Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Enviado: 11 Jun 2010, 11:41
Pessoal, intercambiando foruns e orkut! Mais um guia útil para nós!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com
"Salve galera,
Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===>
2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO
DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL
ESPERO TER AJUDADO
ABS."
Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!
Colaboração "Lgoliveira" Kadetteiros.com
"Salve galera,
Um amigo nosso aqui do fórum instalou um painel do monza sl/e, e notou que o medidor de temperatura sobe até o topo da escala (vermelho) à medida que o carro vai esquentando.
Como todos nós sabemos, o limite máximo que o mostrador do painel deve chegar é próximo do meio da escala.
Como eu tinha um painel desses aqui em casa e só precisava de uma coragenzinha pra instalar o bendito no dett, resolvi investigar o caso:
AQUI, TEMOS O PAINEL JÁ SEM O ACRÍLICO FRONTAL
TRASEIRA DO PAINEL JÁ SEMIDESMONTADO. OBSERVE ESSE LOSANGO PRETO NO CANTO SUPERIOR DIREITO: ELE É A TRAVA DO VOLTÍMETRO. O MEDIDOR DE TEMPERATURA (MAIS ABAIXO) TEM UMA TRAVA IDÊNTICA (QUE JÁ HAVIA SIDO RETIRADA. PARA TIRAR É SÓ DESAPARAFUSAR A PORCA E PUXAR COM FIRMEZA E MUITO CUIDADO
ZOOM DA ÁREA ONDE FICA O MEDIDOR DE TEMPERATURA
MEDIDOR JÁ NA MÃO.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PRA RETIRAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA TEM QUE TIRAR ANTES O VELOCÍMETRO E O MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL, SENÃO NÃO SAI!!
COMO EU SUSPEITAVA, O "MIZINGUENTO" TEM AJUSTE!!! TRATA-SE DE UM TRIMPOT DE 470 OHMS. AGORA O MISTÉRIO DO "PAINEL CABEÇA QUENTE" ESTAVA PERTO DO FIM
AQUI, DUAS OBSERVAÇÕES:
1ª) NOTE QUE O TRIMPOT TEM UMA TINTA VERDE EM SUA PARTE SUPERIOR. É UM SELO COLOCADO NA FÁBRICA PARA EVITAR QUE O MEDIDOR DE TEMPERATURA DESCALIBRE. PARA QUEBRAR ESSE SELO É SÓ COLOCAR UMA PEQUENA CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO CENTRAL E GIRAR PARA UM LADO E DEPOIS PARA O OUTRO, SÓ O SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SELO, MANTENDO O MAIS PRÓXIMO DA POSIÇÃO ORIGINAL DEPOIS. ASSIM Ó===>
2ªVEJA QUE EU ENCAIXEI NOVAMENTE A TRAVA DO MEDIDOR (O LOSANGO PRETO) PERFAZENDO TRÊS CONTATOS ELÉTRICOS. O PINO DA ESQUERDA RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERTURA, O CENTRAL (ROSQUEADO) É O NEGATIVO E O DA DIREITA É +12V.
AQUI UMA GAMBI PRA PODER TESTAR O MEDIDOR DE TEMPERATURA USANDO O PAINEL ORIGINAL DO CARRO (NO MEU CASO, O PAINEL "CASINHA MAL ASSOMBRADA" DO GL
OUTRA IMAGEM DA "GAMBI"
AQUI IMAGEM DA TRASEIRA DO PAINEL DO GL AINDA CONECTADO NO CARRO. AQUI VAI UMA DICA: ANTES DE SACAR FORA O PAINEL, LIGUE O CARRO E DEIXE ESQUENTAR ATÉ A VENTOINHA DISPARAR. COM ISSO O MEDIDOR VAI SE POSICIONAR PRÓXIMO DO MEIO. VISUALIZE A POSIÇÃO EM QUE O PONTEIRO SE ENCONTRA NO MOMENTO DE DISPARO DA VENTOINHA, DESLIGUE O CARRO E SÓ ENTÃO RETIRE O PAINEL, DEIXANDO COMO NA FOTO, COM O CHICOTE CONECTADO!!!
DETALHE DA TRAVA DO MEDIDOR DE TEMPERATURA DO PAINEL DO GL. TIRE A PORCA E A ARRUELA DE PRESSÃO E PUXE CERCA DE 5mm, APENAS O SUFICIENTE PARA DESFAZER O CONTATO ELÉTRICO DO MEDIDOR NO PAINEL, MAS SEM SOLTÁ-LO TOTALMENTE.
OBS: ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE POR QUE SOLTAR O MEDIDOR DO PAINEL DO GL EM VEZ DE LIGAR OS DOIS MEDIDORES EM PARALELO? EU TENTEI ISSO, E NÃO FUNCIONA. QUANDO OS DOIS "RELOGINHOS" SÃO LIGADOS EM PARALELO AMBOS FICAM MARCANDO PERTO DO AZUL POR MAIS QUENTE QUE O CARRO ESTEJA!
SE LEMBRA DA "GAMBI" LÁ DE CIMA? AQUI É A LIGAÇÃO DELA NO CHICOTE DO PAINEL (PREFERI LIGAR NO CHICOTE PRA NÃO FICAR DECAPANDO FIO À TOA). O "ESQUEMA" AQUI É O SEGUINTE: FIO PRETO DA GAMBI (-) NO NEGATIVO DO CHICOTE (FIO MARROM, PINO 3). FIO VERMELHO DA GAMBI(+12V) NO POSITIVO DO CHICOTE (FIOS PRETOS, PINO 6) E FIO AMARELO DA GAMBI (SINAL DO SENSOR DE TEMP.) NO FIO AZUL, PINO 5 DO CHICOTE. COMO O CARRO JÁ TINHA SIDO "ESQUENTADO" MINUTOS ANTES, E EU JÁ HAVIA VISUALIZADO A POSIÇÃO DO PONTEIRO DO MEDIDOR DE TEMP. DO PAINEL QUANDO A VENTOINHA DISPAROU, FOI SÓ LIGAR O CARRO DE NOVO, E NO INSTANTE QUE A VENTOINHA DISPAROU AJUSTEI O TRIMPOTPARA QUE O PONTEIRO FICASSE PRÓXIMO DO MEIO
DA ANÁLISE DESSES NOSSOS PAINÉIS, CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TODOS OS MEDIDORES (RELÓGIOS) SÃO MUITO ROBUSTOS. O PONTO FRACO SÃO AS TRILHAS NA PARTE TRASEIRA (MUITO FINAS), POR ISSO TOME MUUUUUIIIITOOOOO CUIDADO QUANDO FOR RETIRAR OU COLOCAR OS RELÓGIOS NO PAINEL
ESPERO TER AJUDADO
ABS."
Espero que seja útil! Amanhã farei isto no meu, que está descalibrado!!!