MÓDULO HEI EXTERNO
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Amigo não concordo com vc de forma alguma .. A V.T mesmo em ambientes quentes deve ser utilizada. Isso pq na BR mesmo em dias quentes o carro a 110Km/h trabalha frio, mesmo no verão !
O motor é feito para trabalhar entre 94ºc e 100ºc, sem V.T na BR mesmo no verão de 35ºc o motor vai trabalhar frio... Aumentando o consumo de gasolina, diminuindo o desempenho, aumentando o desgaste do motor pq ele trabalha frio, diminuindo a eficiência do ar quente e aumentando o tempo de fase fria do motor...
Isso que vc comentou é um baita equívoco seu, rodar sem V.T é furada e os mecânicos que te aconselharam estão corretos !
Motor é feito para trabalhar quente, indiferente se vc mora no Nordeste, Sul, etc..etc..
Outro detalhe, o CUT OFF só ativa se o motor estiver trabalhando a mais de 80ºc....
Vc precisa rever os seus conceitos, pq eles estão errados...
Grande abraço e tudo de bom !
O motor é feito para trabalhar entre 94ºc e 100ºc, sem V.T na BR mesmo no verão de 35ºc o motor vai trabalhar frio... Aumentando o consumo de gasolina, diminuindo o desempenho, aumentando o desgaste do motor pq ele trabalha frio, diminuindo a eficiência do ar quente e aumentando o tempo de fase fria do motor...
Isso que vc comentou é um baita equívoco seu, rodar sem V.T é furada e os mecânicos que te aconselharam estão corretos !
Motor é feito para trabalhar quente, indiferente se vc mora no Nordeste, Sul, etc..etc..
Outro detalhe, o CUT OFF só ativa se o motor estiver trabalhando a mais de 80ºc....
Vc precisa rever os seus conceitos, pq eles estão errados...
Grande abraço e tudo de bom !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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- Carlos A. Freire
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Quanto tive problemas de o motor aquecer com A/C ligado e volta ao normal ao desligar, o defeito era no cabo de aterramento. Fiz o reforço neste cabo e não tive mais problema. Nessa mesma época, quando ligava o farol o ponteiro de temperatura subia, desligava o farol, volta.
Também colocaria a válvula termostática. Não andaria sem ela nem no Equador. Veja que lá e em outros países os carros tem esse componente. Ou será que todas as montadoras estão jogando dinheiro no lixo colocando peças sem necessidade nos motores? É uma coisa para se pensar.
Aqui em São Paulo -SP mesmo no calor, sem a VT a temperatura fica abaixo do normal se andar em rodovias ou vias de trânsito rápido. Essa condição, a IE entende que o motor está frio e deixa a mistura ar/combustível mais rica, aumentando consumo de combustível, oxidação do óleo de motor a longo prazo e carbonização do motor. O motor tem que trabalhar quente, nem frio e nem super aquecido, mas quente, na temperatura ideal de trabalho.
Abs,
Carlos Freire
Também colocaria a válvula termostática. Não andaria sem ela nem no Equador. Veja que lá e em outros países os carros tem esse componente. Ou será que todas as montadoras estão jogando dinheiro no lixo colocando peças sem necessidade nos motores? É uma coisa para se pensar.
Aqui em São Paulo -SP mesmo no calor, sem a VT a temperatura fica abaixo do normal se andar em rodovias ou vias de trânsito rápido. Essa condição, a IE entende que o motor está frio e deixa a mistura ar/combustível mais rica, aumentando consumo de combustível, oxidação do óleo de motor a longo prazo e carbonização do motor. O motor tem que trabalhar quente, nem frio e nem super aquecido, mas quente, na temperatura ideal de trabalho.
Abs,
Carlos Freire
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
a logica é simples. nao tem nem oque ficar discutindo isso, quanto mais quente um motor trabalha, menos combustível ele precisa. o meu motor que é N20XF esta programado pra ativar a ventoinha só la nos 105°C isso no modo alcool. assim como outros motores alcool atuais o fazem, isso pq o alcool é frio e pode trabalhar quente. gasolina é 100°
entao nao é sabio andar com o motor frio, vai carbonizar devido a fase de aquecimo, vai consumir mais atoa. é so olhar o consumo instantâneo com ele frio e ele quente é raciocinar oque é melhor pro bolso.
não existe verao de 90° por isso precisa da VT pra chegar lá
entao nao é sabio andar com o motor frio, vai carbonizar devido a fase de aquecimo, vai consumir mais atoa. é so olhar o consumo instantâneo com ele frio e ele quente é raciocinar oque é melhor pro bolso.
não existe verao de 90° por isso precisa da VT pra chegar lá
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Meu carro é GNV, isso tb se aplica?
Até onde eu sei o GNV não usa o módulo eletrônico do monza, sai direto do registro independente do carro estar quente ou frio.
Até onde eu sei o GNV não usa o módulo eletrônico do monza, sai direto do registro independente do carro estar quente ou frio.
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
EM CONTINUIDADE À OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO DO MODULO HEI COLOCADO NA "CHURRASQUEIRA"
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA
Na tabela abaixo os apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)
Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC
1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir 130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC
1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.
2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote
2.1 - Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.
3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.
Discussão em aberto
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).
waldir
22.08.14
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA
Na tabela abaixo os apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)
Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC
1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir 130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC
1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.
2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote
2.1 - Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.
3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.
Discussão em aberto
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).
waldir
22.08.14
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- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Aí o módulo continua aquecer, principalmente quando ligar a ventoinha do radiador, este cooler não vai ajudar muito, o melhor lugar é na churrasqueira, como também fiz, logo eu posto.
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
José Luis,José luis A Silva escreveu:Aí o módulo continua aquecer, principalmente quando ligar a ventoinha do radiador, este cooler não vai ajudar muito, o melhor lugar é na churrasqueira, como também fiz, logo eu posto.
se vc leu o meu tutorial de cabo à rabo deve ter percebido que eu coloquei na churrasqueira após testes e medições de temperatura.
Sem dúvida o melhor lugar é na churrasqueira e neste tutorial eu mostro o porque.
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