TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cárter
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TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cárter
Pessoal, peguei esta matéria do orkut, muito bem elaborada pelo companheiro Marlon.
Todo o mérito é dele!
Segue abaixo.
"Sistema de ventilaçao positiva do cárter (respiro)
Amigos,muitas vezes temos problemas com marcha lenta ou falha do motor,e não prestamos a atenção para devida manutenção desse importante sistema presente no motor do carro,muitos reparadores esta passando por cima desse detalhe,que e bem simples,porem exige atenção!
Explicação do sistema:
Sistema de ventilação positiva do Carter ( respiro)
Durante o ciclo de potência da combustão,certa quantidade de combustível não queimado,gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos êmbolos (pistões).
Para evitar que esses produtos deteriorem o oleo lubrificante do motor, o que causaria sérios danos ao mesmo,eles são removidos do cárter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro do Ar.
Após sua mistura com o ar,vão para o filtro do ar e coletor de admissão e dae para os cilindros para serem queimados ,já que sendo altamente poluentes, eles não podem ser liberados na atmosfera.
O entupimento da conexão ,válvula ou mangueira desse sistema pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro do ar
Borra no Carter
Uma mangueira com VAZAMENTO pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta alta
Falha no motor
Fotos do sistema e correta manutenção...
Mangueira fora da carcaça do filtro do a
Mangueira montada na carcaça e ao lado sensor MAP (peca quadrada)
Mangueira obstruida por borra....
Eu quebrei a mangueira para voces poderem ver como o combustivel obstruio a mangueira por completo,isso e comum a carros movido a gasolina...
Mangueira nova....
Notem que a nova e justa e nao tera problemas de entrada falsa de ar..ja a antiga....
Localização do numero original
Valvula que controla abertura do Termac!
Termac na entrada do filtro do Ar....
Termac e uma capsula acionada a vacuo que permite a entrada de ar quente no motor para melhorar a mistura ar combustivel......
Valvula que aciona o Termac
Vista por cima.....
Esse e o cano de vacuo no coletor....
Logo abaixo do TBI ou carburador..
O mesmo cano,porem sem o tbi ou carburador em cima
Desentupa ele..geralmente ta entupido
Ainda mais se for a gasolina.....use uma agulha ou outro objeto comprido e fino e um limpa TBI (descarbonizante)
Se....
Voce retirou o carburador ou o TBI,coloque o dedo por dentro do coletor,voce sentira na ponta do dedo quando a agulha encostar e vera tb o produto quando for pulverizado..enquanto isso nao ocorrer....maos a obra!
Agora.....
Que voce trocou a mangueira,gastou R$25,00 nela,comprou descarbonizante e fez uma boa limpeza no cano de vacuo,e claro deu uma limpada basica no carburador ou TBI (nao e necessario desmonta-los para uma limpeza surperficial ta) e hora de montar tudo de novo.....
Ou seja,sera a operacao inversa,monte tudo com muito carinho e cuidado,especial atencoa deve ser dado a carros com injecao,no ato de colocar a mangueira do SENSOR MAP NO LOCAL CORRETO,CASO AO CONTRAIO O SINTOMA SERA ESSE:
Ao dar a partida,o carro pega,em seguida eleva a rotacao e acende a luz de injecao,logo apos o carro morre.
Portanto rapaziada,muita atencao na hora de desmontar as manguiras,para poder montar certo,outra magueira e a do respiro do tbi ao canister,seela ficar solta,voce tera forte cheiro de combustivel ao funcionar o carro e trafegar com ele......
Depois de montado,antes de dar a partida deixe somente a mangueira de vacuo embaixo do coletor desconectada,pois voce tera que testar se vai ter vacuo ali ou nao.
Pise fundo no acelerador (ate o fim e nao solte)e de a partida,fazendo isso voce aciona o desafogador automatico da injecao,ou seja, o bico sera automaticamente desligado e o motor vai pegar com oque tiver no cilindro ( tera muito descarbonizante la,por isso nao ignore essa etapa..)
Caso...
Ele pegue,e porque ele tava afogado....do contrario ele nao pegara,e se pegar sera falhando e com luz de injecao acesa...normal,deslique o motor e agora sim de a partida da maneira correta,ou seja ,sem acelerar o carro.
Sera normal uma fumca bem azul e cheiro ruim logo que voce ligar o motor,isso e o descarbonizante sendo queimado..logo passa.
Lembra que voce deixou a mangueira de vacuo embaixo do coletor desligada?entao agora va la e ponha o dedo nela e acelere o motor,se se dedo for "sugado",e sinal que ali ta TENDO VACUO,OU SEJA ESTA FUNCIONANDO,RECONECTE A MANGUEIRA QUE VOCE TROCOU.
Monitore o funcionamento do carro,se o TBI ou carburador estiverem limpos e ajustados a marcha lenta devera estar estabilizada,deslique e ligue o carro apos quente varias vezes.....a lenta tem que estar firme sempre.
Ande com o carro cerca de 50Km,ao voltar abra a tampa do filtro do ar e verefique:
Nao pode haver sujeira de oleo no TBI ou carburador (bemm poquinho e normal).
A cada troca do filtro de ar,procure passar um descarbonizante no TBI ou carburador,e principalmente no cano de vacuo e sua mangueira,nao presisa claro desmontar tudo como vc fez agora,pois fazendo limpeza preventiva,numca mais seu carro tera esse problema de ventilacao do carter.
Esse procedimento aplica-se a todos os motores 1.6 1.8 .2.0 movidos a Alcoll ou gasolina, alimentados por Carburador ou Injecao.
TUTORIAL FINALIZADO E ABERTO A COMENTARIO!"
Pronto!
Como disse antes, todo mérito é do Marlon!!
Abraços pessoal!
Todo o mérito é dele!
Segue abaixo.
"Sistema de ventilaçao positiva do cárter (respiro)
Amigos,muitas vezes temos problemas com marcha lenta ou falha do motor,e não prestamos a atenção para devida manutenção desse importante sistema presente no motor do carro,muitos reparadores esta passando por cima desse detalhe,que e bem simples,porem exige atenção!
Explicação do sistema:
Sistema de ventilação positiva do Carter ( respiro)
Durante o ciclo de potência da combustão,certa quantidade de combustível não queimado,gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos êmbolos (pistões).
Para evitar que esses produtos deteriorem o oleo lubrificante do motor, o que causaria sérios danos ao mesmo,eles são removidos do cárter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro do Ar.
Após sua mistura com o ar,vão para o filtro do ar e coletor de admissão e dae para os cilindros para serem queimados ,já que sendo altamente poluentes, eles não podem ser liberados na atmosfera.
O entupimento da conexão ,válvula ou mangueira desse sistema pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro do ar
Borra no Carter
Uma mangueira com VAZAMENTO pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta alta
Falha no motor
Fotos do sistema e correta manutenção...
Mangueira fora da carcaça do filtro do a
Mangueira montada na carcaça e ao lado sensor MAP (peca quadrada)
Mangueira obstruida por borra....
Eu quebrei a mangueira para voces poderem ver como o combustivel obstruio a mangueira por completo,isso e comum a carros movido a gasolina...
Mangueira nova....
Notem que a nova e justa e nao tera problemas de entrada falsa de ar..ja a antiga....
Localização do numero original
Valvula que controla abertura do Termac!
Termac na entrada do filtro do Ar....
Termac e uma capsula acionada a vacuo que permite a entrada de ar quente no motor para melhorar a mistura ar combustivel......
Valvula que aciona o Termac
Vista por cima.....
Esse e o cano de vacuo no coletor....
Logo abaixo do TBI ou carburador..
O mesmo cano,porem sem o tbi ou carburador em cima
Desentupa ele..geralmente ta entupido
Ainda mais se for a gasolina.....use uma agulha ou outro objeto comprido e fino e um limpa TBI (descarbonizante)
Se....
Voce retirou o carburador ou o TBI,coloque o dedo por dentro do coletor,voce sentira na ponta do dedo quando a agulha encostar e vera tb o produto quando for pulverizado..enquanto isso nao ocorrer....maos a obra!
Agora.....
Que voce trocou a mangueira,gastou R$25,00 nela,comprou descarbonizante e fez uma boa limpeza no cano de vacuo,e claro deu uma limpada basica no carburador ou TBI (nao e necessario desmonta-los para uma limpeza surperficial ta) e hora de montar tudo de novo.....
Ou seja,sera a operacao inversa,monte tudo com muito carinho e cuidado,especial atencoa deve ser dado a carros com injecao,no ato de colocar a mangueira do SENSOR MAP NO LOCAL CORRETO,CASO AO CONTRAIO O SINTOMA SERA ESSE:
Ao dar a partida,o carro pega,em seguida eleva a rotacao e acende a luz de injecao,logo apos o carro morre.
Portanto rapaziada,muita atencao na hora de desmontar as manguiras,para poder montar certo,outra magueira e a do respiro do tbi ao canister,seela ficar solta,voce tera forte cheiro de combustivel ao funcionar o carro e trafegar com ele......
Depois de montado,antes de dar a partida deixe somente a mangueira de vacuo embaixo do coletor desconectada,pois voce tera que testar se vai ter vacuo ali ou nao.
Pise fundo no acelerador (ate o fim e nao solte)e de a partida,fazendo isso voce aciona o desafogador automatico da injecao,ou seja, o bico sera automaticamente desligado e o motor vai pegar com oque tiver no cilindro ( tera muito descarbonizante la,por isso nao ignore essa etapa..)
Caso...
Ele pegue,e porque ele tava afogado....do contrario ele nao pegara,e se pegar sera falhando e com luz de injecao acesa...normal,deslique o motor e agora sim de a partida da maneira correta,ou seja ,sem acelerar o carro.
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Lembra que voce deixou a mangueira de vacuo embaixo do coletor desligada?entao agora va la e ponha o dedo nela e acelere o motor,se se dedo for "sugado",e sinal que ali ta TENDO VACUO,OU SEJA ESTA FUNCIONANDO,RECONECTE A MANGUEIRA QUE VOCE TROCOU.
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TUTORIAL FINALIZADO E ABERTO A COMENTARIO!"
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Como disse antes, todo mérito é do Marlon!!
Abraços pessoal!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
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- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
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- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Super legal vou fazer no meu. Obrigado por postar aqui :smt023
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
GRAÇAS A DEUS UMA PROVAVEL SOLUÇÃO PARA A LENTA DO MEU MONZA !!!
vou fazer tb
vou fazer tb
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1502
- Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Valeu Léo....
Vou tentar fazer ainda esse final de semana!!! yuuhuuuu
Abs
Vou tentar fazer ainda esse final de semana!!! yuuhuuuu
Abs
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Ei.... sabem dizer se tem diferença na mangueira entre os monzas ?
acabei de procurar na nafil e achei soh até o monza 91
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9422
acabei de procurar na nafil e achei soh até o monza 91
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9422
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- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Monza carburados tem uma curva na mangueira. Monzas Injecao a mangueira é reta.andre.nizer escreveu:Ei.... sabem dizer se tem diferença na mangueira entre os monzas ?
acabei de procurar na nafil e achei soh até o monza 91
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9422
Servir, ate serve mas n fica bom nao. fica esfregando no acelerador
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Obrigado, vou procurar a peça original mesmo então
- david crozeta
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2395
- Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
faltou citar a parte principal...que é a limpeza do filtro que está na tampa de válvulas :smt023
MONZA CLASSIC-SE 1988
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
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