MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!

Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagempor Rafaelo » 06 Set 2011, 14:05

dae rapaziada, tava querendo fazer mais um mini tutorial de teste de sensor VSS, uma pq queria testar meu sensor VSS na pratica se realmente sao 8 pulsos entao ja descidi em fazer um video tutorial simples como esse.

e super simples de se testar o sensor usa 3 pinos, positivo,negativo,sinal. pra quem nao sabe os sensor VSS sao conversores de sinal analogico em onda quadrada(digital) pulso. usado em CB e paineis digital, ECU entre outros.

entao é so pegar o multimetro ligar a resistencia sonora, colocar o borne positivo no sinal do sensor,e o borne negativo obviamente no negativo. girar 360º do eixo e deve registrar 8 beeps, 13,16,10 em fim quantos beeps registrar é o tipo de sensor VSS. monza usa 8 e 13 pulsos(manual 8-auto 13)

pra facilitar o teste, pode tirar o eixo de engrenagem da caixa puxando ele pra testar na bancada ou ligar a ignição do carro e girar 360º a roda.

Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagempor waldir » 06 Set 2011, 14:36

Muito bom Rafaelo!

já havia copiado as instruções que vc tinha feito ao mimoso no forum de Eletrica e Iluminação.

Agora ilustrado ao vivo e a cores ée bem melhor.

Parabéns

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor Rafaelo » 06 Set 2011, 16:14

vlw Waldir, pois é coloquei la e ja testei na pratica pra ver rsrsrs, coisa simples de fazer e de bom retorno.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Bugalú » 28 Jun 2013, 14:13

Boa tarde galera!
Seguinte, vendo esse post aki sobre vss, fui dar uma olhada no meu. Meu Monza eh um 94 Gls, só que reparei que os fios do sensor estão partidos, tentei retirar o sensor p\ tentar reparar ou mesmo trocar so que, minha pergunta : Ao retirar o cabo do velocimetro, qual o procedimento para retirar o sensor ? Alguma chave ou posição especifica ? Pois o carro na marcha lenta tá oscilando no gnv e na gasolina acende a luz da injeção. Ja vi aqui pelo forum e pelo forum do Kadeteiros que esse sensor é resposável por isso então gostaria de tentar trocar em casa.
Vlw ae galera, abraços !
Bugalú
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1993/1994
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor Carlos A. Freire » 28 Jun 2013, 15:35

O cabo do velocímetro é rosqueado no sensor VSS e o sensor VSS é rosqueado no câmbio. É bem simples.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina

Mensagempor Philipi15 » 29 Jun 2013, 10:47

Obs: Se retirarem o sensor e ligar o veiculo, ira gravar um erro na ECU e mesmo se colocarem, o erro ainda estara gravado, tem que resetar a ECU.
Imagem
Monza GLS 2.0 E.F.I
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: MG - Minas Gerais
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor Carlos A. Freire » 29 Jun 2013, 11:06

Philipi15 escreveu:Obs: Se retirarem o sensor e ligar o veiculo, ira gravar um erro na ECU e mesmo se colocarem, o erro ainda estara gravado, tem que resetar a ECU.

Só vai gravar se a luz acender ou se pelo menos deixar entrar o freio motor por mais de 2s. Sem freio motor não há alteração na marcha lenta ao parar e não tem códigos de falhas gravados.
Eu mesmo já fiz esse teste, quando quebrou o chicote do VSS do meu Monza GLS 96 a anos atrás. Fiz soldas mas ele quebra novamente pelo chicote estar ressecado. Colocando novo não quebra mais.

Na época rodei sem o sensor VSS.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor harrysonmonza » 05 Jul 2013, 21:20

Carlos quando vc retirou o sensor vss,ou se ele estiver queimado,o carro fica morrendo quando vc para num farol ou numa lombada? Ele tambem serve para corrigir a marcha lenta nessas situações,além de fazer o cut-off?
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Combustível: Álcool/Etanol e GNV

Mensagempor harrysonmonza » 05 Jul 2013, 21:22

Outra coisa,é através dele que ascende a luz para passar marchas?
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Jul 2013, 08:32

Quem faz acender a luz é a UCE tomando base em informações de vários sensores, inclusive do VSS. A diferença é que se der problemas em outros sensores poderá ter um sintoma diferente no funcionamento do motor. Problemas no VSS só compromete a marcha lenta ao parar o veículo e irregularidade no funcionamento da luz de troca de marcha ascendente.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor harrysonmonza » 06 Jul 2013, 15:52

Ok Carlos! Obrigado pela informação. Acho que ja havia lido isso antes ,mas fiquei na duvida. É incrível ,o numero de mexanicos,que não sabem disto. Eles afirmam que o sensor "só serve para marcar velocidade" acho,que por eles verem o cabo preso a ele,eles esquecem dos tres fios que partem de lá. É claro,que se entendessem de injeção eletronica ,não iriam falar um monte de bobagens.

Pelo que entendi, ele manda informação pelos pulsos(8) de que o carro esta em movimento,e nesse momento,creio que o carro estando em movimento o atuador de marcha lenta deva estar completamente fechado,ou quase todo,é neste momento, quando desacelera que a uce manda um sinal para o atuador abrir mais um pouco,fazendo o motor acelerar novamente,estou certo? O cut-off tambem funciona assim?
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor harrysonmonza » 06 Jul 2013, 15:55

Eu fiz o teste ,desligando o VSS ,e andando com o carro,percebi que a luz ascendente não acendia mais e que a marcha lenta não corrigia mais na desaceleração,fazem então o motor apagar.
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Jul 2013, 22:19

O VSS é para a UCE saber se o veículo está ou não em movimento.

Sabendo disso e com base em outros sensores de entrada a UCE calcula a estratégia de funcionamento do motor em marcha lenta ou mesmo em rotação e carga.

A pergunta inicial foi sobre a luz de troca de marchas e, como disse, vai acender não apenas pela velocidade do veículo, mas pelas condições de rotação e carga do motor. Repare que se não acelerar muito, a luz acenderá em uma condição de rotação, se pisar mais, a luz apagará e acenderá em outra faixa de rotação e carga.

O cut-off corta a injeção de combustível e não apenas o ar admitido. Dash Point é que mantém o motor acelerado por mais algum tempo antes de entrar na marcha lenta. Os dois sistemas são para controle de emissão de poluentes.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Bugalú » 09 Jul 2013, 22:26

Boa noite galera ! Então, to passando aqui só p\ dizer que consegui trocar o sensor vss, a principio corrigiu o defeito que estava me deixando fulo :smt011 , carro morrendo na lenta. :evil:
Como não achei original, colokei o da 'maxauto', espero que dure até trocar p o original, amanha c der farei o teste na rua.
Agradeço a colaboração de todos, um abraço. :smt023
Bugalú
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Ano/Modelo: 1993/1994
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor Philipi15 » 17 Jul 2013, 12:54

Para fazer este teste tem q fazer as ligações na bateria tmb? tem 3 fios aqui um vermelho um preto e azul qual é qual??
Sei que um aterra o outro pra central e o outro fj2, este fj2 é o positivo?
Desde já agradeço...
Imagem
Monza GLS 2.0 E.F.I
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor vrsilva » 17 Jul 2013, 14:52

Preto normalmente é o negativo da bateria
Vermelho normalmente é o positivo da bateria
E o azul provavelmente deve ser o sinal, no caso do VSS pulsos de tensão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ano/Modelo: 1994/1995

Mensagempor Philipi15 » 17 Jul 2013, 19:02

Kkk eu tmb achei q era isso vrsilva so q na real é azul (sinal) vermelho (negativo) e preto (positivo) eu vi pelo video fo rafaelo, aquele papel em cima da bateria explica isso, ai fiz o teste e deu de boa
Imagem
Monza GLS 2.0 E.F.I
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Rafaelo » 18 Jul 2013, 13:05

Carlos A. Freire escreveu:O cut-off corta a injeção de combustível e não apenas o ar admitido. Dash Point é que mantém o motor acelerado por mais algum tempo antes de entrar na marcha lenta. Os dois sistemas são para controle de emissão de poluentes.
completando oque o Carlos falou, a funçao cut-off desliga o injetor(es) em desaceleração, porem o ar continua sendo admitido normalmente pela valvula passando pela pequena fresta e pelo bypass do controlador de ar extra.

Over Run Fuel Cutoff abreviaram pra cutoff(cortar) essa é o nome da função completa.

o cutoff tem tambem o beneficio de aumentar o poder do freio motor. essa é a outra função.

mais esse "ar" de idle position(borboleta fechada) é pouco, por isso que entra a função do DashPot que é feita pelo motor de passo ou valvula pwm(nao é o caso do monza) dando mais ar para o motor na desaceleraçao. isso deixa a mistura super mega hiper pobre, e alem disso limpa todo o sistema do motor admissao/escape com esse "ar extra".

é uma rampa de desaceleraçao(RPM) suave, o motor faz tipo vrummmmmmmmmmm aos pouco vai caindo a rpm depois que largou o acelerador ate a rpm alvo lenta...

vale lembrar que sao duas funções totalmente diferente com o mesmo propósito(reduzir poluição-consumo-limpeza motor descarbonizaçao como queiram...) o dashpot so entra depois do cutoff :smt023 é um complemento melhor dizendo.
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Jul 2013, 16:01

o dashpot so entra depois do cutoff :smt023 é um complemento melhor dizendo.

Rafaelo, tem certeza disso?

O CutOff do Monza só entra se tiver em freio motor acima de 60km/h. Dá para sentir o Dashpot entrando em ação abaixo dessa velocidade. Na verdade até com veículo parado.

Esses dois sistemas também eram usados em veículos carburados, se não me engano os da FIAT foram os primeiros a usarem CutOff. Lembram dos carburadores eletrônicos da VW? No modelos carburados havia uma válvula para diminuir a velocidade de retorno da borboleta, para fazer o Dashpot.
Como o Monza a partir de 1992 toda linha passou a ter IE de fábrica, seus carburadores anteriores não tinham esses recursos.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor vrsilva » 18 Jul 2013, 17:30

Realmente o EFI tem essa função (não sei do MPFI) Se pisarmos fundo no acelerador e soltar, ele volta com suavidade até a lenta, se não tiver estabilizando é porque tem algo errado ou no atuador de marcha lenta ou no sensor de posição da borboleta, ou então os dois... sem contar com entradas falsas de ar... em fim.... Mas o carro estando tudo certinho, funciona isso...

Carlos... uma dúvida e curiosidade também...

Você afirma que o Cutoff funciona no EFI somente acima de 60km/h, ok! Acredito em você, aliás quem sou eu...???

Porém acho curioso que, no computador de bordo assim que solto o acelerador ele marca valores bem altos de km/l, mesmo estando abaixo de 60km/h...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ano/Modelo: 1994/1995

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Jul 2013, 17:41

Vinicius, repare que quando solta o pé ele marca valores com numeração alta ou baixo consumo, ainda porque o bico está pulsando e passando combustível. Bem pouco pois não há carga, mas quando entra o CutOff, ele não marca nada no CB. Pelo que me lembro fica ---- Os Monza de amigos que tem CB é assim. Ainda pelo CB, acima de 60km/h ele leva alguns segundos para mostrar que o CutOff entrou, mas no scanner, já fiz vários testes no meu Monza e de amigos também, o CutOff é instantâneo. Acima desse velocidade em freio motor, soltou o pé o CutOff entra na hora. O scanner mostra isso.
Ainda com scanner, é possível verificar que ele (CutOff) não entra no Monza EFI. Temos alguns tópicos que já mencionaram isso.

Faça um teste com seu Monza, acima de 60km/h e solte o pé. Veja o que marca no CB.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Rafaelo » 18 Jul 2013, 18:37

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, tem certeza disso?
Carlos, no monza EFI acredito que seja a mesma estratégia, pelo menos nos malha fechada(controle de rotação automática) como na multec700 deve ter o mesmo procedimento. provavelmente tu interpretou errado no meu resumo. bom vo explicar detalhadamente agora.

reparem que o tecnico diz sobre o motor de passo/valvula PWM: esta falando da malha fechada lenta so pra voces se orientarem :wink:

Sua função é de corrigir a marcha lenta, bem como executar a função Dashpot, que é o retardo da desaceleração. O efeito Dashpot permite a oxigenação dos traços de hidrocarbonetos oriundos da última injeção, propiciando assim a queima dos mesmos e diminuindo o índice de HC nas desacelerações.

a ultima injeção é o cutoff que ele se refere, na qual falei acima onde tu citou...

fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3787

--------------------------

uma das funçoes do dashpot em conjunto com (cutoff)...
1°entra cutoff(desliga injetor) -> mistura fica pobre -> porem ainda resta combustivel no sistema... ->
2°entra o dashpot pra injetar mais ar, empobrece o resto da mistura, e queima a sobra de combustível eliminando o HC. ->
3°motor continua em inercia... ->
4°motor volta a "ligar".

tenho dados tecnicos dos manuais de ECU de programação motores, onde se faz as programações de cada função. abaixo coloco os exemplo:
o propósito disso (dashpot) é queimar toda e qualquer vestígio de combustivel no sistema com ja sabemos, por isso se aumenta a quantidade de ar depois que se cortou o fornecimento de combustivel como falei acima. claro, nao só nesse momento.

no modo freio motor(cutoff on) nao se 'escuta' o dashpot, pq o próprio motor esta engrenado e a rpm parece uma rampa naturalmente... dae fica impossível de escutar o dashpot operando, mais tenha certeza que ele esta la fazendo seu papel depois do cutoff ativado.

querem fazer um teste? coloca um scanner e andem com o carro ate ativar o cutoff, e voces vao ver que a IAC muda de posição, abre(mais ar) na aceleraçao e aos pouco vai se fechando(menos ar) depois que largou o pe...como uma rampa de descida suaaaaave. nome tecnico dessa rampa é Taper.

Carlos A. Freire escreveu:O CutOff do Monza só entra se tiver em freio motor acima de 60km/h. Dá para sentir o Dashpot entrando em ação abaixo dessa velocidade. Na verdade até com veículo parado.
sim, cada motor tem um eng de programaçao diferente, mais nesse sentido quase todas sao iquais, como base genérica nesse tipo de sistema ECU closedloop vale isso que expliquei. o dashpot é um complemento do cutoff tambem, como tambem ele não só atua com cutoff ativo. com ele(cutoff) desativado também atua o dashpot.

semana passada testei a valvula PWM(controlador closedloop da lenta, "iqual" ao teu EFI IAC em funçao) pra coletada de dados originais pra inserir no meu motor novo N20XF, direto a ECU(programavel) na sessao lenta,dashpot,fase aquecimento,fase arranque,etc... no omega 3.0 toda acelerada rapida e fechada da borboleta se ve a valvula PWM se fechar os pouco, fazendo a rampa de descida. ou seja é o dashpot operando... mesmo com o motor sem carga. a mesma coisa que aconteceu pra ti Carlos com o carro parado, acontece aqui e em outros carros. talvez nao fui muito claro e resumi rsrsrssrs

Carlos A. Freire escreveu:Esses dois sistemas também eram usados em veículos carburados, se não me engano os da FIAT foram os primeiros a usarem CutOff. Lembram dos carburadores eletrônicos da VW? No modelos carburados havia uma válvula para diminuir a velocidade de retorno da borboleta, para fazer o Dashpot.
Como o Monza a partir de 1992 toda linha passou a ter IE de fábrica, seus carburadores anteriores não tinham esses recursos.
sim, fazia a mesma coisa, porem mecanicamente. o exemplo que falei do omega 3.0 é um motor opel C30NE de 1985 - 100% digital e todo de malhada fechada(mistura-rotaçao) ja faz isso. a tua multec 700 é um sistema de 1980 e ja tinha tb heheheh. alias toda ECU de malha fechada(closedloop) de rotação tem esses 2 recursos(over run cutoff e dashpot).

pra mim sao 2 recursos de extrema importância em um motor de operação original(urbano). o meu motor N20XF ja estão programados na ECU com essas 2 funções originais coletada(dados) do omega 3.0 e outros dados de literaturas tecnicas do fabricante da ECU em questão. isso melhora muito a sujeira e poluentes do motor, fora economia.

a literatura que falei:
over run cutoff : http://www.msextra.com/doc/ms2extra/MS2 ... n.htm#orun
reparem que ele diz, reduzir consumo e aumentar poder do freio motor. nada de muito novo do que ja sabiamos, mais vale como ilustração tecnica e reforçar a explicaçao.
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Rafaelo » 19 Jul 2013, 18:38

um video pra ilustrar como funciona o dashpot.

ainda estou coletando dados aproveitei fiz um video pra mostrar o dashpot na pratica. as vezes a agente escreve um monte podendo mostrar em um video :D

como falei acima. toda ECU que trabalha em malha fechada na correçao do ar tem esse recurso(dashpot) ela funciona sempre depois que aqueceu o motor seja ativando ou nao o cutoff. é so voces prestarem atenção quando eu acelero e a abertura da valvula do ar extra abre junto e fecha os poucos(taper) depois que larguei o acelerador, isso é o dashpot operando.

taper = rampa. (descida) nesse caso.

a ECU de voces EFI tem o mesmo recurso. assim como a do omega 3.0 funciona da mesma forma. vale lembrar que ae o cutoff nao é solicitado :smt023

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Voltar para Tutoriais ilustrados e Projetos