Restauração - Classic SE
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Restauração - Classic SE
Olá amigos monzeiros,
Recentemente adquiri um classic 1990, gasolina, completo e aparentemente apenas "feio por fora", pintura com riscos capô queimado de sol, frisos riscados, enfim, aquele clássico que ficou largado ao tempo e sem cuidados.
Para ver como estava a lataria resolvi basicamente começar pela parte interna, depois portas e depois parte externa, ao remover os tapetes já foi possível notar umidade no carpet na parte da frente, primeiramente temi que fosse vazamento no radiador do AC mas removendo o carpet e parte da espuma que fica mais à frente encontrei os vilões:
Removendo
Vilões: dois rombos causados por corrosão, percebi que a água que cai da parte onde fica o motor do limpador e entrada do ar acaba empoçando na lata favorecendo a oxidação, pra um carro que ficou anos descoberto eis o resultado:
Lado do motorista / Lado do passageiro (menos pior)
Para minha desagradável surpresa também notei os assoalhos na frente bem amassados:
Bom, usei um convertedor de ferrugem e passei tinta para metal por cima, ficou ó :smt023 .... uma B@$!#!!
rsrs não confiei nenhum pouco na real efetividade disso e me arrependi de ter feito, ainda bem que só fiz na parte de trás do motorista pra ver como ficaria:
Acredito que vou lixar bem as ferrugens aplicar um wash primer e depois uma tinta para proteger, considerando que não há necessidade estética creio que não seja necessário mais do que isso, mas conto com a ajuda dos mais experientes.
Vou também pesquisar sobre uma dica do amigo Marcelo Lazzaroni que indicou o uso do Komaterm.
Quanto aos rombos por onde entra água penso em utilizar o Plasteel Massa para cobrir e depois fazer um acabamento de proteção com primmer e tinta.
Posteriormente colarei nova manta asfáltica, uma autoadesiva, mas como essa manta adesiva é mais fina do que a original (que não recolocarei por ser aplicada com maçarico) usarei uma camada de manta de lã de vidro e rocha para isolamento acústico, aproveitando também para refazer a espuma que tive que cortar que fica pouco abaixo do painel, talvez nesse caso pintando ainda a lã com algumas camadas de manta asfáltica líquida.
Uma dúvida que me surgiu é com relação à essas emendas: (elas são soldas frias, soldas quentes, massa?)
Bom pessoal, nessa sessão é isso, inicio aqui uma batalha pra recuperar e impedir que essa beleza se perca para a ferrugem rsrs, conto com palpites e ajuda de vocês.
Grande abraço!
Recentemente adquiri um classic 1990, gasolina, completo e aparentemente apenas "feio por fora", pintura com riscos capô queimado de sol, frisos riscados, enfim, aquele clássico que ficou largado ao tempo e sem cuidados.
Para ver como estava a lataria resolvi basicamente começar pela parte interna, depois portas e depois parte externa, ao remover os tapetes já foi possível notar umidade no carpet na parte da frente, primeiramente temi que fosse vazamento no radiador do AC mas removendo o carpet e parte da espuma que fica mais à frente encontrei os vilões:
Removendo
Vilões: dois rombos causados por corrosão, percebi que a água que cai da parte onde fica o motor do limpador e entrada do ar acaba empoçando na lata favorecendo a oxidação, pra um carro que ficou anos descoberto eis o resultado:
Lado do motorista / Lado do passageiro (menos pior)
Para minha desagradável surpresa também notei os assoalhos na frente bem amassados:
Bom, usei um convertedor de ferrugem e passei tinta para metal por cima, ficou ó :smt023 .... uma B@$!#!!
rsrs não confiei nenhum pouco na real efetividade disso e me arrependi de ter feito, ainda bem que só fiz na parte de trás do motorista pra ver como ficaria:
Acredito que vou lixar bem as ferrugens aplicar um wash primer e depois uma tinta para proteger, considerando que não há necessidade estética creio que não seja necessário mais do que isso, mas conto com a ajuda dos mais experientes.
Vou também pesquisar sobre uma dica do amigo Marcelo Lazzaroni que indicou o uso do Komaterm.
Quanto aos rombos por onde entra água penso em utilizar o Plasteel Massa para cobrir e depois fazer um acabamento de proteção com primmer e tinta.
Posteriormente colarei nova manta asfáltica, uma autoadesiva, mas como essa manta adesiva é mais fina do que a original (que não recolocarei por ser aplicada com maçarico) usarei uma camada de manta de lã de vidro e rocha para isolamento acústico, aproveitando também para refazer a espuma que tive que cortar que fica pouco abaixo do painel, talvez nesse caso pintando ainda a lã com algumas camadas de manta asfáltica líquida.
Uma dúvida que me surgiu é com relação à essas emendas: (elas são soldas frias, soldas quentes, massa?)
Bom pessoal, nessa sessão é isso, inicio aqui uma batalha pra recuperar e impedir que essa beleza se perca para a ferrugem rsrs, conto com palpites e ajuda de vocês.
Grande abraço!
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Re: Restauração - Classic SE
amigo, a respeito das emendas, normalmente são KPO, uma especie de massa emborrachada bem rígida que serve para proteger as emendas
acompanhando !
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Re: Restauração - Classic SE
Bom dia amigão, acho que o trampo no teu carro vai ficar muito bom. Conforme disse o Hiago, essa "massa" que aparece é realmente KPO, um produto emborrachado utilizado para proteção das emendas. Você pode comprar em qualquer loja de tintas, existem também produtos mais novos e de melhor qualidade. Quanto a manta asfáltica, acho show de bola, se você proteger bem o assoalho do carro, deixar bem limpinho e aplicar essa manta, nunca mais vais te incomodar.. Quanto ao convertedor de ferrugem, eu não diria exatamente que não funciona, mas que sua eficiência não é permanente pois deve ser usado na verdade para pequenos e leves reparos, no nosso caso (onde usamos em carros) ele pode acabar se desgastando e permitir novamente que o oxigênio atue no aço e cause corrosão, já o Komaterm não vai permitir que isso aconteça. Fico a disposição para o que for preciso e pode também tirar dúvidas com o pessoal.
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode!
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Restauração - Classic SE
Valeu Hiago e Marcelo, vou procurar esse KPO.
Quanto ao Komaterm achei pouca informação sobre ele, nem no google tem muita coisa, e pelo que vi a Brascola que parece ser a fabricante está em recuperação judicial, talvez não estejam fabricando mais o produto pois no site deles não tem nada a respeito do Komaterm. Mas lendo em fóruns de 4x4 percebi que o pessoal usa esse produto e recomendam reaplicação a cada 2 anos e não vi se pode ser aplicado tinta por cima. No teu caso como você fez Marcelo?
Quanto ao Komaterm achei pouca informação sobre ele, nem no google tem muita coisa, e pelo que vi a Brascola que parece ser a fabricante está em recuperação judicial, talvez não estejam fabricando mais o produto pois no site deles não tem nada a respeito do Komaterm. Mas lendo em fóruns de 4x4 percebi que o pessoal usa esse produto e recomendam reaplicação a cada 2 anos e não vi se pode ser aplicado tinta por cima. No teu caso como você fez Marcelo?
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Re: Restauração - Classic SE
Eu usei komaterm no Galaxie.
O carro foi restaurado, na pintura foi usado isolante, aderente, antiferrugem, PU (5 demãos) mais três demãos de tinta e três de verniz... só o fundo PU demorou quatro dias pra secar a ponto de pintar.. o Komaterm foi usado pra proteger todo o carro por dentro, você passa umas duas ou três vezes e esquece que ele está alí... O carro foi feito em 2003 e até hoje não apareceu nenhuma bolhinha ou ponto de corrosão... O Komaterm é usado na construção civil, usado na engenharia naval... o treco é bom, cara!
O carro foi restaurado, na pintura foi usado isolante, aderente, antiferrugem, PU (5 demãos) mais três demãos de tinta e três de verniz... só o fundo PU demorou quatro dias pra secar a ponto de pintar.. o Komaterm foi usado pra proteger todo o carro por dentro, você passa umas duas ou três vezes e esquece que ele está alí... O carro foi feito em 2003 e até hoje não apareceu nenhuma bolhinha ou ponto de corrosão... O Komaterm é usado na construção civil, usado na engenharia naval... o treco é bom, cara!
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode!
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Restauração - Classic SE
Dando prosseguimento, como estou trabalhando no carro apenas em alguns finais de semana a coisa está indo bem devagar rsrs
Primeiro ataquei as ferrugens:
Criei ranhuras e posicionei algumas chapas para efetuar o reparo com Plasteel Massa (Esqueci de fotografar a chapa do lado direito):
Após isso apliquei o plasteel:
Também em um ponto onde havia uma trinca:
Depois de esperar 7 dias para cura total do Plasteel, apliquei KPO:
Também em uma emenda atrás do banco do motorista que estava com alguma ferrugem:
Pelo outro lado não consegui espaço para lixar a ferrugem como gostaria, mas pretendo fazer isso um dia em que for retirar o motor, enquanto isso apenas limpei a sujeitra que aparece na foto e passei KPO por cima para dar uma segurada na ferrugem, ficou assim:
(Amanhã tento tirar fotos melhores da parte do motor após aplicado o KPO)
Agora vou esperar a cura do KPO para aplicar um Fundo PU para proteger tudo.
Por enquanto é isso, abraço galera.
Primeiro ataquei as ferrugens:
Criei ranhuras e posicionei algumas chapas para efetuar o reparo com Plasteel Massa (Esqueci de fotografar a chapa do lado direito):
Após isso apliquei o plasteel:
Também em um ponto onde havia uma trinca:
Depois de esperar 7 dias para cura total do Plasteel, apliquei KPO:
Também em uma emenda atrás do banco do motorista que estava com alguma ferrugem:
Pelo outro lado não consegui espaço para lixar a ferrugem como gostaria, mas pretendo fazer isso um dia em que for retirar o motor, enquanto isso apenas limpei a sujeitra que aparece na foto e passei KPO por cima para dar uma segurada na ferrugem, ficou assim:
(Amanhã tento tirar fotos melhores da parte do motor após aplicado o KPO)
Agora vou esperar a cura do KPO para aplicar um Fundo PU para proteger tudo.
Por enquanto é isso, abraço galera.
- jesuino b ferreira
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Re: Restauração - Classic SE
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