Página 4 de 9

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 16 Mai 2011, 10:36
por sjmoreno
carlos é isso ainda não tinha visto esse tópico é isso que eu queria saber pois vou trocar as buchas do varão e tambem esse retentor pois tem um pequeno vazamento de óleo. obrigado carlos e luis pela paciencia que tiverão comigo. abs.

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 16 Mai 2011, 13:38
por luiz sle
Carlos A. Freire escreveu:No varão, entre o liame que entra na tampa do trambulador do câmbio, tem uma parte em forma de quadrado, que tem borracha dentro dele e no centro um pino fixado por uma trava. Solte a trava, puxe o pino que vai separar o liame do varão e, desta forma, não terá que ajustar a posição da alavanca de câmbio ao montar novamente.
Esse tópico abaixo pode ajudar a tirar as dúvidas: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... me#p152038

Abs,

Carlos Freire
Carlos, eu tentei fazer esse processo mas meu Monza não possuía trava no pino das junções. Já o novo tem uma trava que pode ser retirada.

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 16 Mai 2011, 15:13
por Carlos A. Freire
Luiz, todo Monza que conheço tem o pino com a trava. Uns tem uma trava para puxar, do tipo meia lua, outros a trava está no próprio pino. A não ser, não posso confirmar, se foi trocado o conjunto por um paralelo. Esses não tenho informações, mas sei que são vendidos com liame e acoplamento juntos.

Olhe no catálogo de peças Chevrolet (CepChev), que vai entender o que estou dizendo.

Abs,

Carlos Freire

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 16 Mai 2011, 20:54
por luiz sle
Eu sei como é. Tentei fazer o processo de remoção até por recomendações sua, mas ao tentar tirar o pino do liame percebi que o mesmo era um pino como na junção do varão, como o dessa foto.
Imagem

Essas fotos são as do liame que estavam no meu Monza super, hiper desgastado!
Imagem
Imagem

Como se vê na última foto, a cabeça do pino/trava em baixo é sem trava algum, assim como o lado de cima.

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 17 Mai 2011, 08:04
por Carlos A. Freire
Então, Luiz,

a foto só mostra um lado do pino. Se olhar no catálogo de peças, vai verificar que o liame original é fornecido sem esse acoplamento. Podemos dizer que para colocar o original tem que tirar o pino.

Esse fim de semana (22/05/10), vai ter a carreata da solidariedade em Moema, São Paulo. Vou verificar no Monza 83 de um amigo que vai participar e de outros abaixo de 87, se o pino deles é fixo. Nos 2 Monza que tive (SL/E 87 e SL/E 91) e o GLS 96 que tenho, tem o pino com a trava. No GL 96, Classic 90, SL/E 92, Club 94 de amigos também tem o pino com a trava.

Abs,

Carlos Freire

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 17 Mai 2011, 13:40
por luiz sle
Os dois lados eram iguais!

Achei que pelo estado que se encontrava fosse original, pois estava muito gasto! O novo possui pino com trava, porém é paralelo.

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 17 Mai 2011, 13:48
por Carlos A. Freire
Pode ser que não conseguiu ver onde está a trava.

Abs,

Carlos Freire

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Enviado: 22 Jun 2011, 22:03
por Marcel Murai
Complementando o tópico do nosso amigo, resolvi ir mais a fundo sobre essas folgas chatas! :evil:

Eis aqui outro problema que é muito chato. E ninguem conserta.

A localização dos pinos que sao culpados.
Imagem


As peças são
Pino 1 - PINO do tubo seletor cod. 90189014
Pino 2 - PINO centralizador do controle da alavanca cod. 90168066 ou 93255190
Pino 3 - PINO de articulação da alavanca cod. 90170499

Pino 1 corresponde a peça numero 18
Pino 2 corresponde a peça numero 22
Pinos 3 corresponde as peças numero 27
Imagem


Os desgastes:
Imagem