Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

RicardoDS escreveu:
vrsilva escreveu:Acabei de comprar o composto polidor lincoln e o PLC, o bartokão está merecendo, parece que o antigo dono quis polir o carro com palha de aço... :chain:

Vou por os braços pra trabalhar essa semana, cada dia vou fazer uma peça ou mais, vou ver se acho também a claybar da 3M, preciso passar nos vidros pra ver se tira as manchas dagua, senão terei que comprar um produto na miromi só pra isso...
Passa a claybar na lataria antes de iniciar com o composto polidor, facilita muito a passagem do composto.
Minha dica para a claybar é água + poucas gotas de sabão liquido + algo para borrifar essa solução.
Passa a clay bem de leve, sempre dobrando ela para a contaminação não riscar a lata, mantendo as mãos, a lata e a clay sempre molhadas.
Realmente ricardo, gastei um lenço de polimento da 3M só no capo, e pior... DETONOU MEU BRAÇO....

O composto polidor da lincoln é um produto extremamente barato R$19,90 se não me engano, vem 500ml, é MUITO fácil de remover, foi minha primeira vez usando um produto de qualidade para fazer polimento.

Realmente não encontrei a claybar aqui, vou ver se acho, mas o preço é bem salgadinho... acho que vou ter que descontaminar esse carro no braço mesmo, mas vou usar a cera limpadora da 3M que tenho, o composto polidor com a pintura contaminada, GRUDA e MUITO, detona o braço, apesar que a contaminação nas peças planas ou que tem as faces viradas para cima, são bem maior que nas laterais.

O capo e o teto do meu bartok está com MUITA marca de polimento porco que provavelmente o antigo dono deve ter feito, CERTEZA que ele pegou massa N2 com uma pedação de estopa, e foi passando numa metade do capo e do teto, depois que retirou viu a m... que fez... aí deixou quieto, pois só metade estava riscada...

Depois que EU fiz o polimento, reduziu e MUITO as marcas de risco, ficaram agora poucas marcas, mas estou sem braços pra zerar o capo por alguns dias, mas ainda chego lá.

Outra coisa que seria importante, comprar um PAD manual para boinas, na miromi tem um kit de 3 boinas para polimento e lustro bem barato e de boa qualidade, esse pad tem um velcro que segura a boina, você usa a boina na mão mesmo, mas facilita bem o serviço, o lenço de polimento da 3M é MUITO bom... mas cansa muito, e quando ele começa a agarrar tem que virar de lado, e as vezes isso acontece rápido, mas vale muito o esforço, e o lenço 3M é bem barato.

Outra coisa importante, o lenço 3M é bom para aplicar produtos pastosos, para aplicar o PLC da lincoln não deu muito certo, ele agarra fácil e fica BEM chato de passar o produto, então recomendo a compra de aplicadores de microfibra, custa barato também.

Aliás vou deixar aqui minha experiencia com os produtos.

O Composto Polidor Lincoln, é facil de aplicar, fácil de trabalhar com ele mesmo manualmente, só vai depender do estado da pintura, como o meu carro era de são paulo capital, tem muita contaminação por conta do clima da cidade e das chuvas ácidas, mas depois de removida a sujeira/contaminação fica facil de trabalhar com o produto. Para retirar é muito importante usar uma microfibra, dobrar-la umas duas vezes e ir virando conforme perceber que é necessário, é sempre bom e recomendável que se tenha várias toalhas de micro-fibra para a retirada de produtos, pois ela pode se saturar e não retirar mais produto da pintura, sendo necessário a troca e colocar-la para lavar. Por este motivo que eu só fiz o polimento no capo pois como o capo do monza é grande, e só tenho 3 MF, uma tava secando, outra usei para a cera e a outra para o polimento, e também porque acabou o braço... KKK!!!
O trabalho manual vai depender do seu empenho e determinação para alcançar o resultado esperado, mas já adianto, manualmente o serviço não tem controle, pois a nossa mão não é uma superficie plana, e a pressão exercida na superficie é diferente nela mesma em vários lugares, ou seja a pressão que exercemos é irregular.
Por isso que é MUITO interessante comprar esse PAD com as boinas, além de agilizar o serviço, aumenta mais ainda a qualidade do mesmo e poupa um pouco os braços...

O PLC, bem esse quando aplicado na mão não tem segredo, é passar e retirar, com o lenço da 3M é bem chato de aplicar ele, ela gruda na pintura, com um aplicador creio que seja bem fácil. O PLC tem como finalidade, Proteger, Lustrar e Cristalizar, por isso esse nome, mas para proporcionar todos esses efeitos é necessário o uso de uma politriz ou de uma roto-orbital, pois necessita que aqueça a pintura para haver a cura do produto, e na mão é meio dificil de fazer isso... A remoção do produto é simples com muita facilidade, o lustro é imediato, ele tem poder de mascaramento, bem pequeno mas tem.

O que é mascaramento?
São produtos que ao invés de remover o defeito, ele encobre o mesmo, a famosa frase, ao invés de limpar você varre tudo debaixo do tapete... Tem produtos destinado somente a esta exigencia, SIM, isso não é ruim, não é o ideal, mas atende algumas pessoas. O PLC tem um tiquinho disso. Mas a sua real função é a de lustro e proteção mesmo. Mesmo aplicando a mão ele proporciona proteção e lustro, a proteção é evidente quando jogamos agua na pintura, a agua escorre e NÃO MOLHA A PINTURA.

E qual é a vantagem disso... A vantagem é que, deixando o carro protegido dessa maneira, quando você lava ele semanalmente, vai perceber que, a sujeira não vai mais grudar, e que vai economizar MUITO mais shampoo, e que o tempo para lavar será bem mais rápido. A secagem é MUITO melhor, ou seja só tem vantagens, e o PLC pode ser aplicado mensalmente se preferir, se for feito na politriz nem precisa reaplicar, já que na maquina acontece a cristalização que dura vários meses a depender da manutenção...

É isso aí galera, espero que tenham gostado... vamos que vamos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Vou deixar este blog, onde o Alex da miromi detalha de maneira bem mais clara o que eu escrevi acima... e ainda cita exemplos de produtos que podem ser usados.
http://www.carcare.com.br/como-efetuar- ... automotivo
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

esqueci de comentar o composto da lincohl pra ter o maximo de ganho tem que ser aplicado com boina de espuma, manualmente funciona mais ah disperdicio e pode acontecer de nao remover o holograma. na boia facilita e muito o trabalho, alem que rende muito.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por david crozeta »

Esse mundo de embelezamento automotivo é bacana,apesar de eu achar algumas coisas bem exageradas.
Depois da repintura no monzão,resolvi comprar uma cera ''um pouco melhor'' até então só tinha conhecimento das granprix da vida..kkk

Comprei nessa loja pessoalmente: http://www.geralferramentas.com.br/index.php

Imagem

A cera da CADILAC carnaúba é show de bola,muito fácil de aplicar e rende bastante.
A flanela de microfibra é outra coisa muito bacana,e o aplicador ajuda tbm.
Já esse instant detail da mothers, não gostei muito... é só pra dar um fru fru rápido no carro,não vale a pena ...

Já esses polidores,boinas etc..no meu ver custa muito pra somente uso particular...ai vale apena pagar um bom profissional para dar esse trato,coisa que daqui algum tempo tenho que mandar fazer no monzinha.

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

David, pra voce eu recomendo o PLC da Lincoln antes dessa carnaúba aí, o PLC é uma cera cristalizadora, ela irá criar um filme de proteção em cima da pintura, e após a cura de 6 horas, você aplica essa carnaúba. O Quick Detailer, é só pra tirar aquela poeira do carro, ele não é cera propriamente dita, é uma cera rapida de manutenção somente, tipo o seu caso, o carro fica parado a maior parte do tempo, e o carro junta aquela sujeirinha, com o carro devidamente selado e encerado, não há problemas em espirrar uma boa quantia do QD na pintura e retirar essa poeira que fica em cima com a ajuda da microfibra.

Olha david realmente há exageros SIM nesse assunto, mas isso é comum em todo e qualquer assunto, sempre terá exagerados, mas para o profissional ele precisa atender a todas exigencias, e tem cara que não acredita que produtos nacionais como o Lincoln seja tão bom quanto um importado Meguiar's, que pra falar a verdade tem muitas outras marcas menos famosas que são tão boas quanto senão MELHORES.

A Lincoln tem produtos MUITO bons, o próprio Alex da Miromi já elogiou MUITO a marca e os produtos, além de várias outras pessoas da comunidade Detailer entre eles um que é referencia, é o Viny Detailer, ele é portugues, e tem a disposição muitos produtos presentes na europa, e ele já testou e aprovou os produtos lincoln... está sempre no brasil dando cursos e wokshops, gente fina....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Interessante os comentários.... to anotando tudo aqui... Pelo menos o lixamento da pintura quando o opalon sair, eu mesmo farei!

Tem aquela história de lixamento orientado (somente na vertical e horizontal), ne? No caso de repintura, como deve ser o lixamento? Devemos sempre começar pela gramatura 1200, depois 1500, depois 2500? Ou vai variar de caso pra caso? Caso exista essa variação, como devemos proceder pra descobrir quais serão as lixas necessárias para efetuar um bom polimento?

Obrigado.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Diego Paiva escreveu:Tem aquela história de lixamento orientado (somente na vertical e horizontal), ne? No caso de repintura, como deve ser o lixamento?
isso mesmo, nunca em circulos nunca, pq a maquina é um circulo correto? entao ela acaba nao polindo os riscos e da uma belo de um holograma especialmente nas escuras :smt023

passadas cruzadas, em um sentido depois o oposto e sempre sem fazer pressao.
Diego Paiva escreveu: Devemos sempre começar pela gramatura 1200, depois 1500, depois 2500? Ou vai variar de caso pra caso? Caso exista essa variação, como devemos proceder pra descobrir quais serão as lixas necessárias para efetuar um bom polimento?
nem sempre Diego, quem vai te dizer em que lixa começar é o verniz. se ficou cascudo 1200 nele, se ficou liso e caiu pequenos ciscos ou fervura se começa pela 1500.

a 1200 somente em casos extremos, ja que é muito abrasiva. quando esta muito opaco(mal aplicado o verniz) e com casca laranja muito acentuado, fora isso nao precisa. começando pela 1500 e indo ate 2500 poupa muito no polimento e o resultado final sempre fica melhor.

vamos supor que o verniz foi pintado de forma correta, sem casca de laranja, sem sujeira, e precisa da uma quebrada no filme(rebaixar) pra ter mais efeito de espelho. se começa pela 1500 + 2000 + 2500. cada sessao equivale (em 2 sentidos Norte-Sul,Leste-Oeste) ate fechar.

dica: agua com pouco de detergente neutro na 1500 facilita, e uso de esponjas na remoçao da gosma do verniz lixado idem. nao deixa secar senao é problema especialmente em plasticos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por david crozeta »

vrsilva..concordo com seu comentário e futuramente comprarei esse PLC então.

Esse tópico vai ser bom.


Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder