MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Rafaelo »

a logica é simples. nao tem nem oque ficar discutindo isso, quanto mais quente um motor trabalha, menos combustível ele precisa. o meu motor que é N20XF esta programado pra ativar a ventoinha só la nos 105°C isso no modo alcool. assim como outros motores alcool atuais o fazem, isso pq o alcool é frio e pode trabalhar quente. gasolina é 100°

entao nao é sabio andar com o motor frio, vai carbonizar devido a fase de aquecimo, vai consumir mais atoa. é so olhar o consumo instantâneo com ele frio e ele quente é raciocinar oque é melhor pro bolso.

não existe verao de 90° por isso precisa da VT pra chegar lá
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fernando Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2014, 11:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Fernando Fernandes »

Meu carro é GNV, isso tb se aplica?
Até onde eu sei o GNV não usa o módulo eletrônico do monza, sai direto do registro independente do carro estar quente ou frio.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

EM CONTINUIDADE À OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO DO MODULO HEI COLOCADO NA "CHURRASQUEIRA"
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA


Na tabela abaixo os apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)

Imagem

Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC

1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir 130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC

1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.

2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote

2.1 - Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.

3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.

Discussão em aberto

Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).
waldir
22.08.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Vide compleemento no tópico abaixo:

viewtopic.php?f=15&t=32505
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
José luis A Silva
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Out 2014, 10:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por José luis A Silva »

Aí o módulo continua aquecer, principalmente quando ligar a ventoinha do radiador, este cooler não vai ajudar muito, o melhor lugar é na churrasqueira, como também fiz, logo eu posto.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

José luis A Silva escreveu:Aí o módulo continua aquecer, principalmente quando ligar a ventoinha do radiador, este cooler não vai ajudar muito, o melhor lugar é na churrasqueira, como também fiz, logo eu posto.
José Luis,

se vc leu o meu tutorial de cabo à rabo deve ter percebido que eu coloquei na churrasqueira após testes e medições de temperatura.

Sem dúvida o melhor lugar é na churrasqueira e neste tutorial eu mostro o porque.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
José luis A Silva
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Out 2014, 10:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por José luis A Silva »

Sem dúvida, já vinha acompanhando o avanço do tutorial, e primeiramente, tinha instalado o hey ao lado da bateria junto ao paralama, mas quando a ventoinha do radiador ligava com o capo fechado, a temperatura no hey subia muito rápido, então instalei na churrasqueira ao lado do motorista, serviço bem feito com conduite automotivo e soldas nos fios isolados com termoretratil, ficou ótimo! Agora estou testando um regulador só para o módulo hey, com poucos componentes, logo posto para todos assim que fazer alguns ajustes, e quando conseguir postar fotos aqui :smt023
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

josé luiz, blz!

quando conseguir um regulador dedicado ao HEI gostaríamos de saber.
Provavelmente o HEI trabalhará 'gelado' com temperatura ambiente, dispensando o cooler.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder