Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

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jhoniferreira
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Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

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Olá Monzeiros,

Neste tópico vou analisar (tomando Heineken ao som de Iron Maiden) as características do Filtro de óleo Mann Filter W7Multi18, que a aplicação é recomendada nos motores dos carros da GM, como no caso do Monzas, e também em motores Daewoo e Fiat.

Tenho disponível para análise duas versões do W7Multi18: o primeiro é o do copo amarelo, fabricado em março de 2018 (inscrição “1803” no copo), que foi comprado em 27 de julho de 2018; e o segundo fabricado em setembro de 2020 (inscrição “2009” no copo), comprado em 25 de setembro de 2020. Ambos os filtros estavam novos e lacrados, e foram utilizados apenas para esta análise.

Para efeito de comparação, o filtro amarelo de 2018 e seus componentes estarão sempre do lado esquerdo das imagens, enquanto o filtro preto de 2020 e seus componentes estarão do lado direito das imagens.

O método de análise é o comparativo, colocando os filtros lado a lado e citando suas características.

O objetivo desta análise é informar as características internas dos filtros a fim de conhecer os materiais utilizados na construção e suas funcionalidades.

Mann Filter W7Multi18
Embalagem
A embalagem do modelo de 2018 é feita com papel de cor clara, com 275 g/m² de papel e com fundo fechado com papel entrelaçado e colado.

Na lateral indica as montadoras e modelos de carro que é recomendado a aplicação, além de tabela de conversão para outros modelos Mann Filter, Tecfil e Fram.

No fundo os dados da fabricante Mann+Hummel Brasil LTDA. CNPJ 57.014.662/0001-90.

O modelo de 2020 é feito com papel de cor escura, com 265 g/m² de papel e fundo fechado com papel colado sobreposto.

Na lateral há indicação das montadoras recomendadas para aplicação, além de tabela de conversão para outros modelos Mann Filter, Tecfil e Fram.

No fundo os dados da fabricante Mann+Hummel Brasil LTDA. CNPJ 57.014.662/0001-90.
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Dimensões e Características
Ao acessar o site da Mann Filter e procurar pelo modelo W7Multi18 (https://catalog.mann-filter.com/BR/por/ ... MULTI%2018), temos as informações em relação as dimensões externas do modelo, que são 76 mm de diâmetro do copo, 88 mm de altura do copo, rosca M18 com passo de 1,5 mm, anel de vedação com circunferência externa de 71 mm e circunferência interna de 62mm. Medindo ambos os filtros foi possível confirmar todas as medidas, assim, suas medidas externas são idênticas.

Contudo, a massa dos filtros é diferente, pois o modelo de 2018 pesa 311g e o modelo de 2020 pesa 263g, ou seja, uma redução de 48g de material aplicado no filtro mais atual.

Consta também a informação que o filtro possui válvula antirretorno e válvula by-pass com pressão de abertura de 1 RSV². Essas características serão discutidas no tópico dedicado.
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Base
O filtro de 2018 possui a características ter a base da rosca presa na carcaça do filtro por quatro linguetas de metal, que passam pelos furos de entrada de óleo no filtro.

Os quatro furos de entrada de óleo possuem aproximadamente 8 mm de diâmetro cada, ou seja, 50,2 mm² de área cada, totalizando 200,8 mm² de área de entrada de óleo.

A rosca de fixação do filtro na bomba de óleo tem extensão de 5 mm, e a borracha de vedação do filtro na bomba de óleo tem dimensões de 6 mm de altura e 4,3 mm de largura.

Obs.: Ao segurar o copo do filtro e girar com força mediana, simulando a remoção do filtro da bomba de óleo, observa-se um pequeno movimento em falso entre base do filtro e o copo do filtro, causado pela fixação por linguetas.

O filtro de 2020 tem sua base unida a carcaça do filtro por oito pontos de solda.

Os furos de entrada de óleo possuem diâmetro de 7 mm de diâmetro, sendo 6 orifícios com 38,4 mm² de área cada, totalizando uma área de 230,4 mm² de entrada de óleo, ou seja, 29,6 mm² a mais que o modelo anterior.

A rosca de fixação do filtro na bomba de óleo tem extensão de 5 mm, e a borracha de vedação do filtro na bomba de óleo tem dimensões de 6 mm de altura e 4,3 mm de largura.
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Válvula antirretorno
O filtro de 2018 possui válvula antirretorno com 63 mm de diâmetro externo, 23 mm de diâmetro interno e 7 mm de altura, de silicone maleável, com formato que encaixa bem na base do filtro e com acabamento de qualidade, sendo assim capaz de permitir a entrada de óleo por cima e impedir o retorno do óleo por baixo.

O modelo de 2020 possui válvula antirretorno com 50 mm de diâmetro externo, 23 mm de diâmetro interno e 12 mm de altura, de silicone maleável, com formato que se adequa bem a base do filtro e com acabamento de qualidade, sendo então capaz de permitir a entrada de óleo por cima e impedir o retorno do óleo por baixo.
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Elemento filtrante
O modelo de 2018 possui estrutura metálica formada por um cilíndrico interno com diâmetro de 34 mm e altura de 62 mm, com furos de passagem de óleo de 3 mm de largura e 1 mm de espessura, base superior e inferior com diâmetro de 70 mm.

O papel do elemento filtrante possui 83 dobras, área de 54 mm de largura e comprimento de 2670 mm, resultando em 14,4 cm² de área filtrante.

O fechamento do elemento filtrante de papel é feito com feixe metálico prensado e a junção com a estrutura de metal é feita com cola acrílica.

Obs.: O papel do elemento filtrante não rasga com facilidade ao manuseá-lo com as mãos. A cola acrílica que une o elemento filtrante a carcaça de metal se soltou com extrema facilidade, o que causa preocupação. Porém, uma explicação/justificativa possa ser o fato deste modelo possuir mais de 2 anos de fabricação. O acabamento do cilindro interno da estrutura metálica é extremamente cortante.

O modelo de 2020 possui estrutura metálica formada por um cilíndrico interno com diâmetro de 34 mm e altura de 62 mm, com furos de passagem de óleo de 6 mm de largura e 1 mm de espessura, base superior e inferior com diâmetro de 62 mm.

O papel do elemento filtrante possui 82 dobras, área de 51 mm de largura e comprimento de 2290 mm, resultando em 11,6 cm² de área filtrante, ou seja, 2,8 cm² a menos de área filtrante.

O fechamento do elemento filtrante de papel é feito com feixe metálico prensado e a junção com a estrutura de metal é feita com cola acrílica.

Obs.: O papel do elemento filtrante rasga com facilidade ao manuseá-lo com as mãos. A cola acrílica que une o elemento filtrante a estrutura de metal é extremamente robusta, não se soltou nem mesmo aplicando muita força sobre o filtro. O acabamento do cilindro interno da estrutura metálica é extremamente cortante.
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Mola guia
A mola guia do modelo de 2018 possui dimensão diagonal de 71 mm, ficando perfeitamente centralizada no copo do filtro. Possui furo central com diâmetro de 25 mm, que se encaixa com leve folga na base da estrutura metálica do elemento filtrante.

Obs.: Essa “mola” guia é feita de chapa metálica rígida, não possuindo nenhuma elasticidade, e por esse motivo não é possível que exerça a função de mola, sendo na verdade apenas uma guia para centralizar e apoiar o elemento filtrante.

A mola guia do modelo de 2020 possui dimensão horizontal de 59 mm e dimensão vertical de 37 mm, enquanto o fundo do copo possui 72 mm de diâmetro, situação em que a mola guia não fica perfeitamente centralizada no copo do filtro. Possui um ressalto central cônico de 14 mm de altura e 28 mm de diâmetro na base, que se encaixa com pressão no furo da base metálica inferior do elemento filtrante, fechando-a.

Obs.: Essa “mola” guia é feita de chapa metálica rígida, não possuindo nenhuma elasticidade, e por esse motivo não é possível que exerça a função de mola, sendo na verdade apenas uma guia para centralizar e apoiar o elemento filtrante.
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Válvula by-pass
A válvula by-pass é o mecanismo responsável por atuar em situações em que não é possível passar o óleo pelo papel do elemento filtrante, assim, a pressão exercida pelo óleo abre a válvula localizada na base do elemento filtrante, passando o óleo sem filtrar.

A válvula by-pass é construída na base metálica inferior do elemento filtrante, que deve ter nessa base metálica um furo central, em que a válvula fica em seu interior, podendo ela ser feita de borracha ou metal, sustentada por um mecanismo com característica de elasticidade.

O filtro de 2018 não possui furo na base metálica inferior do elemento filtrante, que é o requisito essencial para o funcionamento da válvula by-pass. Assim, é absolutamente impossível existir o mecanismo de válvula by-pass neste modelo.

Obs.: No catalogo Mann com atualização de 26 de novembro de 2018 informa que este modelo de filtro de óleo possui válvula by-pass, porém, como se constatou, ele não possui válvula by-pass. Trata-se de um gravíssimo equívoco da empresa em afirmar que o produto possui uma funcionalidade importante quando realmente não possui.

O filtro de 2020 possui a base metálica inferior do elemento filtrante com o furo, porém, não há nenhum tipo de válvula by-pass nesse local. Ainda que exista o furo na base metálica do elemento filtrante, este furo é fechado pela “mola” guia que ali é encaixada com pressão quando o filtro é montado, descartando qualquer possibilidade de uma funcionalidade de válvula by-pass naquele local.

Para exaurir a análise, pode-se levantar a remota possibilidade de a mola guia fazer a funcionalidade da válvula by-pass, de forma que a válvula antirretorno se contraia em sua extensão vertical pela pressão do óleo exercida sobre o filtro, levantando assim o elemento filtrante, ficando a mola guia no fundo do copo e permitindo a passagem do óleo por baixo, cumprindo assim a função de válvula by-pass. Esta possibilidade de funcionamento de válvula by-pass pela válvula antirretorno é impossível pelos seguintes motivos: (1) o silicone da válvula antirretorno não é comprimível em sua extensão vertical porque o material é espesso; (2) a pressão do óleo não empurraria o elemento filtrante somente no sentido de baixo para cima, e sim em todos os sentidos, ou seja, de baixo para cima, de cima para baixo e da lateral para o centro; (3) a mola guia não ficaria no fundo do copo, e sim subiria com a pressão do óleo, pois ela é encaixada com pressão na base de metal do elemento filtrante, além do óleo também exercer pressão sobre ela em todos os sentidos, e não somente de baixo para cima.

Obs.: Atualmente, no catalogo Mann Online há a informação que este modelo de filtro de óleo possui válvula by-pass, porém, conforme constatou-se, não existe válvula by-pass no devido local e nem a possibilidade de funcionamento de mecanismo semelhante. Trata-se de um gravíssimo equívoco da empresa em afirmar que o produto possui uma funcionalidade importante quando realmente não possui.
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Considerações
Cabe ressaltar que o objetivo desta análise foi demonstrar a construção, material aplicado e funcionalidades do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18, em uma versão fabricada em 2018 e outra fabricada em 2020.

Ainda, é possível que exista o mesmo modelo de filtro com características diferentes, pois os fabricantes alteram as características dos produtos visando desde a melhoria de qualidade até redução de custo de produção.

Realizei toda produção deste conteúdo, desde a compra, até a postagem no fórum, de forma totalmente independente e arcando com os custos para isso.

Não possuo nenhum tipo de incentivo financeiro ou fornecimento de material de nenhuma marca, distribuidor ou vendedor.

Este conteúdo tem a intenção EXCLUSIVA de compartilhar conhecimento!

Este conteúdo pode ser reproduzido no todo ou em parte, desde que seja sem intenção comercial e que seja citada a fonte.


Referências
Também tive como inspiração para fazer esta análise o conteúdo do Blog Dia de Garagem, feito por Akira Koseki.
https://diadegaragem.blogspot.com/2016/ ... -oleo.html

Site da Mann Filter, do modelo do filtro de óleo W7Multi18 e do catálogo eletrônico offline da Mann Filter, de onde foram tiradas as informações.
https://catalog.mann-filter.com/BR/por
https://catalog.mann-filter.com/BR/por/ ... MULTI%2018
https://catalog.mann-filter.com/BR/por/download

Estrutura e funcionamento da válvula by-pass no canal do Youtube da Mann Filter. 0:43
https://www.youtube.com/watch?v=c7t-__j ... LTERBrasil
Editado pela última vez por jhoniferreira em 01 Out 2020, 15:05, em um total de 3 vezes.
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

jhoniferreira

Muito interessante a análise que você postou. Só tem uma coisa: o filtro Mann W7Multi18 não é recomendado para nossos Monzas. É um filtro opcional.
Segundo vários catálogos da Mann, inclusive um de 2018/2019, o modelo de filtro recomendado para Monza é o W712/22.
filtros mann monzas 2.jpg
filtros mann monzas1.jpg
Não encontrei muita informação sobre o W712/22, além de suas medidas. Se você souber algo mais sobre ele seria bom colocar aqui.

Abs
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por jhoniferreira »

Olá Luiz Carlos

Fico muito feliz em saber que um monzeiro experiente como você gostou da minha análise! Inclusive já utilizei muitas de suas contribuições em vários tópicos para cuidar do meu Monza.
Sobre a recomendação de aplicação, considero que o W7Multi18 é recomendado para o Monza, mas de forma secundária, ou seja, opcional. Assim como W712/22 é a recomendação principal, ou primária.
Sobre o W712/22, não tenho mais informações além das que estão no site da Mann e da análise feita pelo Blog Dia de Garagem, que está nas minhas referências.

Grato pelas suas considerações.
Grande abraço!
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por LeoStrop »

@jhoniferreira

Muito boa comparação, vários detalhes e medidas, excelente! Obrigado!

Vou contribuir com um pouco que sei também sobre esse filtros, eu comecei a um tempo atrás, a testar alguns tipos de filtros diferentes e depois corta-los, para comparar suas construções. E para mim, o W7 Multi 18 está entre as melhores opções que temos para nossa aplicação.

Abaixo uma comparação do Multi 18 com o 712/22

IMG-20190315-WA0014.jpg
IMG-20190315-WA0013.jpg

Além de maior, o W7 tem a válvula anti retorno que o 712 não tem. Mesmo com a orientação de nosso filtros mantendo eles sempre cheios, a válvula anti retorno consegue segurar um pouco mais do óleo dentro das galerias do motor.

O mais interessante é que tenho o registro de dois filtros W7 usados no meu Kadett, os dois com a lata amarela. Um de 1806, que é o da foto acima e o outro de 1811. Os dois são diferentes um do outro e também são diferentes do seu! KKK

Seguem as fotos dos dois:

1806

P_20190823_100921.jpg
P_20190823_100900.jpg
P_20190823_100835.jpg
P_20190823_100805.jpg

1811

P_20201023_144727.jpg
P_20201023_144333.jpg
P_20201023_144248.jpg

Note a válvula anti retorno completamente diferente no 1806, com funcionamento de mola e uma fina borracha para vedar. Mesmo sendo uma boa construção, acho a de silicone do 1811 mais eficiente, e os furos da colméia central eram mais largos, facilitando o escoamento de óleo.

Agora instalei um com a lata preta, mas esqueci a data que estava escrita (amanhã vejo). Porém ele é diferente do preto que você postou, a base ainda continua com os 4 furos (nunca vi esse de 5 furos que você usou!), e a válvula anti retorno parecia ser igual a do 1811 que postei acima, porém ela era na cor cinza, parecida com o da lata amarela que você postou! Que salada!
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por LeoStrop »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
30 Set 2020, 18:19
jhoniferreira

Muito interessante a análise que você postou. Só tem uma coisa: o filtro Mann W7Multi18 não é recomendado para nossos Monzas. É um filtro opcional.
Segundo vários catálogos da Mann, inclusive um de 2018/2019, o modelo de filtro recomendado para Monza é o W712/22.
filtros mann monzas 2.jpg
filtros mann monzas1.jpg

Não encontrei muita informação sobre o W712/22, além de suas medidas. Se você souber algo mais sobre ele seria bom colocar aqui.

Abs


Luiz Carlos,

Pode usar o W7 Multi 18, dentre os que temos opções ele é o melhor, e de brinde ganha a válvula anti retorno que nunca vi em nenhum outro para nossa aplicação.

Já cortei o Tecfil, AC Delco, Mahle OC90 e os dois modelos da MANN.

Tecfil e AC Delco, nem comento, chega a doer de tão ruim, só de tocar no papel já rasga devido ao desgaste do calor, e olha que troco o óleo a cada 2.500 KM

O Mahle e o W 712/22 são comparáveis, mas o elemento filtrante do MANN 712 parece de melhor qualidade.

Agora falta testar os FRAM. Acredito que tenham duas opções ou mais para nossa aplicação. Eu ainda não usei porque não acredito ser melhor que o W7, mas um dia eu compro um para testar.

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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pode usar o W7 Multi 18, dentre os que temos opções ele é o melhor,
LeoStrop

Sem querer desmerecer sua opinião, prefiro usar um filtro recomendado pelo catálogo.

Se um fabricante renomado diz que um determinado modelo de filtro é recomendado e outro é opcional, só usarei o segundo se não tiver o primeiro.

Acho que fabricantes com larga tradição no mercado merecem algum crédito.

Abs
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por jhoniferreira »

LeoStrop, essa comparação entre o W7Multi18 e o W712/22 era a que eu mais queria ver, muito obrigado pela contribuição!
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Re: Análise do filtro de óleo Mann Filter W7Multi18

Mensagem não lida por LeoStrop »

jhoniferreira escreveu:
26 Nov 2020, 10:03
LeoStrop, essa comparação entre o W7Multi18 e o W712/22 era a que eu mais queria ver, muito obrigado pela contribuição!
:ok:

Porém eu não lembro de ter tirado foto do 712/22 quando o abri. Mas lembro que elemento filtrante era parecido com o do W7, e não tinha nem a válvula anti retorno nem a bypass (que não tem em nenhum dos dois).

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