Limpeza Carburador BROSOL 2E
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Limpeza Carburador BROSOL 2E
Boa Noite Monzeiros! venho através deste tópico, compartilhar um pouco de uma nova experiência que tive...a limpeza do bura! Antes de tudo gostaria de agradecer ao nosso amigo LeoCastro, que não mediu esforços para me ajudar, e de um modo simples e bem explicado, me ensinou esse serviço que é bem interessante pelo simples fato de não mais ter que pagar um dinheirão para esses mechaniscos limparem nossos buras! :smt017
Começando então com o material e Ferramentas utilizadas...
Vermelho - Diafragma da Bomba de Aceleração
Azul - Kit de Junta BROSOL 2E
Verde - Válvula de Máxima
Amarelo - Baquelite
E duas latas de Car80
Chave Philips
Chave de Fenda
Chave 10mm
Chave 8mm
Desculpa, mas não tenho foto do processo de remoção do carburador do motor, mas vou explicar...
Retirando o filtro de ar, tem-se acesso ao carburador, primeiro solta as 3 porcas que tem encima do carburador com a chave de 10mm, desconecte todas as mangueiras prestando atenção nos seus lugares corretos, usar a chave de 8mm para soltar o cabo do afogador, tudo soltinho? então é só puxar o bura pra cima que ele sai facinho...
Agora com ele fora do lugar...
Aqueles dois eixos bem a direita, deveriam ter ficado no lugar, porém na hora de soltar as porcas de cima do bura eles giraram junto...mas sem problemas, eles são parafusados no coletor!
Por baixo, com o 2º Estágio encravado!
próximo passo é soltar a tampa do corpo do bura...para isso na tampa tem 5 parafusos basta soltá-los!
Os três mais compridos são do interior da tampa e os dois mais curtos são os de fora!
Tudo separado..
Retirar os 3 Gliceurs, IMPORTANTE...o gliceur com furo maior fica do lado desse "caninho" da direita, não pode inverter...o terceiro Gliceur fica na parte de cima da tampa...retira tudo e tasca Car80
Poe tudo num recipiente e larga Car80 por TUDO! pra ir soltando a sujeira...
Em seguida...retira-se o diafragma...só soltar os 4 parafusos...cuidado ele tem uma mola interna, nao tem muita pressão, mas nao custa cuidar!
Atrás da mola, no corpo do bura, tem um anelzinho dourado, e atras do anel, tem uma buchinha de borracha..tirar tudo e limpar!
Depois tira-se a válvula de máxima, mesma coisa, cuidado com a mola, essa tem mais pressão!
Depois de TUDO limpo, vai secando com um guardanapo, o ideal seria ar comprimido, mas na falta usa-se um guardanapo mesmo...NAO USE PANO!!!! e vai repondo as peças, começando pelos Gliceurs!
Em seguida o diafragma...
Os 4 parafusos devem ser apertados em diagonal e sem muita força, só o suficiente para evitar vazamentos!!!
Olha ai a mola, o anel e a borrachinha lá atrás!
Depois a Válvula de Máxima! atenção na ordem das juntas!!
sem apertar muito, apenas o suficiente para evitar qualquer tipo de vazamento!
Agora vem a junta principal, verifique se o Tubo Injetor, ali embaixo, está direcionado certinho para a borboleta!
Feche tudo, e aperte consideravelmente os 5 parafusos de cima!
Agora vamos trocar o O' ring do parafuso de mistura! basta desrosquear todo ele até sair...
O' ring novo! é o menorzinho que vem no kit de juntas!
TUDO no lugar e pronto...
Agora vamos para o carro...
coloque no coletor...uma das juntas verdes, o baquelite, e a outra junta verde...assim...
depois só largar o bura encima!
Agora fixe o carburador pelas porcas aquelas de cima...
Depois só reconectar todas as mangueiras, apertando bem as que passam combustivel pra nao ficar vazando, vazamento encima do alternador principalmente é fogo certo!
Depois recolocar cabo do acelerador e afogador...
Para o cabo do afogador, o botão interno do afogador deve estar todo pra dentro do painel e a borboleta encima da tampa do bura deve estar toda aberta, dai sim, se fixa o cabo!
TUDO PRONTO, só finalizar com as particularidades de cada dono! troquei também aproveitando a oportunidade o filtro de combustivel! eu aconselho!
PS. Fumaça saindo do motor é natural, pois durante o processo de montagem e desmontagem pinga um pouco de gasolina e também o descarbonizante queimando! hehe, me deu medo quando vi, mas já parou! depois para regular a lenta certinha, deixe o carro ligado até a ventoinha ligar e desligar duas vezes, depois vire o parafuso aquele que tem atrás do carburador, aquele q tem tipo uma capinha na volta...gire até deixar na rotação desejada, depois vá para o parafuso de mistura, vai fechando até o carro começar a querer apagar, quando for apagar volte duas voltas e meia! fica certinho, sem mistério!
Espero que gostem!
Agradeço o LeoCastro por me ensinar mais um pouco sobre esse monza que amo de verdade! :smt023
Comentem hein! E me corrijam se estiver algo errado! desde já grato! Abraços
Começando então com o material e Ferramentas utilizadas...
Vermelho - Diafragma da Bomba de Aceleração
Azul - Kit de Junta BROSOL 2E
Verde - Válvula de Máxima
Amarelo - Baquelite
E duas latas de Car80
Chave Philips
Chave de Fenda
Chave 10mm
Chave 8mm
Desculpa, mas não tenho foto do processo de remoção do carburador do motor, mas vou explicar...
Retirando o filtro de ar, tem-se acesso ao carburador, primeiro solta as 3 porcas que tem encima do carburador com a chave de 10mm, desconecte todas as mangueiras prestando atenção nos seus lugares corretos, usar a chave de 8mm para soltar o cabo do afogador, tudo soltinho? então é só puxar o bura pra cima que ele sai facinho...
Agora com ele fora do lugar...
Aqueles dois eixos bem a direita, deveriam ter ficado no lugar, porém na hora de soltar as porcas de cima do bura eles giraram junto...mas sem problemas, eles são parafusados no coletor!
Por baixo, com o 2º Estágio encravado!
próximo passo é soltar a tampa do corpo do bura...para isso na tampa tem 5 parafusos basta soltá-los!
Os três mais compridos são do interior da tampa e os dois mais curtos são os de fora!
Tudo separado..
Retirar os 3 Gliceurs, IMPORTANTE...o gliceur com furo maior fica do lado desse "caninho" da direita, não pode inverter...o terceiro Gliceur fica na parte de cima da tampa...retira tudo e tasca Car80
Poe tudo num recipiente e larga Car80 por TUDO! pra ir soltando a sujeira...
Em seguida...retira-se o diafragma...só soltar os 4 parafusos...cuidado ele tem uma mola interna, nao tem muita pressão, mas nao custa cuidar!
Atrás da mola, no corpo do bura, tem um anelzinho dourado, e atras do anel, tem uma buchinha de borracha..tirar tudo e limpar!
Depois tira-se a válvula de máxima, mesma coisa, cuidado com a mola, essa tem mais pressão!
Depois de TUDO limpo, vai secando com um guardanapo, o ideal seria ar comprimido, mas na falta usa-se um guardanapo mesmo...NAO USE PANO!!!! e vai repondo as peças, começando pelos Gliceurs!
Em seguida o diafragma...
Os 4 parafusos devem ser apertados em diagonal e sem muita força, só o suficiente para evitar vazamentos!!!
Olha ai a mola, o anel e a borrachinha lá atrás!
Depois a Válvula de Máxima! atenção na ordem das juntas!!
sem apertar muito, apenas o suficiente para evitar qualquer tipo de vazamento!
Agora vem a junta principal, verifique se o Tubo Injetor, ali embaixo, está direcionado certinho para a borboleta!
Feche tudo, e aperte consideravelmente os 5 parafusos de cima!
Agora vamos trocar o O' ring do parafuso de mistura! basta desrosquear todo ele até sair...
O' ring novo! é o menorzinho que vem no kit de juntas!
TUDO no lugar e pronto...
Agora vamos para o carro...
coloque no coletor...uma das juntas verdes, o baquelite, e a outra junta verde...assim...
depois só largar o bura encima!
Agora fixe o carburador pelas porcas aquelas de cima...
Depois só reconectar todas as mangueiras, apertando bem as que passam combustivel pra nao ficar vazando, vazamento encima do alternador principalmente é fogo certo!
Depois recolocar cabo do acelerador e afogador...
Para o cabo do afogador, o botão interno do afogador deve estar todo pra dentro do painel e a borboleta encima da tampa do bura deve estar toda aberta, dai sim, se fixa o cabo!
TUDO PRONTO, só finalizar com as particularidades de cada dono! troquei também aproveitando a oportunidade o filtro de combustivel! eu aconselho!
PS. Fumaça saindo do motor é natural, pois durante o processo de montagem e desmontagem pinga um pouco de gasolina e também o descarbonizante queimando! hehe, me deu medo quando vi, mas já parou! depois para regular a lenta certinha, deixe o carro ligado até a ventoinha ligar e desligar duas vezes, depois vire o parafuso aquele que tem atrás do carburador, aquele q tem tipo uma capinha na volta...gire até deixar na rotação desejada, depois vá para o parafuso de mistura, vai fechando até o carro começar a querer apagar, quando for apagar volte duas voltas e meia! fica certinho, sem mistério!
Espero que gostem!
Agradeço o LeoCastro por me ensinar mais um pouco sobre esse monza que amo de verdade! :smt023
Comentem hein! E me corrijam se estiver algo errado! desde já grato! Abraços
- avvsilva
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- Cidade: Poços de Caldas
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
Olá amigo, tutorial excelente! Tenho certeza que vai ajudar muita gente! Obrigado mesmo!
Uma observação adicional que vale a pena fazer aqui é que algumas oficinas estão parando de mexer com carburador. Esses dias atrás perguntei em uma das melhores oficinas da minha cidade (cobram muito caro, quase se vê só carro importado) e eles me disseram que não mexem mais. Os mecânicos que estão se formando hoje quase não estão sendo treinados em carburação mais. Os caras bons em carburador por aí geralmente são os da velha guarda, que estão na ativa faz tempo. Como um dia esses caras vão se aposentar, aqueles que desejam manter seus carros carburados devem aprender os serviços de manutenção por conta própria! :smt023
Uma observação adicional que vale a pena fazer aqui é que algumas oficinas estão parando de mexer com carburador. Esses dias atrás perguntei em uma das melhores oficinas da minha cidade (cobram muito caro, quase se vê só carro importado) e eles me disseram que não mexem mais. Os mecânicos que estão se formando hoje quase não estão sendo treinados em carburação mais. Os caras bons em carburador por aí geralmente são os da velha guarda, que estão na ativa faz tempo. Como um dia esses caras vão se aposentar, aqueles que desejam manter seus carros carburados devem aprender os serviços de manutenção por conta própria! :smt023
Editado pela última vez por avvsilva em 07 Dez 2011, 22:07, em um total de 3 vezes.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
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Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
parabens , fotos boas e serviço bem detalhado !!!
michael firmino
michael firmino
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Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
Opa! Valeu avsilva e michael...mas agradeçam mesmo e parabenizem mesmo o LeoCastro, ele que me ensinou, eu só tirei fotos e passei as instruções repassadas por ele! espero que ajude muita gent siim, e mesmo que os mecanicos ainda mecham com carburadores, nada melhor do que nós mesmo fazermos isso pelo nossos monzas...fica um serviço de outro nivel! muito mais caprichado! abraços, obrigado!
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Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
ola amigo ótimo tutorial...parabens...
lembrando somente aos amigos que para uma melhor limpeza seria legal deixar o carburador mergulhado em banho quimico numa lata daquelas de oleo grande..esse "banho quimico"vende em algumas auto-peças aki de sp..e limpa completamente o carburador.,inclusive em seus pequenissimos respiros na parte da base do carburador..
outra dica após a remoção do carburador o correto é verificar se a base do mesmo nao esta empenada.,milimetros que seja..
e tambem verificar se os eixos do carburador principaimente de 1 estagio nao esta com folga..mesmo que com muito pouco..verficar o eixo de segundo estagio se não esta emperrado ou muito duro.,oq contribui para perda de rendimento em alta..verificando tudo isso é só seguir a técnica aplicada acima e dar um trato no bura...
pode parecer que não..as vezes a olho nu não percebe a diferença milimétrica de um desgaste num eixo,um empenamento da base e limpa-se o carburador e o mesmo até roda redondo sem falhar nem nada.,mais com a técnica que citei acima.,troca de embuxamento e alinhamento da base do carburador.,banho quimico e troca completa de gicles por novos..,ganha-se muito em rendimento e economia..falo pois trabalhei com isso por algum tempo...
abraço..
lembrando somente aos amigos que para uma melhor limpeza seria legal deixar o carburador mergulhado em banho quimico numa lata daquelas de oleo grande..esse "banho quimico"vende em algumas auto-peças aki de sp..e limpa completamente o carburador.,inclusive em seus pequenissimos respiros na parte da base do carburador..
outra dica após a remoção do carburador o correto é verificar se a base do mesmo nao esta empenada.,milimetros que seja..
e tambem verificar se os eixos do carburador principaimente de 1 estagio nao esta com folga..mesmo que com muito pouco..verficar o eixo de segundo estagio se não esta emperrado ou muito duro.,oq contribui para perda de rendimento em alta..verificando tudo isso é só seguir a técnica aplicada acima e dar um trato no bura...
pode parecer que não..as vezes a olho nu não percebe a diferença milimétrica de um desgaste num eixo,um empenamento da base e limpa-se o carburador e o mesmo até roda redondo sem falhar nem nada.,mais com a técnica que citei acima.,troca de embuxamento e alinhamento da base do carburador.,banho quimico e troca completa de gicles por novos..,ganha-se muito em rendimento e economia..falo pois trabalhei com isso por algum tempo...
abraço..
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- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
Que isso Roger! Eu apenas fui dando dicas! Vc que fez com maestria o serviço que, por sinal ficou ótimo!
Parabéns!!!!
Parabéns!!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
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Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
Valeu Cleston, sempre é bom adicionar informações...ajudou bastante! :smt023
E Leocastro...para de ser modesto! huasuahsuahs valeu amigo!
E Leocastro...para de ser modesto! huasuahsuahs valeu amigo!
Editado pela última vez por Roger Werner em 07 Dez 2011, 23:26, em um total de 1 vez.
- jesuino b ferreira
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- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Limpeza Carburador BROSOL 2E
amigo.meus parabens pelo tutorial.ficou perfeito.
mas tem uma pergunta que nao quer calar.
voçe nao postou foto ou nao retirou o gicle de marcha-lenta e os tubos misturadores?
voçes nao vao acreditar.mas meu carro eu vim descobrir estes tubos de 01 ano para ca.eu limpava e regulava mas nao tirava eles.tive que trocar pois estavam em estado deploravel
nunca vi nada falando sobre eles.ha pouco tempo baixei umas dicas de limpeza e o camarada falou sobre isto.
mas ficou show viu? :smt023
mas tem uma pergunta que nao quer calar.
voçe nao postou foto ou nao retirou o gicle de marcha-lenta e os tubos misturadores?
voçes nao vao acreditar.mas meu carro eu vim descobrir estes tubos de 01 ano para ca.eu limpava e regulava mas nao tirava eles.tive que trocar pois estavam em estado deploravel
nunca vi nada falando sobre eles.ha pouco tempo baixei umas dicas de limpeza e o camarada falou sobre isto.
mas ficou show viu? :smt023