Luz cortesia / leitura

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

faça somente uma correçao(no meu ponto de vista) na parte da chave do farol.
a chave do farol faz o aterramento direto na luz do teto.e somente na luz do teto.
do jeito que colocou as luzes somente vao funcionar com a porta aberta.
e os pinos das portas somente funcionam na luz do teto.
aproveita e coloca o rele temporizador na luz do teto.


as outras luzes no meu carro funcionam direto independente da chave estar ligada ou a porta aberta.
se um passageiro fuçador mexer e a gente nao ver vai arriar a bateria.

um abraço amigo :smt023
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Você está fazendo uma enorme confusão entre luzes de leitura e luz de teto (ou de salão). Independentemente do modelo ou ano do seu Monza, ele já está dotado de luz de teto, que é única e fica no centro do teto (do lado de dentro, é claro), com ou sem relé temporizador, e seja como for já está com a instalação elétrica pronta e funcional. As lanternas de leitura são um item opcional que nada têm a ver com a iluminação do teto. Cada uma destas lanternas possuem dois terminais de ligação, que são macho do tipo Foston de 6.3mm. Num destes terminais você deve ligar - por meio de um terminal fêmea com capa plástica - um fio dos +12V direto (linha 30 no padrão de nomenclatura) e no outro terminal um fio - também com terminal fêmea - que vá para a carroceria em qualquer ponto que você queira (-12V ou linha 31 na nomenclatura). Isso vale tanto para a lanterna de leitura dianteira quanto para a lanterna de leitura traseira. Simples assim. Não complique as coisas e para este propósito esqueça que existe a luz de teto. +12V direto você encontra em vários lugares em muitos chicotes e pontos de aterramento prontos também há de monte na carroceria. Se não dispuser de um multímetro ou caneta de polaridade para encontrar os fios - vermelhos sempre - que têm +12V direto, puxe direto do terminal "+" da bateria.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 509
Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Jose JJ »

jesuino b ferreira escreveu:faça somente uma correçao(no meu ponto de vista) na parte da chave do farol.
a chave do farol faz o aterramento direto na luz do teto.e somente na luz do teto.
do jeito que colocou as luzes somente vao funcionar com a porta aberta.
e os pinos das portas somente funcionam na luz do teto.
aproveita e coloca o rele temporizador na luz do teto.


as outras luzes no meu carro funcionam direto independente da chave estar ligada ou a porta aberta.
se um passageiro fuçador mexer e a gente nao ver vai arriar a bateria.

um abraço amigo :smt023
Então Jesuíno, ainda não terminei a instalação por falta de tempo (muita chuva por aqui). Minha intenção por enquanto é fazer uma instalação simples, sem relê mesmo, não vejo muita utilidade na luz do teto ficar acesa hehe. Sobre o botão do farol, quando puxamos ele, ele faz o aterramento do sistema e as luzes de porta e teto acendem, não é isso?? no meu entendimento, como todos os fios negativos estarão "interligados" perto ou já nos terminais dos pinos das portas, se abrir qualquer porta ou puxar o botão do farol todas as luzes de cortesia irão acender. Ou fiz besteira?? :smt017
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Imagem

estas aqui acendem direto.

a do teto(salao) e das portas(2 portas)acendem ao puxar a chave do farol e ao abrir as portas dianteiras.
monza 4 portas ,as traseiras acendem independentes :smt023
Braga
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 17 Nov 2013, 12:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Braga »

Cara, tem umas que funcionam à pilha, num passat de um amigo meu ele compro para por, ae ele cola no teto do carro, identico ao original só que funciona com pilhas pequenas, as mesmas utilizadas em relogios. Porem como a qualidade não é boa, ele compro um original VW e com suas gambiarras ele fez funcionar com pilhas, umas pilhas diferentes, mesma largura das "palitos" porem mais curtas
Michell89
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Ago 2013, 15:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Michell89 »

Obrigado A todos que tentaram ajudar!!! achei muito útil . mas agora eu não vou mexer nisso eu tenho outras prioridades. mas valeu as dicas.
Avatar do usuário
Xela1347
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Ago 2019, 18:39
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Xela1347 »

Fala galera. Ressuscitando essa parte do fórum, hahaha! Eu estou para colocar a luz de leitura na parte da frente no meu Monza. Tenho um Class 93 Cinza Haendel em processo de reforma, que era do meu pai e agora é meu... Enfim.
Minha dúvida é: para instalar essa luz vou ter que tirar a forração do teto certo? Essa luz de leitura precisa de algum suporte ou o carro já vem com esses suportes na lataria?
Os fios não vejo problema para instalação.
Quem souber e puder ajudar agradeço.
Monza class cinza haendel 1993
painel digital
freio a disco nas 4
computador de bordo
bancos recaro
trio elétrico
retrovisor interno fotocrômico
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Luz cortesia / leitura

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Xela1347, sim os encaixes são na própria lataria. As lanterna vem com as garras de um lado e do outro lado, há uma chapinha para dar pressão que segura no alojamento da lataria do teto. Isso tanto na parte dianteira como traseira.
O que aconteceu com a fiação?
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder