Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, intercambiando foruns e orkut! Mais um guia útil para nós!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com

"Salve galera,

Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
Imagem
AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
Imagem
TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
Imagem
ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
Imagem
MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
Imagem
COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
Imagem
AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===> Imagem
2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
Imagem
AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
Imagem
OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
Imagem
AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
Imagem
DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
Imagem
SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO

DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL

ESPERO TER AJUDADO
ABS."

Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Leocastro »

Ninguém respondeu na época, mas, creio que ainda seja útil!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por luiz sle »

Muito útil!

Só o ponteiro do marcador de temperatura tem regulagem ? Seria legal o do velocímetro, voltímetro e marcador de combustível também!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por david crozeta »

bacana Léo.... :smt023 com certeza está ajudando muitos! é que a infelizmente a minoria posta os resultados!

lembrando que o voltimetro também permite essa regulagem! o conta giros também tem uma regulagem parecida !
velocimetro também se calibra, mas não sei como se faz e deve precisar de ferramentas própria pra isso!

um abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Leocastro »

Isso ae David!
Bem, pra calibrar o velocímetro, tem que ter algum equipamento mesmo!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por danilo-sn »

tbm preciso fazer isso nom meu kadett o ponteiro tem q chegar la na penultima barrinha pra ventoinha ligar, isso pq eu ja troquei sensor e valvula termostatica.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por vrsilva »

Galera vale muito testar o sensor de temperatura que fica junto da valvula termostatica para ver se o valor medido pelo mesmo está correto, de posse da informação que eles está lendo corretamente se faz a calibração do ponteiro, pois muitas vezes o sensor pode estar bom e o ponteiro também bom e o carro com problemas no sistema de arrefecimento, não recomendo sair fuçando no ponteiro sem ao menos saber com precisão o funcionamento do sistema, a agua deve trabalhar perto dos 90°C acho interessante antes da primeira partida do dia, tirar a tampa do reservatório e ligar o carro esperar esquentar e com um termometro de precisão fazer a leitura da temperatura da agua, se ela estiver próxima a 90°C e a ventoinha acionar nesse instante, basta verificar o ponteiro no painel, pois se a agua estiver a essa temperatura é sinal que o sistema está OK, tanto valvula termostática como sensor de temperatura, só depois de saber essas informações é que se faz a calibração do ponteiro. O traço do meio da escala do monza senão me engano indica 90°C, e o 3/4 indica 100°C que é quando a luz já deveria estar acesa... e o topo da escala deve ser algo próximo aos 106°C ou 107°C que é quando a agua ferve no sistema, e queima junta e tudo mais como aconteceu no meu.... =/
O traço do 1/4 indica algo próximo de 80°C, o sistema do monza funciona de maneira que quando atinge 90°C ele aciona a ventoinha para resfriar o sistema e quando este cai para 80°C desliga o sistema, a ventoinha normalmente demora de 3 a 4 minutos para resfriar a agua com o veículo em movimento com ele parado chega a 5 minutos. pelo menos no meu era assim.... quero ver quando voltar do mecanico...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

quem fornece a diferença de potencial para movimentar o ponteiro no painel é o sensor de temperatura que está no cabeçote, abaixo do distribuidor, para todos os modelos.

O sensor de temperatura da água CTS informa a UCE por diferença de potencial para calculos e para a UCE acionar a ventoinha.

Os Monzas carburados utilizam o interruptor térmico (cebolão) para acionar a ventoinha.

As voltagens foram medidas na cabeça do sensor conf. o liquido refrigerante estava aquecendo e observando o ponteiro no painel.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder