Calibrar ponteiro da temperatura do painel
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1281
- Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
entao fiz essa calibragem hj no meu kadett e deu certinho deixei igual ta no desenho do Waldir, VRSILVA entao eu ja troquei sensor de valvula termostatica antes de fazer esse serviço ok.
abs.
abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Legal Waldir, o meu voltimetro mede corretamente, ou seja bem próximo do meio da escala que julgo ser o correto, mas o meu ponteiro de temperatura que está medindo errado, pois está marcando meia escala a menos... vou pedir pro meu mecanico passar um scanner no carro quando ele montar hj....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Mensagens: 1
- Registrado em: 23 Dez 2011, 10:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Bom dia, sernhores.
Já tive um monza, e infelizmente tive que me desfazer dele, mas continuo olhando os sites por ai. Hoje tenho um verona, e me chamou a atenção esse tópico pq tive um problema com o marcador da temperatura. Acontece que levei o carro no mecânico para um conserto no painel. Percebi que o dito cujo fez besteira, e resolvi eu mesmo desmontar o painel. Fiz tudo corretamente, e corrigi o problema (que era no velocímetro). Ocorre que enquanto fui ao banheiro, meu garoto (criança pequena) apareceu de supreta e PUXOU o ponteiro da temperatura... Enfim, voltei e estava o ponteiro solto, com um óleozinho saindo dele... Agora ele não se mexe mais. Alguém sabeque líquido é esse que saiu? Acredito que seja ele que, quando esquenta, faz o ponteiro se mover... Alguém sabe como posso fazer para consertar? Ou só tentando comprar um pronto? Desde já, muito obrigado!
Já tive um monza, e infelizmente tive que me desfazer dele, mas continuo olhando os sites por ai. Hoje tenho um verona, e me chamou a atenção esse tópico pq tive um problema com o marcador da temperatura. Acontece que levei o carro no mecânico para um conserto no painel. Percebi que o dito cujo fez besteira, e resolvi eu mesmo desmontar o painel. Fiz tudo corretamente, e corrigi o problema (que era no velocímetro). Ocorre que enquanto fui ao banheiro, meu garoto (criança pequena) apareceu de supreta e PUXOU o ponteiro da temperatura... Enfim, voltei e estava o ponteiro solto, com um óleozinho saindo dele... Agora ele não se mexe mais. Alguém sabeque líquido é esse que saiu? Acredito que seja ele que, quando esquenta, faz o ponteiro se mover... Alguém sabe como posso fazer para consertar? Ou só tentando comprar um pronto? Desde já, muito obrigado!
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 254
- Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Gente, lendo o tópico e conferindo o manual no proprietário percebi que meu problema é o contrário, segundo o manual o ponteiro deve ficar na escala central quando a temperatura for a normal de funcionamento, e na escala vermelha quando superaquecido, contudo, o ponteiro do meu monza nunca sai do azul, nunca mesmo, nos 2 anos que tenho o carro, já viajei duas vezes para o RJ (600Km) e nunca vi o ponteiro chegar a 1/4 do percurso. Como geralmente ando apenas 6Km de casa para o trabalho e de volta outros 6Km confesso que não vejo o ponteiro sequer se mexer... Agora to na dúvida se esse ponteiro ta funcionando, alguma dica???
abs
Jerry
abs
Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Deixe o carro parado e motor funcionando e observe quando a ventoinha ligar, onde está o ponteiro. Se estiver no meio de escala, está correto. Contudo, deve ter um defeito ou falta da válvula termostática, sendo o motivo do ponteiro não subir e motor não entrar na temperatura normal de funcionamento, que deve ser acima da marca azul do painel de instrumentos.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 254
- Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.
abs
Jerry
abs
Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
prjerry escreveu:Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.
abs
Jerry
O motor em temperatura normal e uso, não se consegue segurar em suas peças mesmo. É muito quente para toque de pele humana.
Está trocando peças boas por peças novas. Não recomendo esse procedimento. Recomendo que faça avaliação para descobrir qual é o motivo da queima do HEI ou se o defeito é outro e a queima do HEI está sendo mal avaliada.
Os principais motivos de queima do HEI é o alternador fornecendo tensão superior a 14,5v, muitas vezes esse sintoma ocorre de forma intermitente, o que dificulta a avaliação do reparador. Por isso, deve monitorar a tensão através do voltímetro do painel. Fuga e vazamento de alta tensão, cabos e velas com aplicação incorreta, ou seja, não supressivos e falta de pasta térmica no HEI também contribuem para queima do componente.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 254
- Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel
Obrigado Carlos, esta novela do HEY ja vem me irritando a um tempo, já medi a tensão e sempre carrega dentro dos padrões, fico de olho no voltimetro do painel e ele ta sempre entre o meio e pouco antes do 3/4, já procurei por fulga de corrente nos cabos e tampa do distribuidor e não localizei nada anormal, os cabos de vela e velas foram trocadas conforme as especificações em janeiro, e eu pessoalmente apliquei a pasta térmica no HEY conforme todas as dicas dos tópicos aqui do monzeiros... mas mesmo assim o ultimo HEY< um magneti marelli durou exatos 4 meses... Vejo vc e outros colegas aqui do monzeiros dizer que ficam anos sem trocar o HEY e não consigo me conformar com a queima constante no meu monza, é terrível sair com o carro sem segurança... Por isso resolvi trocar td por marcas Delphi e GM, como última tentativa de resolver, caso não dê certo, vou economizar e comprar um vectra, queria deixar o monza como patrimônio da família, mas como tá não compensa, um módulo hey Delphi é R$150,00, imagina um a cada 3 ou 4 meses!!!! Bom é isso, to enchendo o tópico com o assunto errado rsrsrs, foi só um desabafo.
abs
Jerry
abs
Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515