Alto falates para o Monza GLS 94

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por josé guilherme »

eu colocaria coaxial no seu caso em vez de trixial
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Lucas_G »

Mesmo sendo um triaxial de perfil baixo, ainda assim pode não caber dentro da tela?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Nos 18 anos em que tive Monzas, já tive 4 modelos de alto falantes instalados nas portas do carro.
O primeiro Monza, um GLS 94/95, veio às minhas mãos com 2 falantes Bravox de 6 pol. (não era coaxial nem triaxial) e tuíteres separados.
Foi o melhor som que tive em carro. E olha que já tive vários carros, desde o primeiro, em 1968.
Nesse Monza atual, um GLS 94, comprei com 2 falantes Bravox coaxiais. Troquei por 2 de outra marca, acho que coaxiais também, e atualmente estão instalados 2 Sony Explo sound triaxiais de 6"3/4 (17 cm):

Imagem

O que veio no meu Monza atual. Notem que a profundidade total dele é de 7,2 cm:
Imagem
Eu substituí o mesmo por estar com o cone do tuíter estragado. O outro estava pior que esse:
Imagem

Nenhum desses 4 modelos estufou a grade dos alto falantes.

Abs

Nota: Quem entende realmente do assunto sabe que vários fatores influenciam a qualidade do som. Um deles é a qualidade do ímã do falante (material e peso). Geralmente, quanto mais pesado, melhor o som. O ruim é que quanto mais pesado, maior o risco de não caber na porta do carro.Mas som de carro inclui várias frequências de som, desde os mais graves aos mais agudos, passando pelos médios.
Então, um alto falante de 6 polegadas, sozinho, só reproduzirá bem os sons graves. Se adicionarmos um tuíter em paralelo (de preferência com um circuito divisor de frequência, teremos os graves e agudos. Isso satisfaz a maioria das pessoas. Se quisermos destacar mais os médios, vamos incluindo tuíteres de diferentes diâmetros.
Uma coisa que influencia também é o local onde o falante está instalado. Falantes, por melhores que sejam, precisam de uma caixa. No caso do Monza 2 portas a caixa, que é a própria porta, é muito boa, pelo tamanho da porta. Não sei como é no Monza 4 portas.
Nos falantes traseiros, a instalação padrão no Monza é complicada, pois passageiros no banco traseiro sofrem, os falantes ficam muito perto do ouvido. Por outro lado, se adicionarmos tuíteres na traseira, eles devem ficar voltados para a frente do carro (como é em alguns Monzas com som de fábrica). Ou seja, alto falantes coaxiais ou triaxiais não funcionam bem no porta trecos traseiro, pois sons agudos se propagam diferentemente dos sons graves. Os graves se propagam em todas as direções, os agudos são direcionais. No meu Monza, atrás, tenho dois falantes Bravox de 6, pesados, coaxiais, mas o som agudo do tuíter incluso se perde, não chega até os ouvidos do motorista. Parece até que é um falante só para graves.
Ah, esqueci de uma coisa importante: cada pessoa ouve o som de uma maneira diferente. Eu preciso de um reforço nos agudos para ouvir tudo, pois meus ouvidos de velho já não são mais os mesmos. :(
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Lucas_G »

Queria um triaxial justamente por ele ter graves, médios e agudos e um falante só. Os falantes de trás tem só graves, e não quero adaptar tweeters.

Saberia informar a potência dos falantes originais? Esse da Sony de 40W parece ser bem fraquinho, mas também não entendo nada de som.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Saberia informar a potência dos falantes originais? Esse da Sony de 40W parece ser bem fraquinho, mas também não entendo nada de som.
A potência dos alto falantes tem de ser proporcional à potência de saída do equipamento (rádio, toca cd).

O primeiro Monza que eu comprei, com 3 anos de uso e 28 mil km rodados, tinha som de fábrica.
Os alto falantes que eu citei lá em cima, que vieram nesse carro, não me lembro a potência exata, mas certamente era bem menor que 40W. Isso porque naquela época a potência de saída dos toca fitas e rádios de carro era bem inferior. Ainda não existiam os amplificadores tipo mosfet nesses equipamentos.
Mosfet é um amplificador interno que consegue entregar altas potências de áudio sem distorção.
O toca cd e mp3 que tenho no Monza atual, com falantes de 40W, é de 25W por canal.

A potência dos falantes deve ser maior que a do rádio, para não distorcer o som nem destruir os falantes.
Então, para um rádio que fornece 25W por canal, 40W, para mim, é o ideal. Esses falantes suportam uma potência de pico de 200W e potência contínua (RMS) de 40W.

Se você instalar um falante de 100W RMS em um rádio que só fornece 20W, por exemplo, voce terá de usar o volume próximo do máximo simplesmente para sair algum som. Imagine uma bicicleta com pneu de Monza. Vai exigir muita força para andar. É mais ou menos isso.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Lucas_G »

No manual do meu player mostra "potência máxima: 50W x 4" e "potência contínua 27W x 4", então um destes estaria de bom tamanho.

Muito obrigado pelas respostas.

:ok:
Avatar do usuário
Valdir Faria
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Abr 2020, 00:25
Cidade: Taubaté
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Valdir Faria »

Alguém saberia dizer qual o auto falante original que vem no tampão traseiro do do Monza GL 95? O meu veio com um de 8" mas acho que não é original, pois tiveram que abrir o buraco na lataria.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alto falates para o Monza GLS 94

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Valdir Faria escreveu: 31 Jul 2020, 02:25 Alguém saberia dizer qual o auto falante original que vem no tampão traseiro do do Monza GL 95? O meu veio com um de 8" mas acho que não é original, pois tiveram que abrir o buraco na lataria.
São 6X9.

Quando com som de fábrica os alto falantes não fica. Ficam fixados na carroceria e nem no tampão. Eles ficam em um suporte que o deixa em posição mais elevada. A tela é encaixada no tampão e tem uma forma mais quadrada.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder