORA pegue o cabo de cobre de 8mm, meça a distancia da BOBINA MI até a tampa da distribuidor, corte na medida exata, rosqueie os 2 "cachimbos" construindo assim um cabo de ligação da BOBINA MI até a tampa do distribuidor como este :
CONECTE UM LADO na BOBINA MI :
E CONECTE OUTRO LADO NO DISTRIBUIDOR :
ESTA PRONTO
PODE SER INSTALADO UM RELÊ de farol para alimentar a bobina com o + direto da bateria utilizando o sinal positivo pós-chave fornecido pelo fio (eu utilizo) porem não possuo informação suficiente sobre "necessidade" de utilizaçao deste, talvez, c alguem perceber um aquecimento significativo do fio que alimenta pós chave o positivo da bobina, seja viável esta instalação.
NAO EXISTE NECESSIDADE DE QUALQUER MODIFICAÇÃO NOS CABOS DE VELAS OU SUBSTITUIÇÃO DELES, nao acredito que estes cabos "tuning" de 10 mm possam proporcionar alguma melhora na transmissão da energia para as velas, o que nao impede a utilização deles, que na minha opinião é só para melhorar a "aparência" .
não fiz medição técnica com osciloscópio para verificar valores reais de ganho, apesar de procurar para fazer estas medições, no único lugar que encontrei, não gostei do custo, pois o mais importante para mim foi o "
ganho na pratica" ja citado no inicio do tópico.
COM INSTALAÇÃO CRITERIOSA DESTA BOBINA DA FORMA EXPLICADA NESTE TÓPICO, O GANHO É ALGO QUE SE LEVAR EM CONTA (SIGNIFICATIVO), porem existe um pequeno
macete no "martelete" (rotor) que pode acrescentar alguma melhora,
porem, me desculpem os visitantes, somente disponibilizado através de MP para membros registrados. (me mande uma MP que passo a foto).
IDEIAS, SUJESTOES, OPINIÕES, CRITICAS CONSTRUTIVAS serão bem vindas.
Na criação deste tópico observei a necessidade de algumas outras fotos que podem ajudar ainda mais e que disponibilizarei nos próximos dias através de uma edição do tópico.
ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA ADAPTAÇÃO no meu tópico BOBINA MI + VELA DE IRIDIUM ( possui muita informação espalhada e muitos erros e acertos que podem gerar confusao) :
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=4&t=26861
agradeço a todos que colaboraram para execução deste pequeno projeto (ja muito usado em outros veiculos) que sem esta ajuda nao teria conseguido resolver problemas encontrados no caminho.
abraço a todos !!
EDIÇAO 23/02/2014 AS 14:25
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: OS CABOS DE VELA nao podem tocar um no outro ou na lata ou no motor, pois havera "fuga" de corrente e a longo prazo dano a BOBINA MI, para verificar c existe "fuga" de corrente, é so ligar o motor com a tampa do motor aberta, em um lugar totalmente escuro, onde será possível verificar qualquer "fuga" que possa existir.
No meu caso desencostei todos cabos e o problema ficou resolvido.
Acredito que seja possivel melhorar o sistema ainda mais, fora o "macete", "confeccionando" cabos com este mesmo fio de 8mm, mudando as velas para as "nao resistivas", abrindo o GAP (abertura dos eletrodos), porem,
NAO FAÇAM ISTO AGORA deixe eu testar nos proximos dias com uma bobina mi velha que tenho aqui, principalmente alterar o GAP pode danificar a bobina, alterar os cabos pode causar "fuga" de faisca, c nao isolado adequadamente, assim que testar, posto os resultados aqui ok :smt023 .
DIA 24/02/14 ÀS 21:30, ESTAO SENDO ANEXADAS OUTRAS FOTOS COM A FINALIDADE DE FACILITAR A INSTALAÇAO e a possibilidade do uso da BOBINA MI da marca MAGNETTI MARELLI.