MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Fernando Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2014, 11:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Fernando Fernandes »

Carlos A. Freire escreveu:Eu também ligo tudo no meu veículo, principalmente com chuva forte e na escuridão.

Nunca acendeu a luz indicando que o alternador não está enviando carga.

Meu Monza GLS 96 tem alternador de 75A e bateria Moura de 60Ah.

Já li o manual do proprietário várias vezes e não me recordo de ter essa indicação. Pode nos dizer qual página está? Sei que os primeiros Monza com A/C tinha esse problema, mas o alternador era de pouca Amperagem.

Abs,

Carlos Freire



Manual do monza 94

http://www.monzaclube.com/manualpr/manualmonza1994.pdf

Role até a pagina 54, vá no topico "BATERIA E MOTOR DE PARTIDA"

NO RODAPÉ DA PÁGINA SERIA ALGO COMO "3.03"


Imagem
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Identifiquei a página e parágrafo que vc comentou amigo, realmente tem ali uma 'recomendação' .... :smt023

Porém vou ser bem sincero em congestionamento no calor eu não desligo o A/C de jeito nenhum ! rs rs

:smt005

É uma recomendação meio 'esquisita' no meu ver, talvez relacionado ao fato de nos congestionamentos o carro não deveria ficar com janelas fechadas devido aos gases do escapamento ?

:smt017

Ainda não consegui entender o real motivo desta recomendação... Veja que no parágrafo diz 'se possível'...

Então é uma recomendação mesmo, não é uma indicação...

Abração !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu tenho todos os manuais que estão no site do Monza Clube, rs!

Página 3-03 ou 53 do PDF.

Bateria e motor de partida.

Em trânsito congestionado desligue, "se possível", os dispositivos que consomem muita carga da bateria: Aquecedor, condicionador de ar, acessórios etc.

Essa recomendação está nos outros manuais do 95 e 96 também.

Não vejo como um item de não fazer, só uma recomendação desligar se possível.

Como eu o Julio Ledo não tivemos problemas em usar A/C no trânsito ou outra situação, por falta de carga na bateria.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fernando Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2014, 11:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Fernando Fernandes »

Enquanto eu usava o monza sem ligar o AC não tive nenhum problema, depois que levei o carro pra consertar o ar, ele gelou que foi uma beleza! Mas aí começaram outros problemas: Bateria carregava pouco com ar ligado mesmo durante o dia com tudo desligado, motor aquecia demais com ar ligado. Mas já está tudo resolvido.
Sobre o super-aquecimento, coloquei mais duas ventoinhas com reles separado e sobre o alternador, eu adaptei um de gol G5.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Amigo Fernando essa questão do aquecimento é muito interessante...

Sabe pq ?

Pq quando eu ligo o A/C a ventoinha de arrefecimento dispara no 1º estágio, ou seja, com A/C ligado a ventoinha sempre fica ligada...

Desta forma o meu motor sempre fica no limite de frio, quem segura a temperatura do motor é a Válvula Termonstática, ou seja, se eu estivesse sem V.T o motor sempre ficaria frio...

Se a pressão do sistema de A/C aumentar, caracteriza que o sistema não tá dando conta de gelar o gás R134, desta forma entra o 2º estágio da ventoinha arrefecimento, resfriando ainda mais o sistema...

Desta forma será que o seu caso não seria um problema no radiador (entupido/obstruído/muito sujo as paredes de troca calor) ou aterramento ?

Lembrando que não vale o que o painel indica, nestes testes de temperatura motor é necessário utilizar uma pistola laser para verificar a temperatura REAL do motor...

Grande abraço tudo de bom !
Fernando Fernandes escreveu:Enquanto eu usava o monza sem ligar o AC não tive nenhum problema, depois que levei o carro pra consertar o ar, ele gelou que foi uma beleza! Mas aí começaram outros problemas: Bateria carregava pouco com ar ligado mesmo durante o dia com tudo desligado, motor aquecia demais com ar ligado. Mas já está tudo resolvido.
Sobre o super-aquecimento, coloquei mais duas ventoinhas com reles separado e sobre o alternador, eu adaptei um de gol G5.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Fernando Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2014, 11:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Fernando Fernandes »

Comprei esse monza em março do ano passado, um mes depois vi que o radiador estava velho e cheio de cola de silicone , vazava pela cola, tratei de comprar um novo , logo o radiador é bem novo. Quanto a válvula termostática, abri pra ver como ela estava e ela nem estava no lugar! Algum proprietario antes de mim retirou para diminuir o aquecimento. Sou carioca mas agora moro no nordeste, maceió. No verão aqui é bem quente apesar de ventar muito. Aqui não tem inverno como RJ, SP, MG, SC ... Aqui é sempre quente! No inverno chove mais que o normal , mas continua quente e com muito sol.
Acho que isso justifica retirarem a válvula termostatica do carro apesar dos mecanicos acharem errado. Essa válvula só tem utilidade em lugares frios, aqui é sempre quente, até mesmo pela manhã no inverno vc sente calor aqui.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Amigo não concordo com vc de forma alguma .. A V.T mesmo em ambientes quentes deve ser utilizada. Isso pq na BR mesmo em dias quentes o carro a 110Km/h trabalha frio, mesmo no verão !

O motor é feito para trabalhar entre 94ºc e 100ºc, sem V.T na BR mesmo no verão de 35ºc o motor vai trabalhar frio... Aumentando o consumo de gasolina, diminuindo o desempenho, aumentando o desgaste do motor pq ele trabalha frio, diminuindo a eficiência do ar quente e aumentando o tempo de fase fria do motor...

Isso que vc comentou é um baita equívoco seu, rodar sem V.T é furada e os mecânicos que te aconselharam estão corretos !

Motor é feito para trabalhar quente, indiferente se vc mora no Nordeste, Sul, etc..etc..

Outro detalhe, o CUT OFF só ativa se o motor estiver trabalhando a mais de 80ºc....

Vc precisa rever os seus conceitos, pq eles estão errados...

Grande abraço e tudo de bom !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quanto tive problemas de o motor aquecer com A/C ligado e volta ao normal ao desligar, o defeito era no cabo de aterramento. Fiz o reforço neste cabo e não tive mais problema. Nessa mesma época, quando ligava o farol o ponteiro de temperatura subia, desligava o farol, volta.
Também colocaria a válvula termostática. Não andaria sem ela nem no Equador. Veja que lá e em outros países os carros tem esse componente. Ou será que todas as montadoras estão jogando dinheiro no lixo colocando peças sem necessidade nos motores? É uma coisa para se pensar.
Aqui em São Paulo -SP mesmo no calor, sem a VT a temperatura fica abaixo do normal se andar em rodovias ou vias de trânsito rápido. Essa condição, a IE entende que o motor está frio e deixa a mistura ar/combustível mais rica, aumentando consumo de combustível, oxidação do óleo de motor a longo prazo e carbonização do motor. O motor tem que trabalhar quente, nem frio e nem super aquecido, mas quente, na temperatura ideal de trabalho.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder