COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

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lc_ss
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COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por lc_ss »

Olá amigos. Depois que meu monza deixou de aceitar a 5ª marcha, resolvi parar pra investigar o defeito. Minha alavanca de câmbio estava com muita folga, o que dificultou a regulagem dos engates das marchas e impossibilitou de engrenar a 5ª de vez. Comprei os reparos do liame e hoje fui fazer o reparo e decidi compartilhar a experiência com vocês. Meu monza é um sl/e 1990 e acredito que esse procedimento sirva pra todos até o ano de 1992.

Nível de dificuldade: FÁCIL.

O que precisamos: nesse caso, como minha manopla ainda estava boa, sem folgas, parti pra compra dos outros reparos disponíveis para o liame.

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02 buchas
01 junta central dos liames

INSTALAÇÃO

Primeiramente temos que soltar o liame que vai preso ao trambulador. Pra isso, engrenei a 4ª marcha para o trambulador ficar todo recolhido pra dentro da caixa. Usando uma chave de estria nº 13 pra folgar a porca, com jeito o eixo do liame se soltou. Agora vem a parte mais trabalhosa: soltar o liame inteiro.

Por baixo do carro, você verá o liame, saindo da manopla e indo até a caixa de macrha, no ponto que acabamos de soltar do trambulador. Nele, tem-se 4 parafusos, e pra soltar, precisei de uma chave nº 10. Sem mais complicações, e tendo cuidado pro liame não cair na minha cabeça, retirei pra verificar o seu real estado e se havia folga. Eis o liame na foto:

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Fiz a marcação dos 4 parafusos que fazem a fixação dele no chassis e da porca que prende no trambulador.

Depois de solto, fui verificar o estado do mecanismo e estava realmente precisando de reparo. A folga era muito grande, o que impossibilitava a trocade marchas com precisão. Pra começar, a folga da junta central era muito grande e das duas buchas, apenas uma estava inteira. Segue abaixo a foto da junta e das buchas (ou o lugar delas):

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Junta central.

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Buchas.

Pra dar continuidade, precisaremos desmontar o liame inteiro. Existe um pino que trava uma peça, parecida com uma mão francesa que faz a conexão com a manopla. Esse pino, ao ser retirado, permite soltar essa mão francesa e desmonatar o eixo do restante da peça. Eis o dito cujo:

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Pra soltar, usei uma broca e um martelo. Vai batendo até sair por completo. Sai fácil, sem dor de cabeça.

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Aqui já desmontado, com o pino extraído e o eixo fora do restante da peça.

Agora precisamos retirar a junta central usada pra instalar a nova. Aqui deu um pouco mais de trabalho pois precisei usar uma furadeira com um disco de corte pra retirar os pinos que prendiam a junta central. Depois de retirado, coloquei o novo e aqui vai uma dica: o pino que vem com a junta central deve ser travado como o antigo estava. Pra isso, basta apoiar a peça bem e com um martelo ir batendo na ponta mais fina do pino. Assim ela vai se contraindo e travando a peça de forma definitiva.

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Detalhe da junta nova.

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Aqui vemos o processo e onde devemos bater pra travar a junta. Percebam a marca do disco de corte.

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Eis o pino e o lado que deve ser batido. Depois dos dois pinos travados, teremos a seguinte montagem:

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O próximo passo é colocar as duas buchas, uma de cada lado. Precisei de um pouco de vaselina e um cepo pra ir batendo na bucha por igual até ela entrar. Entra com dificuldade, mas entra.

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Detalhes da bucha.

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Aqui já instalada no seu devido lugar.

Depois das bucas instaladas, bastar remontar o eixo no restante da peça, finalizando com a mão francesa presa pelo pino, retirado no início do processo.

Agora é só reinstalar o liame, recolocar a coifa de proteção e fazer a regulagem da marcha. No meu caso, como a 4ª marcha ainda estava engrenada na caixa de marchas, coloquei a alavanca na posição da 4ª e apertei a porca novamente no trambulador pra travar a posição.

Gostei muito do resultado, o câmbio ficou perfeito, sem folga alguma, com todas as marchas entrando com precisão e suavidade. O monzão agora ficou bem mais gostoso de dirigir. Espero que gostem e que seja útil a muitos monzeiros aqui do forum!
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sdpmg
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por sdpmg »

maneiro o tópico mas não consegui abrir todas as fotos no meu pc,,, tentei varias vezes e nada,,, uma pena porque tava com vontade de fazer no meu,,, as marchas até que entram numa boa, sem problemas, mas ja notei uma folga, curta, mas ela existe e com certeza mais pra frente vai me dar dor de cabeça, mas como não consegui abrir o topico, ou seja, as fotos, não sei se vou me aventurar e correr o risco de fazer algo errado,,, :smt023
Sérgio.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por lc_ss »

Hum... Aqui abre sem problemas... Se quiser, mando as fotos por email.
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dimitrius
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por dimitrius »

muito interessante seu tópico mas oque se pode fazer se ao inves de folgado a alavanca de cambio estiver pesada? por exemplo meu classic de 3 para 4 voce sente que as marchas pesam para entrar e a quinta tambem. isso pode indicar que a caixa foi mexida? avlw ai pessoal :D
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por lc_ss »

Bom, o meu também estava muito pesado a alavanca, tendo que fazer força pra conseguir engatar as marchas. No caso, quem é responsável por essa "leveza" na alavanca são as buchas. pra verificar o estado delas, só tirando o liame pra verificar o estado delas. São baratas, o investimento vale a pena.
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por dimitrius »

bem nao tenho a habilidade necessaria para fazer a troca sozinha e tenho pouco tempo mas acho que um bom mecanico da conta do recado correto :D
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por henrique.arthur »

Este tutorial se aplica no Monza 93???

Preciso fazer isso no meu carro... A 5a marcha está muito ruim... :smt021 :smt021 :smt021

Abços!
lc_ss
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Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por lc_ss »

Amigo, acredito que seja muito parecido. Pelo que pesquisei, no seu caso o sistema todo fica internamente, não precisa ir por baixo do carro pra desmontar tudo. Mas o sistema é muito parecido.
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