Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

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MonzaClub20EFICHZ
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Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Centralizando as informações do scanner na versão USB num único post

Principal vantagem do scanner por USB TTL é que dispensa a ligação de 12 volts do acendedor de cigarros, além de não exigir treinamento de montagem de circuitos e soldas.

Pinagem para ligação do soquete
Ligue o negativo do ALDL(pino A) no GND do USB
Junte os 2 pinos (Tx) e (Rx) e ligue no pino M do ALDL.

O conector ALDL tem esta configuração:
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Foto dele:
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Atenção, em muitos carros está de cabeça para baixo, então gire 180º os pinos para coincindir.

A função dos terminais é:

A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
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Já o soquete USB TTL pode mudar a ordem dos pinos, mas as tens inscritas e podem ser lidas com o auxílio de uma lupa.

Onde comprar:
https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb

Também disponível por US$ 7,70 em
http://dx.com/p/jy-mcu-usb-serial-port- ... 322?item=1
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Outra opção é usar o scanner serial descrito em viewtopic.php?f=50&t=22823 com o adaptador USB para serial, que já está também testado. Ele é descrito como USB-RS232 e nele está gravado em alto relevo HL-340, mas lembro que este necessita a montagem do scanner serial para funcionar, diferente dos USB TTL que são diretos. Custo R$ 20,00 no Brasil
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Driver http://www.baixa.la/arquivo/9150818
Onde comprar este:

http://dx.com/p/usb-rs232-cable-622?item=1
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US$ 5,80

Estes USBs funcionam em Seven 32 bits, Vista 32 Bits, XP 32 bits e Milenium, todos com porta USB 2.0, mas não funcionam em porta USB 1.1 nem em sistemas 64 bits.

Sobre o interpretador do logs, a versão 2.0e está disponível em:
http://www.baixa.la/arquivo/2362618

Ele funciona em sistemas 32 bits, bastando ativar as macros, em sistema 64 bits não funciona, nem mesmo no Office 2003, a questão do interpredador Excel do ElanScan não funcionar tem a ver com o Windows ser 32 ou 64 bits, e não com a versão do Office, exceto é claro a versão free que vem em máquinas OEM que não tem suporte para macros.

Para o uso on-line do ElanScan lembro que os dados caem com os nomes errados então é necessário usar a tabela abaixo:

Real---------------------Parâmetro do ElanScan----------Valor de correção
MAP Volts---------------BatteryVolts----------------------Dividir por 5,14
Potenciômetro do CO--Spark Advance------------------Dividir por 18,21
Voltagem Bateria-------Engine run time----------------Dividir por 10
RPM Throttle %--------RPM------------------------------Multiplicar por 60,1
Velocidade--------------DRP interval--------------------Dividir por 2 para câmbio automático e por 4 para câmbio manual
Consumo---------------Flags 12--------------------------Multiplicar por 0,071453 para l/h
Temperatura-----------Coolant temp.------------------Direto
TPS----------------------TPS voltage---------------------Direto
Ar Cond Acionado------Flags 46-------------------------Direto
Vent Motor Acionado----Flags 48-----------------------(0 desligado 1 ligado)-Atua em faixas ajustadas pelo Excel
Marcha Ascendente-------Flags 58----------------------(0 até 204 desligado, Valor acima de 205 ligado)
Atuador da Lenta----------IAC position-----------------Direto
Avanço da ignição---------Air/fuel ratio---------------Direto
Cód Lamp Acionado---------Flags 52-------------------Direto

Não que eu ache que isso seja eficaz, por isso fiz o interpretador off-line.

Ou usar o EFI Live, que apesar de não gerar log descente e não ser freeware tem como vantagens:
- Consegue ler diretamente os códigos de erro, pelo menos para os que testei que foram a falha do MAP e do sensor de CO acusou perfeitamente. Ele não apaga os erros mas basta desligar a bateria por 10 segundos.
- Consegue verificar on-line os seguintes parâmetros: RPM, IAC, MAP, TPS, Temperatura do Motor, Voltagem do alternador/bateria, Voltagem do potênciômetro de CO (testados e conferidos) e provavelmente também o VSS.

Desvantagens:
- Até consegue fazer log, mas é travado cheio de erros, exporta em CSV separado por vírgulas com o sinal decimal também com vírgula, resultado um nó total praticamente inviabilizando qualquer tipo de geração automatizada de gráficos para análise, só acertando manualmente todos os valores com os vistos on-line, resumindo inviável.
- O que ele diz ser avanço do ponto pode ser qualquer coisa, mas ponto não é fiz o teste específico de travar o avanço em zero para a regulagem do ponto e o sinal nem alterou, ou seja o principal item de análise não está presente, nem mesmo analisando o log individualmente.
- Além de não ter o avanço também não fornece indicação de consumo, indicativo de ar acionado, indicativo da eletro ventoinha do motor acionada, aceleração, potência desenvolvida (como dinamômetro caseiro), indicador de marcha ascendente acionada, e código lampejante acionado. Ou seja, tem 8 parâmetros a menos.

Ou seja a grande funcionalidade extra dele é a verificação dos códigos de erro on-line e poder regular on-line o potenciômetro de CO, apesar de existir uma discrepância de 0,03 V, mas desprezível no real e o acusado.

Demais informações em viewtopic.php?f=50&t=22823
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Lista de tópicos relacionados ao Scanner Diagnóstico Automotivo para Monza, Kadett, Blazer e S10 com central Multec 700:

Tópico basel:
viewtopic.php?f=50&t=22823

Análise do Motor pelo Scanner – Principal item - Gráficos do avanço descrição detalhada:
viewtopic.php?f=14&t=24827

Análise geral do motor sem força via scanner:
viewtopic.php?f=3&t=24807

Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo:
viewtopic.php?f=14&t=24836

Tópicos anteriores:

Construção do Scanner
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico

Versão funcional e sem dados comparativos, aprendendo a usá-lo.
viewtopic.php?f=50&t=14671

Usando por meio do EFI Live (não freeware)
viewtopic.php?f=50&t=20029
Análise de deficiência do EFI LIve e a vantagem dos códigos de erro:
viewtopic.php?f=50&t=20029&start=50#p282488

Ativando o Código Lampejante e Manual
viewtopic.php?f=47&t=7336

Material didático sobre a injeção do EFI da época do lançamento
viewtopic.php?f=47&t=7335
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por juniorunderground »

Ja te disse que sou seu fã?
è só esse conter usb, mais nada? agora ficou moleza.
Será q acho soquete USB TTL em alguma loja fisica? pq um site q vc passou ta esgotado, e o outro acho iria demorar pra chegar pelo fato de ser gringo.

Muito obrigado por mais esse tuto, assim q tiver os logs coloco aqui pra ver como ta a saude do carro, valeu.
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

USB TTL em loja física? Nunca vi, mas é só tentando.
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

joaofilho escreveu:Bom, parece que trocaram a central dele, provavelmente papo de vendedor que é a mesma coisa porém ele sempre funcionou normal, agora que deu esse problema...
O monza desse ano funciona o ventilador do radiador pelo modulo ou tem o famoso "cebolão"?
Tenho que verificar a cor do bico, não lembro de cabeça...
Vou regular o potenciometro, no caso do meu que é a gasolina o potenciometro por padrão fica em quanto?
O problema aqui é que não dá para usar uma ECM de álcool com gasolina, se me dizer se é 1.8 ou 2.0 te passo o código para poder comprar em ferro velho, precisa trocar por uma de gasolina, é isso que dá excesso de combustível, para tentar usar desta maneira coloque o potenciômetro de CO no mínimo possível ou use o módulo economia vide viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=275773#p275766
Neste ano não tem cebolão no radiador, quem aciona a ventoinha é a ECM.

Enviado: Qua, 31/10/2012 - 00:01 AM
por MonzaClub20EFICHZ
Vi o log e tenho algumas perguntas

Se é um Monza porque está usando uma ECM de Kadett automático?

Ele é álccol ou gasolina?

Qual a cor do bico injetor?

Se for álcool o valor do potenciômetro de CO está alto 1,91 em vez de 1,5

Para finalizar faça os logs padrões 1, 2 e se possível o 3 como falei, caso contrário a análise fica prejudicada

Monza com problemas
Enviado: Ter, 30/10/2012 - 20:33 PM
por joaofilho
Boa noite,
Estou com um monza de um amigo com problemas, o monza não anda, se voce pisa ele afoga, na marcha lenta ta afogando...
Segue o link do arquivo do elanscan, espero que você possa me ajudar, esse defeito ta cabeludo kkkk

http://www.baixa.la/arquivo/6569226
Abraços!
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por juniorunderground »

Opa meu Usb ttl chegou ontem, vou ver se domingo consigo testar no monza.
Ve se ´to certo, to com medo de fazaer alguma cagada.

USB pino GND > Pino A no monza
USB pinos TXD e RXD > Pino M no monza

È só isso mesmo?
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Isso mesmo, não esqueça de ver qual portal serial ele cria para poder indicá-la ao scanner.
juniorunderground
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Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por juniorunderground »

Creio q fiz tudo certinho, mas nao funcionou.
Liguei a plaquinha na usb do not, porem nao reconheceu, ai instalei esse driver desse site http://www.silabs.com/products/mcu/page ... ivers.aspx
Acendeu uma luz vermelha e no reconheceu como (COM3)
Testei o EFILive Scan Tool V4.6.5 e o ElanScan, mas nada, até tirei umas screens

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