Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
thiagotpf
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jun 2015, 16:58
Cidade: Niterói
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por thiagotpf »

Boa tarde turma,
Preciso de ajuda
Minha chave parou de funcionar, não liga o compressor e não faz o direcionamento do ar, tá saindo em todos os lugares....
Tentei desmontar agora mas não consegui nem desmontar o painel, não achei nenhum ilustrativo de onde estão os parafusos para remoção, os tópicos são antigos e as fotos não aparecem mais....
Estou vendendo o carro, 3 mecânicos de ar de minha confiança não sabem tirar também, estou desesperado.
Alguém pode me ajudar indicando como retiro as partes do painel para eu fazer a manutenção na chave ou indicando quem faça o serviço completo aqui no Rio de Janeiro?
Tirei fotos do meu painel e como não sei subi-las aqui no forum, coloquei nesse link
https://photos.app.goo.gl/UsFKg8oE9jC6yLv68

Não consegui nem soltar o console do freio de mão/marcha

Obrigado antecipadamente a todos os amigos

Thiago
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Diplo90 »

Olá Thiago... Calma, antes de tudo. Você está no caminho certo. Mas pra retirar esse painel frontal você tem que retirar o console. Tem dois parafusos laterais que removem a armação... Esses são fáceis. Mas voce tem que retirar o controle do vidro elétrico que tem mais 4 parafusos embaixo do painel dos botões, remova esses parafusos. Há um parafuso próximo da alavanca de freio de mão e um dentro do console. Tem que ir com calma. E depois retirar os parafusos que ficam embaixo no painel que são escondidos pelo console aí sai. Também apanhei muito pela falta de material, mas com calma dá pra chegar lá sem quebrar nada.Aproveite pra tocar as lampadas. Espero ter ajudado um pouco, não me lembro ao todo.
thiagotpf
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jun 2015, 16:58
Cidade: Niterói
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por thiagotpf »

Diplo90 escreveu: 09 Set 2019, 18:16 Olá Thiago... Calma, antes de tudo. Você está no caminho certo. Mas pra retirar esse painel frontal você tem que retirar o console. Tem dois parafusos laterais que removem a armação... Esses são fáceis. Mas voce tem que retirar o controle do vidro elétrico que tem mais 4 parafusos embaixo do painel dos botões, remova esses parafusos. Há um parafuso próximo da alavanca de freio de mão e um dentro do console. Tem que ir com calma. E depois retirar os parafusos que ficam embaixo no painel que são escondidos pelo console aí sai. Também apanhei muito pela falta de material, mas com calma dá pra chegar lá sem quebrar nada.Aproveite pra tocar as lampadas. Espero ter ajudado um pouco, não me lembro ao todo.
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

thiagotpf escreveu: 09 Set 2019, 20:52
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.
Thiago, bom dia.

O Monza tem 2 tipos de console, um que foi utilizado de 85 fase II até os modelos 92 e outro de 93 a 96.
Eu mesmo já postei aqui no fórum algumas vezes como desmontar cada um desses consoles. Já no painel são iguais a todos Monza desde 82 até 96.

Os procedimentos que o Diplo passou é para os modelos até 92, sendo o seu Monza GLS 95 é outro procedimento, pois o console é diferente do modelo dele que é um Monza Classic 89.

Para remover a parte de cima do console dos modelos de 93 em diante, tem que puxar uma espécie de acabamento carpete fino para ter acesso a dois parafusos de cabeça 8 mm. Puxe apenas aos pontas de cima a fim de acessar os parafusos. Não é preciso remover o tecido que é colado.
Desencaixe a coifa do câmbio do console e desencaixe o painel dos botões dos vidros do console.
Agora puxe para trás a parte de cima do console elevante para cima, fazendo passar pelos respectivos buracos o painel dos botões (não é preciso soltar os chicotes) e a coifa da alavanca de câmbio, desta forma removendo a parte de cima do console.
A parte de baixo não precisa ser removida para essa manutenção. Mas se quiser remover, no porta trecos ao lado da alavanca de freio de mão, tem que remover também um carpete fino para ter acesso ao uma tampa com furo, que cobre um parafuso de cabeça Philips. Essa tampa é só encaixada, basta colocar algo no furo e e puxar. Soltou esse parafuso, a parte da frente tem dois pinos que são encaixados em um suporte, que é só levantar o console que desencaixa.

No painel todos os parafusos são de cabeça Philips e estão nas seguintes posições:

- 2 parafusos na parte de baixo que estavam cobertos pelo console.
- 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha). Se seu Monza não tiver o milha (item opcional para o GLS) tem uma tampa que é apenas encaixada. Com uma chave de fenda fina, se soltar essa tampa que fica ao lado do botão do alerta.
- 1 parafuso coberto por uma tampa no lado esquerdo.

Eu costumo remover o cinzeiro quedo vou desmontar essa parte do painel.

Já no suporte das alavancas há um parafuso de cabeça Philips na parte de cima e embaixo é encaixado.
Feito isso tem livre acesso ao conjunto de alavancas.

Escrevendo os passos parece ser complicado, mas não é. É fácil e rápido, principalmente quando se conhece já tem experiência nesse painel, rs!

Já a manutenção nas alavancas e na chave do A/C está descrito no início do tópico.

Espero ter ajudado e se tiver dúvidas é só perguntar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thiagotpf
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jun 2015, 16:58
Cidade: Niterói
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por thiagotpf »

Carlos A. Freire escreveu: 10 Set 2019, 06:13
thiagotpf escreveu: 09 Set 2019, 20:52
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.
Thiago, bom dia.

O Monza tem 2 tipos de console, um que foi utilizado de 85 fase II até os modelos 92 e outro de 93 a 96.
Eu mesmo já postei aqui no fórum algumas vezes como desmontar cada um desses consoles. Já no painel são iguais a todos Monza desde 82 até 96.

Os procedimentos que o Diplo passou é para os modelos até 92, sendo o seu Monza GLS 95 é outro procedimento, pois o console é diferente do modelo dele que é um Monza Classic 89.

Para remover a parte de cima do console dos modelos de 93 em diante, tem que puxar uma espécie de acabamento carpete fino para ter acesso a dois parafusos de cabeça 8 mm. Puxe apenas aos pontas de cima a fim de acessar os parafusos. Não é preciso remover o tecido que é colado.
Desencaixe a coifa do câmbio do console e desencaixe o painel dos botões dos vidros do console.
Agora puxe para trás a parte de cima do console elevante para cima, fazendo passar pelos respectivos buracos o painel dos botões (não é preciso soltar os chicotes) e a coifa da alavanca de câmbio, desta forma removendo a parte de cima do console.
A parte de baixo não precisa ser removida para essa manutenção. Mas se quiser remover, no porta trecos ao lado da alavanca de freio de mão, tem que remover também um carpete fino para ter acesso ao uma tampa com furo, que cobre um parafuso de cabeça Philips. Essa tampa é só encaixada, basta colocar algo no furo e e puxar. Soltou esse parafuso, a parte da frente tem dois pinos que são encaixados em um suporte, que é só levantar o console que desencaixa.

No painel todos os parafusos são de cabeça Philips e estão nas seguintes posições:

- 2 parafusos na parte de baixo que estavam cobertos pelo console.
- 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha). Se seu Monza não tiver o milha (item opcional para o GLS) tem uma tampa que é apenas encaixada. Com uma chave de fenda fina, se soltar essa tampa que fica ao lado do botão do alerta.
- 1 parafuso coberto por uma tampa no lado esquerdo.

Eu costumo remover o cinzeiro quedo vou desmontar essa parte do painel.

Já no suporte das alavancas há um parafuso de cabeça Philips na parte de cima e embaixo é encaixado.
Feito isso tem livre acesso ao conjunto de alavancas.

Escrevendo os passos parece ser complicado, mas não é. É fácil e rápido, principalmente quando se conhece já tem experiência nesse painel, rs!

Já a manutenção nas alavancas e na chave do A/C está descrito no início do tópico.

Espero ter ajudado e se tiver dúvidas é só perguntar.

Abs,

Carlos Freire
Bom dia Carlos

Muito obrigado pela dica, o pulo do gato então é o carpete... Vou lá fazer.

Só não compreendi o local desses 2,
" 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha)."
Tenho esses 2 botões no painel, procurei acesso a esses parafusos mas não localizei.

Abraços e mais uma vez obrigado
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

thiagotpf escreveu: 10 Set 2019, 07:44

Bom dia Carlos

Muito obrigado pela dica, o pulo do gato então é o carpete... Vou lá fazer.

Só não compreendi o local desses 2,
" 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha)."
Tenho esses 2 botões no painel, procurei acesso a esses parafusos mas não localizei.

Abraços e mais uma vez obrigado
Thiago, esses parafusos ficam bem acima das alavancas desses botões. Se abaixar e olhar de baixo para cima dentro de cada botão, vai ver a cabeça dos parafusos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thiagotpf
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jun 2015, 16:58
Cidade: Niterói
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por thiagotpf »

Mestre Carlos, tu é o cara!
Achei os parafusos

Muito obrigado
Grande abraço
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Aqui uma figura do console, para quem não entender o texto das msgs:
console monza.jpg
Figura do painel central, onde ficam as alavancas do ar cond e ventilação:
painel central monza.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder