Piloto Automático (Cruise Control)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
kentakk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Set 2015, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por kentakk »

Leocastro escreveu:Mas ai é função do EcoSport novo. Este módulo tem apenas estes botões que citei acima, e funciona da seguinte maneira que expliquei.
Ola Leo! nao sei porque essas chaves ligadas ao pedal de freio e embreagem sao tudo ao contrario.... Na verdade encontrei no ML uma chave que vai na embreagem inclusive ja tem ate encaixe original, mas ele eh ao contrario, qdo pisa ele abre..... E nao sei porque no freio precisa de 2 chaves uma aberta e outra fechada... pois para enviar a informacao ao modulo bastaria uma chave apenas ja que as duas trabalham em conjunto... Nao vejo logica nisso. :smt017
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

kentakk escreveu:
Leocastro escreveu:Mas ai é função do EcoSport novo. Este módulo tem apenas estes botões que citei acima, e funciona da seguinte maneira que expliquei.
Ola Leo! nao sei porque essas chaves ligadas ao pedal de freio e embreagem sao tudo ao contrario.... Na verdade encontrei no ML uma chave que vai na embreagem inclusive ja tem ate encaixe original, mas ele eh ao contrario, qdo pisa ele abre..... E nao sei porque no freio precisa de 2 chaves uma aberta e outra fechada... pois para enviar a informacao ao modulo bastaria uma chave apenas ja que as duas trabalham em conjunto... Nao vejo logica nisso. :smt017
Amigo, sinceramente, você leu o tópico por inteiro? Tem explicado qual interruptor utilizar, e, o porque dele ter essa ligação. A chave de duplo comando, é pra enviar informação ao módulo de que o pedal está em modo descanso (desacionado), o porquê disso, é ter uma informação redundante.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
kentakk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Set 2015, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por kentakk »

Ola Leo! Na verdade sou tecnico em eletronica. E o que acho redundante eh a hyundai colocar um interruptor NA e outra NF saindo de um lugar e chegando no mesmo lugar.... Pois bastaria apenas 1 interruptor(o do freio) e no proprio modulo fazer a inversao da informacao... ou seja, economizaria interruptores e fios desnecessarios.... No meu caso vou usar apenas 1 NA e vou utilizar um rele comum para inverter esta informacao assim economizo fio(que eh pouco) e nao quebro a cabeca para procurar um interruptor duplo que creio ser impossivel de achar no mercado. abracos...
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

Interruptor duplo não é difícil de encontrar, utilizo no meu!
Bem, com o relé funcionará do mesmo jeito, sem problemas, mas, creio que é mais fácil o relé apresentar problemas do que um interruptor. você, como disse ser técnico de eletrônica, pode fazer um circuito transistorizado também.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
kentakk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Set 2015, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por kentakk »

Leocastro escreveu:Interruptor duplo não é difícil de encontrar, utilizo no meu!
Bem, com o relé funcionará do mesmo jeito, sem problemas, mas, creio que é mais fácil o relé apresentar problemas do que um interruptor. você, como disse ser técnico de eletrônica, pode fazer um circuito transistorizado também.
Ola Leo! vc ja comprou o divisor de frequencia que vc tinha dito que tinha queimado? no caso sera que nao vale a pena fabricar um divisor a preco mordigo? pois tenho certeza que dentro daquela caixinha preta que custa absurdos 50reais vc nao gastara mais que 10reais em pecas pra montar... vc ja tentou desmontar pra ver o que tem dentro dela? Agora vai ser sacanagem se o fabricante mergulhou o circuito em resina para nao ser copiado.... mas acho que nao tem muito segredo.
Perguntei para um vendedor sobre o interruptor e parece que o de freio usando na embreagem ja resolve boa parte do problema, mas acontece que ele custa 50reais original da ford.
Outro problema que tenho eh que a ecosport tambem gera 8pulsos igual ao monza.... esta era a grande preocupacao minha. Outra preocupacao que tinha era que existiam varios tipos de sensores de velocidades um era efeito hall e outra era indutivo.... nao sei bem qual a diferenca. :smt031
Vc ja tentou ligar o divisor direto no sensor do monza e divir por 4? Deu certo?
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

kentakk escreveu:
Leocastro escreveu:Interruptor duplo não é difícil de encontrar, utilizo no meu!
Bem, com o relé funcionará do mesmo jeito, sem problemas, mas, creio que é mais fácil o relé apresentar problemas do que um interruptor. você, como disse ser técnico de eletrônica, pode fazer um circuito transistorizado também.
Ola Leo! vc ja comprou o divisor de frequencia que vc tinha dito que tinha queimado? no caso sera que nao vale a pena fabricar um divisor a preco mordigo? pois tenho certeza que dentro daquela caixinha preta que custa absurdos 50reais vc nao gastara mais que 10reais em pecas pra montar... vc ja tentou desmontar pra ver o que tem dentro dela? Agora vai ser sacanagem se o fabricante mergulhou o circuito em resina para nao ser copiado.... mas acho que nao tem muito segredo.
Perguntei para um vendedor sobre o interruptor e parece que o de freio usando na embreagem ja resolve boa parte do problema, mas acontece que ele custa 50reais original da ford.
Outro problema que tenho eh que a ecosport tambem gera 8pulsos igual ao monza.... esta era a grande preocupacao minha. Outra preocupacao que tinha era que existiam varios tipos de sensores de velocidades um era efeito hall e outra era indutivo.... nao sei bem qual a diferenca. :smt031
Vc ja tentou ligar o divisor direto no sensor do monza e divir por 4? Deu certo?
Ele fez isso! kkkkkk, tá mergulhado em resina! Não consegui ver o CI.

Sobre o divisor, funcionou normalmente ao ligar no do Monza e dividir por 4! Pode usar no da Eco tranquilamente.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
kentakk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Set 2015, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por kentakk »

Leo! eu ja comprei meu modulo.... agora estou mais animado... a eco se nao me engano tambem eh de 8 pulsos por volta do eixo de saida do cambio.... eu achei que nao ia precisar de colocar o divisor ou outro sensor....
Se eu tentar montar o divisor em casa e der certo posto o circuito.... acho que nao deve ser dificil.... mas eh sacanagem o cara mergulhar em resina.... sem falar que ele pode tb ter raspado o codigo do componente....50quentinha acho muito caro. Apesar que estao pedindo 50 numa chave de pedal de freio.... muito caro.... no meu carro tem lugar para chave na embreagem que ja tenho e tem um outro lugar acima do interruptor do freio que posso colocar mais uma chave NF original da ford.... ou como disse usar rele e inverter o sinal.... reles de eletronica na faz muito barulho, ainda mais se colocar dentro de uma patola...
Vc tem ideia de porque o seu divisor queimou? Sera que seria bom um tipo de protecao na entrada do divisor, tipo um limitador de tensao de entrada?
kentakk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Set 2015, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por kentakk »

ola Leo! vc sabe informar ao certo qual o valor correto do resitor que vai no botao liga-desliga.... no esquema ta como 390 ohms, mas nao sei se este eh o valor correto. Vc pode me informar com certeza o valor deste resistor? Grato.
Responder