Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vinicius, repare que quando solta o pé ele marca valores com numeração alta ou baixo consumo, ainda porque o bico está pulsando e passando combustível. Bem pouco pois não há carga, mas quando entra o CutOff, ele não marca nada no CB. Pelo que me lembro fica ---- Os Monza de amigos que tem CB é assim. Ainda pelo CB, acima de 60km/h ele leva alguns segundos para mostrar que o CutOff entrou, mas no scanner, já fiz vários testes no meu Monza e de amigos também, o CutOff é instantâneo. Acima desse velocidade em freio motor, soltou o pé o CutOff entra na hora. O scanner mostra isso.
Ainda com scanner, é possível verificar que ele (CutOff) não entra no Monza EFI. Temos alguns tópicos que já mencionaram isso.

Faça um teste com seu Monza, acima de 60km/h e solte o pé. Veja o que marca no CB.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, tem certeza disso?
Carlos, no monza EFI acredito que seja a mesma estratégia, pelo menos nos malha fechada(controle de rotação automática) como na multec700 deve ter o mesmo procedimento. provavelmente tu interpretou errado no meu resumo. bom vo explicar detalhadamente agora.


reparem que o tecnico diz sobre o motor de passo/valvula PWM: esta falando da malha fechada lenta so pra voces se orientarem :wink:

Sua função é de corrigir a marcha lenta, bem como executar a função Dashpot, que é o retardo da desaceleração. O efeito Dashpot permite a oxigenação dos traços de hidrocarbonetos oriundos da última injeção, propiciando assim a queima dos mesmos e diminuindo o índice de HC nas desacelerações.


a ultima injeção é o cutoff que ele se refere, na qual falei acima onde tu citou...

fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3787

--------------------------

uma das funçoes do dashpot em conjunto com (cutoff)...
1°entra cutoff(desliga injetor) -> mistura fica pobre -> porem ainda resta combustivel no sistema... ->
2°entra o dashpot pra injetar mais ar, empobrece o resto da mistura, e queima a sobra de combustível eliminando o HC. ->
3°motor continua em inercia... ->
4°motor volta a "ligar".


tenho dados tecnicos dos manuais de ECU de programação motores, onde se faz as programações de cada função. abaixo coloco os exemplo:
o propósito disso (dashpot) é queimar toda e qualquer vestígio de combustivel no sistema com ja sabemos, por isso se aumenta a quantidade de ar depois que se cortou o fornecimento de combustivel como falei acima. claro, nao só nesse momento.

no modo freio motor(cutoff on) nao se 'escuta' o dashpot, pq o próprio motor esta engrenado e a rpm parece uma rampa naturalmente... dae fica impossível de escutar o dashpot operando, mais tenha certeza que ele esta la fazendo seu papel depois do cutoff ativado.

querem fazer um teste? coloca um scanner e andem com o carro ate ativar o cutoff, e voces vao ver que a IAC muda de posição, abre(mais ar) na aceleraçao e aos pouco vai se fechando(menos ar) depois que largou o pe...como uma rampa de descida suaaaaave. nome tecnico dessa rampa é Taper.

Carlos A. Freire escreveu:O CutOff do Monza só entra se tiver em freio motor acima de 60km/h. Dá para sentir o Dashpot entrando em ação abaixo dessa velocidade. Na verdade até com veículo parado.
sim, cada motor tem um eng de programaçao diferente, mais nesse sentido quase todas sao iquais, como base genérica nesse tipo de sistema ECU closedloop vale isso que expliquei. o dashpot é um complemento do cutoff tambem, como tambem ele não só atua com cutoff ativo. com ele(cutoff) desativado também atua o dashpot.


semana passada testei a valvula PWM(controlador closedloop da lenta, "iqual" ao teu EFI IAC em funçao) pra coletada de dados originais pra inserir no meu motor novo N20XF, direto a ECU(programavel) na sessao lenta,dashpot,fase aquecimento,fase arranque,etc... no omega 3.0 toda acelerada rapida e fechada da borboleta se ve a valvula PWM se fechar os pouco, fazendo a rampa de descida. ou seja é o dashpot operando... mesmo com o motor sem carga. a mesma coisa que aconteceu pra ti Carlos com o carro parado, acontece aqui e em outros carros. talvez nao fui muito claro e resumi rsrsrssrs


Carlos A. Freire escreveu:Esses dois sistemas também eram usados em veículos carburados, se não me engano os da FIAT foram os primeiros a usarem CutOff. Lembram dos carburadores eletrônicos da VW? No modelos carburados havia uma válvula para diminuir a velocidade de retorno da borboleta, para fazer o Dashpot.
Como o Monza a partir de 1992 toda linha passou a ter IE de fábrica, seus carburadores anteriores não tinham esses recursos.
sim, fazia a mesma coisa, porem mecanicamente. o exemplo que falei do omega 3.0 é um motor opel C30NE de 1985 - 100% digital e todo de malhada fechada(mistura-rotaçao) ja faz isso. a tua multec 700 é um sistema de 1980 e ja tinha tb heheheh. alias toda ECU de malha fechada(closedloop) de rotação tem esses 2 recursos(over run cutoff e dashpot).

pra mim sao 2 recursos de extrema importância em um motor de operação original(urbano). o meu motor N20XF ja estão programados na ECU com essas 2 funções originais coletada(dados) do omega 3.0 e outros dados de literaturas tecnicas do fabricante da ECU em questão. isso melhora muito a sujeira e poluentes do motor, fora economia.


a literatura que falei:
over run cutoff : http://www.msextra.com/doc/ms2extra/MS2 ... n.htm#orun
reparem que ele diz, reduzir consumo e aumentar poder do freio motor. nada de muito novo do que ja sabiamos, mais vale como ilustração tecnica e reforçar a explicaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Rafaelo »

um video pra ilustrar como funciona o dashpot.

ainda estou coletando dados aproveitei fiz um video pra mostrar o dashpot na pratica. as vezes a agente escreve um monte podendo mostrar em um video :D

como falei acima. toda ECU que trabalha em malha fechada na correçao do ar tem esse recurso(dashpot) ela funciona sempre depois que aqueceu o motor seja ativando ou nao o cutoff. é so voces prestarem atenção quando eu acelero e a abertura da valvula do ar extra abre junto e fecha os poucos(taper) depois que larguei o acelerador, isso é o dashpot operando.

taper = rampa. (descida) nesse caso.

a ECU de voces EFI tem o mesmo recurso. assim como a do omega 3.0 funciona da mesma forma. vale lembrar que ae o cutoff nao é solicitado :smt023

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por mpgfa »

Pessoal estou tendo problema com meu PD que está marcando a velocidade muito alta, instalei td certo sensor de 8 pulsos liguei o negativo na bateria e positivo no pos chave, a única coisa que não fiz foi colocar o cabo no sensor, isso influencia em algo, a ligação esta certá?
Monza 89 cambio mecanico

Obrigado
Avatar do usuário
pipamonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Mar 2019, 18:58
Cidade: lanus
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por pipamonza »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Jun 2013, 15:35 O cabo do velocímetro é rosqueado no sensor VSS e o sensor VSS é rosqueado no câmbio. É bem simples.

Abs,

Carlos Freire
hola buenas tengo una preguntas del sensor vss. al desconectar el conector no enciende luz de motor. testee lo cables el 1 ignicion, 2 señal, 3 masa que va al alternador, me da una señal de 10 volts puede ser uc defectuosa
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o terminal 3 que vai ao massa (GND) estiver com tensão, esse terminal não está aterrado corretamente e assim o VSS não vai trabalhar como se deve.

O sinal ao girar a roda tem que variar entre nivel baixo e nivel alto (onda quadrada) medido no osciloscópio.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
pipamonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Mar 2019, 18:58
Cidade: lanus
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por pipamonza »

hola carlos buenas noches, gracias por ayudar, terminal 2 tengo 10 volts, tendria que haber 12 volts verdad ? que es lo que envia la uce. gracias
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O terminal 2 é sinal alto e baixo ao virar a roda. Ou seja, muda de 0v para tensão de entrada. Se tem 10v e 0v virando a roda entendo que o sensor VSS está cumprindo seu papel.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder