[SUBSTITUINDO O PAINEL E A ILUMINAÇÃO]

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

[SUBSTITUINDO O PAINEL E A ILUMINAÇÃO]

Mensagem não lida por Fastback »

Bom galera, depois de deixar aquele tópico do nosso amigo Tabaco lotado com muitos e muitos comentários meio nada a ver com a idéia original, não que isso não seja legal mas, pra quem queira procurar dicas ali, fica meio complicado ler 20 e tantas páginas de posts, né?! hauahuahau Tudo bem que boa parte desse fórum tá ali mas, vamos fazer algo aqui pra simplificar.

A idéia é a seguinte, fazer um upgrade completo no painel do carro. No meu caso, fiz as seguintes alterações:

*Troca de painel (Monza GL-SL / Kadett GL-SL -> Monza SLE / Kadett GS "Painel do Carburado"), que envolve uma alteração no chicote do painel e troca do cabo do velocímetro.
*Troca dos fundos dos instrumentos (plaquinha plástica do Vela Verde (SLE ou mesmo aquela ... nao vazada dos GL/SL) por acetatos feitos pelo nosso amigo paulo, que eu já passei o contato no outro tópico mas, depois passo aqui de novo.
*Troca da iluminação do painel (Lampadas amarelas feias -> Leds brancos 15.000mcds), que envolve uma little gambi pra liga los em algum ponto da iluminação, nada mto difícil
*Troca da iluminação dos botoes, e etc.

TROCANDO O PAINEL
Eu usava um bendito painel bem conhecido entre o pessoal aqui do fórum:
Imagem

Bom, pra se tirar essa carniça, é preciso desmontá lo e colocar o novo no lugar. Para desmontar essa ..., basta soltar os seguintes parafusos:
Imagem
(Os brancos são visiveis e o vermelho fica atrás dessa moldura)
Depois é só desencaixa lo, retirar o cabo do velocimetro e o chicote. Pra tirar o cabo do velocimetro, eu recomendo que ele seja tirado lá do cambio primeiro porque, soltar essa m... atrás do painel é um ...!
Feito isso, é hora de mexer com o painel novo. Pra isso é preciso alterar o chicote e passar o fio do conta giros. Claro, sem esquecer de dar uma boa revisada no painel, medir algumas trilhas com o multimetro (principalmente ligar o positivo e o negativo pra ver se fecham curto se fecharem, dá m...... sei bme do que tô falando. ahuahua) etc.
Para se alterar o chicote, é preciso algo de ponta fina, tipo um pedaço de arame rígido ou coisa assim. Basta enfia-lo por baixo do contato de metal (no centro da peça plástica do chicote) e mexer um pouquinho que logo ele sai.
Então, basta seguir os seguintes esquemas elétricos:
Esse é o esquema original do GL-SL (talvez diferencie um pouco as cores, coisa simples)
Imagem
E esse é o esquema do GL + o do GS/SLE: (nas colunas vermelhas é a fiação antiga e nas azuis a nova fiação, lembrando que é olhado a tomada por trás)
Imagem
Vale lembrar também que o fio da injeção (caso seja o painel carburado que vc esteja colocando) deve ser ligado a parte. Ou seja, esse fio vai ser retirado do chicote e vai ser ligado numa lampada. Eu usei led pois nao tinha nenhum soquete sobrando em casa, e depois coloquei no painel com cola quente, que se moldou ao soquete do painel fixando direitinho.
A parte mais simples é o fio da bobina, que vai ligar o tao sonhado conta giros
Basta emendar um fio no FIO VERDE DO CONECTOR CINZA, pelo menos funfo assim no meu:
Imagem
Aí é só ligar esse fio (reaproveitando o conector do fio da injeção que foi eliminado da tomada do chicote) na posição indicada no esquema lá em cima e fazer tudo funfar.
Pra ligar o vacúometro/econometro basta puxar uma mangueirinha de vácuo do motor (pode ser do hidrovácuo ou da flauta de distribuição que fica ao lado do "carburador eletrônico" dos E.F.I. é facinha de se identificar, é apenas uma flauta com aquelas mangueirinhas coloridas ligadas, geralmente duas pretas e uma verde. Aí é só ligar uma outra mangueira num espacinho e puxar direto pro vacuometro.
O voltimetro usa a energia do proprio painel.
Também vale lembrar que é preciso recortar alguns simbolos do painel antigo, como o de marcha ascendente e o da injeção eletronica e arrancar simbolos inuteis do painel do carburado para colocar os novos. Nessa parte eu não tirei foto.
:roll:
Ah... Pelo menos no Monza, é preciso trocar o cabo do velocimetro. Eu coloquei o do Monza GLS, que é uns 5 a 10cm maior. Quem quiser tentar com o cabo original, tente... As vezes dá certo! Mas, prenda no painel primeiro, encaixe-o e em seguida vá lá encaixar no câmbio.

TROCANDO O FUNDO DO PAINEL PELO ACETATO

Bom, pra quem achou interessante o fundo que eu coloquei no meu painel, ai vai a dica, com 20tão vc pode ter um igualzinho ou um ainda melhor. :positivo:
Como isso já foi tratado no outro tópico, apenas vou retificar aqui dizendo que esses fundos foram feitos sob medida por um conhecido lá do sul, o Paulo Cerâmico (MSN: [email protected] podem add de boa), que faz esses fundos num material tipo um plástico muito legal e, o melhor, transparente. O que transforma um painel não vazado (aqueles feiosos que a gente nao enxerga nada) num painel bem vazado, iluminado por trás, sem precisar da reflexão da luz pela frente.
Pra fazer a troca, basta retirar o painel, seguindo o "tutorial que eu passei ai acima e, depois retirar todos os instrumentos. Essa parte é fácil, porém, delicada... Basta soltar os parafusos atrás do painel e segurar os relogios para que nao caiam no chao nem se danifiquem, tomando cuidado com os ponteiros.
Imagem
Imagem
*AMARELOS: porcas de fixação dos relogios (dá pra soltar no ALICATE)
*AZUIS: parafusos de fixação (CHAVE DE FENDA)
*LILÁS: Econometro e voltimetro, se existir (CHAVE DE FENDA E ALICATE respectivamente)

Imagem

Em seguida, basta desmontar os relógios, primeiro retirando os ponteiros COM MUITA DELICADEZA, de preferencia seguindo esse TUTORIAL e, depois, soltar os parafusinhos marcados em amarelo na foto, com uma chave de fenda bem fininha ou a ponta de uma faca.
Se possivel, faça algum tipo de marcação para vc poder recolocar o ponteiro no lugar certo depois, sei que é meio impossivel mas, tentem. hehehe
Depois, basta colocar os acetatos no lugar dessas peças plásticas em acrílico e remontar todo o painel.
Dica: Como os acetatos são meio moles, eu recortei tampas de caixinhas de CD no formato dos mesmos e coloquei entre eles e os instrumentos para deixar os acetatos retinhos, sem a aparencia enrugada ou mal encaixada.

TROCANDO A ILUMINAÇÃO
Bom, essa é a parte mais "gostosa" do serviço porque é legal você criar da sua própria imaginação e ver o resultado final depois!
Vamos começar pelo painel... Pra variar, retire ele da forma como expliquei acima, retire TODOS os relógios e instrumentos, deixando só a carcaça com o circuito atrás.
Aí, vem a parte legal:
Imagem
Imagem
Imagem
No caso, como eu não tinha NADA pra fazer e como eu sei que os LEDS tem uma iluminação muito direta, resolvi fazer o seguinte: PINTAR TODA A PARTE INTERNA DA CARCAÇA DE CROMADO (Tinta Colorjet Metal, pra quem quiser tentar.. é mto boa e dá um efeito cromado ótimo) para refletir melhor todos os leds.
Quanto aos leds, vamos explicar alguns pontos:
Eu usei leds de 15.000mcs. Pode se usar também os de 10, ou quem sabe, 20... Quanto mais MCDs, mais o led ilumina. As cores, são vááárias. Eu gosto do branco pois, deixa o serviço bem legal e agrada a todo mundo.
Os leds que comprei já vem prontos, mas, quem quiser, pode comprar pra montar, colocar os resistors, enfim, tudo tá disponível no mercado livre.
Agora, aí vai o segredo... Como muitos nunca mexeram com led na vida (inclusive eu) a dica é: Se você quer iluminação espalhada, para iluminar botões, espaços pequenos ou mesmo o painel em sí, CORTE a CABEÇA REDONDA DO LED E DEPOIS LIXE ELE POR INTEIRO, deixando ele com a cabeça reta e todo opaco, assim ó:
Imagem
Agora, se você quer uma iluminação direta, tipo uma lanterna, para iluminar a distancia e tals, pode deixar o led como ele veio... Foi o que eu fiz para iluminar o console central, assim, fica como se fosse uma lâmpada comum:
Imagem

Após dar umas duas ou três demãos de spray no painel (eu nao testei como ele fica sem a tinta mas, deve ser a mesma coisa, ok? pintei só pra dar um toque especial, quem quiser, pule a parte da tinta.) basta pegar uma pistola de cola quente e ir distribuindo os leds pelo painel... Claro, respeitando os pontos onde irão os instrumentos (por exemplo os buracos do velocimetro e do conta giros, o resto tem um espaço bom):
Imagem
Imagem
Led vai... Cola quente vem... :roll:
Imagem
Um led aqui... Uma colina ali...
Imagem
Parece confuso... Mas, são só uns ledzinhos...
Imagem

Depois, basta juntar TODOS os fios BRANCOS e todos os fios PRETOS (positivos e negativos) e dar um jeito de ligar em algum lugar. Eu, no caso, queria liga los direto no lugar da lampada antiga, que é um soquetezinho com dois ganchinhos, parecendo duas asinhas, ai eu ia soldar um polo em cada fio... ia juntar +- 4 leds por lampada antiga.
Mas, como a solda tava ruim, passei os fios pelos buracos dos soquetes, juntei todos e emendei com os fios da iluminação, no caso, PRETO/VERDE com o MARROM. Não sei porque mas, o PRETO/VERDE é o fio do relogio da temperatura e, ele é negativo da coisa. o MARROM, que vem do REOSTATO, é o positivo. Então, ligue os brancos no marrom, senao os leds nao funcionam pois sao DIODOS e só permitem a passagem da corrente num sentido só, ou seja, positivo com positivo e negativo com negativo.
Esse é o painel pronto: (quero dizer, com os leds funcionando pelo menos, pq o resto... ahHAUHAUHAUHA)
Imagem
Imagem
Ah... O borrado ali no 120 é defeito do PAINEL, não da iluminação nem do acetato. É coisa do acrilico mesmo.. Ele tá meio riscado ali. É ... tirar foto no escuro pq a camera é complicada de acertar a iluminação mas, no geral, posso dizer que valeu a pena todo o serviço!!!


Ps.: Esse "tutorial" foi criado por mim mesmo e postado pela primeira vez no fórum do KadettClube. Reservei me ao direito de copiar tudo exatamente como postei lá por pura preguiça de editar algumas coisas. hehehe :oops:
Espero que gostem!
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 236
Registrado em: 12 Dez 2006, 09:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

PUT´S !!!!!!!!!!

Mensagem não lida por Amauri RJ »

Vc é ... mesmo meu camarada, mando ver nesse tutorial, quando vi aquela chapa de aluminio acho, com todos aqueles fios, eu pensei, agora tô é fud... ( se fosse eu, rs.. ). Ficou excelente seu painel. CONGRATULATIONS !!!!!!!!!
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por dedehulck »

So doido pra mudar meu painel esse fico loko meu chapa
™Dedé Hulck ™
jmjmenezes

Tem um tutorial tb

Mensagem não lida por jmjmenezes »

Olá Fastback,

Muito bom seu tutorial. E principalmente seu painel!!
Fiz um tempo atrás um tutorial tb, na hora que fui trocar o meu!
Ralei pacas ... Mas ai fiz um turoial para ajudar aos monzeiros na hora que fossem fazer tb ...

A parada das luzes tb é show, ficou muito bonito!!
Como gosto, nada muito estravagante!
Esse seu ficou bem a cara de monza mesmo, bonito e discreto!!
Por enquanto acho meu painel bonito, é o do GLS 95, o do fundo cinza ...
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tem um tutorial tb

Mensagem não lida por Diego Paiva »

jmjmenezes escreveu:Olá Fastback,

Muito bom seu tutorial. E principalmente seu painel!!
Fiz um tempo atrás um tutorial tb, na hora que fui trocar o meu!
Ralei pacas ... Mas ai fiz um turoial para ajudar aos monzeiros na hora que fossem fazer tb ...

A parada das luzes tb é show, ficou muito bonito!!
Como gosto, nada muito estravagante!
Esse seu ficou bem a cara de monza mesmo, bonito e discreto!!
Por enquanto acho meu painel bonito, é o do GLS 95, o do fundo cinza ...
O meu é fundo cinza com leds brancos, ficou showwww faz no teu p resultado é excelente!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
jmjmenezes

Mensagem não lida por jmjmenezes »

Deve ter ficado bonito!!
Depois marcar para dar uma olha ...
já q vc mora em fortal ...

abraço cara
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

José, siga a dica do nosso amigo e meu xará Diego, eu já troquei a iluminação original do Corsa da minha mãe por leds e gostei MUITO do resultado pois, a Chevrolet sempre usou um tom amarelado MUITO feio em boa parte dos seus carros e, não sei quanto a vocês mas, isso sempre me incomodou. Hoje em dia, me enxe os olhos poder olhar para aquele painel todo branquinho! Dá outra cara pro carro e, como passamos boa parte lá dentro, todo o trabalho vale a pena! :wink:
Vou ver se monto um tutorial de como substituir a iluminação do painel...
Aliás, a empolgação foi tanta que estou planejando trocar a iluminação do rádio, a luz interna e colocar luzes no porta malas e no porta luvas (que não vem no GL), tudo em led.
Sempre achei esse negócio de led algo meio "tunis" mas, se você fizer algo bem feito e de preferencia com leds de uma cor só, seja branco, azul, etc, com certeza fica legal.
Agora, só não vale iluminar debaixo do carro, pinos, esguixos e antenas com leds! Aí já é apelação! hauhauahu :roll:
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Só uma coisa, quem se arriscar a trocar SÓ a iluminação, por favor, antes de retirarem os instrumentos, passem uma fita adesiva pra segurar os ponteiros nos seus respectivos lugares depois que essas coisas se "desregulam" é complicado voltar ao que era antes. :oops:
No meu não teve jeito porque troquei o fundo do painel também... Mesmo assim, quem se arriscar, tome essa precaução!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Responder