MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
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walisson alves
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por walisson alves »

Eae glr. Fiz uma cagada no tentando instalar uma novo ligação no aparelho de som. O problema e o seguinte as vezes o som desliga sozinho ou quando pisco o Farol" e esse som e já tem uns 9 meses funcionando normal no carro,de alguns dias pra cá ele vem apresentando esse defeito!! Imaginei que fosse algum defeito no chicote de alimentação do som. Então tinha 2 fios isolado lá, que vinha lá d ingiçao, positivo e negativo' fiz os teste cm a lâmpada de teste " Tudo OK. Ai fiz a ligação do som nesse fio. E o som funcionou normal! Mais aí quando liguei a chave dar partida, escutei um estalinho e senti um cheiRO de queimado e saiu fumaça. Desliguei e chave e tirei o pólo da bateria.
Intao retirei o cinzeiro e vi que o fio terra da lamapa do cinzeiro tinha torrado todo, e tbn parou de funcionar a luz do porta luvas?
Não entendi o que aconteceu? Ou nao pode ligar nada nos fios da pós chave d ingiçao?
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walisson alves
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por walisson alves »

Na vdd glr esqueci de dizer que fiz uma junção dos fios, d antiga instaçao d som cm instalação q estava isolada. Será que esse foi o erro?
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Carlos A. Freire
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Certamente ligou errado. Entrada de força em negativo ou em fios de saída de som.
sem estarmos com carro presente para avaliação, fica complicado dizer o que foi feito de errado.

Não instale nada em fios isolados sem saber o que são e o porquê estão isolados.

Abs,

Carlos Freire
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walisson alves
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por walisson alves »

Carlos mais não tinha como dar errado essa ligaçal, pq o fio positivo do pós chave e liguei n fio vermelho e amarelo do som.o negativo do pós chave da ignição no negativo do som! Mais esse fio terra ia pra outro lugar terra, mais não era pra dar esse curto.
E tenho outra dúvida! acho que até já li aki n fórum, q eles ligam o positivo do som no positivo do pisca alerta. E o negativo e do pisc alerta tbn??
Acho que é meu está ligado assim.
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Carlos A. Freire
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

walisson alves escreveu:Carlos mais não tinha como dar errado essa ligaçal, pq o fio positivo do pós chave e liguei n fio vermelho e amarelo do som.o negativo do pós chave da ignição no negativo do som! Mais esse fio terra ia pra outro lugar terra, mais não era pra dar esse curto.
E tenho outra dúvida! acho que até já li aki n fórum, q eles ligam o positivo do som no positivo do pisca alerta. E o negativo e do pisc alerta tbn??
Acho que é meu está ligado assim.

Tando dá errado como deu.

O carro não tem negativo pós chave. o negativo é comum e vai a carroceria. Que fio julgou ser negativo do pós chave? Conferiu no esquema?
O negativo do rádio é sua carcaça, embora alguns tenha fio para isso.

Use o positivo para o rádio, que já vem protegido por fusível na caixa de fusível ou puxe um fio direto da bateria, também protegido por fusível. O fio negativo do rádio ou a sua carcaça, ligue na carroceria do carro ou no fio próprio que vai para o aterramento (carroceria).

Alguns rádios consomem muita energia quando desligado. Por isso há dois fios (vermelho e amarelo). Se isso ocorrer, não ligue os dois juntos, use o pós chave para o fio correspondente a entrada de força e ligue o fio correspondente à memória no direto da bateria.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alguns rádios consomem muita energia quando desligado. Por isso há dois fios (vermelho e amarelo). Se isso ocorrer, não ligue os dois juntos, use o pós chave para o fio correspondente a memória e o de entrada 12V ligue no direto da bateria.
O fato dos carros fabricados no Brasil (pelo menos todos os que eu já tive) não terem a posição acessórios na chave de ignição é um problema.

Os rádios modernos possuem dois fios de alimentação, geralmente um amarelo e um vermelho. Um deles é para ser ligado em 12 volts circuito quente, isto é, permanentemente energizado. Pode-se ligar esse fio em um ponto quente no painel ou caixa de fusíveis ou pode-se ligar um fio diretamente (com um fusível) no polo positivo da bateria. Essa última opção, apesar de mais trabalhosa e ficar mais feia (um fio a mais ligado ao polo da bateria) propicia menos interferência e variação de voltagem.
O outro fio, que deveria ser ligado ao pós chave, destina-se a evitar que se esqueça o rádio ligado, pois o rádio só funcionaria com chave de ignição ligada ou na posição acessórios.
Deixar a ignição ligada só para ouvir música sacrifica os componentes elétricos do carro desnecessariamente, além de queimar a bobina de ignição em alguns carro mais antigos. A bobina não suporta ficar alimentada permanentemente.
Então existem duas soluções para a ligação desse fio: ou junta-se ele ao outro, podendo assim ouvir rádio com motor desligado, ou coloca-se um interruptor para alimentar o rádio.
Se for ligado como o Carlos Freire sugeriu, a memória do aparelho, isto é, as estações memorizadas, as configurações de alto falantes (balanço, fader, equalização, relógio), tudo isso será perdido cada vez que se desligar o rádio.
Minha sugestão é simplesmente juntar o amarelo e o vermelho e curtir o som sem susto. :lol:
Se a bateria estiver descarregando só com o consumo da memória do rádio, alguma coisa está errada com o rádio ou com a bateria. :(
Eu tive um rádio, não me lembro da marca, que não precisava ficar permanentemente ligado para conservar a memória. Mas isso foi há muito tempo. Todos os que eu conheço dependem da bateria para manter suas configurações e o horário do relógio.
Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, precisa conhecer mais os rádios modernos, rs!

Meu Monza GLS veio de fábrica com toca cd original Chevrolet (Philips). Ao desligar a chave ele se desligava e ao apertar o botão ele ligava novamente, mesmo sem a chave da ignição ligada por mais 1 hora.
De cara troquei esse aparelho, pois o som era ruim, por um conjunto Pionner (toca fitas, disqueteira de 12 discos e 4 alto falantes). Isso em 1999. Liguei os dois fios de força, amarelo e vermelho para não ter que ficar ligando a chave de ignição para ouvir música.
Esse som ficou até o começo deste ano sem me dar problema alguma em bateria e ou rádio e seus acessórios.
Esse ano coloquei o rádio que se utiliza na Montana e no Agile, por conter entrada USB e Bluetooth.
Liguei como estava o Pionner e, se o carro ficasse muito tempo sem ligar, notava a falta de carga na bateria.
Fui e refiz a ligação, deixando o fio de memória vindo direto e o de força passando pelo pós chave, como era o original de fábrica, como o que removi em 1999. Não tive mais problema de dreno de carga da bateria. O rádio funciona bem, tem o mesmo recurso do antigo Philips de ao desligar a chave ele desliga, mas se apertar o power ele volta a funcionar por mais 1 hora.

Tenho uma assistência técnica autorizada, onde represento a Panasonic, Lenoxx, Videokê/Raf, além da garantia estendida Garantec.
Constantemente tenho casos, de pessoas ligando os dois fios juntos e drenando a carga da bateria, contrariando a recomendação do manual do usuário do aparelho.
Detalhe, aparelhos da linha car áudio só faço manutenção em Lenoxx e Garantec. De outras marcas eu não trabalho.

Então, se colocar o memória em pós chave, vai perder toda programação de usuário do aparelho. É o força direto que deve passar pelo pós chave.

Quanto a veículos que tem a posição acessórios, são os da Ford. Os atntigos como Corcel e Del Rey é certeza, os novos precisaria verificar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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walisson alves
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Re: MEU MONZA ESTA SEM O CHICOTE DE ALIMENTAÇÃO DO SOM

Mensagem não lida por walisson alves »

Obrigado a todos pela compreensão e paciência.
Entendido rsrs! Vou fazer uma ligação direto na bateria cm proteção de fusível.
Vlw glr !
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