Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por italo_ »

Pessoal, desde que tenho o monza noto que apos os 70km/h ha um ruido feito pelo vento passando em alta velocidade no arco superior da porta do motorista. Lembra muito o barulho que se faz quando se anda com a janela abaixada 1 ou 2 dedos. Pelos quebraventos nao ha ruidos nem assobios, eles estao vedando perfeitamente. Da mesma forma, as borrachas de ambas as portas ja foram trocadas ha uns anos, sao originais gm e nao desce nenhum pingo de agua quando lavo o carro.

Fato curioso: na porta do carona nao ha qualquer barulho de vento, mesmo em 100km/h por exemplo; essa porta, por sua vez, noto que o seu arco superior fica muito mais proximo da borracha quando a porta fecha do que a do motorista. A porta do motorista esta alinhada em relaçao a carroceria e ao trinco da fechadura e fecha macio, porem o arco superior dela fica meio que pra fora, como se alguem tivesse puxado ele numa tentativa de arrombamento. A porta do carona tambem parece estar mais erguida. Ja a do motorista parece estar 1 ou 2 mm arriada, mas é coisa minima. Eu tentei entortar de diversas maneiras esse arco, pra ver se ele se encaixava melhor, mas a peça é extremamente rigida, impossivel. Consegui um pouco, fico esteticamente mais bonito, porem o barulho nao diminui em nada. De forma global, a porta do carona encaixa mais perfeitamente. O carro esta na familia desde zero km e nunca bateu. Aos 120km/h parece que estou andando de vidro aberto! O jeito vai ser me conformar....

Pergunto se alguem ja vivenciou ou viu algo do tipo e até que ponto é aceitavel os ruidos aerodinamicos nos monzas. Gostaria de ouvir o relato de voces.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique se a canaleta do vidro, a parte do lado da fechadura não baixou um pouco. É um sintoma muito comum em qualquer Monza de 2 ou 4 portas e, quando do baixa, deixa uma fresta entre o vidro e a porta, causando ruídos de vento em rodovias ou pistas de alta velocidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por italo_ »

Otima dica, carlos. Vou verificar sim. O que esta ocorrendo é exatamente isso. De ar ligado e vidro fechado em altas velocidades, parece que estou andando com o vidro 1 dedinho abaixado. A canela que voce diz é aquela de feltro que vai encaixada no arco da porta na qual o vidro corre né.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim Italo. A canaleta abraça a borda do vidro. Esse sintoma é muito comum.
A parte de trás desce um pouco e passar ar entre o vidro e a canaleta ou fresta da porta.
Se confirmar esse problema, baixe o vidro, desencaixe a canaleta da porta e puxe para cima e encaixe novamente, encaixando a parte horizontal com a vertical, eliminando espaços ou frestas entre elas.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por italo_ »

O lado do carona estava um pouquinho baixa e subi. A do motorista esta muito gasta e o vidro esta com folga, entao quando ele sobe ele encosta primeiro a parte da frente, ou seja, fica alguns milimetros inclinados, e com isso a parte de tras do vidro nao encosta 100% na canaleta superior do arco da porta....dessa forma, seria como se ficasse uma fresta de uns 3mm. Vou troca-la em breve. Agora o problema mesmo foi resolvido vendando as borrachas do quebra-vento. Nao achei originais entao preferi usar as minhas, apenas a contornei com aquela espuma preta de vedar frestas e janelas vendidas em mat de construçao, seguindo a dica de algum amigo aqui do forum.... ficou perfeito, zero ruidos. So falta mesmo a canaleta pro vidro correr justo e vedar ainda mais em cima. Abraços!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Italo escreveu: Pelos quebraventos nao ha ruidos nem assobios, eles estao vedando perfeitamente. Da mesma forma, as borrachas de ambas as portas ja foram trocadas ha uns anos, sao originais gm e nao desce nenhum pingo de agua quando lavo o carro.
Nos modelos 4 portas é certeza de ter ajuste de posição de subida dos vidros, no duas portas eu não me recordo. Acredito que também dê para fazer ajustes para que subam e fechem alinhados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ruidos aerodinamicos monza 2 portas

Mensagem não lida por italo_ »

Eu disse que nao havia ruidos, mas eu estava enganado rsrsrs....o ruido parecia que vinha de cima e de tras apenas, sério, nao era aquele assobio caracteristico rsrsrs so depois de isolar a variavel do vidro do motorista que sobrou o quebravento e, apesar de vedarem a agua, fiz o teste colocando esta borracha veda frestas e ai sumiu tudo. Muito capcioso esse tal do quebravento rsrs mas Obrigado!
Responder