Ajuda: solda de leds smd

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por italo_ »

Vou trocar a iluminaçao de um radio que eu tenho que é de led vermelho por ambar. Sao leds smd. Os amigos aqui da area de eletronica tem alguma dica de como posso solda-los sem danificar as coisas? Tenho alguma experiencia com pequenas soldas, faço toda a manutençao eletrica nos meus carros, ja andei fazendo este mesmo serviço ha uns anos, porem queimei varios leds e danifiquei uns pontinhos da placa rsrsrs.......
Desde ja agradeço!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que ter muita experiência em soldas e serviços em eletrônica para remover e soldar os led's novos, sem danificar a peça e a placa, deixando a peça nova bem soldada. Se usar caloria de mais vai estragar a peça.

Como não se trata de problema em elétrica Monza, esse tópico será movido para seção correta.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Italo

Quando se efetua soldas em circuitos impressos, é importante usar um ferro com a capacidade adequada. Eu costumava usar um de 25 watts.
Se o componente a ser soldado for muito sensível, é importante, no momento da solda, segurar o componente com um alicate (mesmo que o componente esteja encaixado na placa, se precisar ser segurado), de forma a que o alicate absorva o excesso de calor. Isso é muito usado para soldar diodos.
Não sei se é possível no seu caso fazer isso (led), mas geralmente tomando essas duas precauções não se danifica nada.
Ah, ia esquecendo: vc deve treinar a operação, de forma a não ficar mais de 3 segundos com o ferro no local da solda.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por waldir »

Somando-se ao que já foi dito: (wattagem do ferro de solda, tempo de solda e intimidade com o ferro de solda e a solda)

LEDS SMD, já são um pouquinho mais complicados

É melhor estudar o datasheet do led smd para verificar qual a corrente e a voltagem máxima para definir o resistor correto para o tipo de ligação que vai fazer, se individual ou em série.

Aqui segue um datasheet para o '5050'
http://www.ncled.co.kr/eng/download/sol ... 00K%29.pdf
As voltagens variam também relativa às cores 3,4V para o branco e 2,0V para o vermelho ( há voltagens específicas para verde e azul e amarelo)

de resto é uma 'aventura' gratificante na maioria das vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por italo_ »

Obrigado pelos toques, pessoal. Quando fiz isso da ultima vez, lembro que a parte mais dificil foi estanhar o ponto na placa aonde vai o led. Tenho uma pinça anatomica que me ajudou no serviço. Como voce bem observou, waldir, nao sabia dessa questao das voltagens. Lembro que troquei os leds azuis de um antigo som kenwood que eu tinha por outros de cor ambas, os quais retirei de uma sucata de som de vectra que guardei na epoca que tive vectra. De fato o resultado poderia ter ficado melhor, porque os leds ambar ficaram pouca coisa mais fraca que os azuis originais. Queimei varios ledes ate conseguir e teve lugar que de tanto tentar estanhar o pontinho da placa, a trilha furou e ai teve que ficar sem.....
Em relaçao a tecnica, estanho o led e a placa? Ou depende se quando eu tirar os leds vai ficar alguma solda ja na placa e ai aproveito...? Vou precisar comprar um sugador de solda, perdi o meu, faz falta rs
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por waldir »

Em relaçao a tecnica, estanho o led e a placa? Ou depende se quando eu tirar os leds vai ficar alguma solda ja na placa e ai aproveito...? Vou precisar comprar um sugador de solda, perdi o meu, faz falta rs
O resíduo de solda que ficar na placa, ou que o sugador não conseguiu retirar, será incorporado na solda nova facilitando a soldagem.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para quem tem pouca prática em remover smd, recomendo o uso do "Salva SMD".
É uma barra que tem ponto de fusão inferior ao estanho doa solda e se liga a esse estanho. Fica mais fácil de usar e com menos riscos ao componente e a PCI.
Após o uso, para fazer uma nova solda, deve limpar muito bem o local e remover todo esse material.
http://www.recicomp.com.br/ferramenta/s ... alva-chip/
http://www.eletronicaguarani.com.br/det ... roduto=368


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ajuda: solda de leds smd

Mensagem não lida por italo_ »

Obrigado pela dica!
Responder