MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

MODULO HEI EXTERNO

HEI - High Energy Ignition

Tenho visto algumas matérias aqui no fórum como a do Dutra e do Coy e algumas outras no Kadetteiros (C. Walter e Franchico), e no Google também achei módulos Hei de outra conformação também fora de confinamentos. Todos objetivaram minimizar um dos fatores de queima que é a temperatura.

Há alguns dias eu medi a temperatura da carcaça do distribuidor e ela estava em torno de 80ºC veículo estacionado e motor funcionando. Lembrando que a temperatura ideal de trabalho do motor é de 90 à 95ºC, o que justifica os 80ºC devido o distribuidor estar acoplado na torre do cabeçote. E isto me motivou a fazer a modificação que é reversível.

Se ocorrer aumento de tensão por problema do regulador de voltagem o acréscimo também deverá ser dissipado pelo transistor de potência do modulo. Então, 80º + xºC do trabalho normal com 14.3V + yºC do eventual excesso de tensão para 15 ou 16V... ‘era uma vez’
Mas, se houver um curto circuito, isto é, o fio positivo ‘triscando’ na massa/lataria irá detonar qualquer Marca: Delphi, Marelli, Thomson, Xing-ling.

Há uma variação enorme de preços desse componente no mercado: o MTE (R$79,00) que perde em qualidade para M. Marelli (R$90,00) e para o imbatível Delphi (R$192,00). Em algumas cidades o Delphi alcança R$250,00.

Evitando emendas e esticar fios para as laterais e acrescentar um cooler para reduzir a temperatura do Hei dentro do compartimento do motor
que em média está em 58ºC, apresento o meu projeto que coloca o módulo Hei numa ‘zona morta’ e arejada defronte para a ventoinha/ar externo.

Mantendo o contato usual com a bobina impulsora e o fechamento do alojamento do Hei no distribuidor temos:

Imagem

Com uma chave de fenda fina alavanque para cima no entorno até arrebentar os fios, pouco resistentes.

Depois de aberta da placa dissipadora, com um ‘alicatinho de corte’ elimine os fios ainda presos na carcaça e na placa, preservando os terminais fundidos na carcaça que serão utilizados.

No MTE, você encontrará uma ‘geleca de silicone’ na cavidade e envolvendo a placa; limpe-a como puder.

Imagem

Utilize o terminal de uma bobina impulsora velha e compre um conector 2 vias para o sensor de temperatura (se pedir para o Hei, não encontra ). Se não tiver um conector da impulsora poderá ser usado um terminalzinho fêmea de 2,8mm de latão que funcionará perfeitamente. Nas eletrônicas da vida é fácil de encontrar.

Se você for trocar a bobina impulsora escolha Delphi e acompanhe a disposição do fio negativo e positivo.
Se a bobina que está usando não é da Delphi ou não tem certeza, terá que tirar tampa do distribuidor e identificar a cor do negativo para facilitar a preparação antecipada/etapas.

Imagem

Imagem

Com um multímetro, teste a continuidade entre os conectores machos e fêmeas, ou simplesmente siga as soldagens da foto.

Imagem

Imagem

A fixação do dispositivo será feito no cabeçote, onde se pode também reforçar o aterramento.

Arrumei uma ocupação :D para o furo rosqueado
(parafuso do projeto: um exagero de 8.8 cabeça 13mm ; comprimento 17mm é o que eu tinha em mãos).

Imagem

Seguem as medidas da construção do suporte e os detalhes, que cobram alguma habilidade do construtor com ferramentas básicas: observação x observação; planejamento e replanejamento; lápis, régua, arco de serra, lamina de serra comum, lima média, martelo,
uma morça é desejável, furadeira e brocas para os furos no dissipador 87x30x20 de altura com 8 ou mais aletas; e no suporte etc.

Imagem

Onde estiver escrito nas fotos 7,2 leia 72mm - erro deste projetista :D

Se eu houvesse escolhido um ponto ‘frio’ viável de fixação, poderia ser dispensado o encaixe na carcaça do módulo.
O módulo poderia ser fixado no suporte (na parte anterior onde está a Marca) com o mesmo parafuso que segura o dissipador.

Talvez esse ponto de fixação possa ficar debaixo do suporte da bateria (?) e mudaria o ‘Z’ invertido do suporte.

No ponto de fixação que escolhi eu não poderia/deveria colocar a haste do suporte na parte anterior por que estaria transferindo calor
do cabeçote para uma área grande da carcaça do módulo e ‘refrescaria’ muito pouco o módulo.

Imagem

Modulo da M. Marelli foi adquirido em 20.08.2010 por R$68,10 em uso desde então.

Imagem

Se for montar um na mesma posição, cuide que o dissipador fique longe do suporte no mínimo 1,5mm
para que a dissipação de calor seja somente do módulo.

Imagem

A colocação do meu nome nas fotos é devido anteriormente ter achado cópia
em projetos/tutorial em outro forum sem o devido crédito de origem.

waldir
18.01.2014

editando: 19.01.14 - com o termo-par do multímetro medi a temperatura do dissipador (estacionado e motor funcionando)
58 a 63ºC com a ventoinha desligada e acelerando atinge 70ºC
em movimento e com a ventoinha ligada deve ficar na média simples de 63ºC que obviamente é melhor que 80ºC quase constante, isto é, sem dissipação.
Editado pela última vez por waldir em 19 Jan 2014, 16:51, em um total de 7 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por frfavoreto »

Parabéns pelo excelente tópico Waldir!

Os maiores vilões do módulo HEI são voltagem fora da faixa usual (12 ~ 14.8V) e altas temperaturas dentro do distribuidor. Se fizer a instalação do HEI fora do distribuidor e manter o alternador em dia não precisa se preocupar com mais nada.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

frfavoreto escreveu:Parabéns pelo excelente tópico Waldir!

Os maiores vilões do módulo HEI são voltagem fora da faixa usual (12 ~ 14.8V) e altas temperaturas dentro do distribuidor. Se fizer a instalação do HEI fora do distribuidor e manter o alternador em dia não precisa se preocupar com mais nada.
Favoreto e amigos,

A colocação do módulo Hei fora do distribuidor ajuda quem faz opção pelo MTE e outros' no name' e que tem demonstrado não aguentar mais de 6 meses no confinamento em alta temperatura. Já o M Marelli e o Delphi aguentam o tranco.

Eu quis dar uma sobrevida ao M Marelli e sugerir a outros Monzeiros que façam algo parecido ao que o Dutra, Coy, C.Walter, Franchico e você, Favoreto fizeram para conseguir um vida mais longa aos módulos que não seja o Delphi, todos caríssimos por sinal devido a lei de oferta e procura: um filão de ouro para os fabricantes.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por coy »

Como sempre muito bom Waldir.
Eu ainda acho que o melhor é por um cooler como fiz pois se vc reparar dentro do Hey existe um " processador", e com relação a por um regulador de tensão so pro Hey tambem acho necessario pois nimguem esta livre de uma pane no alternador apesar de sempre tentarmos manter a manutenção em dia.
Meu irmão teve um Monza Efi durante 6 anos e nunca teve problemas, eu apesar de tomar todos os cuidados com meu carro ja tive de trocar dois, então na minha opinião é sorte.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

coy escreveu:Como sempre muito bom Waldir.
Eu ainda acho que o melhor é por um cooler como fiz pois se vc reparar dentro do Hey existe um " processador", e com relação a por um regulador de tensão so pro Hey tambem acho necessario pois nimguem esta livre de uma pane no alternador apesar de sempre tentarmos manter a manutenção em dia.
Meu irmão teve um Monza Efi durante 6 anos e nunca teve problemas, eu apesar de tomar todos os cuidados com meu carro ja tive de trocar dois, então na minha opinião é sorte.
Coy, vou considerar a colocação do cooler, mas antes preciso comprar um termômetro de mira laser para medir a performance com ou sem cooler.

Quanto à tensão, tive uma discussão no bom sentido da palavra com o Vinícius e a única alternativa que eu achei foi a utilização de diodos por que os CIs que achei precisam de uma voltagem constante regulada e eu acho que o rebaixamento pelo diodo poderia resolver... mas, não fiz experiência alguma... é somente teoria.

viewtopic.php?f=15&t=27204&start=25#p335270

e no caso do HEI talvez 2 diodos fossem o suficiente, porém, não sei se o Hei funcionaria com 11,4 ou 11,1V

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

AVALIAÇÃO DA DISSIPAÇÃO DE CALOR DO HEI
NA CONFIGURAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA


Em continuidade ao projeto, fiz uma nova ‘gambi’ para medir a performance do dissipador de calor do Módulo Hei externo.
Fixei com fita crepe o termopar do multímetro no dissipador e fiz uma emenda para jogar a informação dentro da cabine
conforme foto que segue:

Imagem

O primeiro teste foi com o veículo estacionado na garagem. E naquele fim de tarde, num percurso que faço diariamente
de 10km ida e volta (bairro cidade/cidade-bairro). E segue o que se verificou:

Imagem

80º é a temperatura quase que constante da carcaça do distribuidor quando o motor está aquecido.
Na segunda parte que segue constam 2 idas e voltas na cidade e no mesmo percurso. Uma logo pela manhã em temperatura ambiente
mais amena e sem volume de tráfego significativo e logo mais às 9:00 com tráfego moderado.
E às 9:49 uma ida ao supermercado distante 1km da minha residência.

Imagem

Concluo como satisfatória a instalação externa do módulo Hei com dissipação natural aproveitando
a circulação de ar ambiente ‘vezes’ a velocidade. Creio que na estrada a 100 km/h obviamente ficará mais frio do que na
cidade entre 40 a 60 km/h.

Fico curioso para comparar com a ventilação forçada via cooler. Quando eu comprar um cooler bom de boa ventilação
vou instalá-lo ‘soprando’ nas aletas lateralmente para não se contrapor à ventoinha do radiador.

Parte da matéria (discussão) está em:
viewtopic.php?f=14&t=29478#p360416

24.01.14
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por coy »

Waldir, acho que esta redução na temperatura ja ajuda, mas acho que ainda não e´muito significante para justicar a alteração, vou postar aqui (contando com sua permissão é claro) os meus testes com o cooler.
coy escreveu:Waldir, como dei uma saida agora a pouco medi a temperatura (medi com o termopar), segue:
Ambiente (FORA DO CARRO):
29º

Depois de a ventoinha ter armado duas vezes (andei uns 10 kms mas foi no transito) a temperatura da carcaça do distribuidor:
82º

Temperatura da carcaça metalica do Hey:
38º

Temperatura do dissipador:
34º
Edit:
acho que esta diferença de temperatura do hey para o dissipador se deve pelo cooler refrigerar diretamente o dissipador.

Todos estes valores forão obtidos com o motor em funcionamento.

Esta semana vou tentar fazer estas verificações novamentre com o sol de 43º.
Abraços.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Coy,

fique à vontade para postar o que quiser.

Eu também concordo que só esse decréscimo de temperatura não justifica tirar o Hei do distribuidor, principalmente se
o chip ou o transistor de potência tiver autonomia até 200ºC (alguns transistores de potencia, da Sansung por exemplo estão
especificados em 150ºC

Sendo repetitivo a GM e a Rochester, hoje, Delphi partiram da premissa de 80º~85ºc da carcaça do distribuidor.

[de passagem, a bobina impulsora deve ser constituída de material para resistir 60ºC que pode ser o que lhe chega através do eixo]

Tenho aqui ainda mais 3 dissipadores para algum teste, mas, antes eu quero aplicar um cooler na lateral do dissipador atual
para ver como se comporta

Imagem

Se baixar a temperatura mantendo-o <50ºC, vou pensar em fazer algo atrás da bateria, com um suporte coberto contra chuvas e trovoadas.
Talvez algo parecido com aquele plástico fixo no capô onde entra o nariz do filtro de ar
Caso contrário fica como está e na hora que achar que está atrapalhando naquela zona morta, volto-o para a casa antiga sem remorso :D

Obrigado por dividir opiniões

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder