Limpeza Carburador BROSOL 2E

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Ah tá, não tem nada a ver mesmo, foi coincidencia.

Se ninguem responder sua duvida aqui, pqrgunte ao tonella, nao sei se conhece o canal dele no youtube. Ele é fera em carburação e com certeza pode te ajudar
daniel andrade
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 59
Registrado em: 18 Jan 2014, 04:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por daniel andrade »

Roger Werner escreveu:Boa Noite Monzeiros! venho através deste tópico, compartilhar um pouco de uma nova experiência que tive...a limpeza do bura! Antes de tudo gostaria de agradecer ao nosso amigo LeoCastro, que não mediu esforços para me ajudar, e de um modo simples e bem explicado, me ensinou esse serviço que é bem interessante pelo simples fato de não mais ter que pagar um dinheirão para esses mechaniscos limparem nossos buras! :smt017

Começando então com o material e Ferramentas utilizadas...
Imagem

Vermelho - Diafragma da Bomba de Aceleração
Azul - Kit de Junta BROSOL 2E
Verde - Válvula de Máxima
Amarelo - Baquelite
E duas latas de Car80
Chave Philips
Chave de Fenda
Chave 10mm
Chave 8mm

Desculpa, mas não tenho foto do processo de remoção do carburador do motor, mas vou explicar...
Retirando o filtro de ar, tem-se acesso ao carburador, primeiro solta as 3 porcas que tem encima do carburador com a chave de 10mm, desconecte todas as mangueiras prestando atenção nos seus lugares corretos, usar a chave de 8mm para soltar o cabo do afogador, tudo soltinho? então é só puxar o bura pra cima que ele sai facinho...
Agora com ele fora do lugar...
Imagem
Aqueles dois eixos bem a direita, deveriam ter ficado no lugar, porém na hora de soltar as porcas de cima do bura eles giraram junto...mas sem problemas, eles são parafusados no coletor!
Imagem
Por baixo, com o 2º Estágio encravado!
Imagem

próximo passo é soltar a tampa do corpo do bura...para isso na tampa tem 5 parafusos basta soltá-los!
Imagem
Os três mais compridos são do interior da tampa e os dois mais curtos são os de fora!

Tudo separado..
Imagem
Imagem
Retirar os 3 Gliceurs, IMPORTANTE...o gliceur com furo maior fica do lado desse "caninho" da direita, não pode inverter...o terceiro Gliceur fica na parte de cima da tampa...retira tudo e tasca Car80
Poe tudo num recipiente e larga Car80 por TUDO! pra ir soltando a sujeira...

Em seguida...retira-se o diafragma...só soltar os 4 parafusos...cuidado ele tem uma mola interna, nao tem muita pressão, mas nao custa cuidar!
Imagem
Imagem
Atrás da mola, no corpo do bura, tem um anelzinho dourado, e atras do anel, tem uma buchinha de borracha..tirar tudo e limpar!

Depois tira-se a válvula de máxima, mesma coisa, cuidado com a mola, essa tem mais pressão!
Imagem

Depois de TUDO limpo, vai secando com um guardanapo, o ideal seria ar comprimido, mas na falta usa-se um guardanapo mesmo...NAO USE PANO!!!! e vai repondo as peças, começando pelos Gliceurs!
Imagem
Imagem

Em seguida o diafragma...
Os 4 parafusos devem ser apertados em diagonal e sem muita força, só o suficiente para evitar vazamentos!!!
Olha ai a mola, o anel e a borrachinha lá atrás!
Imagem
Imagem
Imagem

Depois a Válvula de Máxima! atenção na ordem das juntas!!
sem apertar muito, apenas o suficiente para evitar qualquer tipo de vazamento!
Imagem

Agora vem a junta principal, verifique se o Tubo Injetor, ali embaixo, está direcionado certinho para a borboleta!
Imagem

Feche tudo, e aperte consideravelmente os 5 parafusos de cima!
Imagem

Agora vamos trocar o O' ring do parafuso de mistura! basta desrosquear todo ele até sair...
Imagem
Imagem
O' ring novo! é o menorzinho que vem no kit de juntas!
Imagem

TUDO no lugar e pronto...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora vamos para o carro...
coloque no coletor...uma das juntas verdes, o baquelite, e a outra junta verde...assim...
Imagem
depois só largar o bura encima!
Imagem

Agora fixe o carburador pelas porcas aquelas de cima...
Imagem

Depois só reconectar todas as mangueiras, apertando bem as que passam combustivel pra nao ficar vazando, vazamento encima do alternador principalmente é fogo certo!

Depois recolocar cabo do acelerador e afogador...
Imagem
Imagem

Para o cabo do afogador, o botão interno do afogador deve estar todo pra dentro do painel e a borboleta encima da tampa do bura deve estar toda aberta, dai sim, se fixa o cabo!
Imagem

TUDO PRONTO, só finalizar com as particularidades de cada dono! troquei também aproveitando a oportunidade o filtro de combustivel! eu aconselho!
Imagem
Imagem

PS. Fumaça saindo do motor é natural, pois durante o processo de montagem e desmontagem pinga um pouco de gasolina e também o descarbonizante queimando! hehe, me deu medo quando vi, mas já parou! depois para regular a lenta certinha, deixe o carro ligado até a ventoinha ligar e desligar duas vezes, depois vire o parafuso aquele que tem atrás do carburador, aquele q tem tipo uma capinha na volta...gire até deixar na rotação desejada, depois vá para o parafuso de mistura, vai fechando até o carro começar a querer apagar, quando for apagar volte duas voltas e meia! fica certinho, sem mistério!
Espero que gostem!
Agradeço o LeoCastro por me ensinar mais um pouco sobre esse monza que amo de verdade! :smt023

Comentem hein! E me corrijam se estiver algo errado! desde já grato! Abraços
roger vc tem imagem do parafuso que regula a lenta? mas tem que fazer regulagem em qual combustivel? (gnv ou gasolina)!!!
morpheu_sa
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jan 2012, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por morpheu_sa »

Carlos A. Freire escreveu:
feaaar escreveu:Imagem

que boia e essa? o meu 2e não tem isso não!

Qual a finalidade dela?

Lógico que tem! Todos os carburadores tem e é a boia e agulha estilete que controlam o nível de combustível na cuba do carburador. No caso do Brosol 2E7, a boia e agulha estilete ficam na tampa pelo lado de dentro. Aliás, todos tem a boia e agulha do lado de dentro, alguns com a boia no corpo (cuba) e outros na tampa junto a agulha.

Abs,

Carlos Freire
queria saber se essa peca preta na esquerda ela e ligada na esquerda oh na direita? Tem dois furos um para o distribuidor e um que pegana peca preta queria saber como fazer a ligacao correta pois meu monza quando esta na lenta e dou uma acelerada ele se treme todinho quando nao morre alguem ajuda ai?
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

queria saber se essa peca preta na esquerda ela e ligada na esquerda oh na direita? Tem dois furos um para o distribuidor e um que pegana peca preta queria saber como fazer a ligacao correta pois meu monza quando esta na lenta e dou uma acelerada ele se treme todinho quando nao morre alguem ajuda ai?


Imagem
D - Desafogador
F- Distribuidor
o restante,pode usar ou nao dependendo do combustivel e do modelo do carro.

mais:
http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... 2e7e3e.htm
http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... buradores/
Powyck
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Ago 2015, 10:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por Powyck »

O meu monza tem dificuldade para ligar sempre que o motor está frio , chega gasolina ao desborbulhador, mas nao chega gasolina ao carburador. Quando o motor esquenta ele pega de primeira, sempre fica fedendo a gasolina não encontro vazamento. As vezes ele rateia e morre.
Qual pode ser o problema?
marcelo gerhardt
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 338
Registrado em: 07 Jul 2012, 23:12
Cidade: Rio do sul
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E

Mensagem não lida por marcelo gerhardt »

Parabéns pelo tópico excelente,só fiquei com uma dúvida lá na primeira página na foto dos gicles vc fala que o gicle de furo maior deve ficar no lado direito do mesmo lado do caninho,eu desmontei o meu com ajuda do seu tópico para por o segundo estágio a mola e deu tudo certo,porém no meu o gicle de furo maior Tava na esquerda e o de furo menor na direita porém a numeração do gicle de furo menor é maior,minha duvida é se vc se refere a numeração ou ao tamanho mesmo do furo?
:ok:
Responder