Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Bom dia, pessoal.... faz vários dias que venho com esse negócio de polimento detalhado na cabeça, principalmente pelo fato de ter dois carros fazendo re-pintura. Foi-se o tempo que se usava somente massa de polir, lixa 1200 e cera nos polimentos automotivos... e como eu pretendo fazer os polimentos dos carros, quero colher dicas valiosas aqui, pra deixar as máquinas verdadeiros espelhos :D

O mercado hoje oferece uma gama de produtos muito grande, vários compostos polidores, vários tipos de boina, cada uma responsável por uma fase do polimento, vários tipos de cera, etc. Acho que seria bastante interessante trocarmos conhecimento sobre essa prática, que é cada vez mais praticada pelos amantes de carros.

Mais pra frente, acho que seria interessante criar também, um tópico (caso ainda não exista) sobre a limpeza do carro em si, que produtos usar; desengraxantes, shampoo, quais os procedimento corretos, etc...

Como meu conhecimento no que concerne a polimento automotivo é bem restrito, inicio o tópico, mas deixo as dicas e macetes aos mais experientes :lol: .

Abs.

Ps.: Vou fixar esse tópico, mas caso não achem necessário fixar é só avisar, que tiro ele da posição de destaque.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Antes de tudo, toda e qualquer palavra e conhecimento que vou passar aqui eu aprendi em outro forum, se o Diego permitir eu coloco o link aqui, o pessoal do forum é bem profissional, e o nível do forum é bem semelhante ao nosso, com pessoas prestativas e bacanas.
Mas como o nosso forum é bem bacana, e gostamos de ficar nele, vou deixar aqui as MINHAS palavras a respeito desse assunto, mas volto a dizer que todo o conhecimento que tenho extrai deste forum citado.

Primeiro de TUDO, ESQUEÇAM A MASSA DE POLIR N2. Liberte-se, junte-se ao lado bom da força.
Segundo, é MUITO IMPORTANTE saber LAVAR O CARRO.

Sim, muitas pessoas não sabem que a maior parte dos riscos, vem da lavagem incorreta, quando se fala risco não é somente risco de arranhar o verniz, vou fazer este post com fotos para simplificar bastante.
Olha um exemplo de carro mal lavado:
Imagem

Notaram que já foi feito um processo de polimento neste carro, no caso da foto a parte inferior do capo está mais brilhosa.

As marcas de cima chamadas de "swirls" em ingles, ou em portugues de "teias de aranha" ou "hologramas" são causados por:
- Lavar o carro com espumas grossas.
- Usar a mesma agua suja para lavar o carro todo levando toda sujeira "removida" novamente para a pintura do carro.
- Usar a mesma espuma ou em pior caso, panos sujos para lavar o carro todo.
- Uso de produtos quimicos não recomendado para o uso automotivo.

Vejam bem, muitos podem pensar que é tudo frescura, sim realmente é, mas o prazer de ter um carro brilhoso, com um brilho profundo, com a cor bem viva e refletiva, isso não é frescura, isso é zelo, é cuidar do bem que você apanha bastante para manter, e cuidar da estética dele é o mínimo que faz.

Ninguém aqui é obrigado a seguir as recomendações, ninguém é obrigado a ler este tópico, portante se alguém não concorda não faça críticas NÃO CONSTRUTIVAS.

Antes de começar, Detail é o nome que se da ao tratamento estético de automóveis, pode ser carro, moto, barcos o que for, é um capricho a mais, além do basico de apenas lavar o carro, afim de evitar ao máximo essas marcas que na minha opinião, são HORRIVEIS principalmente em carros de cores escuras.

Vou listar os processos básicos para um detail completo.

1 - Lavagem
2 - Inspeção da pintura em geral
3 - Descontaminação da pintura
4 - Polimento de corte
5 - Polimento de Lustro
6 - Selagem do polimento
7 - Enceramento e proteção

1 - LAVAGEM
A lavagem tem como objetivo tirar toda e qualquer matéria depositada sobre a pintura do carro, como poeiras, barro, insetos, entre outras coisas que vão depositando em cima de nossos queridos carros, se o carro estiver MUITO sujo mesmo, pode haver a necessidade de uma lavagem mais forte com produtos especificos. Sempre lave o carro na sombra, se não for possível, faça por peças e rapidamente enchague, para evitar do shampoo secar na peça quente, o que faz causar manchas na pintura do carro. Então lave capo, teto, porta-malas, laterais, tudo separado um de cada vez, lavando e enchaguando.

Vou listar alguns produtos e processos de lavagem.

Os shampoos, porque usar shampoo?
Os shampoos automotivos, tem um poder de limpeza médio, pode variar de marca pra marca e até de modelos diferentes dentro de uma mesma marca, geralmente os shampoos tem o objetivo de remover somente aquela poeira que fica em cima do carro, ou seja somente as sujeiras que ficam soltas na pintura. Os shampoos são muito usados pois eles não removem a cera feita anteriormente, alguns shampoos até aumentam a durabilidade das ceras. A maior vantagem de usar o shampoo é que ele proporciona LUBRICIDADE na lavagem, a luva de micro-fibra ou de lã, passa mais suave evitando de riscar o carro.

E para as sujeiras pesadas?
Existem uns produtos chamados de APC que é a sigla de "all clean purpose" no português é um limpa tudo, são produtos mais fortes, que removem a cera existente no carro, são produtos usados mais quando a lavagem convencional não remove sujeiras, essa lavagem deve ser feita com cuidado e longe do sol, pois se o produto secar na pintura pode causar manchas irreversíveis.

Há também aquelas lavagens onde o cara joga uma espuma em cima do carro e ela fica agindo em cima por alguns minutos, vejam bem, isso não é solupan não... é um shampoo próprio para esse fim, para remoção de sujeiras mais dificeis...

"Mais então, como lavar meu carro Vinícius?"
R: A técnica é usada MUNDIALMENTE por muitos hobbystas e profissionais é a TÉCNICA DE DOIS BALDES, e não tem método mais efetivo que este. Basicamente você precisará dos seguintes itens:
- Shampoo para carros
- Um balde de 5L (só exemplo, pois com 2L é possível lavar o monza tranquilo, economiza shampoo e agua).
- Um balde de 10L (só exemplo, mas é bom um balde grande).
- Uma luva de micro-fibra ou lã de carneiro (não usem a da perola é uma porcaria).
- Uma toalha de micro-fibra ou aquelas toalhas mágicas que também funcionam muito bem.

Sabendo que vocês agora já entendem da importancia de se usar um shampoo, basicamente é assim:
- Pegue o balde de 5L, e coloca a quantidade de shampoo marcada na embalagem do produto no balde, e dilua proporcionalmente com água.
- No balde de 10L coloque bastante água.
- A luva de micro-fibra hoje se encontra fácil nos mercados, elas não são as melhores em termos técnicos, mas fazem o que prometem, que é evitar os riscos, elas são assim:
Imagem

Depois de enxaguar bastante o carro com agua, comece lavando as partes de cima primeiro, comece pelo teto, depois capo e tampa do porta-malas. Lembrando que se for ao sol, lave somente o teto, enxague, depois passe para a outra peça.

Porque 2 baldes?
O que tem shampoo, claro é onde você enfia a luva para encharcar ela de shampoo, obvio. O outro balde é para quando voce terminar de lavar por exemplo o teto, voce vai no balde grande que contém somente agua, e enxágua a luva.
Pra que isso?
Para retirar todas as particulas de sujeira que estão presas na luva, as luvas de microfibra e de lã, elas retem uma quantidade grande de sujeiras em suas cerdas, porém não é suficiente para o carro todo e garantir que não vá riscar o mesmo, portanto para garantir é melhor enxaguar a cada peça que lavar. No fim da lavagem vai ver como o balde grande fica com a agua suja e com bastante poeira no fundo, depois imagine você com um trapo "véio" passando ele cheio daquela areia na pintura do seu carro.

Depois de concluída toda a lavagem do carro, é hora de secar, importante, NUNCA DEIXE O CARRO SECAR AO SOL, OU A SOMBRA, a secagem da agua na pintura do carro cria as famosas marcas dagua, em são paulo capital, é pior ainda, pois a chuva lá é acida, o meu monza está com os vidros todos manchados por conta das chuvas ácidas. Então mão na massa com a toalha mágica ou com uma de microfibra própria para secagem.

Porque não posso usar um pano que tenho aqui Vinícius?
Vai querer riscar o carro depois de todo o cuidado na lavagem?

A toalha mágica tem um poder de absorção MUITO boa, ela absorve em média até 500ml de agua, é bastante, mas para garantir a secagem com qualidade é bom sempre que notar que ela não está mais secando dar uma torcida de leve nela para não danificar a mesma. Com a mágica ou a de microfibra, é só jogar a toalha esticada na peça e ir puxando ela devagar e sem fazer força, a mágica no começo enrosca, é normal, depois de bem usada ela fica gostosa de usar.

Bom já sabemos lavar e secar o carro, tomando os cuidados para não riscar o mesmo.

2 - INSPEÇÃO DA PINTURA
Aqui não tem muito trabalho a fazer é basicamente com o auxilio do sol ou alguma fonte de luz bem forte, procurar pelos defeitos no carro, hologramas, teias de aranha, riscos, marcas dagua, cocos de passarinhos, resinas de arvores, entre outros. Esse processo é feito para saber o que fazer no carro e não sair polindo ele com cera N2 sem saber e nem precisar. Alias vocês já esqueceram dela né? Como saber se a pintura está contaminada? É bem simples, pegue uma sacolinha de super mercado, vista ela na mão como uma luva, molhe a superficie do carro e passe a mão com a sacolinha, vai notar uma aspereza e as vezes até dificuldades de passar a sacolinha, quando o carro é "tratado" a sacolinha escorrega liso sem atrito.

3 - DESCONTAMINAÇÃO
Bem, aqui não sei de outros processos mais eficientes além do uso da claybar. O que é Claybar?
Claybar ao pé da letra é "barra de argila", na verdade é uma massa sintética criada pelos japoneses para auxiliar a remoção das impurezas, para usala depende MUITO do fabricante, alguns exigem que seja feito com as ceras liquidas da própria marca, outras podem ser somente com agua, outras precisam de colocar shampoo em PEQUENA quantidade, geralmente umas gotas nagua, só para ajudar na lubrificação da agua, pois a claybar deve escorregar sem esforços na pintura, alias não se deve pressionar ela, só se passa de leve em movimentos retilineos, geralmente horizontais e repetitivos para evitar de riscar o carro, é possível e fácil de descontaminar um carro inteiro sem riscar o mesmo, basta ter cuidado e paciencia.
Mas Vinícius já vi pessoas fazendo isso com massa de vidraceiro, não é a mesma coisa?
É e não é, a massa de vidraceiro não tem garantia nenhuma dos mateirais empregados na mesma, você pode comprar uma boa, e depois comprar no mesmo lugar uma péssima. A massa de vidraceiro também contém óleo, o que depois de usada deixa uma camada desse óleo necessitando de retirar e geralmente da bastante trabalho, as vezes é necessário o uso de ceras limpadoras.
Aliás cheguei aqui nas ceras limpadoras, existe diferença entre ceras de proteção, que geralmente são a base de carnaúba ou silicone, algumas até contém particulas de acrílico, mas existem as ceras limpadoras, na verdade elas são uma cera de polir com um poder abrasivo mais fraco, essas também podem ser usadas para descontaminar a superfície do carro, mas a claybar é BEM mais eficiente e a probabilidade de causar riscos também é MUITO menor.

Vinícius, porque descontaminar se depois vai polir mesmo, qual a finalidade?
Bem, faça o teste, descontamine uma parte somente de uma peça, um local pequeno só para teste, e faça o polimento nessa parte descontaminada, depois faça o polimento numa parte contaminada, não preciso dizer mais nada, seus braços irão dizer por mim.
Basicamente, a descontaminação ajuda e muito no processo de polimento, ajuda a fazer MUITO menos esforços quando feito manualmente, quando é feito com politriz preserva muito a boina, diminui muito o tempo do serviço e economiza produto de polimento.

4- POLIMENTO DE CORTE
Bom EU ainda sou BEM LEIGO no assunto, mas pelo que sempre estou acompanhando, o processo de corte, tem como finalidade chegar no nível do defeito, se tiver riscos, chegar até eles, se o carro estiver sem riscos fundos, somente com hologramas, é feito um processo rápido desta etapa só para nivelar a pintura. Este processo pode ser bastante abrasivo, mas geralmente deixam as marcas da politriz o mesmo as marcas manuais.

5 - POLIMENTO DE LUSTRO
Esta etapa tem por objetivo a remoção de toda e qualquer marca deixada na etapa de corte, esta etapa do polimento busca a perfeição no brilho, por isso o nome lustro, pode ser feito em várias etapas, com abrasividades da mais forte até a mais fraca para retirar toda e qualquer marca, geralmente o polimento é feito do mais forte ao mais fraco, para o fraco sempre tirar a marca da passada enterior, geralmente é usado 3 boinas com o mesmo produto.

6 - SELAGEM DA PINTURA/POLIMENTO
Bem de que adianta deixar o carro lindo brilhoso se não o proteger, é o mesmo que jogar o investimento no lixo, aqui é usado ceras especiais, para fazer a selagem da pintura como um todo, são ceras que quando aplicadas corretamente com o auxilio de uma politriz, chegam a durar 1 ano no carro dependendo da manutenção que esta tiver, esta etapa cria uma pelicula em cima do verniz protegendo o mesmo tando de sujeiras e até proteção mecanica, tem ceras de proteção que realmente cria um filme acrilico em cima do verniz. Esta etapa precisa de um periodo de cura, que é o tempo para a cera secar na pintura e tempo para evaporar os solventes da mesma, é muito importante este tempo de cura.

7 - ENCERAMENTO DE PROTEÇÃO
É aqui que entra a cera de brilho, aquela cera de carnaúba, que vai deixar seu carro brilhoso, com reflexos tão profundos quanto os de um diamante, existem ceras de carnaúba mesmo, e as sintéticas, e tem também as de silicone, varia de fabricante pra fabricante. Esta é a cera que vai receber toda a agressividade do mundo afora, ela pode ser aplicada mensalmente sem problemas, esta é a cera que protege a selagem.

Bom pessoal, existem muitos outros produtos, basta vocês darem uma pequena pesquisada que vão achar inúmeras coisas a respeito.
Não me perguntem coisas especificas sobre os processos de polimento, como qual produto usar, se é bom assim ou assado, pois eu sou leigo, o que eu postei aqui é só base de informação, para não ficarem perdidos.

Uma coisa quero deixar aqui, não se deixem levar pelos nomes dos serviços que as "empresas" poem, como espelhamento, vitrificação ou seilá o que, na verdade é tudo polimento técnico, é tudo isso que postei aqui, e espelhamento mesmo é o nome do processo de polimento técnico da 3M, portanto é proíbido o uso deste termo para o serviço, a 3M detém direitos autorais sobre este termo. Quando falar em polimento automotivo pensem em tudo isso que postei aqui, se a empresa não faz assim, só usa uma esmirilhadeira com uma boina de lã vagaba, e massa de polir n2, nem passe perto com o carro, é picareta, eles usam produtos que INFELIZMENTE é vendido que mascara as marcas da massa e da boina, o carro fica 2 semanas lindo e maravilhoso, porém ao lavar o carro umas 2 vezes logo cai a mascara e voce fica com o carro cheio de hologramas e teias de aranha. Fujam disso!

Como disse se o Diego me permitir eu posto o link do outro forum que é muito bacana, lá podem ver da "pratica" cada das etapas que coloquei aqui, e ainda posso muito bem ter colocado algo errado, ou esquecido de alguma informação.

Aqui do fórum eu sei que o Sergioelf participa deste mesmo fórum, o Wizardmaster também, não sei se tem mais alguém mas é os que eu me recordo.

Tem um site que contém somente estes produtos para cuidados automotivos, os preços são bacanas, e o cara que é dono do site, é um cara bem conhecido no mundo do Detail, ele da cursos e tudo mais... gente fina.
http://www.miromi.com.br

Bom pessoal acho que é isso minha contribuição, perdi algumas horas digitando e formulando este post.

Obrigado!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por sergioelf »

Ótimo tópico para trocarmos experiências.

O Vinicius já deixou ai as principais dicas e informações, até já havia sido criado um tópico sobre lavagem onde trocamos muitas idéias no inicio do ano, mas depois acabou esquecido.
Já comprei muitos produtos, politriz, boinas e fiz muita coisa em meus carros e até de amigos com bons resultados.
No monza mesmo só fiz a descontaminação da pintura e lavagens até hoje, pretendo começar a fazer um detalhamento completo nele em breve e posso postar as fotos em alguma seção para galera acompanhar e compartilhar um pouquinho do que já aprendi.

O Sheldon também faz parte da outra comunidade e se não me engano tem mais monzeiro ou kadetteiro por lá também.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Acabei de comprar o composto polidor lincoln e o PLC, o bartokão está merecendo, parece que o antigo dono quis polir o carro com palha de aço... :chain:

Vou por os braços pra trabalhar essa semana, cada dia vou fazer uma peça ou mais, vou ver se acho também a claybar da 3M, preciso passar nos vidros pra ver se tira as manchas dagua, senão terei que comprar um produto na miromi só pra isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Muito bacana este topico! na minha opiniao é bacana deixa-lo fixo, assim nao se "perde" como os demais.
Eu nao entendo muito disso, e pretendo aprender algumas tecnicas aqui.
Realmente este site indicado pelo Vrsilva eh mto bom, só produto de qualidade. Pretendo fazer um belo polimento no strauss, e depois mante-lo com um enceramento meguiars, uma marca que eu gosto mto! A meguiars tem uma extensa linha de qualidade para enceramento. Pretendo usar o meguiars revolution e o detail deles, que é uma especie de ressaltador de brilhos... Ainda não vi esses resultados em nenhum carro.
Tenho até uma duvida, se os mais experientes souberem, me ajudará. Minha tampa do porta malas começou a aparecer aqueles queimados iniciais, aquelas tipicas "bolas arredondadas" mais claras que o restante do caro. Um polimento resolve isso, ou será que já está condenado? só repintura? Até que ponto um polimento especializado recupera...
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por RicardoDS »

vrsilva escreveu:Acabei de comprar o composto polidor lincoln e o PLC, o bartokão está merecendo, parece que o antigo dono quis polir o carro com palha de aço... :chain:

Vou por os braços pra trabalhar essa semana, cada dia vou fazer uma peça ou mais, vou ver se acho também a claybar da 3M, preciso passar nos vidros pra ver se tira as manchas dagua, senão terei que comprar um produto na miromi só pra isso...
Passa a claybar na lataria antes de iniciar com o composto polidor, facilita muito a passagem do composto.
Minha dica para a claybar é água + poucas gotas de sabão liquido + algo para borrifar essa solução.
Passa a clay bem de leve, sempre dobrando ela para a contaminação não riscar a lata, mantendo as mãos, a lata e a clay sempre molhadas.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

aprovo esse processo, esse pano microfibra nos temos aqui e meu pai usa pra enxugar a agua depos da lavada, alem de ser ultra mega absorvente ele nao arranha, e tem outra é eficiente so atirar a toalha em cima do molhado que ela suga tudo,depois é so torcer.

existe outro metodo de limpeza e corservaçao que meu pai ja faz desde a epoca do monza é lavagem seco. apenas balde com agua e depois cera liquida. dura muito, alem de ser super pratico e duradouro... agente faz no i30,omega,na epoca monza. porem isso so deve ser feito se a pintura estiver em dia, e principalmente o carro esteja todo limpo sem po,etc. a economia é muito grande e evita qualquer tecnica especial.

a parte tecnica descrita esta corretissima. nao tem oque acrecentar. mais é isso mesmo, nao adianta ligar uma la de carneiro a 3500 rpm que isso nao é o modo correto de se trabalhar, pelo contrario vai aquecer a superficie,embaçar,e arranhar. se deve por exemplo usar uma maquina especial pra polimento. como uma politriz ajustavel e de preferencia com gatilho variavel como aque eu tenho aqui, uma dewalt especial pra polimentos que vai de 0-3500rpm

so pra ter uma ideia, a boina de espuma precisa de um velocidade 1800 rpm, ja de la branca 1500, ja a amarela dupla face e a branca de corte precisa controla a velocidade no "dedo" pra nao queimar os cantos. em fim, faz em uma furadeira ou lixadeira ou esmirilhadeira é coisa de matao. se alguem usa nao fiquem bravos comigo, so estou dizendo o metodo correto de cada processo.

outra coisa pra acrescenter ja inventaram lixa de 3000(carissimas), é muito eficiente seu uso oque poupa muito abrassivo.
lixa 1200 e 1500 - foi desenvolvida nao pra abrir o brilho e sim pra aplainar a superficie da tinta ou verniz (remoçao sujeiras,riscos,casca de laranja)
lixa 2000 menos abrasiva mais ainda produz riscos ela remove o risco da 1500
lixas 2500-3000 sao pra abrir o brilho e deixa opaco neste caso ja valeria a pena o uso de abrasivos proprios pra isso*
*cada sessao de lixa existe um tipo de abrasivo - abrasivos de 1000 a 1500 - abrasivos 2000 a 2500 - abrasivo 3000

o pao com ovo que o pessoal faz em boqueta, e ate amadores por falta de informaçao. é aquela velha lixa 1200 + abrasivo N2° :D isso era no passado. nao faz mais sentido fica no passado ou faz? os materiais modernos e novos estao cada vez mais eficientes. entao façam processos de polimento e nao polimento.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
kankan
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 527
Registrado em: 31 Ago 2012, 00:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por kankan »

Parabéns pelo tópico muito esclarecedor.

OBS: Vc escreve sempre muito em seus comentários e as vezes minha esposa passa e fala nossa ta lendo a biblia,gosta mais do carro que de mim kkkkk (A se ele soubesse kkkkk)
Quem tem monza tem tudo
Imagem
Responder