pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

ele não tem computador de bordo só tem um reloginho e já fiz o teste com sensor e sem sensor a marcha lenta fica do mesmo jeito !
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:ele não tem computador de bordo só tem um reloginho e já fiz o teste com sensor e sem sensor a marcha lenta fica do mesmo jeito !

O sensor de velocidade serve para indicar a UCE se o veículo está em movimento ou parado, para que com essa informação, juntamente com demais sensores possa adotar a estratégia e valores de marcha lenta.

Como fez o teste? Se foi feito com carro parado não vai ter diferença na marcha lenta.
Se soltar o conector do sensor de velocidade VSS, quando estiver andando e manter o carro engrenado sem pisar no acelerador, ao parar a marcha lenta deve ficar oscilando. Também poderá acender a luz de anomalia da IE, e gravar o código de erro na memória da UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

beleza carlos,eu estou desconfiado de que meu sensor de velocidade estar com defeito pois o velocimetro marca errado ou não tem nada haver pois eu desci na br há 125 km/h e o velocimetro só marca 80 km/h já troquei o pião coloquei aquele peao de 13 dentes com um soporte de plástico,já troquei o cabo,já abrir a tampa onde fica o óleo da caixa e lá reparei que a coroa estar ok também, o que pode ser o defeito ? tem alguma diferença destes dois peao mesmo os dois sendo 13 dentes ? comprei este peaoImagem porém com esta engrenagem Imagem e este é o original que eu tinha antes Imagem pode ser o peao ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia. Já não tivemos conversa a respeito?

O Monza com transmissão manual usa pinhão com 13 dentes. Se colocou algo diferente pode estar aí o seu problema. Outra coisa, verifique no velocímetro, abaixo da inscrição KM/h, se tem a numeração W:1094.
O velocímetro para transmissão manual é diferente para transmissão automática, sendo para transmissão manual W1094.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

sim o meu estar W1094 e o peão coloquei um de 13 dentes porém com o suporte de plástico o suporte interfere no funcionamento do painel ?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

ele não tem computador de bordo só tem um reloginho e já fiz o teste com sensor e sem sensor a marcha lenta fica do mesmo jeito !
David

No meu Monza (GLS 2.0 1994), o VSS tem como finalidade:

1: fazer acender a luz de marcha ascendente no painel (nos modelos 95 e 96 essa luz não está ativada de fábrica, mas pode ser ativada. No 95 instalando um soquete com lâmpada e ligando no conector existente atrás do painel. No 96 instalando o mesmo soquete e fazendo um chicote até a UCE (se não estou enganado).
2 (e mais importante): proporcionar o Cutoff, que é o corte do combustível do motor em situações de necessidade de freio motor (pedal de aceleração no mínimo e rpm do motor em torno de 1500). Isso aumenta o efeito freio motor e economiza combustível e poupa as pastilhas de freio. O VSS não tem efeito direto sobre o controle de rotações da marcha lenta, mas se estiver ruim vai influir na marcha lenta por sua ligação com o cutoff.
3- Tenho lido em várias fontes que o eletro ventilador do radiador não é acionado depois de determinada velocidade do carro (acho que 80 ou 90 Km/h). Não sei se isso é verdadeiro, pois nunca vi ninguém confirmar se de fato existe isso. Se existir, certamente a informação para não deixar a ventoinha ser acionada vai depender do VSS.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 20 Fev 2017, 17:49, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: pra que serve o sensor de velocidade do meu monza ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:sim o meu estar W1094 e o peão coloquei um de 13 dentes porém com o suporte de plástico o suporte interfere no funcionamento do painel ?
Já abriu um tópico sobre o mesmo conteúdo: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 97#p423397 , não necessitando abrir outro. Poderia manter a conversa no tópico anterior, onde já foi comentado sobre suas dúvidas e sobre o pião original.

Para melhor organização desse fórum, vite ficar repetindo mensagens ou tópicos.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder