COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por sdpmg »

Entendo! O estranho é que só ocorre após aquecimento do motor e consequentemente da caixa, com o motor frio o engate das marcha é normal. Cheguei a imaginar que poderia ser no liame, aquela borracha que faz a junção poderia, após o aquecimento, ficar macia de mais e dificultar os engate das marchar? Pensei troca-lo de novo. O restante ta tudo novo,,, regulagem também ja segui várias maneiras que aprendi aqui mesmo no monzeiros e no inicio funciona tudo normalmente mas após o aquecimento que mencionei começa a dificuldade para engatar as marchas.
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:25
Cidade: Barro
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por yan »

sdpmg escreveu:Entendo! O estranho é que só ocorre após aquecimento do motor e consequentemente da caixa, com o motor frio o engate das marcha é normal. Cheguei a imaginar que poderia ser no liame, aquela borracha que faz a junção poderia, após o aquecimento, ficar macia de mais e dificultar os engate das marchar? Pensei troca-lo de novo. O restante ta tudo novo,,, regulagem também ja segui várias maneiras que aprendi aqui mesmo no monzeiros e no inicio funciona tudo normalmente mas após o aquecimento que mencionei começa a dificuldade para engatar as marchas.
Tu conferiu aquela outra cruzeta? Tem a do liame que é de borracha e tem uma outra que é a articulação do varão (só retirando lá em baixo que sai o componente inteiro)... no meu o problema era ali, a tal cruzeta estava com as buchas internas quebradas.
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por sdpmg »

yan escreveu:
sdpmg escreveu:Entendo! O estranho é que só ocorre após aquecimento do motor e consequentemente da caixa, com o motor frio o engate das marcha é normal. Cheguei a imaginar que poderia ser no liame, aquela borracha que faz a junção poderia, após o aquecimento, ficar macia de mais e dificultar os engate das marchar? Pensei troca-lo de novo. O restante ta tudo novo,,, regulagem também ja segui várias maneiras que aprendi aqui mesmo no monzeiros e no inicio funciona tudo normalmente mas após o aquecimento que mencionei começa a dificuldade para engatar as marchas.
Tu conferiu aquela outra cruzeta? Tem a do liame que é de borracha e tem uma outra que é a articulação do varão (só retirando lá em baixo que sai o componente inteiro)... no meu o problema era ali, a tal cruzeta estava com as buchas internas quebradas.

Troquei tudo,,,, ta tudo zerado... O problema ta sendo após o aquecimento, com o carro frio funciona normal,,, e ja fiz e refiz a regulagem e continua apresentando essa dificuldade após o aquecimento,,, pra sanar minha dúvida vou trocar o liame de novo.
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
beto maineri
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Mai 2017, 10:20
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por beto maineri »

Ótimas dicas.
NandoSilva
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Mai 2018, 12:27
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por NandoSilva »

poxa, sem as fotos, fica muito complicado
herbert
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2017, 17:24
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por herbert »

Vou tentar fazer igual ao colega do vídeo abaixo. A minha alavanca tá muito folgada.

https://www.youtube.com/watch?v=HEdfXbQ45A8
herbert
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2017, 17:24
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por herbert »

Senhores,

removi a manopla do cambio para verificar a folga; percebi que a borracha do pino não está desgastada como eu esperava, mas é o próprio pino que está folgado e atrapalhando o encaixe das marchas, conforme o GIF no endereço abaixo. Alguém já passou por algo parecido? Qual partes preciso trocar? Qualquer ajuda é bem-vinda :D

https://media.giphy.com/media/f6swFMWwE ... /giphy.gif

obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É meio complicado condenar uma peça por vídeo, mas me parece que o defeito está na alavanca, onde o pino que trava a parte de baixo está com muita folga. A distância me parece que terá de troca a alavanca completa.
Esse pino de baixo que tem a esfera na ponta, não parece estar estragado, embora ele tenha alto índice de problemas. Se estiver ruim, esse fino da esfera é vendido separadamente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder