MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Sergio,
verifique os parametros na seção correta: viewtopic.php?f=15&t=30784

Se o cabo de vela ficou faiscando no cabeçote é muito provável que a alta tensão entrou pelo negativo do HEI e o queimou.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
thehoffmann1
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Nov 2016, 08:53
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por thehoffmann1 »

Oi Waldir, poderia me enviar as imagens por email? Desde já, obrigado! [email protected]
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Danilo,
as fotos estão abrindo em: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 11#p409380
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
hoje 29.12.16 refiz a medição de temperatura do dissipador com um termometro de mira laser e verifiquei o que segue:

Modulo Hei na Churrasqueira: M.Marelli com 3 anos de churrasqueira (28.01.14) e com 5,6 anos (20.08.10)

1- Sem ventilação forçada cooler desligado,
Temperatura ambiente: maior que 30ºC com um sol de rachar mamona após ter andado num congestionamento

A carcaça do dissipador do HEI apresentou 60 à 63ºC

2- Com cooler ligado e na mesma situação a temperatura do dissipador acusou 49 à 52ºC uns 10ºC menor

3- a temperatura da carcaça/flange do distribuidor onde ficava o HEI originalmente estava oscilando de 80 à 83ºC

4- Regulador de voltagem liberando 14,28V

5- Se ligar o cooler desde o início da partida (cedo) a tendência é manter a temperatura em torno de 20ºC menor conforme tabela do teste anterior que segue:

viewtopic.php?f=14&t=29634&start=10#p380193
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RHILMONZACLUB
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Mai 2016, 09:59
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por RHILMONZACLUB »

Boa tarde

Não consigo visualizar as fotos.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Rilmo,

na mesma paginas mais abaixo eu coloquei o link da atualização, mas veja este:
viewtopic.php?f=14&t=33911&start=10#p418589

viewtopic.php?f=15&t=32505#p392753

Hoje 21.12.17 = Modulo Hei na Churrasqueira: M.Marelli com quase 4 anos de churrasqueira (28.01.14) e com 7,4 anos (20.08.10)

Observo que qualquer montagem que se faça dentro do cofre do motor, mesmo com cooler no dissipador a temperatura vai se manter
entre 65 ~70ºC para mais. Eu já fiz essa experiência antes de optar (por sugestão do Coy) por colocar na churrasqueira. A temperatura pode passar de 80ºC ~83ºC a cada ligada da ventoinha para arrefecer o radiador e o motor. Então trocar 6 por 5 não é muita vantagem, porém, melhor do que 80ºC constante para Hei de baixa qualidade que não o Delphi (na época pelo menos) e na churrasqueira mesmo sem ventilação forçada não atinge 50ºC.

Porém como observei no texto da modificação: Regulador de Voltagem (não regulando) o excesso de temperatura é transformada em calor
Pasta térmica com excesso ou falta agrava, principalmente se isolar o terra do HEI

O transistor de potência da Delphi aguenta 180ºC; o da Marelli 150ºC; o da MTE 120ºC; e Xing-Ling de 110ºC à 180ºC vai da sorte de terem aplicado um transistor chinês do bom rsrs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O transistor de potência da Delphi aguenta 180ºC; o da Marelli 150ºC; o da MTE 120ºC; e Xing-Ling de 110ºC à 180ºC
Waldir

Não sei qual a fonte de onde você tirou essas informações, nem em que época, mas da última vez que fui comprar um módulo HEI, examinando o Delphi e o Magneti Marelli, constatei que são a mesma coisa.
Tudo neles é igual, o que denuncia que foram fabricados pelo mesmo fabricante, só variando o nome impresso na peça.
Tanto é assim que, das duas marcas citadas, fiquei com a que oferecia melhor preço.
Cheguei a postar aqui no fórum fotos dos dois módulos e comentar sobre o preço dos mesmos.
Existem módulos HEI marca Delphi fabricados no Brasil, na China e nos Estados Unidos. Creio que não são iguais. O que eu mostro na foto é o Delphi fabricado em São Caetano, ao lado de um Magneti Marelli.
Imagem
Imagem
Aqui uma foto do Delphi americano. Se por fora é totalmente diferente, acredito que os componentes internos também o sejam:
Imagem
Mais fotos e considerações no tópico abaixo:
viewtopic.php?f=6&t=36204&p=427233&hili ... do#p427233

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 22 Dez 2017, 10:38, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos,

eu procurei aqui nos meus guardados no PC e não encontrei os arquivos que pesquisei na época há 3 ou 4 anos. Mas a leitura foi feita num datasheet do transistor de potencia do MTE no qual informa a temperatura máxima de trabalho e havia outros transistores semelhantes com faixa de temperatura maiores.
Certamente os transistores de maior faixa de temperatura terão seus preços equivalentes à durabilidade e qualidade implicando diretamente no preço do módulo. Eu até ACHO que algum componente em SMD da plaquinha do módulo pode 'abrir o bico' antes do transistor de potência por conta da temperatura excessiva.

Só como referência: o módulo de injeção dos carburados inicialmente usava o 2N3055 cuja temperatura máxima de operação era e é de 200ºC
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder