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COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor sjmoreno » 16 Mai 2011, 10:36

carlos é isso ainda não tinha visto esse tópico é isso que eu queria saber pois vou trocar as buchas do varão e tambem esse retentor pois tem um pequeno vazamento de óleo. obrigado carlos e luis pela paciencia que tiverão comigo. abs.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor luiz sle » 16 Mai 2011, 13:38

Carlos A. Freire escreveu:No varão, entre o liame que entra na tampa do trambulador do câmbio, tem uma parte em forma de quadrado, que tem borracha dentro dele e no centro um pino fixado por uma trava. Solte a trava, puxe o pino que vai separar o liame do varão e, desta forma, não terá que ajustar a posição da alavanca de câmbio ao montar novamente.
Esse tópico abaixo pode ajudar a tirar as dúvidas: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... me#p152038

Abs,

Carlos Freire

Carlos, eu tentei fazer esse processo mas meu Monza não possuía trava no pino das junções. Já o novo tem uma trava que pode ser retirada.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Carlos A. Freire » 16 Mai 2011, 15:13

Luiz, todo Monza que conheço tem o pino com a trava. Uns tem uma trava para puxar, do tipo meia lua, outros a trava está no próprio pino. A não ser, não posso confirmar, se foi trocado o conjunto por um paralelo. Esses não tenho informações, mas sei que são vendidos com liame e acoplamento juntos.

Olhe no catálogo de peças Chevrolet (CepChev), que vai entender o que estou dizendo.

Abs,

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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor luiz sle » 16 Mai 2011, 20:54

Eu sei como é. Tentei fazer o processo de remoção até por recomendações sua, mas ao tentar tirar o pino do liame percebi que o mesmo era um pino como na junção do varão, como o dessa foto.
Imagem


Essas fotos são as do liame que estavam no meu Monza super, hiper desgastado!
Imagem

Imagem


Como se vê na última foto, a cabeça do pino/trava em baixo é sem trava algum, assim como o lado de cima.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Carlos A. Freire » 17 Mai 2011, 08:04

Então, Luiz,

a foto só mostra um lado do pino. Se olhar no catálogo de peças, vai verificar que o liame original é fornecido sem esse acoplamento. Podemos dizer que para colocar o original tem que tirar o pino.

Esse fim de semana (22/05/10), vai ter a carreata da solidariedade em Moema, São Paulo. Vou verificar no Monza 83 de um amigo que vai participar e de outros abaixo de 87, se o pino deles é fixo. Nos 2 Monza que tive (SL/E 87 e SL/E 91) e o GLS 96 que tenho, tem o pino com a trava. No GL 96, Classic 90, SL/E 92, Club 94 de amigos também tem o pino com a trava.

Abs,

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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor luiz sle » 17 Mai 2011, 13:40

Os dois lados eram iguais!

Achei que pelo estado que se encontrava fosse original, pois estava muito gasto! O novo possui pino com trava, porém é paralelo.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Carlos A. Freire » 17 Mai 2011, 13:48

Pode ser que não conseguiu ver onde está a trava.

Abs,

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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Marcel Murai » 22 Jun 2011, 22:03

Complementando o tópico do nosso amigo, resolvi ir mais a fundo sobre essas folgas chatas! :evil:

Eis aqui outro problema que é muito chato. E ninguem conserta.

A localização dos pinos que sao culpados.
Imagem



As peças são
Pino 1 - PINO do tubo seletor cod. 90189014
Pino 2 - PINO centralizador do controle da alavanca cod. 90168066 ou 93255190
Pino 3 - PINO de articulação da alavanca cod. 90170499

Pino 1 corresponde a peça numero 18
Pino 2 corresponde a peça numero 22
Pinos 3 corresponde as peças numero 27
Imagem



Os desgastes:
Imagem
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Marcel Murai » 23 Jun 2011, 15:43

Mais complementos:

Resolvi recondicionar a alavanca de cambio ficou otimo o resultado! as folgas sao quase nulas.
Fiz enchimento com solda.
Imagem


E o material veio de....:
Imagem


barra de impressora.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor luiz sle » 23 Jun 2011, 15:51

Marcell, e a bolinha de borracha que faz ligação da manopla com o varão? A minha está cortada e bem desgastada.

Quanto à esses outros pinos, vou dar uma verificada nos do meu Monza.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Enéias » 15 Fev 2012, 13:37

Pessoal, reciso de uma ajuda.

Semana que vem, marquei com mecanico um horário pra arrumar essas folgas do cambio.

Ele esta bem duro, pesado, isso seria que peça que poderia ser trocada??

Também esta bambo, com folga pros lados, isso a principio é só trambulador??

Vou dar uma revisada geral nessa parte, se puderem dar dicas de que peças trocar pra deixar o melhor possivel.

O carro é o CLUB 94, vi que postaram informações ja sobre, mas sem muita certeza e sem querer ser enrolado pelo mecanico, apesar de confiar e o magrão ser bom no serviço.


Aguardo, abraços.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor WizardMaster » 01 Ago 2012, 20:40

Revivendo..
Pessoal meu cambio esta com muita folga e ja foi constatado problema nas 3 juntas. Vou compra-las mas gostaria de opiniões sobre as duas únicas marcas que encontrei:

Bucha junção do trambulador (munhão) marca Jahú = $44,00
Duas buchas Jahú = $20,00
http://www.jahu.com.br

Bucha junção do trambulador (munhão) marca Kit&Cia = $20,00
Duas buchas Kit&Cia = $20,00
http://www.kitcia.com.br

Qualquer opnião ta valendo.
Abs
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor wellington26 » 01 Ago 2012, 20:49

Amigo veja os preços tambem nesse site

www.nafil.com.br
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor WizardMaster » 01 Ago 2012, 23:23

ja tinha olhado mas só encontrei o kit de buchas do trambulador e são da mesma marca que tem aqui.De qualquer forma o frete ñ ajudaria pra comprar só estas pçs. =/


Obrigado pela dica!!!

Acompanhe se puder:
viewtopic.php?f=8&t=24069

Abraço.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Enéias » 08 Ago 2012, 20:02

Só pra constar aqui, cambio ta novo de novo, macio demaais e tb ta bem justo, acho que ainda teria

que trocas algumas peças que não foram trocadas, mas melhorou demais, perece "câmbio hidraulico" hehehe

Sei que foi trocado trambulador e só lubrificado algo...nada mais...

Abss.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor julinho » 05 Mar 2013, 13:44

Cara muito boa a dica em, no meu SL/E 1985 eu tive que mandar trocar porque não estava engatando a ré, ai fui observando que não era dificil, agora então com a sua dica ficou melhor ainda vlw amigo abraço...
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor tfsouza » 07 Abr 2013, 12:26

Comprei meu Monza a pouco tempo e ele estava com folga, fiz o procedimento indicado pelo tutorial e meu carro esta show de bola, parabéns para o produtor do tutorial.
Mudo de carro mais não mudo de Monza
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor S h E e Q u O » 09 Abr 2013, 23:55

Valeu. Parabéns, muito bom!! Abraço
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor lc_ss » 08 Mai 2013, 10:14

Tem mais ou menos 3 anos que fiz esse tutorial e minha alavanca continua perfeita! Bacana que ajudou muitos monzeiros e kadetteiros, pois vi que esse tuto foi parar lá também. :smt023
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor tyo » 05 Jun 2013, 10:19

o meu quando era manual chegava a estralar na hora de mudar de marcha!!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor bugnet » 06 Jun 2013, 01:07

Legal o tuto, vou deixar anotado pra quando desmontar a alavanca !
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor jeffersontec1 » 07 Ago 2013, 13:43

alguem sabe me dizer, onde encontro todos os reparos do cambio do monza 86 5 marchas? os meio leigo, mas preciso trocar tudo, pois a por baixo do cambio, esta tudo ruim as buchas, embaixo do carro onde tem uns guarda pó, preciso trocar tudo ali, inclusive os guarda pó. mas não acho em lugar nenhum nem no mercado livre.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor GLESTONY » 03 Nov 2013, 20:57

Legal! era a demonstração que eu precisava para fazer o devido reparo. A tempos que a ré do meu Monza não entrava bem, depois de tanto eu forçar "perdi" a 1º 2º e 3º, dai um amigo me deu uma forcinha regulando ali próximo a caixa de cambio e reavendo as marchas com exceção da 5º. Ele me disse que tinha que retirar o "varão" para fazer os reparos e sanar as folgas, mas naquela ocasião não tínhamos tempo para tentarmos o serviço. a gora estou mais seguro para fazer aos devidos reparos, assim que eu tiver um bom tempo para isso. Valeu demais a sua contribuição em compartilhar a experiencia aqui.
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Alan Carnielli » 08 Jan 2014, 22:57

Olá e Saudações a todos os monzeiros...
Neste final de semana retornando de uma viagem com meu monzão ( estou com ele a 4 anos) do litoral norte de são Paulo, tive dificuldade de engatar apenas a quinta marcha, e terminei a viagem com a quarta marcha. Mas deduzi q o problema realmente poderia ser ali no varão ou na cruzeta devido ao barulho aproximo a alavanca.E após acompanhar o tutorial e desmontar,bingo!!! Uma bucha quebrada e cruzeta extremamente folgada... Fiz a troca decacordo com o tutorial.
Tudo ficou maravilhosamente justo e perfeito... meu carro esta show de bola, parabéns para o produtor do tutorial. Não só ele mas todos os MONZEIROS que aqui contribuem com as informações. Nem sempre faço o login.. mas sempre que preciso venho pesquisar nos monzeiros... Particularmente já fiz as seguintes manutenções pesquisadas antes no site:

Troca do batente dos amortecedores
Troca dos terminais de direção e rodas...
Freios dianteiros
Regulagem dos cabos do freio de mão
Limpeza de carburador
Ligação correta das mangueiras do carburador
Troca da capsula desafogadora
Troca do tubo plastico atras do cabeçote
Troca do radiador de ar quente
Manutenção da chave seletora do Ar condicionado
E algumas que não me lembro agora.. e a de hoje que foi a troca das buchas do varão do cambio e da cruzeta.

E hoje poso dizer que depois de muita dedicação esforço e verba rsrsrs, conseguir fazer o meu monzao ter todas as sua funções e equipamentos em funcionamento normal. E não pretendo me desfazer dele tão cedo..
Um grande abraço a todos...
Alan Carnielli
 
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagempor Cássio Coelho » 13 Out 2014, 09:12

Olá galera.. Minha alavanca de cambio esta com uma folga chata.. Não nas marchas,e sim na alavanca mesmo.. Vc colocando a mão em coma dela ela meche como se estivesse algo solto.. Porém as marchas entram perfeitas,sem nenhum tipo de problema.. É normal essa folga ali na alavanca?
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