Piloto Automático (Cruise Control)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, certo dia viajei com um New Fiesta de um amigo e, achei impressionante o funcionamento do Cruise Control! para longas viagens, é ótimo!! Descansa muito a perna!
Mas então, eu comecei a pesquisar sobre o sistema, e, vi o tópico no vectra clube http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 12&t=43308).

Enfim, se encontrar todas as peças é possível de instalar!

Porém, como está difícil encontrar o sistema do Vectra, comecei a pesquisar na net e, vi muitos módulos de PA a venda, do Tucson, I30, Mistubishi, e, o que eles tem em comum? São absolutamente os mesmos módulos. Foto abaixo.
Imagem
modulo-piloto-automatico-tucson-ano-2009-2010_MLB-F-3695232312_012013 por leopcastro, no Flickr

Após encontrar com muita facilidade o módulo, fui a procura do diagrama dele, e isso sim, foi muito difícil! Rs, até que encontrei um, num fórum RUSSO! Rs.
Fiquei a manhã inteira de hoje traduzindo o diagrama, o redesenhei e, segue ele abaixo.
Imagem
Diagrama Cruise Control por leopcastro, no Flickr

E então pessoal, vou comprar no ML um módulo deste, e, ele chegando, farei as peças necessárias para ficar bem instalado mecanicamente, usando o processo de engenharia, indicado pelo Rafaelo, pra ficar tudo como se fosse uma instalação original, creio que terei maior facilidade pelo meu ser MPFI.
Mas enfim, vou enriquecendo este tópico com maiores detalhes deste interessante projeto!
Abraços!
PS: Este diagrama eu redesenhei, qualquer coisa que notarem de errado, me informem que eu corrijo, mas, creio estar tudo certinho! E, esse diagrama da pinagem, SUEI pra traduzir viu! Rs, olhe a foto original.
Imagem


É isso pessoal!! Abração e, torçam para as novidades positivas ai!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por coy »

Interessante, vou acompanhar.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por tyo »

meu monza tem piloto automatico!!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

tyo escreveu:meu monza tem piloto automatico!!
Tyo! Agora sim eu entendo o quanto é útil esta ferramenta!
Tem como você tirar umas fotos do sistema do seu?
Obrigado desde já!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por vrsilva »

piloto automático ou cruise control ajuda muito, eu teria fácil um no meu. Pra alguns pode parecer frescura, pra uso urbano não serve de nada mesmo, mas pra pegar rodovias, viajar por 200km ou mais é MUITO bom. Nunca dirigi um carro que tivesse mas tenho certeza da utilidade.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

vrsilva escreveu:piloto automático ou cruise control ajuda muito, eu teria fácil um no meu. Pra alguns pode parecer frescura, pra uso urbano não serve de nada mesmo, mas pra pegar rodovias, viajar por 200km ou mais é MUITO bom. Nunca dirigi um carro que tivesse mas tenho certeza da utilidade.
Sinceramente, eu achava frescura! Mas, após viajar em um carro com um, vi o quanto é ótimo! minha perna direita agradece!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Rafaelo »

bem interessante isso. no nosso I30 tem essa função e é muito util na estrada. cidade é inutil, mais na estrada é otimo, so perta o botao e ele grava a velocidade dae é so tirar os pe e seguir viagem. detalhe, carro manual.

ficou bem legal o diagrama tecnico, ter ele cadastrado é muito importante.

verdade Leandro.
quanto a peça é isso mesmo, o pessoal tem a mania de falar peça de I30, peça de KIA, bla bla bla! so que eles esquecem que a peça nao foi projetada pra um unico carro(aplicação) e sim pra variossssss carro e as vezes varias marcas de carro. tudo devido custo, so mudando o suporte da peça. cada suporte tem uma aplicaçao original ae sim, mais a peça em si é a mesma. por isso que nao gosto de falar peça de tal carro e sim o codigo original dela, alem de mais tecnico é mais justo tb :)

poucos sabem disso, se voces pegarem o monza tem correia que tem aplicaçao da Fiat sendo a mesma peça com varias aplicaçao. mesma coisa rolamento, rolamento de roda serve tanto em monza quanto em santana. é a mesma peça tecnica(projeto - medida - etc) porem de aplicação variada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafaelchaves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Mai 2011, 13:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por rafaelchaves »

sempre tive uma duvida sobre a segurança desse sistema. na verdade não é do sistema e sim do que ele proporciona.
já que o motorista acaba "relaxando" não corre o risco de acontecer um acidente por estar desatento?
Responder